Conecte-se conosco

header-top


 






 

09/05/2025
 

Educação

Escolas municipais de Canoas são contempladas com doação de livros de educação financeira

Redação

Publicado

em

Escolas municipais de Canoas são contempladas com doação de livros de educação financeira

Um total de 20 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF) da rede municipal de ensino serão contempladas com a doação de livros por meio de uma parceria apoiada pela iniciativa privada.

Na quarta-feira, 19, a EMEF Arthur Pereira de Vargas, do bairro Harmonia, foi a primeira a receber os títulos da coleção Pé-de-Meia: Economia que se aprende criando. Foram entregues três kits, que somam 18 livros, na unidade de ensino contemplada pelo projeto patrocinado pela empresa de soluções financeiras Rands.

“Estamos aqui na EMEF Arthur Pereira de Vargas para fazer a entrega dos livros da coleção e nosso objetivo, como patrocinadores, é realmente fazer a doação desses exemplares para as escolas atingidas pela enchente”, disse a representante da Rands, Thaís Tomiello.

Promovido por meio da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, o Pé-de-Meia une produção artística e educação financeira por meio de livros e oficinas voltadas a professores, educadores e alunos. De autoria da escritora Vivi Costa, com ilustrações de Giovana Mazzochi e Douglas Trancoso, a coleção possui três volumes e ambos destinados ao público pré-adolescente, de 11 a 14 anos.

Educação

EMEF Rui Cirne Lima passará a oferecer turno integral em junho

Redação

Publicado

em

EMEF Rui Cirne Lima passará a oferecer turno integral em junho

A implementação do turno integral na EMEF Dr. Rui Cirne Lima foi oficializada na manhã desta terça-feira, 6, com uma cerimônia de lançamento. Os 117 estudantes do 1° ao 5º ano, da unidade de ensino localizada no bairro Mato Grande, serão os primeiros a serem contemplados, a partir de junho, com a modalidade na rede pública municipal de ensino de Canoas.

A partir da novidade, as turmas permanecerão na escola das 8 às 15 horas. A diretora da EMEF, Simone da Silva Marinho, entende que o turno integral representa um investimento importante na qualidade da educação pública e para o futuro das crianças.

“Ajuda no aprendizado e desempenho dos alunos, permitindo o reforço escolar e o desenvolvimento de habilidades diversas. Através de atividades culturais e esportivas, ainda contribui para a formação cidadã, reduz a exposição a riscos sociais e apoia as famílias com uma rotina mais estável e segura”, destaca.

A responsável pela Secretaria Municipal da Educação (SME), Beth Colombo, não escondeu a emoção pelo anúncio relacionado à EMEF Rui Cirne Lima.

“Aqui havia um prédio antigo, querido, amado por todos, mas que não tinha mais condições para estar com alunos, professores e todos que faziam o seu dia a dia. E quando chegou o momento da nova escola estar pronta, vem uma enchente e com ela se vão anos de trabalho, expectativa e dedicação. Agora é vida nova, um novo tempo e hoje também estamos dando um primeiro passo. Vocês agora fazem parte da história da Educação de Canoas, como a primeira escola municipal de Canoas que terá turno integral”, disse a secretária Beth.

O prefeito de Canoas, Airton Souza, ressaltou o papel da Educação no futuro das crianças.

“Eu acredito muito na educação como o principal instrumento para mudar a história, de mudar a realidade de crianças e dos cidadãos”, disse.

De acordo com a Secretaria Municipal da Educação (SME), entre os benefícios que serão proporcionados está o reforço da Língua Portuguesa e Matemática, atividades esportivas, como desporto coletivo e jogos cooperativos; Sala Google, com uso de recursos tecnológicos, como telas interativas e chromebooks; Hora da Convivência: período reservado ao almoço, com espaço para interação entre os estudantes; e atividades culturais e artísticas: aulas passeio para equipamentos culturais, oficinas de artes visuais.

Continuar a ler

Educação

Crianças se divertem com o clima de Páscoa na EMEI Olga Ronchetti

Redação

Publicado

em

Crianças se divertem com o clima de Páscoa na EMEI Olga Ronchetti

Uma série de atividades lúdicas está sendo desenvolvida ao longo da semana com os 159 alunos assistidos pela Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Olga Ronchetti, no bairro Guajuviras. Pegadas espalhadas pelo chão, decoração de bolachas, Toca do Coelhinho na recepção, entrega de pacotinhos e a famosa caça ao ninho vêm fazendo a alegria da criançada.

As diferentes ações foram pensadas de acordo com a faixa etária das crianças, que compreende de quatro meses de vida a cinco anos e 11 meses.

“Trabalhar a Páscoa com as crianças é muito gratificante, pois aborda a solidariedade, o amor e a união. Aqui na escola, todo mundo pegou junto para que esse trabalho fosse bem significativo, ajudando na imaginação das crianças e promovendo tudo isso que a Páscoa representa hoje para nós, adultos”, disse a diretora da EMEI Olga Ronchetti, Natália Crippa.

Os baixinhos da turma do Maternal 2, com idades de três para quatro anos, participaram de uma aula de culinária na tarde da quarta-feira, 16. O pequeno Ícaro Florentino, 4, aprovou a atividade desenvolvida no refeitório.

“Foi muito bom e eu já comi. Eu gosto de vir para cá”, disse após rechear e decorar uma bolacha amanteigada. Para os alunos de turmas com crianças de idade inferior, os pais receberam pequenos mimos confeccionados pelas equipes da EMEI.

Uma outra atividade que fez sucesso entre os alunos foi a caça ao ninho, tradicional brincadeira em que os participantes foram procurando seus presentinhos que estavam espalhados pelo pátio da instituição de ensino. Os pais doaram as guloseimas para a montagem dos pacotinhos.

As turmas de Jardim 2 e do Maternal 2 também estudaram alguns dos símbolos da Páscoa. Além disso, um coelho de verdade foi apresentado e recebeu o carinho das crianças cheias de curiosidade. Programações semelhantes alusivas à Páscoa foram desenvolvidas por equipes de outras EMEIs e EMEFs da rede de ensino de Canoas.

Continuar a ler

Educação

EMEF Castelo Branco não terá aulas na quinta e sexta-feira, 10 e 11 de abril

Redação

Publicado

em

EMEF Castelo Branco não terá aulas na quinta e sexta-feira, 10 e 11 de abril

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Castelo Branco, do bairro Igara, não terá aulas na quinta-feira, 10, e sexta-feira, 11.

De acordo com a Secretaria Municipal da Educação (SME), a medida preventiva será adotada para a execução das obras de reforma elétrica nas dependências da instituição de ensino. As aulas serão retomadas na manhã de segunda-feira, 14.

Continuar a ler
publicidade
Graduação Lasalle

Destaques