Conecte-se conosco

header-top







 

13/09/2025
 

Serviços

Saiba como funcionam os serviços municipais neste Carnaval

Redação

Publicado

em

Saiba como funcionam os serviços municipais neste Carnaval

A Prefeitura de Canoas informa que, em função do Carnaval, não haverá expediente nas repartições públicas nesta segunda e terça-feira, dias 3 e 4 de março, respectivamente. Serviços e atividades essenciais funcionarão normalmente. Confira o que funciona e quais serviços estarão fechados ou em regime de plantão neste Carnaval:

SAÚDE
– Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu) atende 24 horas pelo fone 192
– Hospitais Nossa Senhora das Graças (HNSG), Pronto-Socorro (HPSC) e Hospital Universitário (HU) atenderão normalmente
– Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) terão atendimento normal 24 horas
– Unidades de saúde dos bairros ficarão fechadas até quarta-feira (5) ao meio-dia
– Centros de testagem de vacina e vacinação ficarão fechados até quarta-feira (5) ao meio-dia
– Farmácias básicas estarão fechadas até quarta-feira (5) ao meio-dia
– Os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) estarão fechados até quarta-feira (5) ao meio-dia

EDUCAÇÃO
– As escolas municipais não terão atividades.

ASSISTÊNCIA SOCIAL
– Restaurante Popular estará funcionando normalmente de segunda a sábado, das 11h30 às 13h
– Albergue Municipal funcionará normalmente todos os dias das 19h às 7h.

OBRAS E RECONSTRUÇÃO
– A Secretaria Municipal de Obras e Reconstrução não terá atividades administrativas no Carnaval; equipes estarão de sobreaviso para o caso de intercorrências climáticas.

BEM-ESTAR ANIMAL
– No sábado, domingo, segunda e terça-feira o plantão de urgência será das 10h às 22h
– Na quarta-feira atendimento será normal, a partir das 8h.

MEIO AMBIENTE
– Os parques da cidade ficarão abertos normalmente das 6h às 23h; equipes de fiscalização atenderão em regime de plantão no telefone 153.
– Minizoo terá funcionamento normal (terça a domingo das 10h às 16h, fechado nas segundas-feiras).

SEGURANÇA PÚBLICA
– Guarda Municipal trabalhará normalmente com plantão 24 horas pelo telefone 153.

DEFESA CIVIL E RESILIÊNCIA CLIMÁTICA
– A Defesa Civil trabalharã com plantão 24 horas; o contato pode ser feito por mensagens ou ligações para o WhatsApp (51) 98255-0805.

CULTURA E TURISMO
– As unidades de cultura do Município não terão eventos neste Carnaval.

ESPORTE E LAZER
– As unidades da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer não terão atividades.

CIDADANIA, MULHER E INCLUSÃO
– A Secretaria Municipal da Cidadania, Mulher e Inclusão não terá programação no Carnaval; denúncias de violência doméstica podem ser feitas para o telefone 190, com atendimento 24 horas.

CONSELHO TUTELAR
– No sábado e domingo o Conselho Tutelar atenderá no plantão 24 horas pelo telefone (51) 99327-5389; na segunda e terça-feira o atendimento será pelo telefone (51) 3425-7613 até as 18h, e depois disso pelo telefone do plantão: (51) 99327-5389.

MOBILIDADE URBANA
– Na segunda-feira todas as linhas seguirão a tabela horária de sábado; na terça-feira será aplicada a tabela horária de domingo; e na quarta-feira o transporte retornará a sua programação normal. O telefone do plantão da secretaria é o 156.

FAZENDA
– Atendimento online através do site www.canoas.rs.gov.br/portaldafazenda.

SERVIÇOS E ZELADORIA URBANA
– A coleta de lixo residencial e conteinerizado será normal durante o feriado. Todos os ecopontos da cidade funcionarão normalmente.

CEMITÉRIOS
– Os cemitérios municipais estarão abertos das 8h às 12h e das 13h às 17h; plantão para sepultamentos acontece diretamente nos cemitérios das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30.

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO
– A fiscalização da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação estará de plantão no telefone (51) 98255-1745. O Escritório do Empreendedor estará fechado.

Serviços

Corsan oferece facilidades para regularização de contas em atraso

Redação

Publicado

em

Corsan oferece facilidades para regularização de contas em atraso

A partir da próxima segunda feira, 15, a Corsan realiza o “Feirão de Negociação Farroupilha”, onde serão oferecidas condições especiais para clientes regularizarem débitos dos serviços de água e esgoto.

