Conecte-se conosco

header-top

sulgas publicidade







 

13/10/2026
 

Geral

Canoas vai promover o primeiro Happy Hour da Indústria no dia 28 de maio

Redação

Publicado

em

Canoas vai promover o primeiro Happy Hour da Indústria no dia 28 de maio

Canoas vai promover o primeiro Happy Hour da Indústria com o objetivo de fomentar o setor industrial do município, por meio da apresentação de programas de fomento e palestras sobre inteligência artificial (IA). O evento acontece no dia 28 de maio, quarta-feira, das 18h às 21h30, na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Canoas (CICS).

O evento é uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI) e do Sindicato das Indústrias Metal Mecânicas e Eletroeletrônicas de Canoas e Nova Santa Rita (SIMECAN), em parceria com a CICS e com apoio institucional da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS) e do Governo do RS, através da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico.

Programação

A programação contará com apresentações de programas de fomento como o Fundo Municipal de Desenvolvimento de Canoas (FUMDECAN), atualização das áreas disponíveis em Canoas para instalação de indústrias, Fundo Operação Empresa do Estado do Rio Grande do Sul (FUNDOPEM) e Brasil Mais Produtivo, programa do Governo Federal que visa o aumento da produtividade industrial. A programação encerra com a palestra IA na cadeia de suprimentos.

Para a secretária da SMDEI, Patrícia Augsten, este evento representa mais um passo estratégico na iniciativa de impulsionar o desenvolvimento de Canoas, fortalecer sua economia e oferecer suporte aos empreendedores locais.

“Considerando o severo impacto da enchente no setor industrial e o longo processo de recuperação que muitas empresas ainda enfrentam, nosso principal objetivo neste evento é apresentar os recursos disponíveis para apoiar essa reconstrução e oferecer o auxílio necessário para impulsionar a retomada de suas atividades”, destaca Patrícia.

O palestrante especialista em IA, João Valiati, atuou por mais de 20 anos na transformação de dados gerando valor para diversos setores da indústria. É PhD em Ciência da Computação pela UFRGS, com pós-doutorado no setor de óleo e gás no IFP Energies Nouvelles – France (IFPEN).

No campo da IA aplicada, foi professor/orientador e autor de publicações científicas citadas em revistas científicas renomadas. Atualmente lidera projetos de pesquisa e desenvolvimento que envolvem a temática de Inteligência Artificial para a indústria na Rede SENAI RS de Tecnologia e Inovação.

A entrada é gratuita e a inscrição pode ser feita através do link:

Policial

Polícia investiga suspeita de xenofobia contra juiz sergipano em restaurante de Porto Alegre

Avatar

Publicado

em

Foto: Amepe/Divulgação

A Polícia Civil investiga uma suspeita de ataque xenofóbico contra um juiz natural de Aracaju, em Sergipe, durante uma visita a um restaurante em Porto Alegre. O caso teria ocorrido no bairro Praia de Belas e envolve relatos de ofensas relacionadas à origem nordestina do magistrado.

Segundo o relato do juiz Francisco Tojal, do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), o episódio começou quando ele pediu informações sobre o prato à la minuta, tradicional no Rio Grande do Sul. Ao demonstrar que não conhecia a refeição pelo nome, ele teria sido alvo de comentários debochados e xingamentos feitos por um homem que estava em uma mesa próxima.

Conforme o magistrado, as ofensas teriam sido motivadas por seu sotaque e sua origem regional. O homem também teria feito referências políticas durante a discussão.

Investigação policial

A ocorrência foi registrada em 8 de outubro. A Delegacia de Polícia de Combate à Intolerância solicitou as imagens das câmeras de segurança do estabelecimento, além da identificação do suspeito e de duas testemunhas.

Até a publicação das informações, o restaurante ainda não havia respondido à solicitação, e o suspeito não havia se manifestado à polícia nem apresentado advogado.

Juiz estava em Porto Alegre para palestra

Francisco Tojal estava na Capital gaúcha para ministrar uma palestra sobre violência de gênero na infância e na adolescência.

O caso é investigado como uma possível prática de discriminação por origem regional. A apuração busca esclarecer as circunstâncias do episódio e identificar os envolvidos.

Atos de discriminação contra pessoas em razão de sua origem regional podem ser enquadrados na legislação antirracismo, conforme as circunstâncias do caso.

Continuar a ler

Policial

Pastor de 53 anos é morto a tiros dentro de igreja em São Leopoldo

Avatar

Publicado

em

Foto: Arquivo/Pessoal

Um pastor de 53 anos foi morto a tiros dentro de uma igreja na noite de segunda-feira, 12, em São Leopoldo, no Vale do Sinos. O crime ocorreu na Igreja Esperança em Jesus Cristo, localizada na Rua Eva Moreira dos Santos, na comunidade Santa Marta, bairro Arroio da Manteiga.

A vítima foi identificada como Cláudio Roberto da Silva. Ele teria sido abordado nas proximidades de casa e levado até a igreja por dois homens encapuzados.

No local, os suspeitos efetuaram disparos contra o pastor e fugiram em seguida. Cláudio foi atingido no tórax e morreu no local.

Polícia investiga o homicídio

O caso é investigado pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de São Leopoldo. Até a publicação das informações, os suspeitos não haviam sido identificados e ninguém havia sido preso.

A investigação busca esclarecer as circunstâncias do crime e identificar os responsáveis pela morte do pastor.

Velório e sepultamento

O velório de Cláudio estava previsto para terça-feira, 13, a partir das 20h. O sepultamento foi marcado para quarta-feira, 14, às 10h, no Cemitério da Feitoria, em São Leopoldo.

Continuar a ler

Geral

Prefeitura de Gravataí vai publicar chamamento para Mercado Público a partir da próxima terça-feira

Avatar

Publicado

em

A Prefeitura de Gravataí publicará, no dia 13 de outubro, o chamamento público para selecionar os permissionários que ocuparão os espaços do Mercado Público. As inscrições ficarão abertas até 13 de novembro, e os selecionados devem ser divulgados até o fim do mês.

A inauguração do espaço está prevista para 25 de março de 2027, durante a realização da Feira do Peixe.

A formalização dos contratos com os permissionários está programada para a primeira semana de dezembro. Depois disso, cada estabelecimento deverá apresentar seu projeto, que será analisado pela Prefeitura até 24 de dezembro. O município também realizará licitações para contratar os serviços necessários ao funcionamento do Mercado.

A administração municipal assumirá temporariamente a gestão do espaço enquanto prepara a abertura ao público. A medida foi adotada após a atual concessionária não comprovar o cumprimento das obrigações previstas no contrato, no edital e em seus anexos. Em setembro, a Prefeitura iniciou os procedimentos para rescindir o contrato.

O município pretende concluir a seleção dos permissionários, a contratação dos serviços e a preparação da estrutura para abrir o Mercado Público em março de 2027.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques

Merdekawin hokitoto