Conecte-se conosco

header-top







 

05/08/2026
 

Geral

Senac-RS escolhe seus representantes para etapa nacional das Competições de Educação Profissional 

Redação

Publicado

em

Senac-RS escolhe seus representantes para etapa nacional das Competições de Educação Profissional 

É oficial: está definido quem vestirá a camiseta do Senac-RS na etapa nacional das Competições Senac de Educação Profissional, nas ocupações de Cabeleireiro, Cozinha, Cuidados de Saúde e Apoio Social, Estética e Bem-estar e Recepção de Hotel. Os cinco nomes são os vencedores da seletiva realizada entre os dias 24 e 27 de fevereiro, no Senac Bento Gonçalves.

Os escolhidos foram:

Ronaldy Kauan Oliveira da Silva, do Senac Camaquã, na ocupação Cabeleireiro;
Gustavo Freitas Argoud, do UniSenac – campus Porto Alegre, na ocupação Cozinha;
Cássia Eloa Martins de Oliveira, do Senac São Borja, na ocupação Cuidados de Saúde e Apoio Social;
Maria Eduarda Guerreiro da Silveira, do Senac Canoas, na ocupação Estética e Bem-estar;
Natália da Rosa Corso, do Senac Taquara, na ocupação Recepção de Hotel.

A premiação 

Entre aplausos e abraços, a divulgação dos selecionados foi realizada durante uma cerimônia na noite desta quinta-feira, 27, também nas dependências do Senac Bento Gonçalves. Na ocasião, além do vice-presidente da Fecomércio-RS e presidente do Sindilojas Regional Bento, Daniel Amadio, estiveram presentes diretores e colaboradores de diversas escolas Senac no Rio Grande do Sul.

No evento, a diretora regional do Senac-RS, Sandra Lindorfer, destacou que aquele era um momento para celebrar não apenas a vitória, mas o esforço e a dedicação de cada competidor.

“É preciso ser muito corajoso para viver essa experiência. Quem chegou até aqui tem muita competência e aprendeu muito”, pontuou. A diretora ainda reforçou o compromisso do Senac-RS de mudar vidas e oferecer educação profissional de qualidade. “Nós temos muito orgulho de proporcionar tudo isso para vocês. Nada disso aconteceria sem nossos diretores e colaboradores. É um movimento a muitas mãos, de um grande time. Tenho certeza que estaremos muito bem representados pelos selecionados hoje”, concluiu.

Já o gerente de Educação Profissional da instituição, Sidinei Rossi, ressaltou que os onze participantes da seletiva “já são destaques, pois os que passaram por todas as etapas são grandes vencedores. Todos saem muito mais fortes do que quando iniciaram a caminhada”.

Ao se dirigir aos competidores, ele ponderou: “podem ter certeza de que vocês são diferenciados”. Sidinei também agradeceu ao suporte e apoio dado pelo Senac Bento Gonçalves para a realização das provas da seletiva e expressou sua gratidão aos pais que confiam ao Senac-RS a educação de seus filhos.

O recado foi especial para os pais da competidora da ocupação Cozinha, Beatriz Ribeiro dos Santos, do Senac Santa Cruz do Sul, que exibiam orgulhosos, na plateia, camisetas personalizadas do “Time Bia”, com a foto da filha estampada. Gilvana Lores Ribeiro e Rogério Alves dos Santos vieram de Venâncio Aires torcer por Bia na seletiva.

A competidora não avançou para a etapa nacional, mas mesmo antes de saber os resultados, Gilvana e Rogério já pontuavam que a filha era uma vencedora por ter superado tantos desafios e por ter adquirido tanto conhecimento ao longo do processo de seleção.

Próximos passos 

Os escolhidos representarão o Rio Grande do Sul na etapa nacional das Competições Senac, que ocorrerá em setembro, no Rio de Janeiro. Além de vivenciarem uma experiência única de qualificação técnica e comportamental, os vencedores nacionais irão disputar a WorldSkills em Shanghai, na China, em 2026.

Como forma de reconhecimento ao empenho e participação, os competidores que não se classificaram para a próxima etapa foram contemplados com uma bolsa de estudos em um curso do Senac-RS para seguirem seus estudos na instituição.

Como funcionam as Competições Senac de Educação Profissional   

Durante as provas – tanto das Competições de Educação Profissional quanto da WorldSkills – os alunos são submetidos a situações reais da profissão. Uma das provas de Cabeleireiro, por exemplo, consiste em realizar um penteado de acordo com a ocasião, em um tempo estimado (penteado de noiva, passarela, festa, etc). Algumas provas também apresentam elementos surpresa, desafiando o competidor a ser criativo.

Para saber mais sobre as Competições Senac de Educação Profissional, acesse o site.

Geral

Nova Santa Rita apresenta indicadores da segurança pública e lança Plano Municipal nesta quarta-feira

Avatar

Publicado

em

A Prefeitura de Nova Santa Rita realiza, nesta quarta-feira, 5, às 17h30, uma reunião do Conselho de Segurança Urbana e Rural. O encontro será no auditório da Secretaria Municipal de Educação, na Rua Marinho Peixoto, nº 45, no Centro, e será aberto à participação da comunidade.

Durante a reunião, serão apresentados os indicadores da segurança pública referentes ao primeiro semestre de 2026, com dados sobre as ações desenvolvidas no município no período.

Também está previsto o lançamento do Plano Municipal de Segurança Pública, documento que reúne diretrizes, metas e estratégias para orientar as ações da área nos próximos anos.

O prefeito Rodrigo Battistella afirmou que o plano busca ampliar o planejamento das políticas públicas voltadas à segurança.

“A segurança pública é construída com planejamento, investimentos e participação da sociedade. O Plano Municipal representa mais um passo importante para consolidarmos políticas públicas eficientes, sempre com transparência e diálogo com a população”, afirmou.

O secretário municipal de Segurança Pública, Moacir Godoi, destacou que a reunião também será um espaço para apresentar os resultados do primeiro semestre e discutir as ações previstas para os próximos anos.

“O Conselho de Segurança é um espaço de diálogo e construção coletiva. Além de apresentarmos os resultados alcançados no primeiro semestre, vamos lançar um plano que orientará as ações da segurança pública nos próximos anos. A presença da comunidade fortalece esse trabalho e contribui para que as políticas estejam cada vez mais alinhadas às necessidades da população”, destacou.

Continuar a ler

Geral

Nova Santa Rita realiza novo sorteio da campanha Premiada e contempla participante com geladeira

Avatar

Publicado

em

A Prefeitura de Nova Santa Rita realizou o sorteio referente ao mês de julho da campanha “Nova Santa Rita Premiada”. O contemplado foi Guilherme Fortuna de Souza, que recebeu como prêmio uma geladeira Frost Free de 387 litros.

De acordo com a administração municipal, o vencedor havia cadastrado cinco notas fiscais na campanha. O resultado demonstra que o número de notas registradas não é um critério determinante para a contemplação, já que todos os cupons cadastrados conforme o regulamento participam dos sorteios.

A campanha foi criada para estimular os consumidores a solicitarem a inclusão do CPF na nota fiscal durante compras realizadas no comércio local. A iniciativa também busca incentivar a emissão de notas fiscais e contribuir para o fortalecimento da arrecadação municipal.

O prefeito Rodrigo Battistella afirmou que a campanha tem impacto tanto para os consumidores quanto para os estabelecimentos comerciais do município.

“O Nova Santa Rita Premiada fortalece nosso comércio, incentiva a emissão de notas fiscais e ainda recompensa quem prestigia as empresas do município. E o sorteio deste mês mostra que todos têm chances de ganhar. Basta participar e pedir o CPF na nota”, disse.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Rodrigo Feijó, destacou que o resultado do sorteio reforça que a quantidade de notas cadastradas não garante maior possibilidade de contemplação.

“O exemplo do Guilherme demonstra que não é preciso cadastrar centenas de notas para ser contemplado. Com apenas cinco notas fiscais ele foi o grande vencedor do mês. Por isso, nossa orientação é que todos peçam o CPF na nota e façam o cadastro”, afirmou.

Segundo a prefeitura, novos sorteios serão realizados ao longo do ano. Entre os próximos prêmios previstos estão um fogão de quatro bocas e um tablet. Ao final da campanha, haverá ainda o sorteio de um automóvel 0 km.

Para participar, os consumidores devem realizar compras em estabelecimentos de Nova Santa Rita, solicitar a inclusão do CPF na nota fiscal e cadastrar os cupons de acordo com as regras estabelecidas no regulamento da campanha.

Continuar a ler

Geral

Canoas retira toneladas de resíduos em ação contra descarte irregular no Mathias Velho

Avatar

Publicado

em

Foto: Vinicius Medeiros

A Prefeitura de Canoas realizou, na segunda-feira, 3, uma força-tarefa de limpeza na Rua Curitiba, no bairro Mathias Velho. A ação, coordenada pela Secretaria Municipal de Serviços e Zeladoria Urbana, removeu resíduos e entulhos descartados de forma irregular em um dos pontos da região.

De acordo com a prefeitura, a operação contou com uma retroescavadeira e três caminhões truck. O serviço faz parte das ações permanentes de limpeza urbana desenvolvidas no município. Segundo a administração municipal, cerca de 1.400 toneladas de resíduos e entulhos são recolhidas semanalmente em diferentes bairros.

O secretário adjunto operacional da Secretaria Municipal de Serviços e Zeladoria Urbana, Márcio Oliveira, afirmou que o descarte irregular de lixo compromete o sistema de drenagem da cidade.

“Estamos retirando uma grande quantidade de lixo descartado de forma irregular. Quando chove, esse material é levado para as bocas de lobo e acaba chegando às casas de bombas, comprometendo o funcionamento do sistema e aumentando o risco de alagamentos. A Prefeitura está fazendo a sua parte, mas é fundamental que a população também colabore, descartando corretamente seus resíduos e preservando os espaços públicos”, disse.

Moradora da Rua São Gabriel há mais de 20 anos, Marli Terezinha relata que o descarte irregular é frequente na região e que o problema se intensifica em dias de chuva.

“Moro aqui há mais de 20 anos e vejo muitas pessoas jogando lixo nesse local. Sempre que chove, os alagamentos aparecem e quem sofre somos nós, moradores. A Prefeitura realiza a limpeza constantemente, mas, sem a colaboração da população, o problema continua. Precisamos que cada um faça a sua parte”, afirmou.

Segundo a prefeitura, a ação integra o programa Cidade Limpa, voltado à orientação sobre o descarte adequado de resíduos sólidos e ao combate ao descarte irregular em vias e espaços públicos.

O município também mantém o programa “Quem Suja, Paga a Conta”, que prevê fiscalização e aplicação de multas para quem descartar lixo ou entulho de forma irregular. Conforme a administração municipal, a prática é considerada infração administrativa pela Lei Municipal nº 4.980/2005 (Código Municipal de Limpeza Urbana).

As multas variam de 50 a 400 Unidades de Referência Municipal (URMs), conforme a gravidade da infração. Atualmente, cada URM corresponde a R$ 4,62, de acordo com o Decreto Municipal nº 008/2026.

Como denunciar

Quem flagrar o descarte irregular de lixo ou entulho pode fazer denúncias pelos seguintes canais:

Central de Atendimento ao Cidadão (CAC): 0800 510 1234;

WhatsApp da Diretoria de Limpeza Urbana: (51) 98255-2777;

E-mail: atendimento.cidadao@canoas.rs.gov.br.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques