Educação
Unilasalle assina convênio com a Acnur para promoção dos direitos dos refugiados

A Universidade La Salle, em Canoas, formalizou um acordo de cooperação com o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur-ONU) para a instituição da Cátedra Sérgio Vieira de Mello (CSVM), voltada à atuação acadêmica com a temática dos refugiados.
A partir do convênio, a universidade reforça o seu compromisso em ser um espaço de acolhimento e de geração de conhecimento, beneficiando populações que realizaram deslocamentos forçados dos seus países de origem.
Algumas iniciativas que deverão ser potencializadas com a Cátedra se referem ao fomento do acesso e permanência de refugiados no ensino superior, a oferta de disciplinas sobre temas de interesse, a realização de eventos, como seminários, oficinas e conferências, entre outros.
O engajamento da Unilasalle na resolução desta emergência social já ocorre em outras frentes de atuação, sendo este mais um compromisso firmado a favor dos refugiados. O nome da Cátedra, Sérgio Vieira de Mello, é uma homenagem ao diplomata brasileiro morto em decorrência de um atentado terrorista no Iraque, em 2003, após uma carreira exemplar na Organização das Nações Unidas (ONU), onde trabalhou por mais de 30 anos, mediando conflitos e auxiliando na reconstrução de sociedades devastadas por crises humanitárias. Na Unilasalle, a Cátedra estará lotada junto ao Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD).
Para o professor José Miranda, assessor de Assuntos Interinstitucionais e Internacionais e coordenador adjunto do PPGD e da Cátedra na Unilasalle, o engajamento da universidade na questão dos deslocamentos forçados de pessoas é um dever institucional.
“Nosso compromisso não é de hoje, Nós também possuímos representação junto ao Fórum Permanente de Mobilidade Humana do Rio Grande do Sul, além de participarmos da Equipe Migrante Canoas, que trabalha para a organização de um Conselho Municipal de Imigrantes, além de inúmeras outras ações que realizamos em apoio aos imigrantes. Com o convênio, queremos ampliar a divulgação da temática para atores locais, servindo como catalisadores para a sensibilização sobre a pauta”, destaca Miranda.
A Cátedra ainda deve envolver setores da gestão municipal de Canoas, como a Coordenadoria Municipal de Igualdade Racial e Imigrantes, entre outras organizações e associações, como o Centro Socioeducacional Assunta Marchetti, a Defensoria Pública da União e a Fundação Pan-Americana para o Desenvolvimento (PADF).
“Nosso objetivo é criar e fortalecer uma rede regional de apoio ao imigrante, atenta às necessidades da população em situação de deslocamento forçado”, salienta o professor.
Para o reitor da Unilasalle, Prof. Dr. Irmão Cledes Antonio Casagrande, o envolvimento das universidades em todo o Brasil com a Cátedra Sérgio Vieira de Mello é fundamental para garantir que pessoas refugiadas e solicitantes de refúgio tenham acesso a direitos e serviços.
“A Unilasalle assume junto à Acnur o compromisso de contribuir com o poder público na resolução dessa crise humanitária, mais do que identificando os problemas, criando as soluções adequadas. Trata-se de uma excelente oportunidade para a comunidade acadêmica. Queremos fazer com que essas pessoas se sintam acolhidas pela universidade e que reconheçam o nosso compromisso com esse tema”, reforça o reitor.
De acordo com o Sistema de Registro Nacional Migratório (Sismigra), vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, atualmente residem no Rio Grande do Sul 127.301 migrantes, refugiados e apátridas. O número equivale a 7,4% do total de migrantes internacionais no Brasil e representa 1,2% em relação à população geral do Estado. A maioria é de origem dos seguintes países: Uruguai, Venezuela, Haiti, Argentina, Senegal, Colômbia, Cuba, Portugal, Chile, Alemanha, Itália e Paraguai.
A solenidade que marcou o lançamento da Cátedra Sérgio Vieira de Mello também contou com a presença da representante adjunta da ACNUR no Brasil, Raquel Trabazo, incluindo outros membros da agência – a assistente de campo, Nicole Minvielle, a assistente de Relações Externas, Ana Gama, e o oficial associado de Relações Governamentais, Pablo Mattos.
