Conecte-se conosco

header-top







 

28/06/2026
 

Saúde

UBS Rio Branco recebe nova sede e retoma atendimentos no próprio território, em Canoas

Redação

Publicado

em

Foto: Vinicius Medeiros

A Prefeitura de Canoas entregou, na segunda-feira, 22, a nova sede da Unidade de Saúde (US) Rio Branco, marcando o retorno dos atendimentos ao território de abrangência da unidade. A medida amplia o acesso da população aos serviços de saúde e garante melhores condições de atendimento enquanto a sede definitiva não é concluída.

Localizada na Rua Edgar Fritz Muller, nº 430, a nova estrutura passou por reforma e ampliação. O prédio, que anteriormente abrigava a EMEI Meu Pedacinho de Chão, foi totalmente adaptado para atender às necessidades da unidade. Antes da mudança, a US Rio Branco funcionava de forma compartilhada com as unidades Boa Saúde e Pedro Luiz da Silveira, em um mesmo complexo.

Com a nova sede, a unidade passa a contar com espaço próprio, oferecendo mais autonomia na organização dos serviços. O investimento na obra foi de aproximadamente R$ 1 milhão, com recursos próprios do município.

A US Rio Branco funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e realiza, em média, cerca de 200 atendimentos por dia.

Durante a entrega, o prefeito Airton Souza destacou a importância da iniciativa para a comunidade.

“Quando entregamos uma unidade como essa, estamos falando de dignidade. É devolver à comunidade um serviço essencial, mais perto de casa, com estrutura adequada, acolhimento e respeito”, afirmou.

A secretária municipal da Saúde, Ana Boll, ressaltou a importância da revitalização do espaço e do retorno da unidade ao bairro.

“É uma alegria entregar uma área totalmente revitalizada para receber a US Rio Branco. Essa reforma garante melhores condições de trabalho para as equipes e mais qualidade no atendimento à população, enquanto seguimos avançando para a construção da nova unidade definitiva”, afirmou.

Já a diretora da Atenção Primária à Saúde, Vanessa Dornelles, destacou que a mudança fortalece o vínculo da unidade com a comunidade.

“Agora, a US Rio Branco passa a ter autonomia e uma linha de cuidado própria, com atendimentos exclusivos no território, o que qualifica ainda mais o cuidado com os pacientes”, explicou.

Saúde

Hospital Universitário de Canoas realiza mutirão de vasectomias neste fim de semana

Redação

Publicado

em

HospitaMédicos do Hospital Universitário de Canoas recebem pagamento de salários atrasados l Universitário de Canoas adota inteligência artificial para agilizar atendimento de infartos

A Prefeitura de Canoas realiza neste fim de semana mais uma mobilização para ampliar o acesso da população a procedimentos eletivos do Sistema Único de Saúde (SUS). O Hospital Universitário (HU) promove no sábado, 27, e domingo, 28, o sétimo mutirão de saúde de 2026, desta vez com foco em cirurgias de vasectomia.

A ação integra o Dia D do programa Agora Tem Especialistas, do Ministério da Saúde, executado pelo Grupo Hospitalar Conceição (GHC), com objetivo de ampliar o acesso a consultas, exames e procedimentos especializados em todo o país. A expectativa é realizar até 150 cirurgias ao longo dos dois dias, com possibilidade de zerar a fila da especialidade no município.

O prefeito de Canoas, Airton Souza, destaca os resultados das ações na rede de saúde.

“Estamos avançando na capacidade de atendimento em saúde no Município e os mutirões que temos feito desde o ano passado têm reduzido as filas e a espera de muito tempo das pessoas. O nosso trabalho é para cuidar das pessoas, atender as demandas da população da melhor forma possível e melhorar a qualidade de vida na nossa cidade.”

A superintendente hospitalar da Associação Saúde em Movimento (ASM), gestora do HU, Tatiani Pacheco, afirma que os atendimentos aos fins de semana ajudam a ampliar a capacidade assistencial.

“Nós sabemos que aos finais de semana é mais fácil as famílias dos pacientes se organizarem e comparecerem aos procedimentos. Então, agora que temos mais salas operantes, conseguimos organizar este trabalho de forma intensificada e proporcionar agilidade nos atendimentos”, afirma.

Os pacientes que participam do mutirão já passaram por avaliação na rede básica e foram encaminhados pela regulação do SUS.

O diretor técnico do HU, Fernando Farias, explica que todos os homens habilitados na fila de Canoas foram chamados.

“Além de representar um importante método de planejamento familiar, a vasectomia é um procedimento seguro, de baixa complexidade e rápida recuperação, realizado por meio de técnica minimamente invasiva. A ampliação da oferta deste tipo de cirurgia fortalece as políticas públicas de saúde reprodutiva. Todos os pacientes de Canoas foram chamados. Inclusive, solicitamos à Regulação do Estado que enviasse mais pacientes de outras regiões, pois temos capacidade de atendimento”, explica.

Desde março deste ano, quando o HU passou a integrar a lista de hospitais brasileiros conveniados com o programa Agora Tem Especialista, a instituição vem realizando mutirões em diferentes especialidades, com objetivo de reduzir a demanda reprimida por cirurgias e procedimentos eletivos.

Continuar a ler

Saúde

Nova Santa Rita realiza ação itinerante de vacinação contra a Influenza neste sábado, 27

Redação

Publicado

em

Crédito: Divulgação/PMNSR

A Prefeitura de Nova Santa Rita, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza neste sábado, 27, uma ação itinerante de vacinação contra a Influenza. A iniciativa busca ampliar o acesso da população à imunização durante o período de maior circulação de doenças respiratórias.

Os atendimentos ocorrem das 9h30 às 13h30 em dois pontos do município: em frente ao Mercado Unisuper, no bairro Berto Círio, e em frente ao Mercado Redefort, no Centro.

A vacina está disponível para toda a população. Para receber a dose, é necessário apresentar documento com foto, CPF, Cartão SUS e carteira de vacinação.

O prefeito Rodrigo Battistella destacou que a estratégia busca facilitar o acesso aos serviços de saúde.

“Estamos levando a vacinação para locais de grande circulação de pessoas, facilitando o acesso e incentivando que cada vez mais moradores se protejam contra a gripe”, afirmou.

O secretário municipal de Saúde, Brayan Freitas, reforçou a importância da imunização e da adesão da população à campanha.

“A vacinação continua sendo a principal forma de prevenção contra as complicações causadas pela Influenza. Nossa orientação é que todos procurem um dos pontos de atendimento neste sábado”, disse.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que novas ações itinerantes devem ocorrer nas próximas semanas em diferentes regiões da cidade.

Continuar a ler

Saúde

Campanha de vacinação contra HPV para jovens de 15 a 19 anos encerra na próxima terça-feira no RS

Redação

Publicado

em

A poucos dias do fim da campanha extraordinária de vacinação contra o HPV no Rio Grande do Sul, 5.842 adolescentes entre 15 e 19 anos ainda não foram imunizados. O número representa 27,72% de um total de 21.161 jovens aptos a receber a dose no Estado, segundo estimativa do Ministério da Saúde.

A mobilização tem como objetivo resgatar adolescentes que não receberam a vacina na idade recomendada, entre 9 e 14 anos. De acordo com o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), até o último domingo, 21, 15.319 jovens já haviam sido vacinados. O prazo para procurar uma unidade de saúde segue até a próxima terça-feira, 30.

Segundo a chefe substituta da Seção de Imunizações do CEVS, Isabela Castro, a resistência de pais e responsáveis ainda é um dos principais fatores que impactam a adesão.

Ela explica que parte das famílias associa a vacina ao início da vida sexual, o que não corresponde à finalidade da imunização.

“Queremos garantir a proteção desse público, pensando em uma vacina que consegue prevenir alguns tipos de câncer, que é uma doença que pode levar a óbito”, disse.

O HPV é uma infecção sexualmente transmissível e está relacionado à maioria dos casos de câncer do colo do útero, além de outros tipos como câncer de ânus, pênis, boca e orofaringe.

A vacinação de rotina para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos segue disponível durante todo o ano na rede pública. Em 2025, a cobertura no Estado chegou a 90,67% entre meninas e 79,1% entre meninos.

Segundo Isabela, os índices mostram avanço, principalmente entre os meninos, mas ainda há espaço para ampliar a adesão.

“Com relação à vacinação dos meninos, a gente ficava ali na casa dos 50 ou 55%. Já no ano passado atingimos 79%, mas a gente precisa continuar, avançar”, afirmou.

Na rede pública, a vacina protege contra quatro tipos do vírus. Na rede privada, o custo pode variar entre R$ 800 e R$ 1 mil por dose em Porto Alegre.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques