Conecte-se conosco

header-top







 

21/12/2025
 

Educação

Ulbra forma 400 educadores para enfrentar déficit de alfabetização após pandemia e enchente com palestra de José Pacheco

Redação

Publicado

em

Ulbra forma 400 educadores para enfrentar déficit de alfabetização após pandemia e enchente com palestra de José Pacheco

Mais de 400 educadores do 1º ao 5º ano do ensino fundamental das redes municipais de ensino de Canoas, Gravataí e São Jerônimo participaram do projeto interinstitucional Recomposição das Aprendizagens, promovido pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra). A iniciativa teve como objetivo apoiar professores na retomada e no fortalecimento do ensino após o período de defasagem educacional acentuado pela pandemia da Covid-19 e pela enchente de 2024.

As formações ocorreram entre os meses de abril e outubro deste ano, com foco em ações de incentivo à alfabetização, leitura e interpretação de textos. O projeto foi conduzido pela Universidade em parceria com as Secretarias Municipais de Educação das três cidades. De acordo com a coordenadora do projeto e professora da Ulbra, Darlize de Mello, o diálogo com as escolas públicas possibilitou a escuta, a troca de experiências e a construção de soluções coletivas.

“Os grupos apresentaram as dificuldades que encontram nas turmas e debateram estratégias de melhorias. Muitos problemas se repetem e há muitos estudantes que não estão alfabetizados no 5º ano ou não conseguem ter a compreensão da leitura, por exemplo”, explica Darlize.

A secretária municipal da Educação de Gravataí, Aurelise Braun, elogiou a iniciativa da Ulbra e lembrou da importância da mobilização de outras entidades para o ensino.

“Temos 4,5 mil estudantes em Gravataí, e a nossa meta é ter 100% das crianças alfabetizadas até o final do 2º ano. A criança precisa saber ler, escrever e interpretar. Como vai resolver uma questão de matemática se não sabe interpretar. Estamos formando nossos futuros médicos, advogados e engenheiros”, destacou a secretária.

Para a superintendente de Educação Básica da Aelbra (mantenedora da Ulbra), Núrfis Vargas, ao compartilhar conhecimento e escutar a realidade das escolas, o projeto demonstra o compromisso da Universidade com o desenvolvimento educacional da região e com a valorização dos professores.

“Plantamos uma sementinha e queremos desenvolver outras ações. A Ulbra entende que a formação é um dos pilares para transformar a educação. Essa parceria é um exemplo de como a colaboração entre instituições pode gerar resultados na aprendizagem”, destaca Núrfis.

Conhecimento compartilhado

O encerramento da atividade ocorreu na sexta-feira, 31, no campus da Ulbra Canoas, com uma programação especial que incluiu mesas temáticas sobre práticas pedagógicas e, à noite, uma palestra com o educador português José Pacheco, criador da Escola da Ponte, referência internacional em modelos de ensino humanizados e inclusivos.  Defensor de uma educação centrada no aluno, na autonomia e na cooperação, Pacheco atua há mais de duas décadas apoiando projetos que reinventam a prática pedagógica.

“O Núcleo de Acessibilidade da Ulbra em parceria com a ONG Causa Nobre organizou essa palestra que teve a participação de professores, alunos e educadores. O evento reuniu um total de 600 pessoas e nos oportunizou refletir sobre o compromisso com a inclusão, a educação e o fortalecimento de valores humanos, temas tão essenciais nos dias atuais”, ressaltou a coordenadora do Núcleo de Acessibilidade da Ulbra, Gisele Becker.

 

Educação

Canoas suspende aulas do turno da manhã desta quarta-feira, 10, por alerta de fortes rajadas de vento e chuva intensa

Redação

Publicado

em

Canoas adia volta às aulas dos alunos da rede municipal para o dia 17 por conta do calor

A Prefeitura de Canoas suspendeu as aulas da rede municipal no turno da manhã desta quarta-feira, 10, como medida preventiva de segurança. A decisão foi tomada em razão da previsão de temporal com possibilidade de ciclone, que deve atingir a região entre terça e quarta-feira. O anuncio foi feito pelo Prefeito Airton Souza em suas redes sociais.

A medida tem como objetivo preservar a segurança de alunos, famílias, professores e demais profissionais da educação, diante do risco de chuva intensa, rajadas fortes de vento e possíveis transtornos na mobilidade urbana.

De acordo com a Administração Municipal, o monitoramento das condições meteorológicas segue de forma contínua, em conjunto com a Defesa Civil. A definição sobre o funcionamento das escolas nos demais turnos será avaliada conforme a evolução do cenário climático.

A orientação é que a população acompanhe os canais oficiais para atualizações e reforçar a importância de evitar deslocamentos desnecessários durante períodos de instabilidade severa.

