Conecte-se conosco

header-top







 

20/09/2026
 

Saúde

Prefeitura de Canoas monitora casos de síndromes gripais por telefone

Redação

Publicado

em

Em um período em que os sintomas de uma gripe comum facilmente se confundem com os da covid-19, é preciso iniciativas de atenção à saúde que auxiliem na diferenciação e combate de cada tipo de infecção. Foi pensando nisso que a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Canoas deu início ao acompanhamento remoto de pacientes que procuram as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Clínicas de Saúde da Família (CSFs) com sintomas gripais. Em pouco mais um mês, a iniciativa já registrou 969 casos, em uma curva que cresce à medida que o inverno avança.

Paciente da UBS Fernandes, Paulo Ricardo Granella Júnior, de 32 anos, foi um deles. A febre alta, aliada aos sinais de um resfriado e ao histórico de bronquite o levaram até a unidade em busca de atendimento. Orientado quanto aos medicamentos e cuidados para controlar os sintomas, ele foi monitorado por mais de duas semanas, através de ligações telefônicas que visavam acompanhar o desenvolvimento dos sintomas. Por fim, passou pelo teste do novo coronavírus, que deu negativo.

A ação, que faz parte de um pacote de protocolos recomendados pelo Ministério da Saúde, mas não é unanimidade nos municípios, ajudou a tranquilizar Paulo. “As ligações da equipe do posto foram importantes para me dar mais segurança, principalmente porque, com meu histórico, todos os anos nessa época eu tenho problemas respiratórios, mas neste, em específico, foi melhor ter mais cuidado”, explica.

De acordo com o secretário municipal da Saúde, Fernando Ritter, é para essa demanda que a cidade vem se preparando ao investir em uma série de medidas preventivas. “Observamos este aumento na busca de unidades de saúde por pessoas com sintomas gripais, o que é natural nesta época do ano. Porém, em uma pandemia como esta, precisamos intensificar as ações de combate e controle das infecções”, explica o secretário Fernando Ritter.

O controle destes números tem uma finalidade bem planejada: além de dar mais segurança aos pacientes, facilita o trabalho de mapeamento e descoberta de casos do novo coronavírus. Isso porque os monitorados são testados por volta do décimo dia após a manifestação dos sintomas. E os resultados, enfim, são mais um dos pilares que embasam as estratégias de combate e prevenção propostas pelo município.

Entre elas, estão a construção dos hospitais de campanha, instalados ao lado da Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Rio Branco e Boqueirão, e a reinauguração de dois andares totalmente reformados no Hospital Universitário (HU). Juntos, os três locais somam mais de 240 leitos exclusivos para atendimento de casos suspeitos ou confirmados da covid-19 que precisem de internação.

Além disso, a Prefeitura de Canoas decidiu implementar uma dinâmica diferenciada para imunização contra a gripe. Idosos e crianças vêm sendo vacinados em casa, numa ação em que as equipes de saúde percorrem as ruas do município com as doses.

Acompanhamento também nas UPAs

Os pacientes que procuram as UPAs da cidade, após consultarem com um médico, também são monitorados. O desenvolvimento dos casos é acompanhado periodicamente pelas equipes de saúde do município.


Onde buscar atendimento

A Secretaria Municipal da Saúde ressalta que pacientes com sintomas da covid-19 podem procurar atendimento em dos hospitais de campanha da cidade. Eles foram instalados ao lado das UPAs Rio Branco e Boqueirão e funcionam 24 horas por dia e sete dias por semana. Os espaços contam com toda a estrutura necessária para atendimento de casos sintomáticos, inclusive aqueles com manifestações graves.

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

HU de Canoas amplia atendimento pelo SUS com abertura de 50 novos leitos

Avatar

Publicado

em

O Hospital Universitário (HU) de Canoas abre oficialmente, nesta quinta-feira, 17, 50 novos leitos destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS). O ato ocorre às 10h, no segundo andar da instituição, localizada na Avenida Farroupilha, 8001, no bairro São José.

Com a abertura, o número de leitos cadastrados no SUS passará de 309 para 359. A medida integra o projeto de expansão da capacidade assistencial do hospital e corresponde à primeira etapa da ampliação.

“A ampliação da capacidade é uma conquista muito importante para Canoas e para toda a nossa rede pública de saúde”, comemora o prefeito Airton Souza. “Estamos abrindo 50 novos leitos SUS, ampliando a capacidade do hospital de 309 para 359 leitos. Isso significa mais pessoas tendo acesso a um atendimento de qualidade.”

Segundo a secretária municipal de Saúde, Ana Boll, a expansão envolve a preparação da estrutura para receber os pacientes. “

É importante destacar que cada novo leito significa uma estrutura preparada para receber uma pessoa que precisa de cuidado”, lembra. “Por isso, trabalhamos para que essa expansão aconteça com condições adequadas de atendimento.”

Dos 50 novos leitos, 15 serão destinados a isolamento, 20 à área obstétrica e 15 à pediatria. A superintendente hospitalar da Associação Saúde em Movimento (ASM), responsável pela gestão do HU, Tatiani Pacheco, explica que a distribuição considera as áreas com maior demanda.

“Nós priorizamos neste momento as áreas que precisavam de mais espaço, que possuem mais pacientes precisando de atendimentos. Eles estão distribuídos entre leitos clínicos e cirúrgicos. A abertura destes 50 leitos é um passo muito importante. Trabalhamos para que cada nova estrutura seja ativada com organização, equipes preparadas e condições adequadas de funcionamento. A ampliação precisa representar não apenas mais leitos, mas também um atendimento seguro, qualificado e humanizado”, afirma.

Leitos obstétricos e pediátricos

A diretora assistencial do HU, Janine Sulzbach, destaca a demanda relacionada à assistência materno-infantil. Atualmente, o hospital realiza cerca de 250 partos por mês.

“Hoje a nossa UTI neonatal é uma das maiores do estado, o que faz com que sejamos referência para várias gestações de risco e que acabam resultando em cesarianas. Por isso, termos mais leitos obstétricos cirúrgicos é importante. Além, é claro, da quantidade de mães de parto pélvico que cresce a cada dia”, analisa.

A ampliação também inclui novos espaços para internações pediátricas e de isolamento.

O diretor técnico do HU, Fernando Farias, relaciona o aumento de leitos à capacidade cirúrgica da instituição. Atualmente, o hospital conta com nove salas de cirurgia.

“Hoje nós contamos com nove salas de cirurgia. Isso é algo grandioso e que tem permitido que a gente produza mutirões cirúrgicos eficientes, que realmente estão fazendo diferença na vida da população. No entanto, abrir mais espaços de internação é fundamental para que os médicos e as equipes consigam atender ainda mais, com conforto e segurança”, analisa.

Ampliação do hospital

A abertura dos 50 leitos ocorre após outras mudanças na estrutura do HU. O hospital já recebeu dez novos leitos de UTI adulta, sete salas cirúrgicas e um novo angiógrafo.

Com a nova etapa, a capacidade do HU passa a 359 leitos SUS.

Continuar a ler

Saúde

Consultas do SUS no RS serão informadas pelo WhatsApp nos próximos dias

Avatar

Publicado

em

A população do Rio Grande do Sul passará a receber, nos próximos dias, informações sobre consultas e procedimentos agendados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) diretamente pelo WhatsApp. O serviço será realizado pela assistente virtual GurIA, integrada ao sistema estadual de regulação.

As mensagens deverão informar a data, o horário e o local do atendimento. O usuário também poderá receber lembretes, orientações e outros avisos relacionados à consulta ou procedimento.

Outra funcionalidade permitirá confirmar a presença ou informar que não será possível comparecer ao atendimento. A resposta será encaminhada ao sistema estadual de regulação e, em caso de ausência comunicada, a vaga poderá ser destinada a outro paciente que esteja aguardando atendimento.

Prontuário do Cidadão

Também já está disponível o Prontuário do Cidadão, plataforma que permite consultar pela internet informações sobre solicitações encaminhadas para a regulação estadual.

O acesso é feito por meio da conta gov.br. Na ferramenta, o usuário pode acompanhar a situação da solicitação, verificar a classificação de prioridade definida pelo médico regulador e consultar a estimativa de tempo de espera para o atendimento.

Continuar a ler

Saúde

Canoas remarca mutirão e prevê 700 cirurgias de catarata pelo SUS em setembro

Avatar

Publicado

em

Foto: Vinícius Medeiros/PMC

O Hospital Universitário de Canoas (HU) remarcou para os dias 24, 25 e 26 de setembro a segunda etapa do Programa Nova Visão. A ação prevê a realização de 700 cirurgias de catarata pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com prioridade para pacientes que passaram pela primeira fase do programa e aguardam o procedimento no segundo olho.

A primeira etapa ocorreu em maio, quando foram realizadas 751 cirurgias. Segundo o hospital, mais de 90% dos pacientes tinham indicação para realizar o procedimento nos dois olhos. Por isso, inicialmente, a cirurgia foi feita em apenas um dos olhos, com a segunda intervenção programada para a etapa seguinte.

A nova edição do mutirão é realizada pelo HU, administrado pela Associação Saúde em Movimento (ASM), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, e conta com recursos de emendas parlamentares.

“Temos tido resultados muito positivos com estes mutirões que temos realizado em Canoas desde o ano passado. Estamos reduzindo filas, reorganizando atendimentos e, principalmente, transformando as vidas das pessoas”, celebra o prefeito de Canoas, Airton Souza. “Vamos seguir neste caminho, trabalhando muito para melhorar a nossa saúde e oferecer serviços de qualidade para a nossa população.”

A superintendente do HU, Tatiani Pacheco, explica que os recursos das emendas parlamentares possibilitaram a realização da nova etapa.

“Estamos muito felizes, porque estes recursos permitem ampliar a capacidade de atendimento do HU. Nós vemos como confiança dos governantes no trabalho que realizamos e isso contribui diretamente para a redução da demanda por procedimentos na rede pública”, afirma.

Mudança na data

As cirurgias estavam inicialmente programadas para os dias 24, 25 e 26 de agosto. O cronograma, no entanto, foi alterado por questões operacionais relacionadas à organização e à estrutura necessária para os procedimentos.

Os pacientes que passaram pela primeira etapa haviam recebido o agendamento para o retorno no fim de agosto. Com a mudança, o hospital informa que o setor responsável está entrando em contato para comunicar a nova data.

“Os pacientes saíram da primeira cirurgia com o agendamento de retorno já feito, agora para o final de agosto. Mas eles já estão sendo avisados pelo nosso setor responsável, mas qualquer dúvida, podem entrar em contato diretamente com a recepção do HU”, completa.

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (51) 3112-8551.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques

Merdekawin hokitoto