Conecte-se conosco

header-top







 

15/10/2025
 

Educação

EMEF Jacob Longoni celebra Semana da Criança com o Dia do Brega nesta quinta

Redação

Publicado

em

EMEF Jacob Longoni celebra Semana da Criança com o Dia do Brega nesta quinta

Nesta quarta-feira, 15, a EMEF Jacob Longoni realizou o Dia do Brega, em comemoração à Semana da Criança. Durante o recreio no turno da manhã, os alunos puderam dançar, ouvir música e participar de atividades integrativas entre professores e alunos.

O objetivo da ação era que todos fossem à escola com roupas coloridas, diferentes e criativas que normalmente não usariam no dia a dia.

Uma das alunas, Sofia Teixeira Soares, de 11 anos e estudante do sexto ano, inovou com uma peruca: “eu escolhi sozinha a minha roupa, peguei várias peças diferentes e escolhi também uma peruca e óculos de sol para ficar diferente”.

Já a aluna do terceiro ano, Giovana Cavalheiro, de nove anos explicou: “Eu vim com essa meia de quando eu tinha três anos, que tá até furada no dedão, mas ainda serve e é bem colorida”.

Educação

Governo do RS anuncia uniformes escolares para professores da rede estadual em 2026

Redação

Publicado

em

Em comemoração ao Dia do Professor, o governo do estado anunciou a distribuição de uniformes escolares para os professores da Rede Estadual no ano letivo de 2026, com investimento de R$ 6 milhões. É a primeira vez que o Estado oferece uniformes aos docentes, atendendo a um pedido das equipes escolares após a entrega dos uniformes aos estudantes. Além disso, o governo já havia aprovado o pagamento do 14º salário por metas alcançadas. Serão beneficiados professores, orientadores, supervisores, vice-diretores e diretores das escolas estaduais.

Continuar a ler

Educação

Alunas da EMEF Leonel Brizola apresentam trabalho sobre diques no Mathias Velho

Redação

Publicado

em

Alunas da EMEF Leonel Brizola apresentam trabalho sobre diques no Mathias Velho

O futuro da cidade também passa pelas mãos dos jovens. Na manhã desta sexta-feira (10), o dique Mathias Velho recebeu uma visita especial: estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Leonel Brizola foram até o local onde foi feita a recuperação da ruptura provocada pela enchente de 2024 para apresentar um trabalho desenvolvido na Feira de Iniciação Científica.

As alunas Verônica Eloise Soares de Souza de Asis, Ana Clara Velozo da Silva, Ana Gabriela de Melo Peña e Lívia Borges Lemos mostraram a maquete que construíram e explicaram, de forma didática, como funcionam os diques e por que são fundamentais no sistema de proteção de Canoas.

A turma de 9º ano acompanhou a apresentação, que também contou com a presença do prefeito Airton Souza, do vice-prefeito Rodrigo Busato, da secretária de Educação Beth Colombo, do secretário de Obras e Reconstrução Guido Bamberg, das vereadoras Neuza Rufatto e Larissa Rodrigues e de engenheiros da Prefeitura.

Durante a fala, Lívia destacou a importância do trabalho desenvolvido pelo grupo: “Nós consultamos 700 alunos da nossa escola e vimos que só 90 sabiam o que são os diques ou para que eles servem. Ficamos surpresas e preocupadas por ver que muita gente não sabia, mas estamos felizes porque o nosso trabalho pode ajudar e fazer a diferença.”

As palavras emocionaram as autoridades presentes. O prefeito Airton Souza reforçou que a juventude tem um papel fundamental na reconstrução da cidade:

“Vocês ilustraram muito bem a importância desse trabalho. Vamos apoiar cada esforço para que Canoas saiba das coisas boas que estão por vir. Este dique ainda vai subir mais, vamos modernizar as casas de bombas e investir muito em educação, porque só assim estaremos preparados para agarrar as oportunidades.”

O vice-prefeito Rodrigo Busato também ressaltou o orgulho em relação à apresentação:

“Cada um se emociona por um motivo. Eu me emociono como pai, e imagino o orgulho dos pais e responsáveis de vocês. Esse trabalho é um bem que fica também para as próximas gerações, porque leva conhecimento e desperta consciência.”

O secretário de Obras e Reconstrução, Guido Bamberg, ressaltou a importância de aproximar a comunidade das obras: “Ver os alunos interessados e explicando com tanta clareza mostra que a obra não é só engenharia, mas também cidadania e consciência coletiva.”

A secretária de Educação, Beth Colombo, destacou o protagonismo dos alunos: “É muito importante ver nossas alunas trazendo conhecimento para dentro da comunidade e mostrando, na prática, a função de estruturas que são vitais para a segurança da cidade. Esse é o tipo de aprendizado que transforma vidas.”

Já a vereadora Neuza Rufatto, que tem trajetória como professora e diretora, lembrou da alegria de ver meninas ocupando o espaço com liderança:

“É uma alegria enorme ver cinco meninas liderando essa ação. Canoas é uma cidade de gente guerreira, e vocês são o futuro, fazendo história com esse trabalho.”

Continuar a ler

Educação

Jovens gaúchos do Partiu Futuro Reconstrução participam de intercâmbio socioeducacional na Espanha

Redação

Publicado

em

Jovens gaúchos do Partiu Futuro Reconstrução participam de intercâmbio socioeducacional na Espanha

Faltam poucos dias para cinco jovens aprendizes do Partiu Futuro Reconstrução embarcarem em uma experiência internacional que conecta juventude e sustentabilidade. De 20 a 28 de outubro de 2025, eles participarão de um intercâmbio em Barcelona e Valência, na Espanha, levando a história de resiliência dos participantes do programa impactados pelas enchentes de 2024 no Rio Grande do Sul. O objetivo é formar novas lideranças ambientais e conhecer experiências de reconstrução social e climática.

Os selecionados são Evelin Staczak de Oliveira, Lukas Scheibler Kalkman e Nyara Victoria Prudencio Romero, de Porto Alegre, e Monica Letícia da Rosa Schmidt e Vitor Eduardo Moraes dos Santos, de Canoas. Durante a viagem, o grupo compartilhará com os jovens espanhóis histórias de superação e o compromisso de sua geração com a reconstrução do Estado, promovendo o diálogo internacional sobre sustentabilidade e ação climática. A missão também busca estreitar laços com a experiência valenciana após a tragédia causada pelo fenômeno climático DANA (Depressão Isolada em Altos Níveis, em português), que afetou a região espanhola.

Programação

Em Barcelona (20 a 23 de outubro), os jovens participarão de workshops sobre juventude, clima e cooperação, assim como da Missão Europeia de Cidades Neutras em Carbono, além de encontros institucionais com a Generalitat da Catalunha, Prefeitura de Barcelona, universidades e organizações sociais. A agenda também inclui visita à Rede de Abrigos Climáticos e ao Distrito 22@, referência em inovação social e urbana.

Em Valência (24 a 28 de outubro), o grupo visitará áreas afetadas pelo DANA e conhecerá o Plano Valenciano de Recuperação e Resiliência, com foco em políticas públicas e medidas de reconstrução. Estão previstos encontros com conselharias (órgãos públicos locais), lideranças políticas e ONGs envolvidas na recuperação social e ambiental da região.

O intercâmbio tem como objetivo articular apoio estratégico entre autoridades públicas, universidades, centros de pesquisa, organismos internacionais, sociedade civil e iniciativas de inovação social, fortalecendo a cooperação internacional na agenda de resiliência climática.

“Com o encerramento da primeira edição do programa, a Sedes celebra os resultados alcançados e o crescimento dos jovens ao longo dessa jornada transformadora. Ver nossos participantes cruzando fronteiras e levando o nome do Rio Grande do Sul ao mundo é motivo de grande orgulho e simboliza o fechamento de um ciclo de conquistas. Que essa experiência internacional inspire novos sonhos e traga aprendizados capazes de transformar vidas e comunidades”, destacou o titular da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (Sedes), Beto Fantinel.

A diretora da Demà em Barcelona, Ana Carolina Silva, ressalta que o intercâmbio representa um marco no compromisso de conectar a juventude gaúcha a experiências globais de resiliência e inovação.

“Esses cinco jovens levam para a Espanha mais do que uma vivência individual: representam a voz de toda uma geração engajada na reconstrução do Rio Grande do Sul. Eles terão a oportunidade de compartilhar histórias de superação e, ao mesmo tempo, trazer de volta aprendizados que podem inspirar novas práticas em suas comunidades”, afirma.

Sobre o Partiu Futuro Reconstrução

O Partiu Futuro é uma iniciativa do governo do Rio Grande do Sul, através da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). A promoção do intercâmbio é uma ação da entidade qualificadora Renapsi, por meio da tecnologia social Demà Aprendiz. Todas as despesas de viagem, hospedagem, alimentação, traslados e atividades serão custeadas pela instituição.

Destinado a 1.500 jovens de 14 a 22 anos em situação de vulnerabilidade social, especialmente os afetados pelas enchentes de 2024, matriculados ou egressos da rede pública de ensino e inscritos no Cadastro Único (CadÚnico), o projeto oferece formação profissional e inserção no mercado de trabalho.

A Renapsi conduz a capacitação de 750 estudantes em Porto Alegre e Canoas. Além das aulas teóricas, desenvolvem atividades práticas atuando como aprendizes, com carteira assinada, em órgãos públicos municipais e estaduais.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques