Saúde
Porto Alegre declara situação de emergência devido à epidemia de dengue

Com quase 20 mil ocorrências suspeitas notificadas e 4,2 mil casos de dengue confirmados em 2025 na cidade, o prefeito Sebastião Melo decretou situação de emergência em saúde pública. O decreto foi publicado no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) de quinta-feira, 17.
A decisão busca intensificar as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti e garantir uma resposta rápida e coordenada frente ao agravamento do cenário epidemiológico. Porto Alegre registra dois óbitos pela doença: duas mulheres, de 59 e 72 anos, ambas com comorbidades.
O decreto autoriza uma série de ações administrativas excepcionais para conter o avanço da epidemia e minimizar os impactos na saúde pública. Entre as principais medidas, estão: aquisição imediata de insumos, prorrogação de contratos e convênios, assistência médica a pacientes e ações de controle ambiental; realocação de servidores para áreas com maior demanda, suspensão de férias e folgas de servidores municipais envolvidos diretamente no combate à epidemia.
Alerta
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vem alertando para o crescimento exponencial dos casos de dengue nos últimos dias, com bairros em situação crítica. Há três sorotipos virais detectados cidade: DENV1, DENV2 e DENV3, entre os quatro existentes. Os bairros com maior incidência de casos por 100 mil habitantes são Passo das Pedras, Jardim Itu, Jardim Floresta, Jardim Sabará e Morro Santana.
O secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter, reforça a importância da colaboração da população. “Pedimos que permitam a visitação dos agentes de saúde em suas casas. Eles estão identificados, com colete e crachá da prefeitura. O decreto nos oferece os meios legais para agir de maneira mais rápida e eficiente, mas a verdadeira mudança acontece com o comprometimento de todos em combater o mosquito e ajudar no enfrentamento à doença”, destaca.
Canoas
Em Canoas o número de notificações é de 546, sendo 98 casos confirmados, 5 inconclusivos, 74 em investigação e 369 descartados.
Mobilização
As ações de campo serão intensificadas, com agentes comunitários de saúde e de combate a endemias realizando visitas domiciliares para identificar e eliminar criadouros do mosquito.
As denúncias recebidas via 156 terão tratamento prioritário, especialmente nas áreas com maior concentração de casos.
Tendas na Zona Norte
O Grupo Hospitalar Conceição instalou tenda da Força Nacional do SUS contínua à UPA Moacyr Scliar, para atendimento de dengue a partir desta quinta-feira, 17h. O espaço funcionará 24h.
Outra tenda de hidratação funcionará no Stock Center (avenida Manoel Elias, 901 – Passo das Pedras) ainda neste mês, com data a ser definida nos próximos dias. No local, atuarão mais de 20 profissionais de saúde, com atendimento diário, das 8h às 22h.
Além disso, unidades de saúde terão abertura em finais de semana e feriados para atendimento de pacientes sintomáticos. Todos os casos suspeitos devem ser notificados pelas equipes de saúde.
Auxílio médico
Em casos de sintomas leves de dengue, como dor de cabeça, no corpo e febre, a população deve procurar a sua unidade de saúde. Já pessoas com sinais de alarme, como vômitos persistentes, dor abdominal intensa, tontura, sangramentos, dificuldade para se alimentar ou sinais de desidratação, devem buscar imediatamente serviços de urgência, como a UPA ou qualquer pronto atendimento da Capital.
Principais sintomas da dengue:
- Febre
- Vômito
- Dor no corpo
- Dor de cabeça
Cuidados redobrados:
- Evitar água parada em qualquer recipiente;
- Descartar o lixo corretamente;
- Manter caixas d’água e lixeiras bem tampadas;
- Limpar calhas e colocar telas nos ralos;
- Tratar adequadamente a água de piscinas;
- Evitar acúmulo de água em piscinas plásticas e brinquedos.
Saúde
Marcelo Reis, servidor público de Canoas há 19 anos, é o novo Secretário de Saúde do município

Marcelo Reis assumiu, nesta segunda-feira, 12, como novo secretário de Saúde de Canoas. Até o momento, ele estava à frente da Secretaria Municipal de Licitações e Contratos do Município.
Trajetória
Marcelo é parte do quadro funcional do Município desde 2007 e passou por várias áreas, incluindo a própria Secretária de Saúde, onde foi Secretário Adjunto e ajudou a guiar o município na epidemia de Dengue, além de Assessor Especial na Secretaria Extraordinária de Gestão Hospitalar. Além disso, atuou nas secretarias de Educação, de Planejamento e Gestão, Relações Institucionais, e de Obras. Por fim, estava como Secretário de Licitações e Contratos.
Possui formação em Administração, Gestão Financeira e Gestão Pública. Entusiasta da área de tecnologia, enxerga na Inteligência Artificial uma ferramenta de agilidade e qualificação do conhecimento.
“Planejamos um diagnóstico geral da Secretaria de Saúde enquanto órgão e autoridade máxima sanitária do Município, com foco nos três pilares da rede de saúde: Atenção Básica, Especializada e Alta e Média Complexidade”, afirma.
“Sendo Canoas referência para 157 municípios gaúchos, nosso objetivo é trabalhar em total alinhamento com a Secretaria Estadual de Saúde, com foco total em gestão eficiente e humanização, tanto para a população quanto para os nossos profissionais, que são nossa linha de frente nesta luta”, completa.
Para o Prefeito Municipal de Canoas, Airton Souza, a valorização dos servidores é fundamental para a construção da cidade.
“O Marcelo é um profissional extremamente competente, que esteve como gestor dentro da administração pública independente do governo. Isso só demonstra a sua seriedade. Por todo o tempo que trabalha por Canoas, ele conhece pessoalmente os servidores da linha de frente e tenho certeza que será um gestor extremamente humano e resolutivo no seu trabalho”, explica Airton.
Saúde
Canoas registra primeira morte por dengue; notificações de casos se aproximam de 1.500

De acordo com a atualização do Painel de Casos de Dengue do Rio Grande do Sul, Canoas registrou o primeiro óbito em decorrência da dengue em 2025. O número de notificações é de 1458, sendo 339 casos confirmados, 12 inconclusivos, 211 em investigação e 896 descartados.
Principais sintomas da dengue:
- Febre
- Vômito
- Dor no corpo
- Dor de cabeça
Cuidados redobrados:
- Evitar água parada em qualquer recipiente;
- Descartar o lixo corretamente;
- Manter caixas d’água e lixeiras bem tampadas;
- Limpar calhas e colocar telas nos ralos;
- Tratar adequadamente a água de piscinas;
- Evitar acúmulo de água em piscinas plásticas e brinquedos.
Saúde
Sábado é Dia D de Vacinação contra a gripe em Canoas

O próximo sábado, 10, será marcado pelo Dia D da Vacinação contra a Gripe em todo o Rio Grande do Sul para públicos de todas as idades, das 8 às 17 horas.
Confira as unidades básicas abertas:
- Guajuviras
- Olaria
- São Vicente
- Prata
- Niterói
- Praça América
- Mathias Velho
- Santo Operário
- Ubs CAIC
- UBS CERNE
- UBS CONCOBAN
- CSF ESTÂNCIA VELHA
- UBS FÁTIMA
- UBS FERNANDES
- UBS HARMONIA
- UBS IGARA
- CFS MATO GRANDE
- UBS NATAL
- UBS NOVA NANCY
- UBS RIO BRANCO
- UBS SANTA ISABEL
- UBS SÃO JOSÉ
- UBS SÃO LUIS
- CSF UNIÃO
- Saúde1 dia atrás
Canoas registra primeira morte por dengue; notificações de casos se aproximam de 1.500
- Saúde6 dias atrás
Canoas tem mais de 1260 notificações de casos suspeitos de dengue; 310 confirmados
- Emprego7 dias atrás
Processo seletivo para estagiários de nível médio e superior na Prefeitura de Canoas abre na quarta-feira, 7
- Emprego1 semana atrás
Banco de Oportunidades de Canoas oferta mais de 500 vagas de emprego
- Comunidade1 semana atrás
Entidades canoenses recebem certificado de inscrição no Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas Idosas
- Geral7 dias atrás
Canoas conclui reforma elétrica das casas de bombas e reforça proteção contra cheias
- Clima6 dias atrás
Defesa Civil alerta para chuva forte e volumosa entre 7 e 9 de maio no RS
- Educação7 dias atrás
EMEF Rui Cirne Lima passará a oferecer turno integral em junho