Curso
Canoas inicia a primeira turma do curso de Confeitaria e Panificação no Restaurante Popular

Um curso de gastronomia voltado para Confeitaria e Panificação iniciou sua primeira turma na sexta-feira, 28, no Restaurante Popular, localizado na Avenida Boqueirão, 2781. A formação ocorre por meio de uma parceria entre a Central Única das Favelas (CUFA), a Secretaria de Assistência Social e a empresa patrocinadora M. Dias Branco, com execução da CufaRS.
Direcionado principalmente a mulheres da comunidade, o curso busca ampliar as possibilidades de qualificação profissional e geração de renda. O Restaurante Popular, além de fornecer refeições para a população em situação de vulnerabilidade, também tem sido utilizado como espaço para atividades formativas. A capacitação terá três encontros, somando 20 horas, com a participação de 25 alunas.
Lilian Dornelles, integrante da turma, destaca que a formação representa uma oportunidade de aprendizado.
“Aproveito todas as oportunidades que surgem aqui. Gosto de cozinhar, de receber os amigos com algo diferente. Coloco amor em tudo o que faço, e esse curso vai abrir outro espaço na minha vida profissional”, afirma.
A professora Cristina Dutra, do curso de Nutrição, destaca o foco da formação.
“Vamos ensinar o manuseio correto dos alimentos, o aproveitamento integral e a elaboração de preparações mais saudáveis.”
A coordenadora da CUFA, Cristiane Dutra, ressalta o caráter social da iniciativa.
“Trabalhamos pelo empoderamento das mulheres, oferecendo oportunidade, independência financeira e a possibilidade de melhorar a qualidade de vida de seus filhos e de toda a família”, disse.
O secretário de Assistência Social, Márcio Freitas, afirmou que ações de qualificação profissional seguem previstas dentro do planejamento da pasta.
“Nosso compromisso é ampliar caminhos para que a população tenha acesso a novas alternativas de trabalho e renda por meio da formação”, declarou.
Curso
Mulheres concluem curso “Monte seu Delivery” e recebem certificados em Canoas

Na última segunda-feira, 13, ocorreu o encerramento do curso “Monte seu Delivery”, promovido pela Secretaria Municipal da Mulher, Cidadania e Inclusão (SMMCI), por meio da Diretoria da Mulher. Durante a cerimônia, realizada na Casa Lilás, as participantes receberam seus certificados de conclusão, celebrando um mês de aprendizado e troca de experiências.
A capacitação, voltada exclusivamente para mulheres, teve como objetivo estimular o protagonismo feminino e a geração de renda por meio do empreendedorismo no setor de alimentação. Realizado entre os dias 15 de setembro e 13 de outubro, o curso abordou temas como planejamento de cardápio, precificação, marketing digital, atendimento ao cliente e gestão de entregas.
Com aulas práticas e teóricas, as participantes aprenderam a estruturar e administrar um negócio de delivery de forma eficiente, com foco na autonomia e na independência financeira. Para receber o certificado, foi necessário cumprir 75% de presença nas atividades.
Curso
Curso gratuito de vendas e negociação abre inscrições em Canoas

Mulheres canoenses podem se inscrever até quinta-feira, 2, para o curso gratuito de Técnicas de Venda e Negociação, que será realizado na Casa Lilás. A iniciativa é uma parceria entre o SENAC e a Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria da Mulher, Cidadania e Inclusão (SMMCI).
As aulas acontecem de 6 de outubro a 5 de novembro, sempre às segundas, quartas e sextas-feiras, das 9h às 12h. O curso tem como objetivo oferecer qualificação profissional e ampliar as oportunidades de inserção no mercado de trabalho.
O curso é destinado a mulheres acima de 18 anos e para receber o certificado é necessário cumprir 75% de presença nas aulas.
As vagas são limitadas e as inscrições são de forma presencial na SMMCI, na Rua Fioravante Milanêz, 256 – Centro, Canoas.
Curso
DetranRS abre inscrições para curso de atualização de agentes de trânsito

O Curso de Atualização de Agente de Trânsito, oferecido pela Escola Pública de Trânsito do DetranRS, está com inscrições abertas entre 5 e 24 de agosto de 2025.
Nesta edição, estão sendo ofertadas 90 vagas para livre concorrência entre agentes de trânsito que tenham realizado o Curso de Formação de Agentes de Trânsito há mais de três anos e mais 10 vagas destinadas a servidores da autarquia habilitados para a atividade.
A formação é totalmente gratuita, online, com 40 horas/aula e certificação ao final. As inscrições podem ser feitas no site da Escola de Trânsito do DetranRS. As aulas acontecem entre os dias 12 de setembro a 12 de outubro de 2025.
Foco na ação educativa
O programa do curso segue orientações do Senatran. Dentre os objetivos da atualização, estão a qualificação da ação educativa durante a fiscalização, aprimorando procedimentos operacionais, melhorando o desempenho profissional a partir do desenvolvimento de habilidades comportamentais adequadas, estimulando o aperfeiçoamento ético-profissional através da reflexão dos valores individuais, sociais e da instituição e oportunizando conhecimentos sobre a Legislação de Trânsito Brasileira.
Importante destaque para a sensibilização sobre o papel educador do agente, que deve informar, orientar e educar as pessoas acerca dos procedimentos preventivos e seguros. O edital com todas as informações e conteúdo programático foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE).

Animais7 dias atrásSenador Paulo Paim participa de audiência pública em Canoas sobre causa animal

Fazenda1 semana atrásIPTU e TCL 2026 pagamento em cota única com desconto vai de 24 de novembro a 5 de janeiro

Canoas7 dias atrásCorsan investiga instabilidade no abastecimento de água nos bairros São José e Igara

Animais1 semana atrásCanoas inicia nova edição do Programa Miau na Rua no bairro Rio Branco

Habitação6 dias atrásPrefeito assina em Brasília 1,5 mil novas moradias em Canoas

Cultura1 semana atrás13ª Parada Livre reúne cerca de 3 mil pessoas no Parque Eduardo Gomes, em Canoas

Obras1 semana atrásGoverno federal acompanha avanço das obras contra enchentes em Canoas

Policial1 semana atrásSTF decreta prisão preventiva de Jair Bolsonaro após violação de tornozeleira e risco de fuga, diz decisão





























































