Comunidade
Brigada Militar completa 178 anos nesta quarta-feira
Em Canoas, representada pelo 15º BPM, a Brigada Militar efetuou 660 Prisões em flagrante e somou 173 Armas apreendidas além de munições, procurados da justiça presos e a apreensão de drogas como a maconha, a Cocaína e o Crack apreendido. Além dos milhares de veículos roubados ou furtados recuperados. Para o Tenente Coronel, a ação mais efetiva é a abordagem.

15º BPM faz abordagem em postos de gasolina do município em função da música alta. Foto: Divulgação BM
Em todo o estado a Brigada Militar é uma das instituições responsáveis pela segurança dos gaúchos. Fundada em 18 de novembro de 1837, levava inicialmente o nome de Força Policial. Corpo Policial foi o nome adotado de 1841 a 1892. Chegou a se chamar Guarda cívica (1889 e junho de 1892), Brigada Policial (junho de 1892) finalmente adotando a denominação de Brigada Militar em outubro de 1892. Hoje comemorando seu 178° aniversário.
Em Canoas e Nova Santa Rita, a corporação é representada pelo 15º Batalhão de Polícia Militar (BPM), responsável pelo policiamento de 323.827 habitantes de Canoas e 25.700 de Nova Santa Rita, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2010. O Batalhão tem como comandante o Tenente Coronel Oto Eduardo Amorin. Entusiasta da informação e da tecnologia como principais ferramentas de inteligência da polícia, Amorin orienta, sempre que possível, que os cidadãos se organizem em grupos no aplicativo WhatApp e mantenham alguém das companhias por perto. “Não descartamos nenhuma informação”, atenta.
Segundo divulgado pela instituição, o resultado das ações dos policiais militares do 15 BPM de janeiro a 31 outubro 2015 surpreendeu. Foram 660 Prisões autuadas em flagrante na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Canoas; 173 Armas apreendidas; 1.491 Munições apreendidas; 129 Procurados da Justiça presos; 95 Foragidos do sistema prisional presos; 615kg Maconha apreendido; 37kg Cocaína apreendido; 4kg Crack apreendido; e 1.111 Veículos roubados ou furtados recuperados. Para o Tenente Coronel, a ação mais efetiva é a abordagem.
Companhias são alternativas
Amorin alerta que “o 15 BPM está à disposição da Comunidade não apenas pelo 190”. Para ele, a melhor opção para os moradores é conhecer e manter contato com os responsáveis pelas companhias espalhadas pelo município e que respondem pelos bairros.
A 1º Cia do 15º BPM tem sede no bairro Mathias Velho, na av. Rio Grande do Sul. Responsável pelo policiamento nos bairros Industrial, São Luis, Harmonia, Centro e Mathias Velho. Atende nos telefones: 3476-1466 e 3472-9682. Os contatos indicados são o Capitão Belaver, o Sargento Eduardo e o Sargento Smolinski.
A 2º Cia tem sede no bairro Niterói, na Rua Santa Cruz. É responsável pelo policiamento nos bairros Niterói e Nossa Senhora das Graças, atendendo pelo telefone 3475-5492. O contato é o Tenente Pasqualini
A 3º Cia tem sede no bairro Guajuviras, na av. 17 de Abril. É responsável pelo policiamento nos bairros Olaria, Estância Velha, Marechal Rondon, Igara, São Jose, Brigadeira e Guajuviras. O contato é o Tenente Silvério que atende pelo telefone 3468-7629.
A 4º Cia tem sede no bairro Rio Branco, na Rua Boa Esperança. É responsável pelo policiamento nos bairros Mato Grande, Fátima, Ilha das Garcas e Rio Branco. O contato pode ser feito pelo telefone 3428-4217 com o Capitão Belaver ou o Tenente Panta.
O 1º Pelotão da 1ª Companhia do 15BPM tem sede no município de Nova Santa Rita e atende pelo telefone 3479-1087. O contato é o Tenente Teixeira ou o Sargento Julio Cesar
“O 15BPM está a disposição da comunidade para ouvir críticas e sugestões. Cmt 15BPM Ten Cel Amorim /// Sub Comandante do 15BPM Maj Araujo /// Chefe Seção Planejamento de Operações do 15bpm Cap Ebling”, Conclui Eduardo Amorin.
Comunidade
Canoas é um dos municípios selecionados para programa de implantação e custeio de cozinhas comunitárias

O governo do Estado publicou, nesta segunda-feira, 20, o resultado final dos municípios selecionados para o Programa Prato Gaúcho (PPG). A iniciativa é destinada à implantação de cozinhas comunitárias e apoio ao custeio de refeições para o atendimento à população em situação de vulnerabilidade social em municípios afetados pelas enchentes de abril e maio de 2024.
Foram selecionados 52 municípios, sendo 35 para a modalidade de implantação de cozinha comunitária sem espaço de refeitório e 17 para a modalidade que conta com refeitório no local.
O edital do PPG foi publicado em 23 de setembro pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). As prefeituras tiveram até 9 de outubro para encaminhar manifestação de interesse. A divulgação do resultado preliminar ocorreu no dia 14 de outubro.
Comunidade
Paróquia Nossa Senhora Aparecida é homenageada na Câmara pelos seus 30 anos de história no Guajuviras

Durante a sessão ordinária de quinta-feira, 2, a Câmara Municipal de Canoas abriu espaço no Grande Expediente para celebrar os 30 anos da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, localizada no bairro Guajuviras. A homenagem foi proposta pelo vereador Aloísio Bamberg (PSDB), que ressaltou a importância histórica e social da comunidade católica na região.
Ao justificar o requerimento, Bamberg lembrou que a paróquia nasceu em meio às dificuldades vividas por famílias que ocupavam áreas ainda em processo de regularização. “Passaram vários padres pela paróquia. E nós temos a satisfação de hoje estar aqui com o padre Cláudio Dami, que tem a oportunidade de ajudar a festejar esses anos de história da paróquia do Guajuviras”, afirmou.
Bamberg também destacou a atuação da paróquia nos momentos mais críticos do bairro: “A São Miguel era uma ocupação, a São João era uma ocupação. E com a criação das associações de moradores, nós tivemos a oportunidade de manter e evitar as reintegrações”. Para ele, a presença da Igreja foi decisiva na consolidação do Guajuviras como um dos maiores bairros da cidade. “Hoje a paróquia se mantém viva, com estrutura pequena, mas com uma comunidade cada vez maior”, completou.
Vivian Ferreira, coordenador do Conselho Paroquial de Pastoral (CPP), também fez uso da palavra para reforçar o caráter comunitário da paróquia.
“Hoje, nossa paróquia é composta por sete comunidades que, juntas, atendem toda a extensão do nosso bairro. Somos um espaço de acolhida e evangelização que se traduz em muitas frentes de serviço”, pontuou.
Ferreira elencou as diversas ações desenvolvidas pelas pastorais da Igreja, como a catequese com mais de 100 crianças e jovens, a Pastoral da Criança, que acompanha cerca de 70 famílias, e a Pastoral da Caridade, que assiste mensalmente mais de 110 famílias com apoio material e espiritual.
“Tudo isso mostra que a Paróquia Nossa Senhora Aparecida não é apenas uma igreja, mas uma comunidade viva e missionária”, resumiu.
Encerrando a homenagem, o pároco Cláudio Dami, que está há oito meses à frente da paróquia, também se pronunciou.
“Posso dizer, vereador, que estou no céu. Pela acolhida do povo, pelo trabalho, pela cooperação de todos os envolvidos”, disse. Dami assumiu a paróquia após duas décadas atuando como capelão da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. O padre fez questão de lembrar a trajetória de fé que antecedeu a criação oficial da paróquia, em 12 de outubro de 1995, e nomeou os párocos que o antecederam. “A devoção à Nossa Senhora Aparecida já era forte antes mesmo da fundação da paróquia”, relembrou.
Durante seu discurso, Dami também fez um convite público aos vereadores para participarem da celebração dos 30 anos, marcada para o próximo dia 12, com missa, bolo e confraternização. “Que nós possamos caminhar juntos, melhorando a nossa cidade, nosso bairro, e também a nossa relação entre nós mesmos”, concluiu.
A sessão terminou com a entrega simbólica da homenagem à Paróquia Nossa Senhora Aparecida e com o reconhecimento, por parte dos vereadores presentes, do papel fundamental da Igreja no desenvolvimento social e espiritual do Guajuviras ao longo das últimas três décadas.
Comunidade
26ª Semana da Pessoa Idosa tem programação com gincana em Canoas

A 26ª Semana da Pessoa Idosa segue com a sua programação na quinta-feira, 2, com a gincana dos Grupos de Idosos das Unidades de Saúde, no Centro de Convivência do Idoso.
O quê: Gincana dos Grupos de Idosos das Unidades de Saúde
Data: Quinta-feira (2)
Horário: 14h às 16h
Local: Centro de Convivência do Idoso – Rua Clemente Pinto, 92, Nossa Senhora das Graças
- Habitação2 dias atrás
Caixa divulga lista de 478 contemplados pelo programa Compra Assistida em Canoas
- Animais1 semana atrás
Aprovado por unanimidade projeto que cria o programa “TeleCio” em Canoas
- Sem categoria6 dias atrás
Canoas realiza Dia D de vacinação neste sábado,18 de outubro
- Educação6 dias atrás
Estudante da Ulbra representará o Brasil em Congresso Internacional de Neurologia nos EUA
- Gastronomia1 semana atrás
Inscrições abertas food trucks que irão participar da Corrida Outubro Rosa 2025
- Política2 dias atrás
Câmara de Canoas aprova aumento do IPTU em ruas centrais e fim de zona rural no perímetro urbano
- Geral1 semana atrás
Após caso suspeito de intoxicação por metanol, fiscalização integrada apreende bebidas irregulares em Canoas
- Saúde1 semana atrás
Nova lei garante reconstrução mamária pelo SUS e Planos de Saúde