Conecte-se conosco

header-top







 

12/07/2026
 

Política

Democratas lança pré-candidatura a prefeito em Canoas

Redação

Publicado

em

O Democratas de Canoas lançou nesta quarta-feira, 19, a pré-candidatura do jornalista e servidor público Rodrigo Mota à prefeitura da cidade. Rodrigo tem 40 anos, é funcionário de carreira do Canoasprev, autarquia que cuida da aposentadoria e da assistência à saúde dos servidores municipais e suas famílias. No órgão, exerceu os cargos de presidente, vice-presidente, e diretor na área da saúde nos últimos três anos.

Com uma longa experiência no jornalismo e na assessoria política, trabalhando com deputados estaduais e federais, como Osmar Terra, Paulo Odone Mauro Sparta e Onyx Lorenzoni, o presidente municipal, juntamente com o partido está confiante que o DEM irá para o segundo turno e na eleição de pelo menos duas cadeiras na Câmara Municipal.

O Timoneiro entrevistou o pré-candidato a prefeito, que falou sobre a fidelidade do partido com o presidente, Bolsonaro (sem partido) e com a direita, sobre uma Canoas com um novo modelo de desenvolvimento econômico e social e a sua candidatura.

Jornal Timoneiro: Por que o DEM resolveu ter candidatura própria à majoritária?

Rodrigo Mota: O Democratas do Rio Grande do Sul vive um grande momento. Nossa coerência nas posições e a lealdade ao presidente Bolsonaro já nos afastaram de outros Democratas pelo Brasil. Somos Direita desde sempre, mesmo quando as palavras Liberalismo e Conservadorismo pareciam palavrões aos ouvidos de quem se influenciava pela patrulha da esquerda. Hoje, se podemos bater no peito e dizer: somos de direita, liberais e conservadores, muito se deve à resistência de democratas gaúchos como Onyx Lorenzoni, Germano Bonow, Reginaldo Pujol, Chiarelli, entre outros.

Nosso partido, no estado, tem uma forma de fazer e entender a política que nos diferencia de outras agremiações. Somos obsessivos pelo desenvolvimento econômico, e através de um município rico e próspero, trazer dignidade nos serviços essenciais e qualidade de vida para quem mora nessa cidade.

Canoas é uma cidade com um potencial subutilizado. Temos uma capacidade logística de fazer inveja a grandes cidades no mundo e uma população que não foge do trabalho. Temos pessoas ávidas por uma cidade mais moderna, mais cuidada, mais bonita e reconhecida por seus valores. Canoas é a cidade do quê? Sei que muitos pensaram no Xis, mas obviamente somos e podemos ser muito mais que isso. A autoestima do canoense precisa ser elevada. Para colocar em prática o que acreditamos – e que sabemos que dá certo – é preciso que quem governe a cidade tenha compromisso com essas bandeiras.

Timoneiro: Por que aceitou concorrer a prefeito de Canoas?

Rodrigo: Ao assumir o partido na cidade, aceitei o desafio solicitado pelo ministro Onyx Lorenzoni. Junto à responsabilidade de remontar o Democratas, também tinha a satisfação de ter a confiança, liberdade e autonomia para montar um projeto com pessoas que realmente queriam uma cidade diferente. Nossa pré-candidatura não é nova, ela já vem sendo pensada e gestada desde 2018. Cada passo foi dado com muita responsabilidade, coerência e respaldo de nossas Executivas Estadual e Municipal. Meu nome estar representando esse projeto, que é muito maior que uma pessoa, é consequência do nosso trabalho. Tenho convicção que se as pessoas realmente ouvirem e entenderem o que queremos para essa cidade, nós estaremos no segundo turno e com dois vereadores na Câmara.

Timoneiro: A chapa já está composta?

Rodrigo: Não. Temos conversas avançadas com alguns partidos, mas estes têm que estar alinhados com o que acreditamos. Não faremos coligações para termos apenas mais uma sigla no santinho. Queremos partidos alicerçados na boa política e parceiros na construção de um novo momento para a cidade. Nossa convenção está pré-agendada para o dia 15 de setembro, até lá as conversas continuarão.

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Vereador Eric Douglas anuncia pré-candidatura a deputado estadual nas eleições de 2026

Redação

Publicado

em

Em nota enviada, o vereador de Canoas Eric Douglas (PL) anunciou sua pré-candidatura a deputado estadual nas eleições de 2026. O parlamentar foi o mais votado da história do município, com 6.686 votos nas eleições de 2024.

Segundo a nota, a decisão representa um novo passo na trajetória política do vereador, que atualmente exerce mandato na Câmara Municipal de Canoas. O texto destaca a atuação de Eric em pautas relacionadas à inclusão, aos serviços públicos e às demandas da população canoense.

A nota também menciona a passagem do vereador pela presidência da Câmara Municipal em 2025, período em que, conforme o comunicado, buscou ampliar o diálogo entre o Legislativo e a comunidade.

No anúncio, Eric Douglas afirmou que pretende levar para a Assembleia Legislativa pautas relacionadas aos municípios gaúchos e à defesa de investimentos e melhorias para a população.

“Recebo essa missão com muita responsabilidade. Quero continuar sendo uma voz firme na defesa das pessoas, buscando mais investimentos, oportunidades e melhorias para Canoas e para todo o Rio Grande do Sul”, afirmou.

De acordo com a nota, o vereador seguirá exercendo o mandato em Canoas enquanto participa de agendas em diferentes regiões do Estado e realiza encontros com lideranças e moradores para discutir propostas para as eleições de 2026.

Continuar a ler

Política

Frente Ampla da Esquerda realiza reunião em Canoas e anuncia comício em apoio a Juliana Brizola e Edegar Pretto

Redação

Publicado

em

Representantes de partidos que integram a Frente Ampla da Esquerda em Canoas realizaram uma reunião na tarde de terça-feira, 7, para discutir a organização política em apoio às candidaturas de Juliana Brizola e Edegar Pretto ao governo do Rio Grande do Sul.

O encontro reuniu integrantes do PT, PCdoB, PV, PSOL, PSB e PDT e teve como pauta a definição de estratégias de mobilização e a organização das atividades partidárias no município.

Entre os encaminhamentos definidos durante a reunião está a realização de um comício no dia 30 de julho, às 19h, no Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Canoas e Nova Santa Rita. Segundo os organizadores, a atividade deverá contar com a presença de Juliana Brizola e reunir lideranças políticas, militantes e apoiadores.

De acordo com a Frente Ampla da Esquerda, novos encontros deverão ocorrer nas próximas semanas para dar continuidade à organização das ações políticas e da campanha eleitoral em Canoas.

Continuar a ler

Política

Ex-prefeito de Canoas, Jairo Jorge anuncia fim da carreira política e desiste de candidatura em 2026

Redação

Publicado

em

Na noite da última quinta-feira, 2, o ex-prefeito de Canoas, Jairo Jorge, anunciou que não disputará as eleições de outubro de 2026 e que está encerrando sua trajetória política, iniciada há mais de 40 anos.

O comunicado foi feito por meio de um vídeo publicado em suas redes sociais. Na gravação, Jairo Jorge informou que, após um período de reflexão, decidiu retirar sua pré-candidatura ao cargo de deputado estadual e deixar a vida política.

“Entendo que a minha missão está concluída na política. Te digo isso porque, ao final dessa jornada, eu estou certo que eu combati o bom combate e guardei a fé”, afirmou o ex-prefeito, atualmente filiado ao PSD.

Na publicação, Jairo Jorge informou que passará a se dedicar à profissão de jornalista e a atividades relacionadas à gestão pública. Apesar da decisão de não concorrer a cargos eletivos, afirmou que continuará atuando em defesa de Canoas.

“Eu deixo de concorrer, mas não deixarei jamais de lutar pela minha cidade, pela cidade de Canoas”, declarou.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques