Conecte-se conosco

header-top







 

21/10/2025
 

Comunidade

Com dificuldades para caminhar, Tânia espera por cirurgia há 7 anos

Aos 57 anos, moradora do Guajuviras não consegue realizar atividades do dia a dia

Avatar

Publicado

em

Tânia Maria de Vargas. Foto: Bruno Lara/OT

Tânia Maria de Vargas. Foto: Bruno Lara/OT

A dona de casa Tânia Maria de Vargas, 57 anos, busca uma cirurgia há mais de sete anos sem sucesso. “Comecei com dores em todo o corpo, trabalhava fazendo crochê, fui no posto e me tratavam para tendinite”, comentou. Segundo ela, nem um exame foi realizado para se ter certeza do que realmente se tratava.
Fez um exame em 2012, quatro anos depois, e foi diagnosticada com reumatismo. “Estava altíssimo”, lembra. Em seguida, começou a dor na perna esquerda. “Artrose no quadril”, reclama. No Hospital Universitário (HU) conseguiu marcar a consulta por intermédio de uma amiga que trabalhava no local. “Ele pediu outro exame, pois já fazia quatro anos”. Fez o exame na hora, conseguindo dinheiro de uma “vaquinha” com a família, pois a cirurgia seria agendada. Não foi. “Agendar logo”, recomendou à caneta o médico. Foi medicada, fez mais exames de raiox e foi para casa, onde mora no setor seis do bairro Guajuviras.
A busca continuou no filantrópico Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG) “toda semana minha filha vai lá e nunca tem agenda”, ressalta. Marcaram a cirurgia para o dia 9 de setembro de 2013. “Chegamos lá o médico havia saído do hospital desde abril. Não avisaram nada”, reclama. Segundo ela, as atendentes disseram que as fichas só eram distribuídas nos sábados. Depois a informação era de as fichas seriam distribuídas nas terças-feiras. E então recebeu a notícia de que, na verdade, a distribuição era na segunda-feira e não que não havia mais fichas.
A angústia continua após sete anos de batalha. “Todos os dias eu ligo. Se por acaso abrir a agenda, elas não dizem”, reclama. A doença atrapalha atividades simples do dia a dia. “Eu não tomo banho direito, não cozinho”, lamenta. A dificuldade para caminhar já começou em 2008. “Foi piorando. Em 2011 começou a passar para o direito”.Realizar o procedimento pagando particular é impensável. “Não, é R$ 26 mil, a gente é pobre. Não tem nem como a família ajudar”, lamenta.

O que diz a Prefeitura
A Prefeitura Municipal de Canoas informou que não encontrou o cadastro da canoense. “A Secretaria Municipal de Saúde informa que não foi encontrado registro de pedido de cirurgia em nome de Tânia Maria de Vargas. É solicitado à moradora que se dirija até a Ouvidoria da SMS (Rua Dr. Barcelos, 1600 – telefones 3425.7628; 3425.7626 e 34257622), com algum documento que comprove a solicitação”.

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comunidade

Canoas é um dos municípios selecionados para programa de implantação e custeio de cozinhas comunitárias

Redação

Publicado

em

Canoas é um dos municípios selecionados para programa de implantação e custeio de cozinhas comunitárias

O governo do Estado publicou, nesta segunda-feira, 20, o resultado final dos municípios selecionados para o Programa Prato Gaúcho (PPG). A iniciativa é destinada à implantação de cozinhas comunitárias e apoio ao custeio de refeições para o atendimento à população em situação de vulnerabilidade social em municípios afetados pelas enchentes de abril e maio de 2024.

Foram selecionados 52 municípios, sendo 35 para a modalidade de implantação de cozinha comunitária sem espaço de refeitório e 17 para a modalidade que conta com refeitório no local.

edital do PPG foi publicado em 23 de setembro pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). As prefeituras tiveram até 9 de outubro para encaminhar manifestação de interesse. A divulgação do resultado preliminar ocorreu no dia 14 de outubro.

Continuar a ler

Comunidade

Paróquia Nossa Senhora Aparecida é homenageada na Câmara pelos seus 30 anos de história no Guajuviras

Redação

Publicado

em

Paróquia Nossa Senhora Aparecida é homenageada na Câmara pelos seus 30 anos de história no Guajuviras

Durante a sessão ordinária de quinta-feira, 2, a Câmara Municipal de Canoas abriu espaço no Grande Expediente para celebrar os 30 anos da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, localizada no bairro Guajuviras. A homenagem foi proposta pelo vereador Aloísio Bamberg (PSDB), que ressaltou a importância histórica e social da comunidade católica na região.

Ao justificar o requerimento, Bamberg lembrou que a paróquia nasceu em meio às dificuldades vividas por famílias que ocupavam áreas ainda em processo de regularização. “Passaram vários padres pela paróquia. E nós temos a satisfação de hoje estar aqui com o padre Cláudio Dami, que tem a oportunidade de ajudar a festejar esses anos de história da paróquia do Guajuviras”, afirmou.

Bamberg também destacou a atuação da paróquia nos momentos mais críticos do bairro: “A São Miguel era uma ocupação, a São João era uma ocupação. E com a criação das associações de moradores, nós tivemos a oportunidade de manter e evitar as reintegrações”. Para ele, a presença da Igreja foi decisiva na consolidação do Guajuviras como um dos maiores bairros da cidade. “Hoje a paróquia se mantém viva, com estrutura pequena, mas com uma comunidade cada vez maior”, completou.

Vivian Ferreira, coordenador do Conselho Paroquial de Pastoral (CPP), também fez uso da palavra para reforçar o caráter comunitário da paróquia.

“Hoje, nossa paróquia é composta por sete comunidades que, juntas, atendem toda a extensão do nosso bairro. Somos um espaço de acolhida e evangelização que se traduz em muitas frentes de serviço”, pontuou.

Ferreira elencou as diversas ações desenvolvidas pelas pastorais da Igreja, como a catequese com mais de 100 crianças e jovens, a Pastoral da Criança, que acompanha cerca de 70 famílias, e a Pastoral da Caridade, que assiste mensalmente mais de 110 famílias com apoio material e espiritual.

“Tudo isso mostra que a Paróquia Nossa Senhora Aparecida não é apenas uma igreja, mas uma comunidade viva e missionária”, resumiu.

Encerrando a homenagem, o pároco Cláudio Dami, que está há oito meses à frente da paróquia, também se pronunciou.

“Posso dizer, vereador, que estou no céu. Pela acolhida do povo, pelo trabalho, pela cooperação de todos os envolvidos”, disse. Dami assumiu a paróquia após duas décadas atuando como capelão da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. O padre fez questão de lembrar a trajetória de fé que antecedeu a criação oficial da paróquia, em 12 de outubro de 1995, e nomeou os párocos que o antecederam. “A devoção à Nossa Senhora Aparecida já era forte antes mesmo da fundação da paróquia”, relembrou.

Durante seu discurso, Dami também fez um convite público aos vereadores para participarem da celebração dos 30 anos, marcada para o próximo dia 12, com missa, bolo e confraternização. “Que nós possamos caminhar juntos, melhorando a nossa cidade, nosso bairro, e também a nossa relação entre nós mesmos”, concluiu.

A sessão terminou com a entrega simbólica da homenagem à Paróquia Nossa Senhora Aparecida e com o reconhecimento, por parte dos vereadores presentes, do papel fundamental da Igreja no desenvolvimento social e espiritual do Guajuviras ao longo das últimas três décadas.

Continuar a ler

Comunidade

26ª Semana da Pessoa Idosa tem programação com gincana em Canoas

Redação

Publicado

em

26ª Semana da Pessoa Idosa tem programação com gincana em Canoas

A 26ª Semana da Pessoa Idosa segue com a sua programação na quinta-feira, 2, com a gincana dos Grupos de Idosos das Unidades de Saúde, no Centro de Convivência do Idoso.

O quê: Gincana dos Grupos de Idosos das Unidades de Saúde
Data: Quinta-feira (2)
Horário: 14h às 16h
Local: Centro de Convivência do Idoso – Rua Clemente Pinto, 92, Nossa Senhora das Graças

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques