Geral
“Por Mim” é lançado visando inserir mulheres no mercado de trabalho

Foi lançado oficialmente, no dia 1º de agosto, mês em que a Lei Maria da Penha completa 13 anos, o Programa Por Mim, desenvolvido pela Prefeitura de Canoas, em parceria com o Poder Judiciário e com a iniciativa privada, cujo objetivo é promover a autonomia financeira de mulheres que sofrem violência doméstica, inserindo-as no mercado de trabalho através de vagas disponibilizadas pelas empresas parceiras.
A vice-prefeita de Canoas, Gisele Uequed, é uma das idealizadoras do Por Mim, e destaca que o projeto foi elaborado em conjunto com atores da sociedade, para tornar a iniciativa uma política pública de longo prazo. “Oportunizar e possibilitar o início de um ciclo de empoderamento delas, com a reapropriação de suas vidas. O programa também visará estimular a denúncia contra os agressores”, explica Gisele.
O Por Mim já conta com a parceria de três empresas da área tecnológica, que estão instaladas no Parque Canoas de Inovação (PCI): Exatron, Novus e TCS. Os empregadores que integram a iniciativa se comprometem com os princípios de empoderamento das mulheres, com a igualdade de gênero e com os cuidados necessários que mulheres vítimas de violência necessitam.
Parceira do projeto, a juíza da Vara do Juizado da Violência Doméstica de Canoas, Fabiana Pagel da Silva, destaca que “é necessário considerar que não são apenas fatores culturais que mantêm a mulher no ciclo da violência. Há aspectos financeiros, psicológicos e familiares. O Por Mim atenderá a este anseio de dar condições financeiras de escolha às mulheres, para que, então, dona de suas possibilidades econômicas, elas possam estar livres para escolher e trilhar seu futuro”.
Como vai funcionar?
A mulher em situação de violência doméstica e familiar poderá ser integrada ao Programa Por Mim a partir do encaminhamento do Poder Judiciário. Para isso, a vítima terá que realizar a denúncia contra o agressor. Além disso, ela deve estar em acompanhamento das profissionais do Centro de Referência da Mulher Patrícia Esber, de Canoas. Em seguida, ocorre o encaminhamento à entrevista de emprego em uma das vagas do Programa. As candidatas passarão por processo seletivo diferenciado, com apoio da equipe técnica da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) e da Diretoria de Políticas para as Mulheres, que é vinculada à Secretaria de Direitos Humanos e Participação Social (SMDHPS).
Contato
Para mais informações, dúvidas e adesão de novas empresas envie um e-mail para pormim@canoas.rs.gov.br ou pelo telefone: (51) 3427-1902.

Policial
Homem é detido após ameaçar passageiros com faca dentro de ônibus em Nova Santa Rita

A Guarda Municipal de Nova Santa Rita deteve um homem após uma ocorrência registrada dentro de um ônibus, no terminal do bairro Berto Círio. A equipe foi acionada após uma discussão no interior do coletivo.
Segundo o motorista, o homem teria feito ameaças utilizando uma faca de cozinha. Durante o atendimento, os agentes localizaram e recolheram o objeto.
Conforme o registro da ocorrência, o mesmo indivíduo já teria feito ameaças contra diversas mulheres em dias anteriores.
Após ser detido, o homem foi encaminhado à Policlínica Municipal para avaliação médica e, posteriormente, levado à Delegacia de Polícia, onde foram adotadas as medidas cabíveis.
O prefeito Rodrigo Battistella comentou a atuação da Guarda Municipal durante a ocorrência.
“Temos uma equipe preparada para agir rapidamente e garantir a segurança das pessoas. A atuação da Guarda Municipal foi fundamental para controlar a situação e encaminhar o caso às autoridades competentes”, afirmou.
O secretário de Segurança Pública, Moacir Godoi, também comentou a ação dos agentes.
“A equipe foi acionada e atuou de forma rápida, retirando a faca de circulação e conduzindo o homem para os procedimentos necessários. Nosso compromisso é manter a segurança da população e agir sempre que houver situações de risco”, destacou.
Policial
Buscas por motorista de aplicativo desaparecida são encerradas no Litoral Norte

A Polícia Civil intensificou as buscas por Gabriela Evaldt Cardoso, de 23 anos, desaparecida desde 6 de setembro no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. A jovem, que trabalha como motorista de aplicativo, saiu de Torres em direção a Tramandaí e não foi mais localizada.
Um dos principais avanços da investigação ocorreu em 16 de setembro, quando o Volkswagen Gol utilizado por Gabriela foi encontrado em uma casa abandonada na localidade de Portelinha, em Tramandaí. O veículo estava sem placas e com uma das calotas retirada. O imóvel e o carro passaram por perícia do Instituto-Geral de Perícias (IGP), que recolheu vestígios para análise.
Novas buscas foram realizadas no extremo sul de Tramandaí, próximo à divisa com Cidreira. As equipes utilizaram cão especializado e drone com câmera térmica. Segundo a Polícia Civil, o local foi definido a partir do cruzamento de imagens de câmeras, informações e outros elementos reunidos durante a investigação.
O celular de Gabriela também foi localizado e está sendo analisado. Os investigadores buscam reconstruir os últimos passos da jovem e identificar pessoas que possam ter tido contato com ela antes do desaparecimento.
A Polícia Civil trabalha com a hipótese de homicídio, mas não divulgou detalhes sobre possíveis suspeitos ou a motivação. O delegado responsável afirmou que as informações não divulgadas têm como objetivo preservar o andamento das diligências. A possibilidade de latrocínio já foi descartada pela investigação.
Até o momento, Gabriela continua desaparecida, e as buscas seguem em andamento.
Policial
Operação Desmanche apreende 10 toneladas de peças automotivas e prende homem em Viamão

As forças de segurança apreenderam aproximadamente 10 toneladas de peças automotivas e 105 quilos de cabos de alumínio pertencentes à CEEE Equatorial durante a 204ª edição da Operação Desmanche, realizada na0 última quinta-feira, 24, em Viamão.
Durante a fiscalização, um homem foi preso por receptação qualificada e por crime ambiental relacionado à poluição hídrica. O estabelecimento também recebeu uma notificação do Corpo de Bombeiros Militar.
A ação contou com equipes da Secretaria da Segurança Pública, Brigada Militar, Polícia Civil, Instituto-Geral de Perícias, Corpo de Bombeiros Militar e DetranRS, além de um técnico da CEEE Equatorial.
A Operação Desmanche é realizada de forma permanente no Rio Grande do Sul e tem como objetivo combater o comércio irregular de peças automotivas de origem suspeita.

Clima6 dias atrásCalor aumenta no RS no fim de semana e chuva retorna ao Estado

Habitação3 dias atrásCanoas amplia regularização de imóveis com programa permanente

Inclusão6 dias atrásAPAE de Canoas realiza 4ª edição do Brechó Solidário em alusão ao Outubro Rosa

Esporte6 dias atrásCanoas recebe evento com atletas da WSL e debate sobre sustentabilidade e reciclagem
Política6 dias atrásEleições 2026: e-Título poderá ser baixado no dia da votação; veja como vai funcionar

Defesa Civil1 semana atrásTemporais: Defesa Civil confirma 2 mortes e 3 seguem desaparecidos no RS

Cultura6 dias atrásSemana Farroupilha de Esteio chega aos últimos dias com shows e atrações no Assis Brasil
Serviços6 dias atrásTemporal mantém Zoológico de Sapucaia do Sul fechado e adia reabertura para terça-feira, 29



















































