Geral
Setembro Amarelo: Canoas, o Rio Grande e o Brasil contra o suicídio

MARCELO GRISA
No dia 10 de setembro, é celebrado, em todo o mundo, o Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio. A data, que tem apoio da Organização Mundial da Saúde, tem sua razão de ser. Só no Brasil, 32 pessoas tiram a sua própria vida todo dia – uma a cada 45 minutos. Mais de 90% dos casos está associado a algum tipo de distúrbio mental ou psicológico, o que torna o suicídio um último recurso para aplacar a dor de quem sofre.
No Brasil, desde 2015 é celebrado o Setembro Amarelo. A iniciativa busca conscientizar todos que possam ajudar os que têm ideias suicidas.
Mesmo com ideias como essa, no mundo, uma pessoa tira a própria vida a cada 40 segundos. Mais ou menos o que você demorou para ler este texto até aqui.
O CVV oferece, no Brasil, um serviço desde junho deste ano que já tem paralelo em outros países. Através do número 188, há uma rede de atendimento voluntário 24 horas por dia para quem pensa em tirar a própria vida ou enfrenta outros problemas psicológicos ou emocionais. Também é possível falar com a equipe do Centro pelo chat online, no site https://www.cvv.org.br/chat/, enviando um e-mail para o serviço em https://www.cvv.org.br/e-mail/, ou mesmo escolhendo um dos postos de atendimento do CVV, disponíveis em https://www.cvv.org.br/postos-de-atendimento/.
No último dia 14 de agosto, foi lançado o Comitê de Valorização da Vida e Prevenção ao Suicídio da Prefeitura de Canoas. A ideia é reunir iniciativas para não apenas acolher, mas agilizar o atendimento médico das pessoas com ideação suicida. De acordo com a presidente do novo órgão, a assistente social Simone Glimm, nem todos os canoenses que precisam conseguem chegar até os serviços de saúde necessários para a solução de seus quadros psicológicos. “Precisamos falar mais disso para que possamos tentar eliminar o estigma em relação a esse problema de saúde pública”, afirmou a presidente em entrevista ao Timoneiro.
O Comitê municipal sobre o assunto reúne representantes das secretarias da Saúde, Desenvolvimento Social, Educação, Segurança Pública e Cidadania e os Conselho Municipal de Saúde; Conselho Tutelar e a Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores de Canoas. O órgão terá pelo menos três atribuições principais. A primeira é a de colocar em prática um observatório sobre o índice de suicídios e tentativas, que está em ascensão nos últimos anos, de acordo com os dados da Vigilância Epidemológica. O segundo é o de estabelecer uma Comissão de Educação Permanente para que os estabelecimentos médicos da cidade garantam a melhor acolhida daqueles que pensam ou planejam tirar a própria vida.
Por fim, como maior medida prática, o Comitê planeja inaugurar, até o final do ano, um CVV municipal. “Nosso objetivo é não só ouvir e acolher, mas encaminhar uma pessoa em risco para a rede de saúde de forma preventiva”, argumenta a presidente Simone.
Geral
Canoas promove campanha “Verão sem Violência” com ações de conscientização

A Secretaria Municipal da Mulher, Cidadania e Inclusão de Canoas realizará, nos meses de janeiro e fevereiro, a campanha “Verão sem Violência”, voltada à conscientização e ao enfrentamento da violência doméstica. A iniciativa prevê a divulgação de canais de denúncia e informações sobre os tipos de violência previstos na Lei Maria da Penha.
As ações estão programadas para os dias 14 e 26 de janeiro e 11 e 25 de fevereiro, sempre às 15h, no Calçadão, em frente à Estação Canoas da Trensurb, no Centro do município. No local, serão distribuídos materiais informativos ao público.
De acordo com a Secretaria, a campanha busca ampliar o acesso da população a informações sobre a violência contra meninas e mulheres, além de divulgar os serviços de acolhimento disponíveis em Canoas e orientar sobre como buscar apoio e realizar denúncias.
Geral
Começam a valer a partir de hoje as novas regras para a CNH no Rio Grande do Sul

Entram em vigor nesta segunda-feira, 5, as novas regras para quem deseja tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no Rio Grande do Sul. A partir de hoje, os candidatos já podem iniciar o processo de habilitação conforme as mudanças previstas na legislação federal, segundo informou o Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (DetranRS).
As alterações decorrem da Resolução nº 1.020/2025 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), da Medida Provisória nº 1.327/2025 e da Lei nº 15.153/2025, que promovem mudanças significativas no processo de formação de condutores em todo o país. Diante da ausência de um período oficial de transição, o DetranRS, em conjunto com a Procergs, adotou um modelo híbrido, que combina exigências da nova legislação com procedimentos do sistema anterior.
De acordo com a diretora-geral adjunta do DetranRS, Isabel Friski, as adequações estão sendo realizadas em regime de força-tarefa. Segundo ela, a determinação do governo estadual foi para acelerar a implementação das mudanças e garantir que o novo processo esteja disponível já no início do ano.
Como será o processo de habilitação
Na prática, o candidato poderá iniciar o processo pelo aplicativo Gov.br e dar início ao curso teórico, ou realizar o procedimento diretamente em um Centro de Formação de Condutores (CFC). De forma simultânea, será possível realizar a coleta biométrica e agendar os exames de aptidão física e mental.
Hoje também poderá ser agendada a prova teórica. No entanto, durante este período inicial, o exame seguirá o modelo antigo, já que ainda não há integração com o banco de questões da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
Após a aprovação no exame teórico, o candidato poderá marcar as aulas práticas. A nova legislação estabelece a exigência mínima de duas horas/aula obrigatórias. Quando se considerar apto, o aluno poderá agendar o exame prático no CFC.
O exame de direção veicular seguirá o modelo atualmente vigente até que a Senatran atualize o Manual Brasileiro de Exames de Direção Veicular. Já o exame toxicológico só será exigido após regulamentação específica do Contran, conforme autorização da Senatran.
O DetranRS informa ainda que já é possível abrir o serviço e realizar a coleta biométrica nos CFCs. Para as demais etapas, os candidatos podem optar por aguardar os ajustes no sistema ou seguir com o processo pelas regras antigas. A atuação de instrutores autônomos e o uso de veículo próprio seguem condicionados à regulamentação.
Principais mudanças na legislação
A Resolução nº 1.020/2025 do Contran prevê, entre as principais mudanças, a oferta de curso teórico gratuito e em formato digital, além da flexibilização das aulas práticas, com redução da carga horária obrigatória para duas aulas de direção. O início do processo poderá ser feito pelo site do Ministério dos Transportes ou pelo aplicativo CNH do Brasil, que substitui a Carteira Digital de Trânsito.
A Medida Provisória nº 1.327/2025 também prevê a possibilidade de renovação automática da CNH para condutores considerados bons motoristas.
Além disso, com a derrubada do veto presidencial pelo Senado, a Lei nº 15.153/2025 voltou a exigir o exame toxicológico na primeira habilitação também para condutores de carros e motocicletas.
Geral
Colisão entre caminhão e ônibus deixa seis mortos na BR-116, em Pelotas
Oportunidade4 dias atrásCâmara de Canoas abre inscrições para seleção de estagiários de nível médio, técnico e superior até 22 de janeiro

Geral1 semana atrásPrimeiro bebê de 2026 em Canoas nasce em casa e recebe atendimento no HU
Geral7 dias atrásComeçam a valer a partir de hoje as novas regras para a CNH no Rio Grande do Sul

Educação5 dias atrásDivulgado o 1º chamamento de 2026 para matrícula na etapa creche, em Canoas

Geral1 semana atrásColisão entre caminhão e ônibus deixa seis mortos na BR-116, em Pelotas

Política1 semana atrásCâmara de Cachoeirinha aprova impeachment do prefeito e do vice após sessão de 12 horas

Educação6 dias atrásCanoas divulga lista de classificados do concurso para professores da rede municipal

Saúde1 semana atrásTrensurb renova parceria com o projeto Help para 2026





















































