Conecte-se conosco

header-top







 

31/01/2026
 

Clima

Defesa Civil Estadual alerta para instabilidades que podem gerar temporais isolados e queda de granizo no RS

Redação

Publicado

em

Defesa Civil Estadual alerta para instabilidades que podem gerar temporais isolados e queda de granizo no RS

Entre esta quarta-feira, 4, e quinta-feira, 5, as instabilidades seguem atuando na metade norte do Rio Grande do Sul, com chuva de moderada a forte intensidade e aumento da condição de temporais isolados associados à queda de granizo.

No final da tarde e na noite de quarta-feira, 4, uma área de baixa pressão combinada ao fluxo de umidade vindo do norte do País favorece instabilidades no Oeste, Missões, Noroeste, Norte, Nordeste, Vales, Serra e Centro do Estado, com chuva moderada a forte, acompanhada de descargas elétricas, queda de granizo e eventuais rajadas de vento (50 a 70 km/h associados às instabilidades). Os acumulados variam de 20 a 50 mm/dia.

Na madrugada e parte da manhã de quinta-feira, 5, o aprofundamento de um sistema de baixa pressão e o avanço de uma frente fria mantém a chuva moderada a forte, com temporais isolados, descargas elétricas, queda granizo e possibilidade de rajadas de vento de até 70 km/h associadas às instabilidades nas Missões, Noroeste, Centro-Norte e Nordeste.

No Centro, Vales, Serra e Região Metropolitana de POA, há chuva moderada a forte com trovoadas. Os acumulados entre 20 e 60 mm/dia, podendo pontualmente chegar aos 80 mm/dia em parte do Noroeste e Norte.

Clima

Defesa Civil emite alerta para chuva intensa, vento forte e granizo na Região Metropolitana e Costa Doce

Redação

Publicado

em

A Defesa Civil emitiu um alerta para instabilidades climáticas que atuam na região da Costa Doce e na Região Metropolitana de Porto Alegre. A previsão indica chuva intensa, rajadas de vento e possibilidade de queda de granizo.

De acordo com o órgão, o risco é considerado alto para alagamentos e destelhamentos. O aviso é válido até as 14h desta quinta-feira, 29.

A orientação é para que a população evite áreas de risco e redobre os cuidados durante o período de instabilidade. Em caso de emergência, os telefones 190 e 193 devem ser acionados.

A Defesa Civil também reforça a importância de buscar informações junto ao órgão municipal e conhecer os Planos de Contingência de cada cidade, que indicam os principais riscos e como agir em situações de desastre.

Continuar a ler

Clima

Defesa Civil emite novo alerta para ciclone extratropical com atuação no interior do RS

Redação

Publicado

em

O Centro de Monitoramento da Defesa Civil Estadual emitiu um aviso meteorológico alertando para o aprofundamento de uma área de baixa pressão que deve dar origem a um ciclone extratropical no Uruguai, com reflexos diretos no Rio Grande do Sul. O fenômeno deve favorecer a ocorrência de tempestades entre sexta-feira, 9, e sábado, 10.

De acordo com a Defesa Civil, na sexta-feira, 9, especialmente durante a tarde, há previsão de temporais severos em praticamente todo o Estado. As instabilidades podem provocar chuva forte em curto período de tempo, rajadas de vento intensas e queda de granizo de forma isolada. O risco é maior nas regiões Centro e Oeste, onde os acumulados de chuva podem ultrapassar 100 milímetros em até 6 horas e os ventos podem superar 90 km/h. Os volumes diários de precipitação devem variar entre 15 e 60 milímetros, com pontos que podem alcançar até 120 milímetros.

No sábado, 10, a previsão indica a ocorrência de temporais isolados em quase todo o Rio Grande do Sul, com exceção do Extremo Oeste. A chuva pode ser localmente intensa, acompanhada de rajadas de vento fortes. Os acumulados previstos ficam entre 15 e 60 milímetros por dia, podendo chegar a 90 milímetros em áreas pontuais.

Para o domingo, 12, a tendência é de que os temporais isolados se concentrem apenas nas regiões Norte e Nordeste do Estado. Nas demais áreas, a previsão é de chuva fraca a moderada, com tempo mais estável no Oeste. Os acumulados devem permanecer abaixo de 50 milímetros ao longo do dia.

A Defesa Civil orienta a população a acompanhar os avisos oficiais e adotar medidas de prevenção diante do risco de eventos meteorológicos severos.

Continuar a ler

Clima

Defesa Civil emite novo alerta para instabilidade em todo o RS com chance de temporais no Interior

Redação

Publicado

em

O Centro de Monitoramento da Defesa Civil Estadual emitiu um aviso meteorológico alertando para a ocorrência de temporais no Rio Grande do Sul entre sábado, 27, e domingo, 28, em razão do avanço de uma frente fria sobre o Estado.

De acordo com o órgão, há previsão de tempestades isoladas com chuva forte a pontualmente intensa, queda de granizo e rajadas de vento que podem ultrapassar os 90 km/h.

No sábado, 27, os temporais devem se formar inicialmente nas regiões da Campanha, próximo à fronteira com o Uruguai, e no Sul. Ao longo da manhã, as instabilidades avançam sobre a Campanha, Sul, Costa Doce e Litoral Médio, com possibilidade de chuva intensa e granizo isolado. Já durante a tarde e a noite, as tempestades se espalham para as demais regiões gaúchas, mantendo o risco de ventos fortes e granizo.

Os acumulados de chuva previstos para o sábado variam entre 20 e 75 milímetros por dia, com volumes pontuais que podem ultrapassar os 100 milímetros em áreas da Campanha, Centro e Sul do Estado. Em alguns pontos, a chuva pode superar 80 milímetros em apenas três horas.

No início da madrugada de domingo, 28, ainda há condição para tempestades no Oeste e nas Missões. A partir da tarde, os temporais voltam a ganhar força nessas regiões e avançam em direção ao Centro, Vales, Região Metropolitana de Porto Alegre e áreas da metade Norte. Nessas localidades, há risco de chuva intensa, rajadas de vento acima dos 90 km/h e queda de granizo.

Para o domingo, os acumulados devem oscilar entre 20 e 75 milímetros por dia, com volumes pontuais de até 90 milímetros no Oeste, Missões, Noroeste e Centro. Assim como no sábado, há possibilidade de acumulados superiores a 80 milímetros em curto período.

A Defesa Civil também aponta que, na tarde da segunda-feira, 29, temporais isolados com chuva forte e queda de granizo podem retornar às regiões Noroeste e Norte, com acumulados entre 20 e 40 milímetros, podendo chegar a 75 milímetros em pontos isolados do Norte.

Ao final do período do aviso, os acumulados totais de chuva no Estado devem variar entre 20 e 120 milímetros, podendo ultrapassar os 150 milímetros no Oeste, Missões, Noroeste, Centro e em áreas da Costa Doce e da Campanha.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques