Conecte-se conosco

header-top







 

08/12/2025
 

Geral

Medicina da Ulbra Canoas vence o Trote Solidário do Simers, que arrecadou mais de 2 toneladas de alimentos

Redação

Publicado

em

Medicina da Ulbra Canoas vence o Trote Solidário do Simers, que arrecadou mais de 2 toneladas de alimentos

A Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) ficou com o primeiro lugar no Trote Solidário 2025/1 promovido pelo Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers). Na campanha de solidariedade, os acadêmicos de Medicina da Ulbra Canoas arrecadaram mais de 2,5 toneladas de alimentos e 242 quilos de tampinhas plásticas, além de ter levado mais de 50 pessoas para doar sangue.

Há 17 anos, a Ulbra participa da atividade que tem transformado a tradicional recepção aos calouros em uma oportunidade de engajamento social e promoção da cidadania.

A integrante da comissão do Trote Solidário da Ulbra 2025/1 Julia Przyczynski explica que foram realizadas diversas ações como arrecadação de alimentos em cinco supermercados de Canoas e Porto Alegre.

“Explicamos a campanha e pedimos o apoio. Também incentivamos as doações no site do Banco de Alimentos do Rio Grande do Sul e levamos voluntários para doar sangue no Hospital Universitário. Foi um trabalho que exigiu muita dedicação, mas valeu a pena”, comenta.

A equipe formada ainda pelos alunos Carolina Rache, Paula Santos, Larissa Gnatta e Joseph Schemmer cumpriu desafios criativos semanalmente.

“Criamos até um mascote, o Tampito, um pintinho amarelinho com uma tampinha plástica na cabeça. Tudo está no Instagram @trotesolidarioulbra”, disse Julia.

Para a presidente do Centro Acadêmico de Medicina da Ulbra Canoas (Camu), Catharina Accorsi, o resultado foi possível pela grande mobilização que houve dentro da Universidade.

“A comissão de estudantes da Ulbra tomou a iniciativa de separar as tampinhas por cores. Isso foi muito elogiado e reconhecido pelo Instituto do Câncer Infantil que recebeu o material”, afirmou.

Bem-estar do outro

Durante a cerimônia de entrega de premiações na sexta-feira, 4, o presidente do Simers, Marcelo Mathias, ressaltou a importância da campanha que mobilizou 20 faculdades de Medicina públicas e privadas do RS.

“A arte da medicina é acordar, passar o dia inteiro trabalhando e chegar em casa e ter que estudar para o bem de outrem. E é isso que vocês fazem desde o início da formação. Todos já são naturalmente vencedores”, comentou.

Promovido pelo Núcleo Acadêmico do Simers, o Trote Solidário 2025 teve início em 16 de abril e contou com diversas frentes de arrecadação em atividades presenciais e on-line. No total, foram recebidos 23.346,825 quilos de alimentos, 1.871,199 quilos de tampinhas e registradas 471 doações de sangue em hemocentros de diferentes cidades. Informações sobre a campanha pelo site oficial trotesolidario.com.br.

Geral

Canoas recebe certificação do programa Desenvolve Município após apresentar Plano de Atração de Investimentos

Redação

Publicado

em

A Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI), recebeu a certificação do programa Desenvolve Município, iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado do Rio Grande do Sul (SEDEC), em parceria com a Agência InvestRS, Famurs e Unisinos. O programa tem como objetivo fortalecer a gestão pública e promover o desenvolvimento econômico local.

A certificação foi obtida após oito semanas de atividades, incluindo aulas, mentorias e trabalhos técnicos. Durante o processo, a equipe da SMDEI elaborou diagnósticos, análises e estratégias de longo prazo voltadas ao crescimento do município. O resultado foi o Plano Municipal de Atração de Investimentos, com mais de 80 páginas, entregue às instituições promotoras do programa.

O plano reúne indicadores econômicos, diretrizes estratégicas, mapeamento de vocações, propostas de políticas públicas e ações voltadas à competitividade de Canoas nos próximos anos. Segundo a SMDEI, o documento também contém informações que orientam a atuação do município baseada em dados, planejamento e cooperação com o setor produtivo.

A secretária de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Patrícia Augsten, afirmou que a certificação representa um avanço para o município e destacou que o plano foi construído coletivamente com a participação de diferentes setores.

Com a certificação, Canoas passa a integrar os municípios do estado que participam do programa, que busca implementar planejamento estratégico e iniciativas voltadas ao desenvolvimento econômico.

