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01/06/2025
 

Serviços

Saiba como funcionam os serviços municipais neste Carnaval

Redação

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Saiba como funcionam os serviços municipais neste Carnaval

A Prefeitura de Canoas informa que, em função do Carnaval, não haverá expediente nas repartições públicas nesta segunda e terça-feira, dias 3 e 4 de março, respectivamente. Serviços e atividades essenciais funcionarão normalmente. Confira o que funciona e quais serviços estarão fechados ou em regime de plantão neste Carnaval:

SAÚDE
– Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu) atende 24 horas pelo fone 192
– Hospitais Nossa Senhora das Graças (HNSG), Pronto-Socorro (HPSC) e Hospital Universitário (HU) atenderão normalmente
– Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) terão atendimento normal 24 horas
– Unidades de saúde dos bairros ficarão fechadas até quarta-feira (5) ao meio-dia
– Centros de testagem de vacina e vacinação ficarão fechados até quarta-feira (5) ao meio-dia
– Farmácias básicas estarão fechadas até quarta-feira (5) ao meio-dia
– Os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) estarão fechados até quarta-feira (5) ao meio-dia

EDUCAÇÃO
– As escolas municipais não terão atividades.

ASSISTÊNCIA SOCIAL
– Restaurante Popular estará funcionando normalmente de segunda a sábado, das 11h30 às 13h
– Albergue Municipal funcionará normalmente todos os dias das 19h às 7h.

OBRAS E RECONSTRUÇÃO
– A Secretaria Municipal de Obras e Reconstrução não terá atividades administrativas no Carnaval; equipes estarão de sobreaviso para o caso de intercorrências climáticas.

BEM-ESTAR ANIMAL
– No sábado, domingo, segunda e terça-feira o plantão de urgência será das 10h às 22h
– Na quarta-feira atendimento será normal, a partir das 8h.

MEIO AMBIENTE
– Os parques da cidade ficarão abertos normalmente das 6h às 23h; equipes de fiscalização atenderão em regime de plantão no telefone 153.
– Minizoo terá funcionamento normal (terça a domingo das 10h às 16h, fechado nas segundas-feiras).

SEGURANÇA PÚBLICA
– Guarda Municipal trabalhará normalmente com plantão 24 horas pelo telefone 153.

DEFESA CIVIL E RESILIÊNCIA CLIMÁTICA
– A Defesa Civil trabalharã com plantão 24 horas; o contato pode ser feito por mensagens ou ligações para o WhatsApp (51) 98255-0805.

CULTURA E TURISMO
– As unidades de cultura do Município não terão eventos neste Carnaval.

ESPORTE E LAZER
– As unidades da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer não terão atividades.

CIDADANIA, MULHER E INCLUSÃO
– A Secretaria Municipal da Cidadania, Mulher e Inclusão não terá programação no Carnaval; denúncias de violência doméstica podem ser feitas para o telefone 190, com atendimento 24 horas.

CONSELHO TUTELAR
– No sábado e domingo o Conselho Tutelar atenderá no plantão 24 horas pelo telefone (51) 99327-5389; na segunda e terça-feira o atendimento será pelo telefone (51) 3425-7613 até as 18h, e depois disso pelo telefone do plantão: (51) 99327-5389.

MOBILIDADE URBANA
– Na segunda-feira todas as linhas seguirão a tabela horária de sábado; na terça-feira será aplicada a tabela horária de domingo; e na quarta-feira o transporte retornará a sua programação normal. O telefone do plantão da secretaria é o 156.

FAZENDA
– Atendimento online através do site www.canoas.rs.gov.br/portaldafazenda.

SERVIÇOS E ZELADORIA URBANA
– A coleta de lixo residencial e conteinerizado será normal durante o feriado. Todos os ecopontos da cidade funcionarão normalmente.

CEMITÉRIOS
– Os cemitérios municipais estarão abertos das 8h às 12h e das 13h às 17h; plantão para sepultamentos acontece diretamente nos cemitérios das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30.

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO
– A fiscalização da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação estará de plantão no telefone (51) 98255-1745. O Escritório do Empreendedor estará fechado.

Serviços

Corsan moderniza atendimento com novas plataformas virtuais

Redação

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Corsan moderniza atendimento com novas plataformas virtuais

Com o objetivo de aprimorar e facilitar a experiência dos clientes em seus canais digitais de relacionamento, a partir da próxima segunda-feira, 2, a Corsan disponibilizará uma nova Agência Virtual e Aplicativo Corsan. As plataformas foram modernizadas para oferecer ainda mais segurança e agilidade nas solicitações de serviços e informações, direto do celular ou computador.

A atual Unidade de Atendimento Virtual dá lugar à Agência Virtual no endereço www.cliente.corsan.com.br. Nela, o cliente poderá consultar a 2ª via da fatura, fazer pagamentos e parcelar dívidas, verificar a situação do abastecimento, informar faltas de água e vazamentos, e muito mais. As mesmas funcionalidades e facilidades estarão disponíveis no novo Aplicativo Corsan. Para usufruir da novidade, basta baixar novamente o App gratuitamente, tanto para iOS quanto para Android.

Com a mudança dos sistemas, o acesso do cliente também será alterado, sendo necessário novo cadastro de login para ambas as ferramentas.

“Nossas novas plataformas virtuais de atendimento foram pensadas para aprimorar a maneira como nosso cliente se conecta aos nossos serviços. Estão mais intuitivas e ainda mais seguras. É uma evolução importante que estamos promovendo nos canais digitais”, ressalta o diretor comercial da Corsan, Luiz Nóbrega.

Importante destacar que tanto a Agência Virtual como o novo Aplicativo estarão disponíveis somente a partir do dia 2 de junho. Até o domingo, dia 1º, os clientes poderão consultar a segunda via da fatura e situação de abastecimento ainda em www.corsan.com.br/cliente. Outras solicitações emergenciais estão sendo atendidas no Call Center 0800 646 6444.

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Serviços

Mudança de sistemas altera atendimento da Corsan nesta semana

Redação

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Mudança de sistemas altera atendimento da Corsan nesta semana

Entre esta quarta-feira, 28, e o próximo domingo, 1º de junho, os atendimentos digitais da companhia ficarão temporariamente indisponíveis no site www.corsan.com.br/cliente, no aplicativo Corsan e no Whats App (51) 99704-6644. Além da modernização do sistema comercial, a empresa se prepara para o lançamento da nova agência virtual e do novo aplicativo, que entram em vigor a partir de junho.

Até o próximo domingo, solicitações urgentes serão atendidas no Call Center 0800 646 6444 (com ligações gratuitas) e presencialmente na loja mais próxima ao cliente até a sexta-feira, 30. Serviços como a segunda via da fatura e consulta à situação de desabastecimento de água podem ser verificadas em www.corsan.com.br/cliente.

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Serviços

Programa “Portas Abertas” apresenta estrutura e investimentos da Corsan à imprensa

Redação

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No sábado, 24, a Corsan realizou mais uma edição do programa Portas Abertas, com visita guiada à sede da empresa e ao Centro de Operações Integradas (COI), no centro de Porto Alegre, e à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Mato Grande, em Canoas.

A atividade reuniu profissionais da imprensa de diversos veículos da Região Metropolitana, Vales do Paranhana e dos Sinos, com o objetivo de apresentar a estrutura da Companhia, seus processos operacionais e os indicadores que
orientam a prestação dos serviços de saneamento no Rio Grande do Sul.

“O programa Portas Abertas é muito importante para nós porque nos aproxima da comunidade. Acreditamos que compartilhar conhecimento e informações qualifica não só o trabalho da Companhia, mas também o trabalho do jornalismo, que tem papel fundamental na transmissão da informação como bem coletivo. Nossa lógica aqui é, de fato, estar de portas abertas. Queremos que vocês se sintam à vontade, conheçam nossas operações e compreendam o processo como um todo”, afirmou a presidente da Corsan, Samanta Takimi, na abertura do evento.

O Portas Abertas promove visitas de estudantes, autoridades, representantes comunitários e jornalistas às unidades operacionais da Corsan, como Estações de Tratamento de Água e Esgoto, unidades regionais, além do Centro de Operações Integradas (COI).

Inovação e tecnologia em saneamento

Durante a visita, os participantes conheceram o funcionamento do COI, responsável pelo monitoramento em tempo real da operação nos 317 municípios atendidos pela Companhia. A unidade centraliza informações sobre pressão nas redes, consumo de energia, uso de insumos e qualidade da água e do esgoto.

“O principal objetivo é identificar anomalias antes mesmo de o cliente perceber, minimizando os impactos ao usuário”, explicou o gerente do COI, Fabiano Vianna, durante a visita.

Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Mato Grande

À tarde, foi a vez da visita à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Mato Grande, em Canoas. Inaugurada em 7 de abril de 1998, essa ETE possui capacidade licenciada para tratar até 22.464 m³ de esgoto por dia, o equivalente a 260 litros por segundo.

O coordenador de Operações da estação, Rodrigo Krentz, conduziu os convidados pelos processos realizados dentro da ETE, que aplica metodologias integradas para tratar o esgoto, incluindo etapas físicas, químicas e biológicas. Segundo Krentz, a ETE Mato Grande gera cerca de 600 toneladas mensais de lodo, que são reaproveitadas em compostagem orgânica por cooperativas da agricultura familiar. O reaproveitamento do material evita o descarte em aterros e dá destinação sustentável ao resíduo gerado pelo tratamento de esgoto.

Representando a Corsan, participaram do evento Anajara Moreira, André Borges, Cíntia Kovaski, Cristina Oliveira, Márcio Galarça e Renata Rohde. Também estiveram presentes representantes dos veículos do Grupo Sinos, O Timoneiro, Seguinte, O Alvoradense, Porto Alegre 24 Horas, Independente, Rádio Nascente, Rádio Comunidade e Regional FM.

Investimento e expansão

A Corsan, sob gestão da Aegea desde julho de 2023, trabalha para promover uma transformação do saneamento básico no Rio Grande do Sul. Presente em 317 municípios, a Companhia reforça diariamente seu compromisso com o bem-estar de mais de 6 milhões de pessoas, por meio de investimentos, tecnologia de ponta e foco em resultados concretos.

A Companhia já investiu R$ 2,1 bilhões até 2024 e prevê aplicar R$ 15 bilhões no Estado até 2033. O objetivo é cumprir as metas do Novo Marco Legal do Saneamento (Lei nº 14.026/2020), que estabelece a universalização do acesso à água potável (99%) e à coleta e tratamento de esgoto (90%) até o final da década.

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