Continuar a ler

Educação

Alunas de Canoas são premiadas em feira de ciências no Pará e garantem credenciamento para evento nos Estados Unidos

Redação

Publicado

em

As estudantes Caroline Grzewinski e Manuela Quevedo, do 9º ano da EMEF Prefeito Edgar Fontoura, de Canoas, conquistaram o primeiro lugar em sua categoria na XVI Mostra de Ciências e Tecnologia do Instituto Açaí, realizada em Belém do Pará. Com o resultado, as alunas receberam credenciamento para participar da Genius Olympiad, programada para junho de 2026, nos Estados Unidos.

O projeto de Caroline e Manuela é intitulado “Gêmeos: separando a ciência da crença”, realizado sob orientação da Profª Drª Evelise Ferreira Pereira. Para irem à Belém, as estudantes levantaram recursos por meio de doações e de ação entre amigos. As mães Priscila Grzewinski e Aline Mack acompanharam as estudantes na viagem.

Contando com essa, a EMEF Prefeito Edgar Fontoura recebeu oito premiações em feiras de ciências regionais e nacionais no ano de 2025. Esse resultado é fruto de um investimento continuado da escola em iniciação científica, sempre com apoio das famílias e do poder público.

Continuar a ler

Educação

Ulbra lança Ultec School graduação voltada a empreendedorismo

Redação

Publicado

em

Crédito: Marcos Nagelstein/Nagelstein Fotografias

A Ulbra anunciou, na noite de segunda-feira, 1, a criação da Ultec School, sua nova escola de graduação voltada ao empreendedorismo. O curso oferecerá bacharelados em Administração, Ciência da Computação, Comunicação Social (Marketing) e Jornalismo.

Durante a cerimônia realizada no campus Canoas, a instituição informou que haverá um aporte de até R$ 1 milhão destinado à primeira turma, para apoiar a startup considerada mais promissora ao final do curso. O investimento terá acompanhamento e suporte da universidade.

O vice-presidente da Ulbra e cofundador da Ultec School, Tárik Deus, conduziu a apresentação para um público de aproximadamente 800 pessoas, incluindo autoridades, empresários e representantes da sociedade civil. Segundo ele, o modelo da escola foi inspirado em estudos realizados em universidades como Stanford, Columbia, USC, NYU, Manhattan University, Tokyo University e Korea University, e busca aplicar metodologias ativas e projetos práticos desde o início da formação.

Tárik destacou que a concepção da Ultec School é resultado de estudos e imersões acadêmicas realizadas em algumas das principais universidades do mundo, como Stanford, Columbia, USC, NYU, Manhattan University, Tokyo University e Korea University.

“Quando observamos instituições de alto desempenho global, percebemos práticas comuns e muito claras: metodologias ativas, turmas mais enxutas, projetos reais, integração com empresas e foco na experiência concreta como motor de aprendizagem”, afirmou.

Inspirada nessas referências, a Ultec School nasce com prática imersa desde o primeiro semestre usando método Learning by Doing e Learning by Project e uma proposta baseada em quatro trilhas formativas (Hands On, Technology, Business e People Skills) que colocam o estudante como protagonista do processo. O formato busca aproximar o ensino superior das demandas reais do mercado, combinando prática intensiva, tecnologia aplicada e desenvolvimento de habilidades humanas e gerenciais.

Outro diferencial anunciado é a forte conexão com o ambiente empresarial. A escola prevê participação ativa de empresas no processo de aprendizagem e a criação de conselhos de cursos formados por profissionais de destaque nas áreas contempladas: Administração, Ciência da Computação, Comunicação Social (Marketing) e Jornalismo. Esses grupos deverão orientar rumos dos cursos, validar competências essenciais e abrir caminhos para projetos integrados com o setor produtivo.

            “É um modelo que oferece um novo caminho que a educação gaúcha pode trilhar. Um projeto acadêmico que incorpora metodologias participativas, vínculo constante com o mercado e orientação para resultados, preparando melhor os estudantes para as exigências atuais”, destacou Tárik.

O lançamento ocorreu durante o Prêmio Mérito Ulbra, evento que reconhece pessoas e instituições que contribuem para o desenvolvimento humano e social no Rio Grande do Sul. Para a instituição, o anúncio da Ultec School simboliza um passo estratégico rumo a uma formação de alta performance, conectada a práticas internacionais e alinhada às transformações que moldam o futuro do trabalho.

Ulbra lança escola de graduação inovadora focada em tecnologia, empreendedorismo e comunicação

A Ultec School, lançada pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) em 17 de novembro, é uma nova escola de graduação baseada em três pilares, Tecnologia, Empreendedorismo e Comunicação que dão nome ao projeto. Com cursos de Administração, Ciência da Computação, Jornalismo e Marketing, a Ultec aposta em um ensino prático e inovador, com turmas reduzidas, metodologias ativas, mentorias, experiências internacionais e contato direto com o mercado, além de desenvolver habilidades socioemocionais essenciais para formar líderes preparados para transformar a sociedade

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques