Geral
CHUVAS: Equipes da Prefeitura trabalham recebem desabrigados em ginásio; confira demais serviços

A Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Civil e Resiliência Climática, informa que não há risco de enchentes ou inundações na cidade, nesta quarta-feira, 18, a exemplo do que ocorreu em maio de 2024. Conforme a gestão municioal, as diferentes equipes da Prefeitura seguem trabalhando com caminhões de hidrojateamento para combater desobstruções na rede em pontos do sistema de drenagem.
Famílias atingidas
As equipes da Defesa Civil e Assistência Social estão prestando atendimentos aos atingidos. Até a manhã desta quarta-feira, 89 pessoas ficaram desalojadas e 28 desabrigados. Um abrigo foi aberto pela Secretaria Municipal de Assistência Social para todas as pessoas desabrigadas em decorrência das chuvas.
As famílias estão sendo encaminhadas ao Ginásio São Luís (Rua Engenheiro Rebouças, Nº 1000, bairro São Luís), através da Defesa Civil ou por conta própria. A estrutura tem a capacidade para até 150 pessoas e conta com acomodações, banho e alimentação. Os pets são permitidos no local e a Secretaria de Bem-Estar Animal está atuando no local.
Casa de Bombas nº6
Ainda de acordo com a nota, ainda na parte da manhã houve uma queda de energia elétrica que resultou em uma parada em curto período de tempo (cerca de meia hora) nos motores, na Casa de Bombas de número 6. O problema já foi solucionado. Todas as Casas de Bombas operam normalmente.
As fortes chuvas resultaram em transtornos nos bairros Olaria, Niterói, Mathias Velho, Fátima, Harmonia, Estância Velha e Cinco Colônias. Na madrugada de quarta-feira, 18, choveu 69 mm em apenas 4 horas, muito acima do que estava previsto para o dia inteiro, que era 61mm.
As precipitações resultaram em transtornos por toda cidade, especialmente na região Oeste. A Defesa Civil segue monitorando, desde o início da previsão, a situação em Canoas e combate os problemas com ações estratégicas.
“Desde o início tínhamos uma previsão de que, na madrugada desta quarta e durante o dia todo seria o ponto mais crítico desta semana. Tínhamos uma previsão inicial de 15 milímetros da meia-noite até às cinco da manhã. E segundo as estações meteorológicas nossas aqui do município choveu da meia-noite até às quatro da manhã, só no bairro Matias Velho, 68 mm”, explica o secretário da Defesa Civil e Resiliência Climática de Canoas, Vanderlei Marcos.
Lista de serviços e atendimentos da Prefeitura de Canoas afetados pelas fortes chuvas nesta quarta-feira, 18:
- Coleta de lixo domiciliar
- Setor 13- Rio Branco coleta em andamento com algumas restrições.
- Setor 14- Rio Branco coleta em andamento com poucas restrições.
- Setor 15- Central Park coleta em andamento normal até o momento.
- Setor 16- Santo Operário/Harmonia coleta em andamento com muita restrição nas vias.
- Setor 17- Harmonia/Paquetá coleta em andamento normal no Paquetá e em evolução na Vila Natal.
- Setor 18- Mathias coleta em andamento com muitas restrições, poucos locais serão possível de coletar.
- Setor 19- Mathias coleta em andamento com muitas restrições.
- Setor 20- Mathias coleta não foi possível, lâmina de água acima das calçadas e ruas bloqueadas para trânsito pelos moradores pelo movimento das águas entrando nas casas.
Educação
Todas as EMEFs estão com aulas suspensas na tarde da quarta-feira, 18.
Saúde
A Secretaria Municipal da Saúde informa que os serviços da UPA Liberty, no bairro Mathias Velho, foram interrompidos pelo volume de água no entorno e a demanda de pacientes foi transferida e absorvida pelo Hospital Nossa Senhora das Graças. A UPA Rio Branco, Boqueirão e Niterói não apresentam risco de serem afetadas por alagamentos. Não há registros de prejuízos e danos ocasionados pelas águas nas unidades básicas de saúde.
Casos de emergência
Conforme a Defesa Civil, casos de emergência relacionados a chuva, ventos, quedas de árvores ou outras intempéres podem ser comunicados nos telefones 190, 193 ou no (51) 98255 0805. A Guarda Municipal (GM) de Canoas também está de prontidão no telefone 153, enquanto que as demandas de sinalização devem ser comunicadas à Diretoria de Trânsito, no número 156.
Geral
Canoas promove campanha “Verão sem Violência” com ações de conscientização

A Secretaria Municipal da Mulher, Cidadania e Inclusão de Canoas realizará, nos meses de janeiro e fevereiro, a campanha “Verão sem Violência”, voltada à conscientização e ao enfrentamento da violência doméstica. A iniciativa prevê a divulgação de canais de denúncia e informações sobre os tipos de violência previstos na Lei Maria da Penha.
As ações estão programadas para os dias 14 e 26 de janeiro e 11 e 25 de fevereiro, sempre às 15h, no Calçadão, em frente à Estação Canoas da Trensurb, no Centro do município. No local, serão distribuídos materiais informativos ao público.
De acordo com a Secretaria, a campanha busca ampliar o acesso da população a informações sobre a violência contra meninas e mulheres, além de divulgar os serviços de acolhimento disponíveis em Canoas e orientar sobre como buscar apoio e realizar denúncias.
Geral
Começam a valer a partir de hoje as novas regras para a CNH no Rio Grande do Sul

Entram em vigor nesta segunda-feira, 5, as novas regras para quem deseja tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no Rio Grande do Sul. A partir de hoje, os candidatos já podem iniciar o processo de habilitação conforme as mudanças previstas na legislação federal, segundo informou o Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (DetranRS).
As alterações decorrem da Resolução nº 1.020/2025 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), da Medida Provisória nº 1.327/2025 e da Lei nº 15.153/2025, que promovem mudanças significativas no processo de formação de condutores em todo o país. Diante da ausência de um período oficial de transição, o DetranRS, em conjunto com a Procergs, adotou um modelo híbrido, que combina exigências da nova legislação com procedimentos do sistema anterior.
De acordo com a diretora-geral adjunta do DetranRS, Isabel Friski, as adequações estão sendo realizadas em regime de força-tarefa. Segundo ela, a determinação do governo estadual foi para acelerar a implementação das mudanças e garantir que o novo processo esteja disponível já no início do ano.
Como será o processo de habilitação
Na prática, o candidato poderá iniciar o processo pelo aplicativo Gov.br e dar início ao curso teórico, ou realizar o procedimento diretamente em um Centro de Formação de Condutores (CFC). De forma simultânea, será possível realizar a coleta biométrica e agendar os exames de aptidão física e mental.
Hoje também poderá ser agendada a prova teórica. No entanto, durante este período inicial, o exame seguirá o modelo antigo, já que ainda não há integração com o banco de questões da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
Após a aprovação no exame teórico, o candidato poderá marcar as aulas práticas. A nova legislação estabelece a exigência mínima de duas horas/aula obrigatórias. Quando se considerar apto, o aluno poderá agendar o exame prático no CFC.
O exame de direção veicular seguirá o modelo atualmente vigente até que a Senatran atualize o Manual Brasileiro de Exames de Direção Veicular. Já o exame toxicológico só será exigido após regulamentação específica do Contran, conforme autorização da Senatran.
O DetranRS informa ainda que já é possível abrir o serviço e realizar a coleta biométrica nos CFCs. Para as demais etapas, os candidatos podem optar por aguardar os ajustes no sistema ou seguir com o processo pelas regras antigas. A atuação de instrutores autônomos e o uso de veículo próprio seguem condicionados à regulamentação.
Principais mudanças na legislação
A Resolução nº 1.020/2025 do Contran prevê, entre as principais mudanças, a oferta de curso teórico gratuito e em formato digital, além da flexibilização das aulas práticas, com redução da carga horária obrigatória para duas aulas de direção. O início do processo poderá ser feito pelo site do Ministério dos Transportes ou pelo aplicativo CNH do Brasil, que substitui a Carteira Digital de Trânsito.
A Medida Provisória nº 1.327/2025 também prevê a possibilidade de renovação automática da CNH para condutores considerados bons motoristas.
Além disso, com a derrubada do veto presidencial pelo Senado, a Lei nº 15.153/2025 voltou a exigir o exame toxicológico na primeira habilitação também para condutores de carros e motocicletas.
Geral
Colisão entre caminhão e ônibus deixa seis mortos na BR-116, em Pelotas
Oportunidade4 dias atrásCâmara de Canoas abre inscrições para seleção de estagiários de nível médio, técnico e superior até 22 de janeiro
Geral7 dias atrásComeçam a valer a partir de hoje as novas regras para a CNH no Rio Grande do Sul

Educação5 dias atrásDivulgado o 1º chamamento de 2026 para matrícula na etapa creche, em Canoas

Geral1 semana atrásColisão entre caminhão e ônibus deixa seis mortos na BR-116, em Pelotas

Política1 semana atrásCâmara de Cachoeirinha aprova impeachment do prefeito e do vice após sessão de 12 horas

Educação6 dias atrásCanoas divulga lista de classificados do concurso para professores da rede municipal

Saúde1 semana atrásTrensurb renova parceria com o projeto Help para 2026

Política6 dias atrásFelipe Martini assume como secretário adjunto de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do RS



























































