Conecte-se conosco

header-top







 

01/07/2025
 

Geral

Medalha Pinto Bandeira é entregue nesta terça-feira, 1º de outubro

Redação

Publicado

em

Acontece na noite de hoje, no Centro de Eventos Park Shopping Canoas, a solenidade de entrega das medalhas Pinto Bandeira, serão 10 homenageados, e 80 empresas canoenses receberão uma medalha em homenagem ao aniversário da cidade.

As personalidades que prestaram relevantes serviços em favor do ser humano, do município de Canoas, do estado ou do país, são homenageadas desde 1981 com a Medalha Pinto Bandeira. Honraria máxima da cidade, outorga de reconhecimento público e gratidão a um cidadão, ela tem esta denominação em homenagem ao herói Francisco Pinto Bandeira que aqui chegou em 1733, dando início ao povoamento de Canoas.

A história da cidade será representada neste ano por pessoas que tiveram suas importantes contribuições nas áreas de comunicação, cultura, esporte, política e educação, reconhecidos pelo prefeito Luiz Carlos Busato. Eles serão os homenageados com a medalha Pinto Bandeira de 2019.

Parte dos agraciados recebeu o anúncio em um encontro realizado em junho com o chefe da comissão que está organizando o Canoas 80 anos, secretário municipal de Direitos Humanos e Participação Social, Roberto Tietz. “É um ano especial. Fizemos muita pesquisa para pinçar os nomes e escolhemos com muito carinho para fazer um agradecimento, dar o reconhecimento, pois esses nomes representam a grandeza de Canoas”, anunciou Tietz.

Veja os homenageados:

1) Walter Galvani da Silveira

Jornalista, escritor, professor e canoense. Um dos fundadores do jornal “Expressão”, atuou no “Correio do Povo” de Porto Alegre, onde iniciou sua carreira na Academia Rio-Grandense de Letras. Atualmente, ocupa a cadeira de número 25.

2) Francisco Ricardo Terres Trois

Historiador pós-graduado em Memória Social e Identidades pela Ulbra. Campeão estadual e sul-americano de Xadrez, tendo participado de várias Olimpíadas, mundiais e torneios internacionais. Recebeu os títulos de Árbitro e Mestre de Xadrez.

3) Ivo da Silva Lech

Advogado e bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Unisinos. Foi vereador em Canoas de 1983 a 1986 e deputado federal em 1986 pelo Rio Grande do Sul. Atuou como secretário do Desenvolvimento Econômico e Controlador-Geral de Canoas. Constituinte na Carta Constitucional 1988.

4) Jorge Uequed

Advogado e jornalista. Vereador de Canoas em 1968 por dois mandatos e deputado federal pelo Rio Grande do Sul durante cinco mandatos, de 1974 a 1994. Fundou o Comitê Nacional em Defesa dos Aposentados e Pensionistas. Constituinte na Carta Constitucional 1988.

5) Dirceu Franciscon

Deputado Estadual, é técnico em contabilidade e especialista em orçamento da União. Assessor parlamentar da Câmara dos Deputados de 2008 a 2016. Antes de ser eleito deputado estadual em 2018, foi o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Rio Grande do Sul.

6) Cristina Sorrentino

Formada em canto erudito em Madri, na Espanha. Citada pelo jornal Zero Hora como a “voz que cala os presidentes”, por interpretar o hino nacional em mais de 400 eventos estaduais e nacionais. Já cantou ao lado de Daniela Mercury e Luiggi Baricelli.

7) Maria da Graça Galinatti Flach

Nutricionista e especialista em língua inglesa, com certificado de proficiência pelas universidades de Michigan (USA) e Cambridge, na Inglaterra. Atualmente, estuda pós-graduação em Psicologia Positiva na PUCRS. Diretora dos Parceiros Voluntários de Canoas.

8) Ivone Frare

Professora graduada em pedagogia na FEEVALE. Especialista em metodologia do Ensino Superior na Ulbra. Diretora de Cultura do município por várias administrações. Uma das idealizadoras da Semana Farroupilha no Parque Eduardo Gomes, hoje coordena a Casa dos Rosa.

9) Antônio Jesus Pfeil

Nasceu em Santa Rita, no dia 7 de outubro de 1939. Ajudou a fundar o centro de pesquisadores do Cinema Brasileiro e a promover a primeira mostra de cinema nacional em Gramado. Venceu três Kikitos, com os curtas “Cinema Gaúcho dos Anos 20”, “O Leão do Caverá” e “Porto Alegre Adeus.”

10) Luis Felipe Scolari

Conhecido como Felipão, é técnico e ex-jogador de futebol. Conquistou o Pentacampeonato da Copa do Mundo com a Seleção Brasileira em 2002. Treinou clubes importantes como o Grêmio e o Palmeiras, com os quais conquistou a Copa Libertadores da América.

Na ocasião, fará uso da palavra o homenageado Jorge Uequed.

Continuar a ler

Comunidade

Programa Avança Mulher Empreendedora chega a Canoas com 100 vagas destinadas aos bairros Mathias e Guajuviras

Redação

Publicado

em

Programa Avança Mulher Empreendedora chega a Canoas com 100 vagas destinadas aos bairros Mathias e Guajuviras

O Programa Avança Mulher Empreendedora chega a Canoas com 100 vagas destinadas a mulheres dos bairros Mathias Velho e Guajuviras. A iniciativa visa capacitar e empoderar mulheres em situação de vulnerabilidade econômica, social ou climática, promovendo o desenvolvimento econômico inclusivo através da potencialização de seus negócios.

O programa tem como pilares a qualificação profissional, a legalização de negócios informais e o fortalecimento da autonomia financeira das participantes. A formação abordará temas como boas práticas empreendedoras, desenvolvimento pessoal e de marca, análise de negócio e precificação, estratégias de venda, economia e finanças, e elaboração de plano de ação.

Além das aulas, as participantes contarão com 90 dias de mentoria individualizada. A conclusão do curso será marcada por uma feira de empreendedoras, onde poderão expor e vender seus produtos ou serviços.

A primeira reunião com lideranças locais está marcada para o dia 15 de julho. Após essa etapa, serão abertas as inscrições para as mulheres interessadas, e o início das aulas está previsto para o dia 11 de agosto. O cronograma completo, locais do curso e demais detalhes serão divulgados após a primeira reunião.

A secretária de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Patrícia Augsten, afirma que o programa vai impulsionar o empreendedorismo feminino nos bairros contemplados.

“Entramos em contato com a Junta Comercial para trazer o Avança Mulher Empreendedora para Canoas porque entendemos a importância dessa iniciativa e como ela poderá impactar positivamente na vida das mulheres canoenses e de suas comunidades. Um dos eixos de trabalho da nossa secretaria é justamente a qualificação profissional e empreendedora. Por isso, estamos ativamente em busca de mais parcerias como essa, para contemplar cada vez mais a nossa população, gerando melhores oportunidades de emprego ou fortalecendo negócios com o objetivo principal de aumentar a renda e promover a autonomia econômica”, destaca.

O programa é promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, por meio da Junta Comercial, Industrial e de Serviços (JucisRS), e pela Secretaria Extraordinária de Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade (Seidape).

Em Canoas, a execução será coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, em parceria com a Secretaria da Cidadania, Mulher e Inclusão.

Continuar a ler

Geral

MEIs e artesãos de Canoas podem se qualificar em Marketing Digital

Redação

Publicado

em

MEIs e artesãos de Canoas podem se qualificar em Marketing Digital

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) está com inscrições abertas para o curso de Marketing Digital 100% online, gratuito e com certificado. A capacitação é voltada para microempreendedores individuais (MEI), microempresas, empresas de pequeno porte e aqueles que desejam aprender mais sobre marketing digital.

O objetivo do curso é ensinar como usar ferramentas digitais para melhorar os resultados do negócio, com foco em atrair e se comunicar com clientes, aumentar a visibilidade da marca e vender mais no ambiente online.

O Sebrae possui uma parceria com a Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SMDEI). Para quem precisar, a secretaria disponibiliza a Sala MEI e um co-working com computadores e internet, além de suporte técnico para tirar dúvidas e orientar os participantes.

Inscreva-se gratuitamente no link: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline/marketing-digital-para-sua-empresa-primeiros-passos,5497125576a4e710VgnVCM100000d701210aRCRD

Continuar a ler

Geral

Governo prorroga inscrições para segunda edição do programa MEI RS Calamidades

Redação

Publicado

em

Governo prorroga inscrições para segunda edição do programa MEI RS Calamidades

Estão prorrogadas as inscrições para o MEI RS Calamidades 2, programa do governo do Estado, por meio da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional (STDP), destinado a auxiliar microempreendedores individuais afetados pelas enchentes de 2024. O novo prazo para habilitação se estende até o dia 31 de agosto. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) nesta segunda-feira, 30.

Até R$ 127 milhões estão sendo investidos nesta iniciativa, oriundos do Pix SOS Rio Grande do Sul e do Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs). A ação integra o Plano Rio Grande, liderado pelo governador Eduardo Leite para reconstruir o Estado e torná-lo ainda mais forte e resiliente, preparado para o futuro.

De acordo com o titular da STDP, Gilmar Sossella, o programa MEI RS Calamidades é mais que um repasse de auxílio financeiro, já que oferece uma qualificação para que os microempreendedores se mantenham ativos.

“A consultoria é fundamental para fortalecer os negócios e evitar o fechamento das portas. Com esse suporte e os recursos investidos, estamos garantindo condições reais de retomada e crescimento para quem foi atingido pelas enchentes de 2024”, afirma.

Para participar, os interessados devem cumprir alguns critérios, como ter o endereço cadastrado em município com estado de calamidade decretado e na mancha de inundação; estar com o CNPJ ativo e o CPF regular; ter faturamento nos anos de 2023 ou de 2024; e não ter sido beneficiado previamente por outro programa do Estado para atingidos pelos eventos meteorológicos.

Mais de 23 mil empreendedores que preenchem os requisitos já receberam uma correspondência dos Correios, assinada pelo titular da pasta, explicando sobre o programa e informando sobre a disponibilidade da inscrição. A ação visa intensificar a divulgação do MEI RS Calamidades.

“A prorrogação do prazo até 31 de agosto é uma medida necessária para garantir que mais microempreendedores tenham acesso ao benefício. A resposta após o envio das cartas foi imediata e positiva, com aumento expressivo nas inscrições e na taxa de aptidão. No início, 16% das inscrições eram aptas, agora, houve um aumento para 73%. Isso mostra que estamos no caminho certo, ampliando o alcance e reforçando a justiça na distribuição dos recursos”, explica Sossella.

A lista dos candidatos selecionados após a prorrogação será divulgada em 22 de setembro. Quem não for habilitado poderá apresentar recurso entre 23 e 29 do mesmo mês. O pagamento da primeira parcela está previsto para o dia 6 de outubro. Já no caso de MEIs contemplados em fase recursal, o depósito será até o dia 3 de novembro.

Como funciona o MEI RS Calamidades

O programa está dividido em três etapas: após o período de inscrições e a divulgação dos resultados, um auxílio de R$ 1,5 mil será depositado na conta da Caixa Tem, da Caixa Econômica Federal, de todos os contemplados.

Em seguida, uma consultoria de nove horas,  será disponibilizada pela PUCRS e trabalhados temas como plano de negócios, marketing e vendas, gestão de custos e formação de preços. Por último, uma segunda parcela de R$ 1,5 mil será oferecida para aqueles que concluírem a consultoria, mediante abertura de conta empresarial sem custos no Banrisul.

Serviço

O quê: prorrogação das inscrições do programa MEI RS Calamidades 2
Quando: até 30 de junho de 2025
Onde: formulário online

Podem participar microempreendedores individuais que atendam aos critérios e que não foram beneficiados na primeira fase do programa.

Continuar a ler
publicidade
Graduação Lasalle

Destaques