Conecte-se conosco

header-top







 

10/01/2026
 

Transporte

Justiça garante vitória à Prefeitura de Nova Santa Rita e ônibus voltam a parar na Estação Canoas da Trensurb

Redação

Publicado

em

Justiça suspende recurso da Prefeitura de Nova Santa Rita e passageiros passam a embarcar em nova parada de ônibus em Canoas

Na manhã desta terça-feira, 7, a Justiça concedeu liminar favorável à Prefeitura de Nova Santa Rita, garantindo que os ônibus da Empresa Fátima, que fazem o trajeto entre o município e a capital, possam voltar a desembarcar passageiros no paradão da Estação Canoas da Trensurb — ponto tradicional de acesso rápido e seguro para os trabalhadores.

A decisão judicial ocorreu após uma mudança determinada pela Prefeitura de Canoas na segunda-feira, 6, que havia proibido o desembarque dos ônibus de Nova Santa Rita no terminal, desrespeitando determinação da METROPLAN. O órgão metropolitano, responsável por regulamentar o transporte coletivo intermunicipal, havia emitido o Ofício nº 051/2025, na sexta-feira, 3, determinando que o terminal fosse compartilhado pela Sogal (transporte municipal de Canoas) e pela Fátima (intermunicipal de Nova Santa Rita).

Ação e decisão judicial

Sem resposta após tentar contato direto com o prefeito de Canoas, Airton de Souza, o prefeito Rodrigo Battistella acionou a Justiça ainda na segunda-feira, 6, por meio de uma Ação Civil Pública com pedido de tutela provisória de urgência.

A Vara Estadual de Ações Coletivas da Comarca de Porto Alegre reconheceu a legalidade do pleito de Nova Santa Rita e determinou que Canoas se abstenha de impedir o uso compartilhado do terminal, sob pena de multa diária de R$ 10 mil em caso de descumprimento.

O despacho judicial destacou que “a conduta do Município de Canoas, ao supostamente ignorar uma determinação do órgão gestor metropolitano, aparenta ser ilegal por usurpação de competência”.

A decisão reforça que a competência da METROPLAN para definir itinerários e pontos de parada está amparada na Lei Estadual nº 11.127/1998, e que o direito de Nova Santa Rita está “suficientemente demonstrado”.

Desembarque retomado com normalidade

Com a decisão, os passageiros de Nova Santa Rita já voltaram a desembarcar na Estação Canoas da Trensurb, retomando a rotina com conforto, segurança e praticidade. A Prefeitura de Nova Santa Rita ressaltou que continuará acompanhando o caso para garantir o cumprimento integral da decisão judicial e o respeito ao direito dos usuários do transporte público intermunicipal.

Trecho do despacho judicial:

“DEFIRO o pedido de tutela provisória de urgência, para DETERMINAR que o MUNICÍPIO DE CANOAS/RS se abstenha de imediato de praticar quaisquer atos que impeçam ou dificultem o uso compartilhado do Terminal Metropolitano de parada situado na Estação Canoas/RS pelas empresas de transporte público, em estrita conformidade com o Ofício nº 051/2025 da METROPLAN. Para o caso de descumprimento desta decisão, fixo multa diária no valor de R$ 10.000,00 (dez mil reais).”

Transporte

Sogal anuncia programação especial do transporte coletivo neste fim de ano

Redação

Publicado

em

A Sogal divulgou o funcionamento do transporte coletivo durante o período de final de ano, com programação especial. A operação prevê adequações nos horários das linhas, conforme a demanda registrada neste intervalo.

De acordo com a empresa, alguns dias terão operação com horários equivalentes aos de domingo, enquanto outros contarão com tabela de sábado, com reforço em determinadas linhas.

No início de janeiro, o transporte coletivo operará no dia 1º de janeiro com horários de domingo, em 2 de janeiro, com horários de sábado com reforços, no dia 3 de janeiro com horários de sábado, e em 4 de janeiro, com horários de domingo.

A Sogal também informou que, neste ano, não haverá redução de horários durante o período de verão. Os usuários podem consultar os horários completos e planejar seus trajetos por meio do site oficial da concessionária.

Continuar a ler

Transporte

Trensurb divulga horários e atendimento especial para o período de festas de fim de ano

Redação

Publicado

em

Feriado de 20 de Setembro marcou a retomada da operação da Trensurb em Porto Alegre

A Trensurb informa à população os horários e intervalos de operação para o período de Natal e Ano-Novo. Nos feriados de 25 de dezembro e 1º de janeiro, os trens circularão conforme a tabela de domingos e feriados, com intervalos de 20 a 22 minutos entre as viagens.

Nos demais dias do período, incluindo 24, 26 e 31 de dezembro, bem como 2 de janeiro, o metrô funcionará normalmente, seguindo os horários regulares de cada dia. Para consultar as tabelas completas, acesse: gov.br/trensurb/pt-br/servicos/linha-metroviaria/horarios.

Atendimento do quiosque do SIM em Canoas

O quiosque do SIM – Sistema Integrado Metropolitano, localizado na Estação Canoas, terá funcionamento diferenciado durante o período de festas. No local, é possível realizar o cadastramento para a confecção do cartão de passagem antecipada e do cartão de isenção para idosos com 65 anos ou mais.

O quiosque, que normalmente atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, terá horários especiais: funcionará das 8h às 12h na véspera do Natal (24) e permanecerá fechado de 25 a 28 de dezembro. Retorna ao horário normal nos dias 29 e 30, e fecha novamente de 31 de dezembro a 4 de janeiro.

Continuar a ler

Transporte

Passe Livre em Canoas é prorrogado até fevereiro de 2026

Redação

Publicado

em

A Prefeitura de Canoas anunciou, nesta segunda-feira, 22, a prorrogação do Passe Livre no transporte coletivo do município até 28 de fevereiro de 2026. A medida foi oficializada por meio do Decreto nº 402. Anteriormente, a gratuidade estava prevista até 31 de dezembro deste ano.

Segundo o prefeito Airton Souza, a decisão considera o transporte público como um serviço essencial.

“Decidimos ampliar o período do Passe Livre. A gratuidade na passagem trouxe mais mobilidade urbana e auxilia na retomada econômica e social dos canoenses após a enchente de 2024”, afirmou.

Implantado em 2024, o programa já contabiliza mais de 14,5 milhões de passageiros transportados entre janeiro e novembro de 2025. Somente no mês de novembro, cerca de 1,5 milhão de usuários utilizaram o sistema de transporte coletivo de forma gratuita. Canoas é atualmente a maior cidade do Brasil, em número de habitantes, a oferecer transporte público gratuito.

O secretário de Mobilidade Urbana, Thiago Moyses, destacou a importância da continuidade da política pública.

“A tarifa zero garante o acesso a outros direitos da população, como saúde, educação e trabalho, além de movimentar o comércio. Sem a gratuidade, o custo seria alto para o usuário. Ao economizar na passagem, sobra recurso para outras despesas no fim do mês”, declarou.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques