Animais
Ex-secretária de Canoas e dois servidores são indiciados por esquema de eutanásia irregular de animais

A Polícia Civil indiciou a ex-secretária de Bem-Estar Animal de Canoas, Paula Lopes, o marido dela, Marcelo Vieira, e a veterinária responsável técnica da pasta, Tainara Harth, por envolvimento em um suposto esquema de eutanásia de animais. A investigação aponta que os procedimentos eram realizados de forma irregular com o objetivo de reduzir custos e atingir metas da secretaria.
De acordo com o inquérito, 498 animais foram sacrificados em um período de 8 meses, número considerado
“uma matança desmedida” pela polícia.
Para efeito de comparação, em todo o ano de 2024, quando a gestão da secretaria era diferente, foram registradas 354 eutanásias, mesmo diante da alta demanda provocada pela enchente que atingiu o Rio Grande do Sul.
Paula Lopes foi indiciada por associação criminosa, maus-tratos e falsidade ideológica. Ela já havia sido exonerada do cargo. Marcelo Vieira, que não ocupava função pública, mas prestava serviços à secretaria, responderá por associação criminosa. Já Tainara Harth, veterinária terceirizada, foi indiciada por falsidade ideológica, maus-tratos e associação criminosa, e está afastada das atividades pela prefeitura.
Os três investigados vão responder aos processos em liberdade, uma vez que, segundo a Polícia Civil, não há indícios de risco de fuga.
A defesa de Paula Lopes informou que ainda não foi notificada sobre o indiciamento e que não teve acesso aos autos do inquérito. As defesas de Marcelo Vieira e Tainara Harth ainda não se manifestaram.
Animais
Canoas inicia nova edição do Programa Miau na Rua no bairro Mathias Velho

A 8ª edição do Programa Miau na Rua está sendo realizada no bairro Mathias Velho entre os dias 26 e 30 de janeiro, com castração gratuita de gatos machos. A ação ocorre no bairro Mathias Velho, na Rua Caçapava, nº 100, das 9h às 15h.
O atendimento é destinado a tutores de gatos machos com mais de 6 meses de idade. Para o procedimento, os animais devem estar em jejum de 8h, incluindo água e alimentos, e ser levados em caixa de transporte individual.
Os tutores devem apresentar documento com foto e comprovante de residência, além de permanecer no local até a liberação do animal após o atendimento. Orientações são repassadas pela equipe responsável durante o período de realização da ação.
Animais
Senador Paulo Paim participa de audiência pública em Canoas sobre causa animal

Uma audiência pública será realizada na próxima quarta-feira, 26, às 18h, na Câmara de Vereadores de Canoas, para tratar de temas relacionados à causa animal. O encontro contará com a presença do senador Paulo Paim (PT), relator da Sugestão Legislativa 10/2025, que prevê a criação do Estatuto dos Cães e Gatos.
A iniciativa do evento partiu dos vereadores Cris Moeres (PV), Emílio Neto (PT) e Gabriel Constantino (PT), que solicitaram a discussão sobre a realidade da proteção animal no município.
A atividade tem o apoio da Comissão Provisória de Defesa da Causa Animal da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, presidida pelo deputado Leonel Radde (PT), além da participação do gabinete do senador Paim.
Três pontos principais devem orientar os debates:
Estatuto dos Cães e Gatos (SUG 10/2025) – A proposta tramita na Comissão de Direitos Humanos e Participação Legislativa do Senado e tem como relator o senador Paulo Paim. A sugestão foi apresentada pelas organizações Arcanimal (Brasil), Faço Pelos Animais (Canoas) e Soama (Caxias do Sul).
Revisão das legislações estaduais – A Subcomissão Provisória de Defesa da Causa Animal da Assembleia Legislativa trabalha na atualização e consolidação das normas estaduais vigentes. A comissão é presidida pelo deputado Leonel Radde (PT) e tem como relator o deputado Airton Artus (PDT). O processo inclui consultas públicas, audiências e pesquisas online, com apoio da entidade Arcanimal.
Situação da causa animal em Canoas – O encontro também vai abordar questões recentes envolvendo o município, que tiveram grande repercussão regional e nacional.
A audiência será aberta ao público, que poderá se manifestar mediante inscrição no momento do evento.
Audiência Pública de Defesa da Causa Animal
📅 26 de novembro às 18h
📍 Câmara de Vereadores de Canoas
Endereço: Rua Ipiranga, 123 – 1º andar – Centro, Canoas
Animais
Canoas inicia nova edição do Programa Miau na Rua no bairro Rio Branco

A 7ª edição do Programa Miau na Rua está sendo realizada no bairro Rio Branco entre os dias 24 e 28 de novembro, com castração gratuita de gatos machos.
O atendimento ocorre das 8h30 às 15h na E.M.E.F. Monteiro Lobato, localizada na Rua Montenegro, 1113.
Para participar, é obrigatória a apresentação de documento de identidade, comprovante de residência e número do CadÚnico. Os animais devem ser levados em caixa de transporte e precisam cumprir jejum de 8h.
As vagas são limitadas a 30 fichas por dia.

Religião6 dias atrásCelebrações religiosas marcam o dia 2 de fevereiro em Porto Alegre e Canoas; confira programação

Segurança1 semana atrásHomem é preso após invadir residência no bairro Mathias Velho, em Canoas

Educação2 dias atrásVolta às aulas da Rede Municipal em Canoas tem nova data definida

Serviços6 dias atrásConfira quais serviços funcionarão no feriado de Nossa Senhora dos Navegantes em Canoas

Educação1 semana atrásCanoas inicia PPP para obras e manutenção em escolas de educação infantil

Cultura1 semana atrásNova Santa Rita assina contrato para aquisição de van cultural MovCEU

Meio Ambiente6 dias atrásGuarda Municipal flagra descarte irregular de lixo em área de preservação no bairro Mato Grande, em Canoas

Emprego1 semana atrásCaravana de Empregos será realizada nesta quarta-feira, 28, em Canoas, com vagas em diferentes áreas



























































