Política
Policial Militar Maders irá representar a Rede nas urnas em novembro

Atuante na Brigada Militar por mais de duas décadas, a Sargenta aposentada Sandra Maders irá concorrer a uma das 21 cadeiras da Câmara de Vereadores em novembro, sendo uma das representantes femininas da Rede Sustentabilidade, partido este que terá a sua nominata composta por 70% de mulheres.
Trajetória
Natural de Alecrim, a Sargenta é residente de Canoas há mais de 20 anos, é graduada em Pedagogia pela Universidade LaSalle. Atuou na Brigada Militar por mais de 25 anos, e faz parte da primeira turma de policias femininas que chegaram à cidade de Canoas em 1995. Dentro da corporação, trabalhou no projeto de trânsito para alunos das escolas canoenses. Sandra fez parte, por 20 anos, do PROERD (Programa Educacional de Resistência à Violência e às Drogas) e atuou com a prevenção, atendendo crianças e jovens das escolas da cidade.
“Meu pioneirismo no programa PROERD dentro do estado e minha formação em Pedagogia me permitiu também ser capacitadora de centenas de outros instrutores do estado e em quase todo o Brasil”, expressou a pré-candidata.
Convite para concorrer
Sargenta Maders, durante o seu tempo de serviço, trabalhou pela comunidade e, ao pedir a Reserva Remunerada, neste ano, foi procurada pelo Tenente Hugo, grande apoiador do seu trabalho, e incentivada a continuar a sua missão, mas em outra frente. “Conversamos com Gisele Uequed, nossa vice-prefeita, que me apresentou um grande projeto de representatividade feminina do Partido Rede Sustentabilidade, o que me inspirou a aceitar este grande desafio, me mostrando que Canoas é extremamente carente de lideranças femininas”.
Importância da mulher na política
Com o intuito de “mudar o cenário” e incluir mais mulheres na Câmara Municipal, hoje somente é uma das cadeiras é ocupada por mulher, a parlamentar Maria Eunice (PT), a Sargenta irá se candidatar pela primeira vez a um cargo político.
“Quando era Policial Militar da ativa e educadora, acreditava que precisava de dedicação exclusiva para cumprir minhas obrigações para com a sociedade. Agora que estou na reserva, acredito ser a hora certa de concorrer pela primeira vez ao cargo de vereadora em Canoas”, salienta a pré-candidata.
Sobre a importância da mulher na política, a Sandra afirma que é a mesma que na sociedade, ou seja, fundamental. “A mulher está em contato com todos os setores e problemas da sociedade, e plenamente capacitada a resolvê-los. Por isso é que é de vital importância que a mulher na política repita o lugar de destaque que tem na sociedade, dividindo inteiramente a responsabilidade de representar a população”.
Apoio de Policiais Militares
Sandra ganhou apoio da Associação dos Policiais Militares de Canoas e fui acolhida pelo Grupo dos Veteranos do 15º BPM, e demais colegas, que, segundo ela, acreditam no seu potencial de desenvolver um bom trabalho.
Política
Presidente Lula veta projeto que reduziria punição aos envolvidos no ato de 8 de janeiro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetou integralmente, nesta quinta-feira, 8, o Projeto de Lei nº 2.162/2023, conhecido como PL da Dosimetria. A proposta havia sido aprovada pelo Congresso Nacional em dezembro e previa mudanças no cálculo das penas aplicadas a crimes contra o Estado Democrático de Direito, incluindo a tentativa de golpe de Estado.
O veto foi anunciado durante cerimônia realizada no Palácio do Planalto, em referência aos três anos dos ataques de 8 de janeiro, quando apoiadores do então presidente Jair Bolsonaro invadiram as sedes do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal (STF), em protesto contra o resultado das eleições de 2022.
Durante o evento, Lula afirmou que os condenados pelos atos antidemocráticos tiveram direito à ampla defesa e foram julgados com base em provas. Segundo o presidente, as decisões judiciais seguiram critérios legais e foram conduzidas com transparência.
Lula também destacou a atuação do Supremo Tribunal Federal no julgamento dos envolvidos. De acordo com ele, a Corte agiu dentro dos limites da lei e manteve sua independência diante de pressões externas.
Ao encerrar o discurso, o presidente citou o filósofo George Santayana, ressaltando a importância de preservar a memória histórica para evitar a repetição de episódios que atentem contra a democracia. Lula afirmou ainda que o país rejeita qualquer forma de ditadura, seja civil ou militar, e defendeu a democracia como expressão da vontade popular.
Com o veto presidencial, o projeto retorna ao Congresso Nacional, que poderá analisar a decisão e decidir pela manutenção ou derrubada do veto.
Entenda o projeto
O PL da Dosimetria propunha alterações na forma de cálculo das penas para os crimes de tentativa de abolir o Estado Democrático de Direito e de golpe de Estado. Pelo texto, quando os dois crimes fossem cometidos no mesmo contexto, seria aplicada apenas a pena mais grave, em vez da soma das penalidades.
A proposta também previa a redução dos tempos mínimos para progressão de regime, do fechado para o semiaberto ou aberto. As mudanças poderiam beneficiar pessoas condenadas pelos atos de 8 de janeiro, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro e ex-integrantes do alto escalão do governo anterior, como Almir Garnier, Paulo Sérgio Nogueira, Walter Braga Netto e Augusto Heleno.
Política
Felipe Martini assume como secretário adjunto de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do RS

O advogado e gestor público Luís Felipe Mahfuz Martini foi nomeado secretário de Estado de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos Adjunto do Rio Grande do Sul. Atual presidente municipal do Podemos em Canoas, ele passa a integrar a equipe do governo estadual em uma área considerada estratégica da administração pública.
A nomeação marca o retorno de Canoas à estrutura do governo estadual, com representação em uma secretaria de Estado, fato que não ocorria há décadas. Martini está entre os poucos canoenses a assumir um cargo de primeiro escalão no Executivo estadual.
Com trajetória ligada à gestão pública, Martini já atuou em diferentes áreas, tanto no âmbito municipal quanto estadual, com foco em políticas públicas, governança e atendimento direto à população.
Entre os cargos ocupados, foi secretário de Desenvolvimento Econômico de Canoas em 2017, diretor executivo do Procon RS em 2019, secretário municipal de Governança e Enfrentamento à Pandemia em 2021 e secretário municipal de Saúde em 2023.
“É uma honra assumir essa missão e integrar o governo do Estado em uma área tão relevante. Agradeço ao governador pela confiança e ao Podemos pela oportunidade de seguir contribuindo com politicas publicas que promovam justiça, cidadania e direitos humanos”, afirmou.
Política
Thiago Moyses deixa a Secretaria de Mobilidade Urbana de Canoas e Marcos Junior Melchior assume o cargo

O Prefeito de Canoas, Airton Souza, em suas redes sociais na manhã desta segunda-feira, 5, anunciou que o secretário de Mobilidade Urbana de Canoas, Thiago Moyses, deixou o cargo. A exoneração foi publicada no Diário Oficial do Município ainda nesta segunda-feira.
Segundo o secretário, está deixando o cargo para novos desafios profissionais e cuidar de sua saúde.
“Minha saída tem dois motivos claros: cuidar da saúde e retomar a advocacia, profissão que moldou quem eu sou. Encerro esse ciclo com a certeza do dever cumprido. Foi trabalho de verdade, daqueles que não apresentam só números, mas que deixam a semente plantada para o futuro.”
No lugar de Moyses, assume o cargo Marcos Junior Melchior, que atuava como assessor do gabinete do prefeito.
Oportunidade7 dias atrásCâmara de Canoas abre inscrições para seleção de estagiários de nível médio, técnico e superior até 22 de janeiro

Educação1 semana atrásDivulgado o 1º chamamento de 2026 para matrícula na etapa creche, em Canoas
Geral1 semana atrásComeçam a valer a partir de hoje as novas regras para a CNH no Rio Grande do Sul

Educação1 semana atrásCanoas divulga lista de classificados do concurso para professores da rede municipal

Saúde6 dias atrásGrupo São Pietro anuncia Hospital de Olhos em Gravataí com início das atividades em fevereiro de 2026

Política1 semana atrásFelipe Martini assume como secretário adjunto de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do RS

Desenvolvimento1 semana atrásEstado efetua primeiro pagamento a famílias atendidas pelo Programa Família Gaúcha
Fazenda1 semana atrásIPTU 2026: hoje é o último dia para pagar cota única com desconto de até 15% em Canoas



















































