Cultura
Conheça a programação do 3º Festival de Cinema de Canoas

Dentro de pouco mais de uma semana e meia, Canoas volta a ser o ponto de encontro para os amantes do cinema com a realização do 3º Festival de Cinema de Canoas (FECIC).
O evento acontece de 25 a 28 de setembro, no Teatro do SESC Canoas, e a programação completa — disponível no final deste release — já está definida. Serão quatro dias de atividades, com exibição de curtas-metragens em competição, além de debates, encontros, bate-papos e diversas atividades formativas.
Totalmente gratuita e aberta ao público, esta edição do FECIC reúne produções criadas por estudantes de toda a rede de ensino – pública, municipal, estadual, federal e privada – das cidades de Canoas e Nova Santa Rita; além de obras dirigidas por realizadores de Canoas e de todo o Rio Grande do Sul e a Categoria Universitária, grande novidade deste ano, sendo exclusiva para estudantes de graduação e pós-graduação de todo o estado.
Já os homenageados deste ano, que têm papel fundamental na valorização da cultura e do audiovisual, incluem o SESC Canoas, pelos seus 10 anos de atuação cultural; Alice Urbim, jornalista e produtora; Gilberto Perin, cineasta e Marcos Breda, ator com carreira consolidada no teatro, cinema e televisão.
A cerimônia de premiação será realizada no domingo, 28 de setembro, a partir das 19h30, com transmissão ao vivo pela TV Minuano (canal 525 da Claro).
Evento conta com diversas atividades formativas
Um dos pontos altos da terceira edição do Festival de Cinema de Canoas são as diversas atividades formativas, que serão realizadas diariamente das 9h às 11h, na Casa de Artes Villa Mimosa (Av. Guilherme Schell, 6270 – Centro), em Canoas.
Os interessados, terão a oportunidade de participar de oficinas, workshops, bate-papos e encontros sobre temas como direção cinematográfica, cineclubismo, cinema negro, maquiagem de efeitos especiais e as relações entre cinema e literatura. Todas essas atividades também são gratuitas e abertas ao público.
Confira a programação completa do 3º FECIC:
25 de setembro (quinta-feira)
9h às 11h: Oficina “Direção Cinematográfica e Cineclubismo”, com Luiz Alberto Cassol
Local: Casa das Artes Villa Mimosa (Avenida Guilherme Schell, nº 6270, centro, Canoas)
15h às 17h: Encontro Cinema e Meio Ambiente com exibição do curta-metragem “Prazer, mato do Júlio” (19’), de Romir Oliveira e Ulisses da Motta.
*Após a exibição, será feito um debate sobre o filme e sobre questões ambientais entre os convidados.
Local: Casa das Artes Villa Mimosa (Avenida Guilherme Schell, nº 6270, centro, Canoas)
14h15 às 17h30: Exibição de curtas-metragens da Mostra Competitiva da Categoria Estudantil, no Teatro SESC Canoas:
- A Carteira (8’27”) | IFRS – Campus Canoas (2024)
- Pequenos Relatos: Fernando Quiroga (8’34”) | EMEF Prefeito Edgar Fontoura (2024)
- A Cápsula do Tempo (15’) | EEEM Bento Gonçalves (2025)
- A Arte De Ser Livre (3’43”) | EMEF Prefeito Edgar Fontoura (2024)
- Influência Da Psicologia Das Cores Nas Produções Do Studio Ghibli (8’)| EEEB Santa Rita (2025)
- Querida Irmã (19’) | IPUC (2024)
- Racismo (4’) | Documentário Livre (2024)
- A Carteira (7’30”) | IFRS – Campus Canoas (2024)
- As Minas E Os Karas em: A Droga Da Obediência E Outros Mistérios (12’35”) | EMEF Pernambuco (2025)
- Vazios Despertos (9’36”) | EMEF Monteiro Lobato (2025)
- A Igreja do Diabo (10’) | IFRS – Campus Canoas (2023)
16h30: Debate com realizadores da Mostra Competitiva da Categoria Estudantil. Mediação: Angelo Sergio
19h: Abertura oficial do 3º Festival de Cinema de Canoas, com apresentação artística de Luciano Wieser do Grupo “De Pernas Para o Ar”; homenagem ao SESC Canoas pelos 10 anos de atuação cultural e exibição do filme “1940 – CICS Canoas: A Origem”, de Andrei Fialho.
*Exibição dos curtas-metragens da Mostra Competitiva da Categoria Municipal:
- Enquanto a Partida Durar (19’) | Léo Moura (2025)
- Memórias Enferrujadas – Costuras do Tempo (15’) | Tayhú Durigon Wieser (2025)
- Diz o nome (24’) | Anne Plein, Lau Graef e Mirela Kruel (2024)
26 de setembro (sexta-feira)
9h às 11h: Palestra “O Cinema Negro como forma de comunicação”, com Ellen Corrêa
Local: Casa das Artes Villa Mimosa (Avenida Guilherme Schell, nº 6270, centro, Canoas)
14h às 17h30: Exibição de curtas-metragens da Mostra Competitiva da Categoria Universitária, no Teatro SESC Canoas:
- Posso Contar Nos Dedos (12’) | UFPEL (2024)
- A Balada de um Artista em Extinção (14’) | UNISC (2024)
- Ternura (2’45”)| UFPEL (2025)
- Porto Macabra (15’) | PUCRS (2025)
- Prato Principal (8’)| UniRitter (2025)
- Minha Querida Bruxinha (9’) | UFPEL (2025)
15h20: Exibição de curtas-metragens das Mostras Competitivas das Categorias Estadual e Municipal, no Teatro SESC Canoas:
- Enfim S.O.S (6’)| Zaracla (2025) | Categoria Estadual
- Diários de um Slasher Canoense (20’) | Felipe Iesbick (2025) | Categoria Municipal
- A casa da vó (21’) | Luiz Levandovski (2024) | Categoria Estadual
- Meu Nome É Jorge (20’)| Rafa Ferretti (2024) | Categoria Estadual
16h30: Debate com realizadores das Mostras Competitivas das Categorias Municipal e Estadual. Mediação: Paulo Casa Nova.
19h às 23h: Exibição de curtas-metragens das Mostras Competitivas das Categorias Municipal e Estadual, no Teatro SESC Canoas:
- Eu te escuto (25’) | Rodrigo Teixeira (2025) | Categoria Estadual
- O Último Trem (20’) | Boca Migotto (2025) | Categoria Estadual
- Igni – Lembranças do fogo (12’) | Rodrigo Fraga (2024) | Categoria Estadual
- Gambá (15’) | Maciel Fischer (2025) | Categoria Estadual
- Gosto Estranho (3’) | Wender Zanon (2025) | Categoria Municipal
- Todos os Bebês Nascem Pelados Em Cachoeira do Sul (9’)| Thiago Beckenkamp e Eduarda Rodrigues (2025) | Categoria Estadual
- Hoje é Teu (15’) | Luiz Alberto Cassol (2025) | Categoria Estadual
22h: Debate com realizadores das Mostras Competitivas das Categorias Municipal e Estadual. Mediação: Paulo Casa Nova.
27 de setembro (sábado)
9h às 11h: Workshop “Histórias Estranhas – Efeitos Especiais em maquiagem no cinema”, com Ricardo Ghiorzi
Local: Casa das Artes Villa Mimosa (Avenida Guilherme Schell, nº 6270, centro, Canoas)
14h às 18h45: Exibição de curtas-metragens da Mostra Competitiva da Categoria Universitária, no Teatro SESC Canoas:
- Submersa (14’) | Unisinos (2024) | Laura Viegas
- Desperta (2’) | Unisinos (2024) | Laura Becker
- Carcarás (13’) | PUCRS (2024) | Gabriello Alvarez
- Espaço de Transição (5’) | UFPEL (2025) | Bruno Ramos Martins
- Confio (18’) | Universidade Feevale (2024) | Giovanna Plentz
- Ça me va (7’) | FSG (2025) | Wellington Lucas Rocha de Souza
- Ervilhas (6’) | UCS (2025) | Catherine Pires Pedroni
15h15: Exibição de curtas-metragens da Mostra Competitiva das Categorias Estadual e Municipal, no Teatro SESC Canoas:
- O Correspondente (17’) | Thali Bartikoski e Bruno Barcelos (2024) | Categoria Estadual
- Para onde foram os dragões? (7’) | Mirela Kruel (2025) |Categoria Estadual
- Dois Batuqueiros (19’) | Claudinho Pereira e Carlos Caramez (2024) | Categoria Estadual
- O Pente (3’) | Alisson Affonso (2025) | Categoria Estadual
- História de Pescador (6’)| Edison Rodrigues e Renato Winckiewicz (2025) | Categoria Estadual
- Canoas, um poema (6’) | Léo Moura (2024) | Categoria Municipal
16h30: Debate com realizadores da Mostra Competitiva da Categoria Estadual. Mediação: Rodrigo de Oliveira.
17h às 18h45: Sessão especial de estreia do “Um filme de BR”, de Wender Zanon.
19h: Homenagens à Gilberto Perin e Alice Urbim.
19h30: Exibição do filme convidado “Roma Guaporé”, de Gilberto Perin.
19h45: Exibição de curtas-metragens da Mostra Competitiva da Categoria Estadual, no Teatro SESC Canoas:
- A Invenção (14’) | André Arteche (2025)
- Cardo (20’) | Allan Riggs e Guilherme Suman (2025)
- A Biblioteca de Jorge Furtado (13’) | Glênio Póvoas e Luiz Alberto Cassol (2025)
- F.M (20’) | Cassiano G. Zanella (2024)
21h30: Debate com realizadores da Mostra Competitiva da Categoria Estadual. Mediação: Rodrigo de Oliveira.
28 de setembro (domingo)
16h: Bate-papo “Cinema e Literatura”, com André Arteche e Marcos Breda
17h: Mostra “Memória Metropolitano RS – Ecossistema Audiovisual”, com exibição das obras “Cinema Gaúcho dos Anos 20”, de Antônio Jesus Pfeil e “Sargento Garcia”, de Tutti Gregianin.
19h30: Cerimônia de Premiação do 3º Festival de Cinema de Canoas, com transmissão ao vivo pela TV Minuano (canal 525 da Claro). Nesta noite acontece ainda a homenagem ao ator Marcos Breda; apresentação artística com Andressa Matos e Associação Canoas Coletivo de Dança; intervenção artística “Momento Manifesto”, com Pingo Borel, Edu Nascimento, Jonatan Borges, Angelo Sergio e Rainha Ju.
3º Festival de Cinema de Canoas
De 25 a 28 de setembro de 2025, Canoas/RS
Site: https://
Instagram: @festivaldecinemadecanoas
Entrada gratuita
O 3º Festival de Cinema de Canoas é um projeto financiado com recursos federais da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022), através do IECINE, Secretaria do Estado da Cultura do Rio Grande do Sul e Ministério da Cultura. Uma realização da Prosa Filmes com apoio do SESC Canoas e Metropolitano RS – Ecossistema Audiovisual, e parceria especial da Locall – Cinema e Televisão. Gestão cultural e produção executiva da Imago Produtora.
Cultura
Semana da Dança de Canoas movimenta a cidade com programação gratuita a partir de 21 de abril

A dança vai tomar conta de Canoas mais uma vez. A 14ª Semana da Dança acontece entre os dias 21 e 29 de abril, com uma programação espalhada por diferentes pontos da cidade e atividades totalmente gratuitas.
Com o tema “Do que é feita a tua dança?”, o evento reúne apresentações, oficinas e ações formativas que ocupam espaços como o Teatro do Sesc, o Canoas Shopping, estações da Trensurb e o Parque Getúlio Vargas, além de praças e áreas centrais.
A abertura está marcada para a tarde do feriado de 21 de abril, no anfiteatro do parque, com apresentações de grupos locais de diferentes estilos. No dia seguinte, 22 de abril, a dança invade as estações da Trensurb em três horários, às 7h, 12h e 18h. Os grupos se apresentam de forma itinerante, passando por estações como Canoas/La Salle, Fátima e Niterói, ampliando o alcance do público ao longo do trajeto.
No dia 23, ao meio-dia, as apresentações acontecem na Praça da Emancipação, reunindo estilos como ballet, jazz, danças urbanas, flamenco e outras linguagens. À noite, a programação segue no Teatro do Sesc, com mostras também na sexta-feira. Os ingressos são limitados e devem ser retirados antecipadamente.
O evento ainda conta com a Mostra de Dança Infantil no dia 26, voltada para crianças de 4 a 12 anos, e a Mostra Estudantil e de Projetos Sociais no dia 27, com grupos de escolas e instituições da cidade.
As atividades formativas começam antes mesmo da abertura oficial, com uma residência artística entre os dias 17 e 19 de abril, ministrada pela artista Soraya Portela. As oficinas seguem no fim de semana dos dias 25 e 26, com temas que vão desde iluminação cênica até práticas de improvisação, danças urbanas e orientais. Todas acontecem na Antiga Estação de Trem, na Avenida Victor Barreto, e exigem inscrição prévia.
Entre os destaques desta edição está a participação do coletivo Abre Corpo, de Caxias do Sul, que apresenta a performance “Corpo Samba – Oficena” no dia 28, no Calçadão de Canoas. A proposta mistura apresentação e interação com o público, explorando o samba como expressão corporal e cultural.
O encerramento será no dia 29 de abril, Dia Internacional da Dança, com uma celebração no Teatro do Sesc reunindo grupos profissionais da cidade e artistas convidados. A noite também marca a participação da Associação Canoas Coletivo de Dança na direção artística.
Realizada pelo Colegiado da Dança de Canoas em parceria com o Sesc, a Semana da Dança chega aos 14 anos com expectativa de superar os números da edição anterior, que reuniu 49 grupos e mais de 400 bailarinos, com público superior a 2 mil pessoas.
Toda a programação é gratuita. Mais informações estão disponíveis nas redes sociais do Colegiado de Dança de Canoas (@colegiadodancacanoas).
Programação
Workshop residência
Sexta-feira, 17 de abril, 18h às 22h Sábado, 18 de abril, 9h às 13h e 14h às 18h Domingo, 19 de abril, 9h às 13h e 14h às 18h Local: Antiga Estação de Trem
Programação
Workshop Residência
17 de abril (sexta-feira)
18h às 22h
18 de abril (sábado)
9h às 13h e 14h às 18h
19 de abril (domingo)
9h às 13h e 14h às 18h
Local: Antiga Estação de Trem
21 de abril (terça-feira)
15h – Abertura oficial
15h15 – Mostra de Dança
Local: Anfiteatro do Parque Getúlio Vargas
Em caso de chuva: Canoas Shopping
22 de abril (quarta-feira)
7h – Mostra de Dança na Trensurb
12h – Mostra de Dança na Trensurb
18h – Mostra de Dança na Trensurb
23 de abril (quinta-feira)
12h – Mostra de Dança na Praça da Emancipação
Em caso de chuva: atividade em local fechado
19h30 – Mostra de Dança no Teatro do Sesc
24 de abril (sexta-feira)
19h30 – Mostra de Dança no Teatro do Sesc
25 de abril (sábado)
10h – Oficina de Iluminação Cênica com Maurício Rosa
Local: Antiga Estação de Trem
13h – Mostra de Dança no Canoas Shopping
18h – Mostra de Dança no Canoas Shopping
26 de abril (domingo)
10h – Oficina com Everton Somber
12h – Oficina com Camila Vergara
14h – Oficina com Ana Aziza
Local: Antiga Estação de Trem
17h – Mostra Infantil de Dança
Local: Teatro do Sesc
27 de abril (segunda-feira)
15h – Mostra Estudantil e de Projetos Sociais
19h30 – Mostra Estudantil e de Projetos Sociais
Local: Teatro do Sesc
28 de abril (terça-feira)
12h20 – Performance “Corpo Samba – Oficena”
Local: Calçadão de Canoas
29 de abril (quarta-feira)
19h30 – Celebração de Encerramento
Local: Teatro do Sesc
Endereços: Antiga Estação de Trem de Canoas (Av. Victor Barreto, 2301 – Centro, Canoas – RS, 92310-000) Anfiteatro do Parque Getúlio Vargas (Av. Dr. Sezefredo Azambuja Vieira, 700 – Mal. Rondon, Canoas – RS, 92020-030) Praça da Emancipação (R. Quinze de Janeiro, 848-892 – Centro, Canoas – RS, 92310-000) Teatro do Sesc (Av. Guilherme Schell, 5340 – Centro, Canoas – RS, 92310-022) Canoas Shopping (Av. Guilherme Schell, 6750 – Centro, Canoas – RS, 92310-564)
Cultura
Canoas recebe evento com ingresso solidário para arrecadação de alimentos a instituições sociais

Canoas recebe neste sábado, 11, a Feijoada de Jorge, evento que prevê arrecadação de alimentos para instituições sociais do município. A programação ocorre das 14h às 23h, no Multiplan Hall do ParkShopping Canoas, no bairro Marechal Rondon.
A iniciativa conta com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social. Os ingressos estão disponíveis nas modalidades pista e VIP e incluem a doação de 1kg de alimento não perecível, que será destinado à Associação Pestalozzi de Canoas e à ONG Chimarrão da Amizade.
Segundo o secretário de Assistência Social, Denis Konrad, a proposta alia entretenimento e solidariedade.
“Receber um evento deste porte em nosso município e, ao mesmo tempo, garantir doações para duas instituições que realizam um trabalho de excelência reforça que estamos no caminho certo”, afirmou.
A programação reúne música e gastronomia, com apresentação principal do sambista Jorge Aragão. Também estão confirmadas atrações como Marquinhos Sensação e o grupo Entre Elas.
De acordo com a produtora responsável pelo evento, Paloma Manica, a proposta é reunir público em torno da música e da ação solidária.
“A Feijoada de Jorge busca oferecer uma experiência completa, com conexão, alegria e pertencimento, reunindo nomes como Jorge Aragão, Marquinhos Sensação e Entre Elas, além de promover o ingresso solidário, que transforma o evento em apoio concreto à comunidade por meio da arrecadação de alimentos para entidades locais”, disse.
A ONG Chimarrão da Amizade atende pessoas com deficiência intelectual, transtornos do desenvolvimento e dificuldades de aprendizagem, além de oferecer suporte às famílias e ações de inclusão social. Já a Associação Pestalozzi de Canoas atua na garantia e defesa dos direitos das pessoas com deficiência intelectual, sendo referência histórica na área.
Cultura
Carnaval de Canoas reúne cerca de 2,5 mil pessoas no Parque Eduardo Gomes

A noite do último sábado, 28, reuniu público e escolas de samba no Parque Eduardo Gomes, durante a retomada do Carnaval de Canoas. Cerca de 2,5 mil pessoas acompanharam o desfile, que marcou o retorno das apresentações no município em formato não competitivo.
A programação começou às 20h, com a proposta de integrar as entidades e celebrar a volta dos desfiles para a população. A iniciativa foi promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, em parceria com a Secretaria Estadual de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos.
Os desfiles tiveram início às 21h e contaram com a participação de famílias e crianças. O espaço contou com estrutura organizada, incluindo segurança, estacionamento e opções de alimentação, proporcionando um ambiente de confraternização entre os presentes.
Sete escolas de samba participaram da retomada. Abriram o desfile Os Soares, seguidos por Unidos da Guajuviras e Império da Matias. Na sequência, passaram pela avenida Tradição de Niterói, Aquarela do Samba, Nenê da Harmonia e Rosa Dourada.
O secretário municipal de Cultura e Turismo, Caio Flávio Santos, destacou a importância do resgate da cultura no município de Canoas e o momento de alegria para os simpatizantes do Carnaval.
“Estou muito feliz com a entrega do nosso trabalho. Ver, no rosto de cada um, a felicidade de participar deste momento de retorno é gratificante. É um momento importante de retomada, que valoriza o trabalho e a dedicação de cada escola que aqui participou”, afirmou.
Após o término do desfile, Paula Veronica Zylbersztejn, porta-bandeira da escola Unidos da Guajuviras, afirmou:
“Nosso Carnaval, em qualquer lugar que estejamos, é resistência. Reforçarmos o nosso trabalho e oferecemos mais alegria à população.”
O coreógrafo Wesley Soares, da escola Império da Mathias, destacou:
“Fui criado no meio do Carnaval e honro minhas raízes. Hoje foi um recomeço e estamos felizes com esta oportunidade.”
Muito emocionada, Idelci da Silva César, da escola Tradição de Niterói, declarou:
“Amo o Carnaval. Tive um AVC há quatro anos e, mesmo assim, voltar à avenida foi uma emoção enorme. No ano que vem, estarei aqui novamente com a minha família.”

Política4 dias atrásCachoeirinha terá nova eleição no próximo domingo após cassação de prefeito e vice
Educação4 dias atrásProfissionais da rede municipal de Educação de Canoas aprovam paralisação na próxima terça-feira, 14

Clima1 semana atrásCiclone extratropical e frente fria provocam temporais no RS, SC e Paraná nesta semana
Policial1 semana atrásDuas pessoas morrem após perseguição policial com troca de tiros em Canoas
Transporte1 dia atrásTrensurb amplia operação emergencial com trens e ônibus após interrupção na linha

Inclusão4 dias atrásExposição reúne obras de crianças autistas em Canoas neste domingo

Saúde4 dias atrásCasos graves de influenza quase dobram no Brasil em comparação a 2025

Feminicídio7 dias atrásRS registra 26º feminicídio em 2026 após mulher ser morta pelo companheiro em Novo Hamburgo























