Os descontos podem chegar a 60% do valor original de faturas vencidas, além da possibilidade de parcelamento em até 60 vezes. Estão aptos a aderir clientes das categorias residencial, comercial e industrial – com exceção de imóveis públicos – que tenham dívidas em atraso há mais de 30 dias. A feira de negociação se estende até o dia 30 de setembro.

Os pagamentos podem ser feitos à vista, via Pix; no cartão de crédito (em até 12 vezes); ou parcelado diretamente nas próximas faturas mensais, em até 60 parcelas.

“Buscamos permanentemente alternativas que auxiliem nossos clientes a quitarem seus débitos, sejam eles mais antigos ou recentes. Ao oferecermos condições diferenciadas, entendemos que também ajudamos a evitar o acúmulo de dívidas futuras”, destaca o diretor Comercial da Corsan, Luiz Nóbrega.

Para participar, os consumidores devem procurar atendimento nas lojas físicas da Corsan ou entrar em contato pelo call center 0800.646.6444 (ligação gratuita).

Continuar a ler

Serviços

Corsan moderniza tratamento de água para maior segurança no trabalho e benefício ambiental

Redação

Publicado

em

Corsan moderniza tratamento de água para maior segurança no trabalho e benefício ambiental

A Estação de Tratamento de Água (ETA) Rio Branco, em Canoas, está usando geradores de hipoclorito de sódio para o tratamento da água, em substituição ao gás cloro. Esta alternativa, desenvolvida na própria estação, mantém a eficácia de desinfecção e oferece um ambiente de trabalho mais seguro, sem os riscos operacionais associados a outros métodos de utilizados em saneamento.

“É um processo limpo e sem emissões tóxicas ao meio ambiente”, destaca o coordenador de qualidade da Corsan, Stiven Lusani.

A mudança faz parte do programa implementada gradualmente pela Corsan em 132 estações de tratamento de água do Rio Grande do Sul. Com investimento de R$ 40 milhões, a mudança beneficia diretamente a rotina dos técnicos, que agora trabalham com produto livre de toxicidade e que favorece também a proteção da natureza.

Lusani explica que o hipoclorito de sódio, diferentemente do gás cloro, não oferece risco no manuseio. “O ambiente de trabalho fica mais seguro. É uma transformação que traz mais confiança e tranquilidade no dia a dia”, diz ele.

O supervisor destaca, ainda, que o hipoclorito traz sustentabilidade, economia e autonomia operacional. “Ao mesmo tempo em que garante para a comunidade uma água tratada com mais confiabilidade, menor risco ambiental e regularidade no abastecimento”, completa.

Como funciona o tratamento

A Corsan produz hipoclorito de sódio de baixa concentração para ser utilizado para desinfecção da água. O processo ocorre por eletrólise, a partir da aplicação de corrente elétrica sobre uma solução de água e sal (cloreto de sódio). O resultado é uma solução de hipoclorito pronta para dosagem.

Outro benefício é a possibilidade de produzir o hipoclorito sob demanda, sem depender de fornecedores externos ou transporte de produtos perigosos.

Continuar a ler

Serviços

Tudo Fácil do Canoas Shopping terá aproximadamente 365m² e mais de 300 atendimentos diários 

Redação

Publicado

em

Tudo Fácil do Canoas Shopping terá aproximadamente 365m² e mais de 300 atendimentos diários 

Até o final de 2025, Canoas contará com uma nova unidade do Tudo Fácil, espaço que concentra em um único local os serviços públicos estaduais mais procurados pelos cidadãos. Ele ficará localizado em um espaço de aproximadamente 365m², no segundo andar do Canoas Shopping. A expectativa é que ocorram um média de 380 atendimentos diários.

Serão oferecidos mais de 50 serviços presenciais  e outros 750 online, entre eles:

  • Confecção de carteira de identidade

  • Serviços do Detran

  • IPE Saúde

  • IPE Previdência

  • Passe livre intermunicipal para pessoas de baixa renda portadoras de deficiência

  • Serviços do rs.gov.br.

  • Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea)

O atendimento presencial será realizado por profissionais treinados e também estará disponível o  autoatendimento em estações dotadas de computadores para acesso à Internet e rs.gov.br.

“Acreditamos que o Shopping deve ser um espaço onde as pessoas possam usufruir de serviços, resolver questões do dia a dia, acessar lazer e gastronomia de qualidade e encontrar produtos que estão precisando. O Tudo Fácil será mais um componente nesse processo que está transformando o Canoas Shopping”, destaca o Gerente Geral do Empreendimento, Rodrigo Miranda.

Continuar a ler
publicidade
SicrediGraduação Lasalle

Destaques