Continuar a ler

Comunidade

Prefeitura na Tua Casa será neste sábado, 6 de dezembro, no bairro São José

Redação

Publicado

em

A Prefeitura de Canoas realiza, neste sábado, 22, mais uma edição do programa Prefeitura na Tua Casa, das 9h às 12h, na Rua Ramiro Barcellos, 1450, em frente a EMEF Leonel Brizola, no bairro São José. A iniciativa, promovida em datas específicas, leva serviços públicos diretamente às comunidades, ampliando o acesso da população a atendimentos essenciais.

Entre os serviços disponibilizados ao público estão habitação, saúde, vacinação, orientação de testes rápidos, ouvidoria e atendimentos de assistência social. Também haverá suporte para compra assistida e orientações de diversas áreas da administração municipal.

A programação contará ainda com doações e recebimentos de roupas, Orientação e encaminhamento para confecção das carteiras CIPTEA e CIPFIBRO, doação de mudas, banco de oportunidades, coleta de recicláveis, doação de livros, confecção de currículos. Diversos outros serviços estarão à disposição da comunidade ao longo da manhã.

Continuar a ler

Geral

Canoas leva conscientização sobre violência contra a mulher para escolas municipais

Redação

Publicado

em

Foto: Vinícius Thormann/PMC

Dentro da programação dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher, a cidade de Canoas tem investido em ações de prevenção dentro das escolas. O projeto Educar para Proteger: Uma Visão Escolar sobre a Violência contra Meninas e Mulheres, coordenado pela Secretaria da Mulher, Cidadania e Inclusão, aborda tipos de violência, canais de denúncia e o trabalho da rede de apoio junto a estudantes do 9º ano e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) das escolas municipais.

A primeira edição da iniciativa começou na segunda-feira, 1, e segue até a próxima terça-feira, 9, percorrendo quatro escolas da cidade. Em cada palestra, servidoras da secretaria e representantes da rede de apoio conversam por cerca de uma hora e meia com os estudantes, compartilhando informações e ouvindo relatos e experiências dos alunos. Na quarta-feira, 3, a ação ocorreu na Escola Municipal de Ensino Fundamental Coronel Francisco Pinto Bandeira, no bairro Rio Branco, com a participação de soldados da Patrulha Maria da Penha do 15º Batalhão de Polícia Militar (15º BPM).

“Estamos aqui para trazermos e expormos esse tema da violência contra a mulher para as meninas, para que a conscientização aconteça desde cedo, na escola, para que elas saibam onde buscar apoio, para que conheçam a rede de apoio, a ampla extensão desta rede, e saibam que elas não estão sozinhas, que nós estamos aqui para ajudarmos no que elas precisarem”, comenta a soldado da Patrulha Maria da Penha do 15º BPM, Suzamara Müller Lages.

Diretora da Diretoria da Mulher, Sara Amaral Alves explica que a ideia é, no ano que vem, intensificar a ação, realizando as visitas durante todo o ano nas escolas e não apenas durante a campanha dos 21 Dias de Ativismo.

“Nossa avaliação tem sido muito positiva destas primeiras palestras. Percebemos que a maioria dos jovens não tem informação de onde procurar ajuda e é isto que estamos fazendo, disseminando a informação e a nossa rede de apoio”, diz.

Professora do 9º ano, Lisete Terezinha Pires Garcia aprovou a iniciativa.

“É algo importantíssimo de se tratar dentro da sala de aula, sobretudo diante da grande incidência de ocorrências de violência contra a mulher. Muitas vezes os alunos vivenciam isso dentro de casa e não sabem a quem recorrer, onde procurar ajuda”, conta.

O estudante Jackson Sousa Trindade, 15, também aprovou a discussão do tema com a turma.

“Acho importante porque muitos tipos de violência não são muito conhecidos e acabam sendo normalizados, como a violência psicológica. Também os motivos que acabam fazendo com que as mulheres continuem com os agressores, como medo e dependência emocional ou financeira”, destaca.

O projeto seguirá nesta sexta-feira, 5, na EMEF Rio Grande do Sul, no bairro Mato Grande, das 8h15 às 10h, e na terça-feira, 9, na EMEF Santos Dumont, no bairro Niterói, das 19h às 20h30. A campanha dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher é um evento global que visa sensibilizar, mobilizar e engajar a sociedade na luta contra todas as formas de violência, acontecendo de 20 de novembro a 10 de dezembro.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques