Tecnologia
Canoas participa do Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes da Região Metropolitana

Canoas foi destaque no Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes da Região Metropolitana de Porto Alegre, que aconteceu na última quinta-feira, 4, em Gravataí. A Unidade de Tecnologia e Inovação da Secretaria Municipal de Educação (SME) apresentou o processo de transformação digital da rede de ensino, com investimentos em infraestrutura, formação docente e projetos inovadores que aproximam a educação canoense das competências do futuro.
De acordo com a equipe da Unidade, a estratégia implementada no município vai além da entrega de equipamentos, priorizando a criação de uma cultura de inovação que já se reflete em maior engajamento de estudantes e professores.
Os pilares da transformação digital de Canoas são tecnologia em sala de aula, com distribuição de Chromebooks e instalação de telas interativas em 100% das salas, a valorização docente, com incentivo para aquisição de notebooks e programa robusto de formação continuada e a inovação na comunidade, com projetos como a Carreta Digital, que leva o aprendizado tecnológico diretamente para os bairros.
A participação de Canoas se deu no painel sobre Educação Inovadora. O Fórum é promovido pela Rede Cidade Digital (RCD), em parceria com a Prefeitura de Gravataí, e conta com apoio da Granpal e da Acostadoce. A programação reúne prefeitos, gestores, especialistas e empresas de tecnologia para debater soluções aplicadas à gestão pública em áreas como educação, saúde e segurança.
Educação
Sistema de reconhecimento facial é lançado nas escolas municipais de Canoas

Nesta terça-feira, 5, foi lançado oficialmente o sistema de reconhecimento facial faceSchool, implementado nas escolas municipais de Ensino Fundamental de Canoas. A nova tecnologia tem como objetivo principal garantir mais segurança para a comunidade escolar, além de promover economia, melhorar o controle de frequência dos alunos e aproximar ainda mais a relação entre escola e famílias. A cerimônia de inauguração ocorreu, de forma simbólica, na EMEF Arthur Oscar Jochims.
Apresentado em maio para diretores da rede municipal, o sistema funciona por meio de equipamentos instalados nas escolas. Ao chegar ou sair da unidade, o aluno se posiciona diante do leitor facial por alguns segundos, e sua presença é registrada automaticamente. Os pais e responsáveis recebem uma notificação em tempo real por meio de um aplicativo integrado, que também fornece indicadores de frequência para professores e gestores.
Com a automatização do processo de chamada, a tecnologia permitirá à gestão escolar saber, em tempo real, quem está ou não presente, colaborando inclusive para o planejamento adequado da alimentação escolar. Além disso, o sistema será uma ferramenta importante para identificar precocemente casos de risco de evasão escolar e para facilitar a comunicação entre escola e famílias.
O prefeito Airton Souza, presente no ato de inauguração, explicou que a iniciativa representa um avanço importante para a segurança e a qualidade da educação:
“Estamos inaugurando o faceSchool, um sistema que permite aos pais saberem onde seus filhos estão e acompanhar a frequência escolar. É uma medida importante para garantir a segurança das nossas crianças. Pelo aplicativo, será possível visualizar, por exemplo, que a turma 8A tem 30 alunos e hoje quatro faltaram. Todo esse monitoramento estará na palma da mão, facilitando o controle da presença dos estudantes e contribuindo para melhorar a qualidade do ensino.”
O evento de lançamento também contou com a presença do vice-prefeito Rodrigo Busato, que reforçou:
“Essa tecnologia traz tranquilidade para os pais, segurança para os alunos, economia para Canoas e marca mais um avanço importante para a educação da nossa cidade. Quem é pai, mãe ou responsável vai ter mais segurança ao saber que seu filho chegou bem na escola. É a inovação chegando mais uma vez para transformar a educação.”
A secretária de Educação, Beth Colombo, acrescentou que o sistema também traz melhorias operacionais dentro das unidades escolares:
“O faceSchool é uma solução moderna para controle de frequência escolar, que mostra nosso compromisso com o futuro da educação. Os dados gerados vão ajudar, por exemplo, a cozinheira a saber quantas refeições deve preparar, evitando desperdício. Além disso, a direção poderá identificar mais cedo os alunos com risco de evasão e conversar com as famílias para entender e resolver o que estiver acontecendo.”
Tecnologia
Florianópolis sediará etapa do AI Summit Brasil 2025, um dos maiores eventos de Inteligência Artificial da América Latina

Florianópolis se prepara para receber uma etapa do AI Summit Brasil 2025, considerado um dos maiores eventos sobre inteligência artificial (IA) da América Latina. O encontro acontecerá nos próximos dias 29 e 30 de maio no Passeio Sapiens.
Pela primeira vez na capital catarinense, o AI Summit Brasil 2025 tem a missão de reunir especialistas em tecnologia para impulsionar e promover o desenvolvimento ético e inovador da IA.
A etapa de Florianópolis contará com a participação de lideranças locais e nacionais. O embaixador desta edição, Moacir Marafon, vice-presidente de Talentos da ACATE, será um dos painelistas da abertura do evento. Ele estará ao lado de Eduardo Vieira, diretor-presidente do Sapiens Parque, e Jorge Muzy, chairman do Instituto Valor e organizador do evento.
O gaúcho Juan Pablo Boeira, PhD em Inovação e IA e vice-presidente de IA da Abstrato Inovação & Tecnologia, é um dos destaques desta programação falando sobre transformação digital. Ele e Jorge Muzy são os entrevistados do especial do Canoas Podcast sobre IA que será lançado nos próximos dias.
A programação do AI Summit Brasil 2025 em Florianópolis abrangerá uma série de temas relevantes para o presente e o futuro da inteligência artificial, incluindo:
– Futuro da IA
– IA na Educação e IA Responsável
– Visão Computacional
– Empreendedores Brasileiros
– Mulheres na IA
– Transformação Digital
– IA no Processo de Inovação
– Computação Quântica
Além de Florianópolis, o AI Summit Brasil 2025 terá etapas em outras cidades brasileiras: Belo Horizonte, no mês de junho, e São Paulo, em setembro. Cada uma das edições também terá transmissão online.
Para saber mais sobre a programação completa e adquirir ingressos para o AI Summit Brasil 2025, o público pode acessar as informações disponibilizadas pelo evento neste link https://aisummit.org.br/.
Tecnologia
Carreta Digital capacita estudantes na área tecnológica em Canoas

Segundo Jairo Jorge, não foi por acaso que a David Canabarro foi escolhida para o lançamento.
“É um momento de reconstrução de Canoas depois da enchente. Essa escola é símbolo, pois foi muito atingida pela catástrofe. Vamos oferecer 120 vagas por semana nos cursos gratuitos, abertos à comunidade”, reforçou. Ele acrescentou que o mercado de trabalho e a tecnologia avançam muito, sendo importante a preparação para novos desafios. “
Não podemos ficar com o olhar de 50 anos atrás. Precisamos nos preparar para algo que ainda é desconhecido, através da busca de conhecimento para o uso das novas tecnologias”, destacou, ressaltando que “os estudantes de hoje serão os líderes das nossas cidades no amanhã”.
O diretor-presidente da CanoasTec, Rogério Alves, reiterou a importância da ação, que visa aproximar os estudantes dos meios digitais, além de prepará-los para o mercado de trabalho.
“Nos sentimos muito gratificados de proporcionar a vinda da Carreta Digital para Canoas, especialmente num momento de reconstrução da cidade após a enchente de maio, pois irá proporcionar que os jovens aprendam a consertar celulares, computadores de alto desempenho e robótica. É uma grande oportunidade deles serem iniciados em uma profissão, preparando-os para atuar em áreas de tecnologia e serviços”, relembrou.
Para ele, a Carreta Digital é um ação de responsabilidade social da CanoasTec, que não está mais focada apenas em atender à Prefeitura, mas à população.
Os cursos
Os cursos de manutenção de celular, montagem e configuração de PC Gamer (computador de alto desempenho) e robótica têm carga horária de dez horas de aulas práticas presenciais e 20 horas de aulas online. As atividades são gratuitas. As inscrições para os cursos poderão ser feitas acessando o link.
Elas são destinadas para estudantes a partir dos 13 anos. São 120 vagas por semana, distribuídas nos três cursos, com preferência aos alunos da rede municipal de ensino matriculados do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental.
Carreta Digital
A Carreta Digital é uma iniciativa do Ministério das Comunicações, que visa promover a inclusão digital e a capacitação profissionalizante itinerante de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
O projeto utiliza um ambiente físico real e imersivo, conhecido como Espaço Maker, montado dentro de um caminhão equipado com materiais de alta tecnologia, em que os alunos podem explorar de maneira prática.
- Geral1 semana atrás
Canoas receberá nova fábrica do Grupo InBetta como parte de investimento de R$ 405 milhões na Região Metropolitana
- Trânsito1 semana atrás
Viaduto da Metrovel terá alterações no trânsito no final de semana; confira
- Estado1 semana atrás
Rio Grande do Sul registra 76 mil novas vagas formais até julho de 2025
- Comércio1 semana atrás
Campanha Ganha-Ganha Canoas visa movimentar o comércio em setembro
- Geral1 semana atrás
Resíduos são transformados em autorretratos que revelam expectativas de participantes do curso de Pintor Industrial no IFRS-Campus Canoas
- Geral1 semana atrás
Canoas visita a Federação Nacional das Apaes em Brasília
- Eventos1 semana atrás
Gincana Inclusiva promove diversão e integração na 28ª Semana da Pessoa com Deficiência em Canoas
- Educação1 semana atrás
XII Congresso de Educação Infantil de Canoas destacou a importância do protagonismo infantil