Geral
Senac-RS escolhe seus representantes para etapa nacional das Competições de Educação Profissional

É oficial: está definido quem vestirá a camiseta do Senac-RS na etapa nacional das Competições Senac de Educação Profissional, nas ocupações de Cabeleireiro, Cozinha, Cuidados de Saúde e Apoio Social, Estética e Bem-estar e Recepção de Hotel. Os cinco nomes são os vencedores da seletiva realizada entre os dias 24 e 27 de fevereiro, no Senac Bento Gonçalves.
Os escolhidos foram:
Ronaldy Kauan Oliveira da Silva, do Senac Camaquã, na ocupação Cabeleireiro;
Gustavo Freitas Argoud, do UniSenac – campus Porto Alegre, na ocupação Cozinha;
Cássia Eloa Martins de Oliveira, do Senac São Borja, na ocupação Cuidados de Saúde e Apoio Social;
Maria Eduarda Guerreiro da Silveira, do Senac Canoas, na ocupação Estética e Bem-estar;
Natália da Rosa Corso, do Senac Taquara, na ocupação Recepção de Hotel.
A premiação
Entre aplausos e abraços, a divulgação dos selecionados foi realizada durante uma cerimônia na noite desta quinta-feira, 27, também nas dependências do Senac Bento Gonçalves. Na ocasião, além do vice-presidente da Fecomércio-RS e presidente do Sindilojas Regional Bento, Daniel Amadio, estiveram presentes diretores e colaboradores de diversas escolas Senac no Rio Grande do Sul.
No evento, a diretora regional do Senac-RS, Sandra Lindorfer, destacou que aquele era um momento para celebrar não apenas a vitória, mas o esforço e a dedicação de cada competidor.
“É preciso ser muito corajoso para viver essa experiência. Quem chegou até aqui tem muita competência e aprendeu muito”, pontuou. A diretora ainda reforçou o compromisso do Senac-RS de mudar vidas e oferecer educação profissional de qualidade. “Nós temos muito orgulho de proporcionar tudo isso para vocês. Nada disso aconteceria sem nossos diretores e colaboradores. É um movimento a muitas mãos, de um grande time. Tenho certeza que estaremos muito bem representados pelos selecionados hoje”, concluiu.
Já o gerente de Educação Profissional da instituição, Sidinei Rossi, ressaltou que os onze participantes da seletiva “já são destaques, pois os que passaram por todas as etapas são grandes vencedores. Todos saem muito mais fortes do que quando iniciaram a caminhada”.
Ao se dirigir aos competidores, ele ponderou: “podem ter certeza de que vocês são diferenciados”. Sidinei também agradeceu ao suporte e apoio dado pelo Senac Bento Gonçalves para a realização das provas da seletiva e expressou sua gratidão aos pais que confiam ao Senac-RS a educação de seus filhos.
O recado foi especial para os pais da competidora da ocupação Cozinha, Beatriz Ribeiro dos Santos, do Senac Santa Cruz do Sul, que exibiam orgulhosos, na plateia, camisetas personalizadas do “Time Bia”, com a foto da filha estampada. Gilvana Lores Ribeiro e Rogério Alves dos Santos vieram de Venâncio Aires torcer por Bia na seletiva.
A competidora não avançou para a etapa nacional, mas mesmo antes de saber os resultados, Gilvana e Rogério já pontuavam que a filha era uma vencedora por ter superado tantos desafios e por ter adquirido tanto conhecimento ao longo do processo de seleção.
Próximos passos
Os escolhidos representarão o Rio Grande do Sul na etapa nacional das Competições Senac, que ocorrerá em setembro, no Rio de Janeiro. Além de vivenciarem uma experiência única de qualificação técnica e comportamental, os vencedores nacionais irão disputar a WorldSkills em Shanghai, na China, em 2026.
Como forma de reconhecimento ao empenho e participação, os competidores que não se classificaram para a próxima etapa foram contemplados com uma bolsa de estudos em um curso do Senac-RS para seguirem seus estudos na instituição.
Como funcionam as Competições Senac de Educação Profissional
Durante as provas – tanto das Competições de Educação Profissional quanto da WorldSkills – os alunos são submetidos a situações reais da profissão. Uma das provas de Cabeleireiro, por exemplo, consiste em realizar um penteado de acordo com a ocasião, em um tempo estimado (penteado de noiva, passarela, festa, etc). Algumas provas também apresentam elementos surpresa, desafiando o competidor a ser criativo.
Para saber mais sobre as Competições Senac de Educação Profissional, acesse o site.
Geral
Canoas promove campanha “Verão sem Violência” com ações de conscientização

A Secretaria Municipal da Mulher, Cidadania e Inclusão de Canoas realizará, nos meses de janeiro e fevereiro, a campanha “Verão sem Violência”, voltada à conscientização e ao enfrentamento da violência doméstica. A iniciativa prevê a divulgação de canais de denúncia e informações sobre os tipos de violência previstos na Lei Maria da Penha.
As ações estão programadas para os dias 14 e 26 de janeiro e 11 e 25 de fevereiro, sempre às 15h, no Calçadão, em frente à Estação Canoas da Trensurb, no Centro do município. No local, serão distribuídos materiais informativos ao público.
De acordo com a Secretaria, a campanha busca ampliar o acesso da população a informações sobre a violência contra meninas e mulheres, além de divulgar os serviços de acolhimento disponíveis em Canoas e orientar sobre como buscar apoio e realizar denúncias.
Geral
Começam a valer a partir de hoje as novas regras para a CNH no Rio Grande do Sul

Entram em vigor nesta segunda-feira, 5, as novas regras para quem deseja tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no Rio Grande do Sul. A partir de hoje, os candidatos já podem iniciar o processo de habilitação conforme as mudanças previstas na legislação federal, segundo informou o Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (DetranRS).
As alterações decorrem da Resolução nº 1.020/2025 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), da Medida Provisória nº 1.327/2025 e da Lei nº 15.153/2025, que promovem mudanças significativas no processo de formação de condutores em todo o país. Diante da ausência de um período oficial de transição, o DetranRS, em conjunto com a Procergs, adotou um modelo híbrido, que combina exigências da nova legislação com procedimentos do sistema anterior.
De acordo com a diretora-geral adjunta do DetranRS, Isabel Friski, as adequações estão sendo realizadas em regime de força-tarefa. Segundo ela, a determinação do governo estadual foi para acelerar a implementação das mudanças e garantir que o novo processo esteja disponível já no início do ano.
Como será o processo de habilitação
Na prática, o candidato poderá iniciar o processo pelo aplicativo Gov.br e dar início ao curso teórico, ou realizar o procedimento diretamente em um Centro de Formação de Condutores (CFC). De forma simultânea, será possível realizar a coleta biométrica e agendar os exames de aptidão física e mental.
Hoje também poderá ser agendada a prova teórica. No entanto, durante este período inicial, o exame seguirá o modelo antigo, já que ainda não há integração com o banco de questões da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
Após a aprovação no exame teórico, o candidato poderá marcar as aulas práticas. A nova legislação estabelece a exigência mínima de duas horas/aula obrigatórias. Quando se considerar apto, o aluno poderá agendar o exame prático no CFC.
O exame de direção veicular seguirá o modelo atualmente vigente até que a Senatran atualize o Manual Brasileiro de Exames de Direção Veicular. Já o exame toxicológico só será exigido após regulamentação específica do Contran, conforme autorização da Senatran.
O DetranRS informa ainda que já é possível abrir o serviço e realizar a coleta biométrica nos CFCs. Para as demais etapas, os candidatos podem optar por aguardar os ajustes no sistema ou seguir com o processo pelas regras antigas. A atuação de instrutores autônomos e o uso de veículo próprio seguem condicionados à regulamentação.
Principais mudanças na legislação
A Resolução nº 1.020/2025 do Contran prevê, entre as principais mudanças, a oferta de curso teórico gratuito e em formato digital, além da flexibilização das aulas práticas, com redução da carga horária obrigatória para duas aulas de direção. O início do processo poderá ser feito pelo site do Ministério dos Transportes ou pelo aplicativo CNH do Brasil, que substitui a Carteira Digital de Trânsito.
A Medida Provisória nº 1.327/2025 também prevê a possibilidade de renovação automática da CNH para condutores considerados bons motoristas.
Além disso, com a derrubada do veto presidencial pelo Senado, a Lei nº 15.153/2025 voltou a exigir o exame toxicológico na primeira habilitação também para condutores de carros e motocicletas.
Geral
Colisão entre caminhão e ônibus deixa seis mortos na BR-116, em Pelotas
Oportunidade4 dias atrásCâmara de Canoas abre inscrições para seleção de estagiários de nível médio, técnico e superior até 22 de janeiro
Geral1 semana atrásComeçam a valer a partir de hoje as novas regras para a CNH no Rio Grande do Sul

Educação5 dias atrásDivulgado o 1º chamamento de 2026 para matrícula na etapa creche, em Canoas

Política1 semana atrásCâmara de Cachoeirinha aprova impeachment do prefeito e do vice após sessão de 12 horas

Educação7 dias atrásCanoas divulga lista de classificados do concurso para professores da rede municipal

Política7 dias atrásFelipe Martini assume como secretário adjunto de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do RS
Fazenda1 semana atrásIPTU 2026: hoje é o último dia para pagar cota única com desconto de até 15% em Canoas

Desenvolvimento7 dias atrásEstado efetua primeiro pagamento a famílias atendidas pelo Programa Família Gaúcha


























































