Conecte-se conosco

header-top







 

06/08/2025
 

Eventos

Expointer 2025 tem aumento de 47,69% na inscrição de animais de argola

Redação

Publicado

em

Expointer 2025 tem aumento de 47,69% na inscrição de animais de argola

A 48ª Expointer está com as inscrições encerradas para os animais de argola, que vão a julgamento. Nesta edição, 5.107 animais participarão da feira, que ocorre de 30 de agosto a 7 de setembro no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Trata-se do maior número de animais nos últimos 12 anos no evento.

O acréscimo de 47,69% no número de inscritos em relação à edição de 2024 se deve, principalmente, ao retorno das aves e dos pássaros à exposição, que não puderam participar nos últimos anos por causa das emergências zoossanitárias de gripe aviária e doença de Newcastle.

“No entanto, se desconsiderarmos as aves e os pássaros, o aumento geral também foi significativo, de 21% em relação ao ano passado. É uma demonstração da confiança que os produtores e os criadores depositam na Expointer”, destaca o comissário-geral da feira, Pablo Charão.

Animais de todos os Estados estarão na feira

O aumento no número de inscritos foi verificado em praticamente todos os segmentos, com destaque para os ovinos, que somam 997 exemplares.

“Um ponto a destacar no incremento da participação dos bovinos é o reconhecimento do Brasil como área livre de febre aftosa sem vacinação. Isso permite que animais de todos os Estados possam participar da Expointer”, conta o comissário-geral. Dos 1.381 bovinos confirmados para a edição deste ano, 260 exemplares são de fora do Estado.

Entre os equinos, os pôneis mais que dobraram a participação, com 217 exemplares inscritos. “Vamos ter uma exposição nacional de pôneis dentro da Expointer. O programa teve que incluir mais um dia de julgamento – serão três, no total – porque são muitos animais”, explica Charão.

Estreias e retornos

A Expointer deste ano terá a estreia de duas raças: a Murciana, de caprinos leiteiros de origem espanhola; e os bovinos de corte Greyman, uma raça sintética da Austrália, produzida a partir do cruzamento do Murray Grey com zebuínos Nelore ou Brahman. Retorna à feira a raça de cavalos Anglo-Árabe, cruzamento de Árabe com Puro-sangue Inglês.

O número total de animais inscritos será conhecido a partir de 14 de agosto, quando se encerra a inscrição dos rústicos.

Eventos

Vem aí a 4ª Edição do MeetUp Innova Canoas na CICS

Redação

Publicado

em

Vem aí a 4ª Edição do MeetUp Innova Canoas na CICS

Na Era da IA, o Diferencial é Saber Usar: E quem aprende antes, vende mais depois. A inteligência artificial já é uma vantagem competitiva.

Nesta edição do Innova, o palestrante Rafael Wainberg mostrará que se a IA veio para ficar, dominar seu uso é o que separa quem lidera de quem fica para trás.

* Data: 07/08/2025 (quinta-feira)

* Local: Salão Nobre da CICS Canoas – Rua Ipiranga, 95 – 8º andar – Canoas/RS

* Programação:

> 17h – Credenciamento> 17h30min – Início do Evento

> 17h40min – Talks 01

> 18h40min – Talks 02

> 19h40min – Talks 03

> 20h – Abertura Oficial do MeetUp Innova Canoas

> 20h20min – Palestra Rafael Wainberg

> 21h30min – Encerramento 

 Ajude

Traga 1kg de alimento não perecivel para doar ao banco de alimentos

Continuar a ler

Eventos

Faltando 30 dias para Expointer 2025, Parque Assis Brasil recebe melhorias

Redação

Publicado

em

Faltando 30 dias para Expointer 2025, Parque Assis Brasil recebe melhorias

Faltando 30 dias para o início da 48ª edição da Expointer, o Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio, está recebendo uma série de obras de infraestrutura promovidas pelo Governo do Estado. A feira ocorre de 30 de agosto a 7 de setembro de 2025 e deve reunir milhares de visitantes. O objetivo das melhorias é garantir mais conforto, segurança e acessibilidade ao público e aos expositores.

Com o slogan “Nosso futuro tem raízes fortes”, a edição deste ano contará com novidades como o Boulevard com a Rua do Chimarrão, além de novos espaços de convívio.

Segundo o secretário da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Edivilson Brum, as intervenções buscam valorizar tanto os visitantes quanto os produtores rurais. “Queremos proporcionar uma feira mais acolhedora, moderna e eficiente, sem perder a conexão com as tradições”, afirmou.

Entre as obras em andamento está a pavimentação da Rua do Portão 7 (Av. Celina Chaves Kroeff), que recebeu novo revestimento asfáltico em parceria com o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer). A via, com cerca de um quilômetro de extensão, foi finalizada em aproximadamente 25 dias. O objetivo é melhorar o fluxo de pedestres e veículos no acesso ao parque.

O estacionamento interno também está sendo ampliado para acomodar a crescente demanda durante o evento. Com uma área total de 141 hectares, o Parque busca oferecer melhores condições de mobilidade para visitantes e expositores.

Outro ponto de atenção é a remoção de fios inutilizados ao longo da área do parque. De acordo com o diretor de eventos Carlos Eduardo Santana, a ação teve início após a edição de 2024 e visa melhorar a segurança e a estética do local. A retirada de uma grande quantidade de cabos contribui para reduzir a poluição visual.

Além disso, está em construção o Boulevard, que incluirá a Rua do Chimarrão, um espaço dedicado à circulação e ao convívio. No local, dois novos banheiros estão sendo construídos, e outros oito já existentes passam por reforma. Em frente ao Boulevard, um jardim japonês está sendo implantado próximo ao portão principal, com foco em oferecer um ambiente mais acolhedor.

As obras fazem parte de um plano de modernização da infraestrutura do parque, que busca garantir melhores condições de higiene, conforto e acessibilidade aos visitantes.

Considerada a maior feira agropecuária a céu aberto da América Latina, a Expointer é uma vitrine do agronegócio gaúcho. Os investimentos refletem o compromisso do governo estadual com a valorização do setor e com a qualificação do evento.

Continuar a ler

Eventos

Vem aí a 4ª edição do MeetUp Innova Canoas; entrada mediate doação de 1kg de alimento

Redação

Publicado

em

Vem aí a 4ª edição do MeetUp Innova Canoas; entrada mediate doação de 1kg de alimento

A CICS Canoas realizará no dia 7 de agosto de 2025 a 4ª edição do MeetUp Innova Canoas, com o tema:
“Na Era da IA, o Diferencial é Saber Usar”, trazendo como destaque a palestra do especialista Rafael Wainberg.

Será uma noite dedicada à inovação, com a presença de 14 empresas expositoras, universidades, empresários e lideranças locais. A entrada é gratuita, mediante a doação de 1kg de alimento ao Banco de Alimentos de Canoas.

Inscrições abertas em nosso site: www.cicscanoas.com.br/eventos-1/innova.

Continuar a ler
publicidade
Graduação Lasalle

Destaques