Conecte-se conosco

header-top







 

19/10/2025
 

Clima

Ciclone traz risco elevado de chuvas intensas e ventos fortes no RS entre esta quarta e quinta-feira

Redação

Publicado

em

Ciclone extratropical provoca ventos de mais de 100 km/h no RS e muda o tempo nesta semana

A MetSul Meteorologia emitiu um alerta para condições meteorológicas perigosas no Sul e Leste do Rio Grande do Sul, especialmente entre a tarde desta quarta-feira e a quinta-feira. O motivo é uma área de baixa pressão que se transformará em um ciclone extratropical nas proximidades do litoral gaúcho.

De acordo com o alerta, esse sistema de baixa pressão, que já atua sobre o estado, vai intensificar a instabilidade causada por uma frente fria, provocando muita nebulosidade e precipitações, que podem ser localmente fortes ou até muito intensas. De acordo com os meteorologistas, o centro dessa baixa pressão se deslocará do Noroeste do estado em direção ao Oceano Atlântico, passando bem próximo à costa.

A formação do ciclone ocorrerá quando essa baixa pressão em superfície se combinar com uma baixa fria em níveis mais altos da atmosfera. Esse processo, chamado ciclogênese, deve originar um ciclone compacto, porém poderoso, com ventos intensos devido à forte diferença de pressão, especialmente nas áreas entre Mostardas e Tramandaí.

Na quinta-feira, 29, principalmente da tarde em diante, o sistema começa a se afastar e seus efeitos devem perder força. Já na sexta-feira, 30, o tempo deve melhorar, com a chegada de uma área de alta pressão que trará sol e estabilidade ao estado.

Além dos ventos, o ciclone pode causar chuvas volumosas, com potencial para alagamentos e inundações. As regiões mais afetadas incluem o Norte da Lagoa dos Patos, a Grande Porto Alegre, o Litoral Norte e o Leste da Serra, nas proximidades da BR-101. A chuva tende a se intensificar entre a noite desta quarta e a manhã de quinta-feira.

Fonte: https://metsul.com/ciclone-traz-cenario-de-elevado-perigo-por-chuva-forte-e-vento-muito-intenso/ .

Clima

Defesa Civil estadual alerta para previsão de tempestades e de chuvas intensas em parte do RS a partir da tarde de domingo, 5

Redação

Publicado

em

Defesa Civil estadual alerta para previsão de tempestades e de chuvas intensas em parte do RS a partir da tarde de domingo, 5

Entre a tarde e a noite do domingo, 5, o deslocamento de uma frente fria deve provocar tempestades com granizo grande, rajadas de vento entre 70 km/h e 90 km/h, com potencial para ultrapassar os 100 km/h, descargas elétricas e chuva forte nas regiões Oeste, Campanha e Sul.

Os acumulados variam entre 30 mm e 80 mm por dia. Os temporais iniciam pelas áreas da Campanha, Sul e Oeste, indo em direção ao Centro, Noroeste e Missões no decorrer da noite. Na região Sul, algumas tempestades podem também ocorrer na manhã de domingo, com potencial de rajadas de vento de até 90 km/h.

Ao longo da segunda-feira, 6, o sistema segue avançando pelo Rio Grande do Sul, causando chuva pontualmente intensa, raios, eventual queda de granizo e rajadas de vento que podem ultrapassar os 80 km/h associadas às instabilidades. Os acumulados variam entre 30 mm e 70 mm por dia, e pontuais de 90 mm/dia no Centro e nas Missões. A partir da tarde, o tempo começa a se estabilizar nas áreas do Sul, Campanha, Oeste e Litoral Sul, com a entrada de um sistema de alta pressão por essas regiões.

A tendência é que, na terça-feira, 7, ainda haja condição para chuva fraca e maior nebulosidade nas regiões Noroeste, Norte, Nordeste, Serra e Litoral Norte. No decorrer do dia, gradualmente o tempo firme volta a predominar em todas as regiões do Estado, devido ao avanço de um sistema de alta pressão, que deve ocasionar a queda das temperaturas. O mar fica agitado próximo à costa gaúcha.

São esperados acumulados entre 50 mm e 100 mm, e pontuais de até 120 mm nas regiões Oeste, Campanha, Centro e Sul. No restante do Estado, são previstos volumes de 10 mm a 50 mm.

A condição hidrológica atual é de níveis dentro dos padrões de normalidade em praticamente todo o Estado, com estações pontuais em atenção para inundação, sendo que as tendências gerais variam entre estabilidade e declínio.

Em função dos volumes de chuvas previstos para o Estado, com precipitações moderadas a intensas, é indicada a condição de Atenção e de Alerta para as cidades em amarelo e laranja no mapa hidrológico, respectivamente, atentando para a elevação com risco de cheia em arroios e pequenos cursos d’água. Rios maiores devem apresentar elevações pontuais, com risco de atingir cota de atenção e alerta para inundação. Além disso, podem ocorrer alagamentos em perímetros urbanos conforme a intensidade das chuvas.

Continuar a ler

Clima

Rio Grande do Sul terá tempestades com chuva, raios, granizo e rajadas de vento intensas no final da semana

Redação

Publicado

em

Rio Grande do Sul terá tempestades com chuva, raios, granizo e rajadas de vento intensas no final da semana

A Defesa Civil do Estado, por meio do Centro de Monitoramento, atualizou, nesta quinta-feira, 18, as condições do tempo no Rio Grande do Sul para os próximos dias. Entre sexta-feira, 19, e domingo, 21, há previsão de tempestades com chuva forte, raios, granizo e intensas rajadas de vento.

Rajadas de vento poderão ultrapassar 100 km/h

A sexta-feira, 19, deve ser marcada por temporais isolados no Oeste, Campanha, Costa Doce e Sul, com potencial de granizo, rajadas de vento de até 90 km/h e chuva moderada a pontualmente forte. Os volumes variam entre 10 e 40 mm/dia nessas regiões.

No sábado, 20, a atuação de tempestades favorece as rajadas de vento de 60 a 80 km/h, podendo ficar acima dos 100 km/h na metade Sul, Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPOA), Centro, Missões e Noroeste. Nessas regiões podem ocorrer ainda queda de granizo, chuva forte e raios. Os volumes variam entre 15 e 60 mm/dia no Centro, Sul, Costa Doce, Litoral Médio e Sul, podendo atingir os 75 mm/dia em áreas da Campanha e do Oeste.

Já na madrugada de domingo, 21, com o deslocamento da frente fria, uma linha de instabilidade avança pelo Estado, ocasionando rajadas de vento entre 70 e 90 km/h, com potencial para ultrapassar os 100 km/h, e chuva forte em praticamente todo o território gaúcho. Também há risco de granizo intenso nas regiões Oeste, Noroeste, Missões, Centro, Norte e Noroeste.

Ao longo do dia, uma chuva moderada a forte segue na metade Norte, e há risco de temporais com rajadas de vento e granizo no Noroeste e Norte. Os volumes variam entre 30 e 60 mm/dia, pontualmente, chegando aos 90 mm/dia em áreas do Noroeste, Norte e Serra.

Tempo firme retorna no início da semana

A tendência é que, na segunda-feira, 22, ocorra chuva fraca a moderada nas regiões Centro, Norte, Nordeste, Serra, Vales, RMPOA, Litoral Médio e Norte, com volumes entre 5 e 20 mm/dia. O tempo firme retorna, gradualmente, ao Rio Grande do Sul ao longo do dia, devido ao avanço de um sistema de alta pressão que estabiliza o tempo e diminui as temperaturas. O mar fica agitado próximo à costa gaúcha.

Previsão hidrológica

A condição hidrológica atual é de níveis em limiares de normalidade em praticamente todo o Rio Grande do Sul, com estações pontuais em atenção para inundação no rio Gravataí e em lento declínio pelos últimos dias sem acumulados significativos de chuvas (as tendências gerais variam entre estabilidade e declínio).

Em função dos volumes de chuvas previstos, é indicada a condição de Atenção e Alerta para as cidades em amarelo e laranja no mapa hidrológico, respectivamente, atentando para a elevação rápida com risco de cheia em arroios, córregos e pequenos rios, e também recarga dos rios maiores, com elevação podendo superar as cotas de atenção e alerta para inundação. Além disso, podem ocorrer alagamentos em perímetros urbanos conforme a intensidade das chuvas (elevado volume em pouco tempo).

Continuar a ler

Clima

Defesa Civil alerta alerta para chuva e raios na tarde desta sexta-feira, 22

Redação

Publicado

em

Defesa Civil alerta alerta para chuva e raios na tarde desta sexta-feira, 22

A Defesa Civil emitiu um alertapara para chuva e raios em parte dos Vales, da Costa Doce e do Litoral Norte, e Região Metropolitana na tarde desta sexta-feira, 22. O aviso destaca “Risco ALTO” de alagamentos.

As orientações são para que as pessoas evitem locais de risco e em caso de emergência ligue 190/193.

 

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques