Conecte-se conosco

header-top


 






 

11/04/2025
 

Política

Prefeitura e governo do Estado discutem recursos para a saúde e obras dos diques de Canoas

Redação

Publicado

em

Prefeitura e governo do Estado discutem recursos para a saúde e obras dos diques de Canoas

O prefeito de Canoas, Airton Souza, acompanhado do vice-prefeito Rodrigo Busato e de secretários municipais, reuniu-se na manhã de quinta-feira, 10, com o governador Eduardo Leite e secretários estaduais. A comitiva canoense levou ao governo do Estado a preocupação do Município com a área da saúde e as obras de reconstrução e proteção da cidade após as enchentes de 2024.

O governo do Estado anunciou que formalizará em maio a inclusão das obras dos diques da cidade no Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs) e que quer avançar para encontrar soluções para a crise da saúde em Canoas e na Região Metropolitana.

“Nós buscamos o diálogo, e também externar a nossa necessidade. Nós atendemos boa parte da população do Rio Grande do Sul”, disse o prefeito Airton Souza ao governador, referindo-se à superlotação do Hospital Nossa Senhora das Graças. “Precisamos de um socorro para o Município de Canoas.”

O Município pleiteia a recomposição dos valores repassados pelo programa de incentivos hospitalares Assistir. O programa do governo do Estado complementa o pagamento de ações e serviços nos hospitais que atendem pelo Sistema Único de Saúde, mas os recursos repassados a Canoas são insuficientes para atender a demanda no Município.

“O Estado pode repensar o programa Assistir”, disse o prefeito durante a reunião. “É uma luta que não é só nossa, há mobilizações de outros municípios também”, argumentou o secretário municipal da Saúde, Eduardo Bermudez. O secretário municipal geral de Governo, João Portella, afirmou que a demanda por serviços da saúde supera muito a capacidade de financeira de Canoas.

“Se não houver um apoio do governo estadual em todos os sentidos, isso obrigará o Município a adequar os serviços da rede. O patamar atual é insustentável financeiramente. Precisamos resolver esse problema.”

O governador reconheceu que há um descompasso entre a demanda da saúde e os recursos disponíveis, solicitou mais informações à administração municipal e disse estar disposto a auxiliar na resolução do problema.

“O Assistir é o nosso programa de complementação de recursos, porque o SUS é subfinanciado. A gente pode avançar para buscar as soluções possíveis. O Município tem uma estrutura de saúde qualificada.

Verbas para a reconstrução e proteção da cidade

No encontro com o governador, a comitiva canoense também apresentou a necessidade de repasse de recursos para a continuidade das obras de reconstrução e proteção da cidade após as enchentes de 2024. O Município necessita de verbas para os reparos dos diques Mathias Velho, Rio Branco e Niterói e das casas de bomba, além da construção do dique do bairro Mato Grande.

O município já repassou ao Estado as informações necessárias para a inclusão destas obras no Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs).

“A população está aflita com o andamento destas obras”, relatou o prefeito Airton Souza. A secretária estadual adjunta da Reconstrução Gaúcha, Angela de Oliveira, informou que os projetos do Município referentes às obras dos diques estão em análise na pasta.

“Estamos à disposição para fazer os ajustes que forem necessários”, garantiu o vice-prefeito Rodrigo Busato.

O governador Eduardo Leite determinou que a formalização da inclusão das obras junto ao Funrigs aconteça ainda no mês de maio.

Política

Câmara de Canoas reconhece oficialmente o uso do Cordão de Girassol para identificação de deficiências ocultas

Redação

Publicado

em

Câmara de Canoas reconhece oficialmente o uso do Cordão de Girassol para identificação de deficiências ocultas

Foi aprovado na sessão do dia 3 de abril, na Câmara Municipal de Canoas, o PL 68/2025, de autoria da vereadora Neuza Martins Rufatto (PSD), que reconhece o Cordão de Girassol como instrumento de identificação de pessoas com deficiências ocultas no município. A medida tem como objetivo fortalecer a inclusão social e melhorar a qualidade do atendimento em espaços públicos e privados.

O uso do cordão — uma fita com estampa de girassóis já adotada em outros países e cidades brasileiras — é opcional e voltado a pessoas com condições não visíveis, como autismo, surdez, deficiências cognitivas e doenças raras. A proposta segue o que já foi estabelecido pela Lei Federal nº 14.624/2023, que oficializou o símbolo em nível nacional.

“O reconhecimento municipal dá visibilidade ao tema e amplia o conhecimento da população sobre deficiências que, embora não sejam perceptíveis de imediato, demandam atenção e respeito”, explicou a vereadora Neuza Rufatto, ao destacar que a nova lei não gera custos aos cofres públicos, já que os cordões serão providenciados pelos próprios usuários ou instituições interessadas.

A nova legislação determina que funcionários de estabelecimentos públicos e privados sejam orientados sobre o uso do cordão e os procedimentos adequados para atender pessoas com deficiências ocultas.

O objetivo é garantir que o símbolo seja compreendido como um sinal legítimo de necessidade de atenção diferenciada, sem que isso implique, por si só, em exigência documental. Além de reconhecer um importante instrumento de inclusão, a lei municipal reforça o papel educativo do poder público na promoção da acessibilidade e no combate à discriminação de pessoas com deficiências invisíveis.

Continuar a ler

Política

Prefeito Battistella apresenta novos secretários e secretária do governo de Nova Santa Rita

Redação

Publicado

em

Prefeito Battistella apresenta novos secretários e secretária do governo de Nova Santa Rita

Na manhã desta segunda-feira, 7, o prefeito Rodrigo Battistella, junto ao vice-prefeito Toninho Pfeil, apresentou à população as novas pessoas integrantes da equipe de governo que irão compor as secretarias municipais. Battistella destacou a importância das novas escolhas para dar continuidade ao desenvolvimento da cidade e garantir a melhoria de serviços essenciais para a população.

Cláudio Venzo assume o cargo de subprefeito e será responsável por coordenar ações estratégicas em diversos bairros e comunidades de Nova Santa Rita, aproximando a administração das necessidades dos cidadãos e cidadãs.

Aline Prado chega à Secretaria do Meio Ambiente, com um forte compromisso em promover políticas sustentáveis e ações de preservação ambiental. Já Vagner Silva, é o novo titular da Secretaria de Cultura e Turismo, com o objetivo de impulsionar atividades culturais e de fomento ao turismo na cidade.

Battistella ressaltou a importância da formação dessa nova equipe e a continuidade das ações do governo municipal.

“Estamos somando a um time comprometido, com a competência necessária para trabalhar pela nossa cidade. Cada um dos novos nomes tem uma visão de futuro e um desejo de fazer Nova Santa Rita crescer de forma sustentável, com respeito ao meio ambiente e valorização da nossa cultura. Tenho plena confiança de que, juntos, vamos fazer um governo mais perto da população e com soluções eficientes para os desafios que temos pela frente”, afirmou o prefeito.

O vice-prefeito Toninho Pfeil também destacou o empenho e a dedicação de cada pessoa nova – e já integrantes da gestão -, enfatizando a importância do trabalho conjunto para atender as demandas da população.

“Esses novos nomes representam a continuidade do nosso compromisso com uma gestão eficiente e voltada para o bem-estar de todos os moradores e moradoras de Nova Santa Rita. Seguimos sempre em frente”.

Continuar a ler

Política

PSB Canoas elege novo diretório e executiva para próximo triênio

Redação

Publicado

em

PSB Canoas elege novo diretório e executiva para próximo triênio

Nesta quarta-feira, 26 de março, na Câmara de Vereadores de Canoas, o Partido Socialista Brasileiro (PSB) de Canoas realizou congresso municipal, elegendo o novo diretório e executiva para o próximo triênio.

A eleição se deu por aclamação, sendo aprovada a chapa liderada pela reeleição do presidente Diego Santa Helena e seu vice Fabiano Vernieri.

“Agradeço mais um vez a confiança, PSB sai unido e fortalecido, estamos em um novo ciclo, queremos aprofundar mais a defesa de nossas bandeiras de luta e do debate de melhorias dos serviços públicos junto à sociedade canoense, fazendo a boa política para realmente melhorar a vida das pessoas” destacou Santa Helena

O político também revelou que a sigla terá candidato a deputado em 2026 pela cidade, que o debate interno dos nomes das lideranças que se destacaram no último pleito já iniciou.

O congresso contou com a presença do presidente estadual do partido Mário Bruck, da diretora de Igualdade Racial do Estado, Sanny figueiredo. Na ocasião também foram eleitos os novos secretários dos movimentos sociais (mulheres: Magda Dawrh , juventude: Bryan André; e negritude: Gerson da Silva, LGBTQIAP+: Rubem fagundes e Movimento popular: vardeson Cardona.

Continuar a ler
publicidade
Graduação Lasallediadamulher

Destaques