Representando a PADF, esteve presente a diretora Nacional do Programa Integrando Horizontes, Soraya Pessino da Rosa, além do chefe de gabinete da Reitoria da Unilasalle, Renaldo Vieira; do coordenador adjunto da graduação em Direito, Guilherme Barth; do professor do curso de Relações Internacionais, Fabrício Pontin; da líder da equipe do Centro Internacional de Hospitalidade da Unilasalle, Gabriela Pedroso; e da coordenadora da graduação em Relações Internacionais, Vanessa Prestes.
Educação
Conecta+ @Canoas inicia nova fase com formação presencial para professores do 6º ano

O programa Conecta+ @Canoas deu um passo decisivo com a realização das formações presenciais para professores dos 6ºs anos da rede municipal de ensino. O último dia de encontro ocorreu no Auditório Sady Schivitz, na quinta-feira, 14, nos turnos da manhã e da tarde, reunindo educadores que agora passam a integrar a primeira fase de implementação da plataforma educacional desenvolvida pelo Serpro.
A formação marca a última etapa do ciclo preparatório iniciado pela Secretaria Municipal de Educação (SME) em julho, voltado a garantir que todos os profissionais envolvidos no programa estejam capacitados para o uso pedagógico da nova tecnologia em sala de aula.
Mariáh da Luz, chefe da Unidade de Tecnologia e Inovação da SME, destacou a importância de levar o programa às escolas: “Depois de hoje, os professores já estão habilitados para usar o programa, que foi feito com bastante cuidado, com aplicativos que os professores já utilizam e que podem aumentar o interesse dos alunos.”
A professora Sheila Ost, da EMEF Duque de Caxias, também comentou: “Tenho certeza de que ele veio para agregar, de forma muito positiva, à parte pedagógica da escola e à parte tecnológica junto aos alunos. Eles vão ter acesso ao pacote Office completo e a uma internet de alta velocidade.”
Já a professora Tatiana Dalmoro acrescentou: “Veio para facilitar o acesso das crianças, que já fazem parte de uma nova geração. Para eles, a tecnologia é muito importante, e para nós, professores, também é essencial incluí-los nessa nova realidade.”
Além dos professores, os alunos também passarão por formação, como explicou Glaucia Joaham, professora e integrante da Unidade de Tecnologia e Inovação: “Além dos professores que estão recebendo formação, os alunos também terão sua formação no Conecta+. Trata-se de um projeto feito por etapas, no qual cada escola receberá uma equipe para auxiliar nesse processo de implementação.”
O Conecta+ @Canoas beneficiará, já neste segundo semestre, 9.800 estudantes de 44 escolas municipais, com foco nos alunos dos 4º, 5º e 6º anos. A proposta é utilizar uma plataforma personalizada para apoiar o ensino, fortalecer a aprendizagem e melhorar indicadores como o SAERS e o SAEB.
Desde o início do programa, em 15 de julho, cerca de 700 professores já foram capacitados. Os primeiros encontros ocorreram na sede da SME, e nos dias 5 e 6 de agosto, o foco esteve nos docentes dos 4º e 5º anos, além dos professores da área de TICs.
Com a conclusão das formações da primeira fase, a plataforma será oficialmente implementada nas escolas ainda neste semestre. Em 2026, o programa entra na segunda fase, permitindo que os estudantes também tenham acesso remoto à plataforma a partir de casa.
Mais do que um investimento em tecnologia, o Conecta+ @Canoas representa uma aposta concreta na equidade, no desempenho escolar e na preparação dos alunos para os desafios do presente e do futuro.
Educação
II Semana de Prevenção à Violência Escolar começa na próxima segunda-feira, 11, em Canoas

A II Semana de Prevenção à Violência Escolar e o Simpósio de Prevenção à Violência Escolar começam na próxima segunda-feira, 11, com atividades até a próxima sexta-feira, 15, em Canoas. A iniciativa é promovida pela Secretaria de Educação, por meio do Programa Tempo de Cuidar e o evento tem como objetivo a discussão de práticas preventivas da violência escolar.
No decorrer da semana será realizado o Simpósio Nacional de Prevenção à Violência Escolar, de forma online, contando com palestrantes de Santa Maria, Caxias do Sul, Rio de Janeiro e Paraíba, um bate-papo sobre comunicação não violenta e o enfrentamento às situações de violência escolar, mostra de reels produzidos por alunos da rede municipal de ensino, caminhada pela prevenção à violência escolar envolvendo alunos e professores das redes municipal e estadual, além de abraço às escolas representando o pertencimento e a união de todos para tornar as escolas mais seguras.
Confira a programação completa:
- O quê: Lanche especial alusivo ao Dia do Estudante nas escolas
Data: Segunda-feira (11)
Horário: 10h e 15h
Local: Refeitório das EMEFs - O quê: Abertura oficial com palestras
Data: Segunda-feira (11)
Horário: 18h30 às 21h
Local: Teatro do SESC – Avenida Guilherme Schell, 5340 – Centro, Canoas - O quê: Simpósio Nacional de Prevenção à Violência Escolar
Data: Terça-feira (12)
Horário: 18h30 às 21h
Local: Youtube (online) - O quê: Bate-papo “A Comunicação Não Violenta e o Enfrentamento às situações de violência escolar”
Data: Quarta-feira (13)
Horário: 9h às 11h30
Local: Uniritter – Rua Santos Dumont, 888 – Niterói, Canoas - O quê: Envio dos reels criados pelos alunos
Data: Quarta-feira (13)
Horário: 15h
Local: Instagram (online) - O quê: Caminhada pela Prevenção à Violência Escolar
Data: Quinta-feira (14)
Horário: 14h
Local: Início pela Esquina Caramuru com Quinze de Janeiro - O quê: Grande abraço à escola
Data: Sexta-feira (15)
Horário: 10h e 15h
Local: Entorno das EMEFs
Educação
IFRS-Campus Canoas dá início às primeiras turmas do Programa Autonomia e Renda Petrobras

As primeiras qualificações profissionais do Programa Autonomia e Renda Petrobras oferecidas no Campus Canoas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) tiveram início nesta segunda-feira, 04 de agosto. Aproximadamente cem estudantes dos cursos de “Auxiliar de Serviços Diversos”, “Pintor Industrial” e “Isolador de Tubulações” foram recepcionados com atividades especiais durante a manhã.
Reunidos no auditório da unidade, eles receberam o kit do estudante, com mochila, caderno, estojo e camiseta; assistiram a apresentações sobre o Programa, o IFRS e o Campus Canoas; e ouviram falas de acolhida e incentivo de gestores e da equipe.
Os três cursos são de Formação Inicial e Continuada (FIC) e terão duração de quatro a cinco meses, incluindo atividades teóricas e práticas. Os estudantes são prioritariamente moradores de Canoas e Esteio, atualmente em condição de vulnerabilidade socioeconômica, e receberão bolsas-auxílio mensais.
A pró-reitora de extensão do Instituto, Marlova Benedetti, e a diretora-geral da unidade, Patrícia Nogueira Hübler, deram as boas-vindas. Marlova lembrou que o programa surgiu a partir de uma iniciativa da Petrobras e foi planejado com todo o cuidado para oferecer educação de qualidade em um formato que atenda as demandas dos públicos prioritários.
“Sabemos que não é fácil deixar as suas casas e famílias e estar aqui todas as manhãs para as aulas. Mas estamos muito felizes de receber vocês. O IFRS está de portas abertas para acolhê-los.”
A diretora Patrícia destacou que os alunos do programa agora são parte do campus e podem identificar outras oportunidades de estudos para si e seus familiares.
Os estudantes também conheceram os coordenadores de curso, professores e técnicos do programa. Demonstraram curiosidade e expectativas pela etapa que se inicia. Para Ixandra Josefina Morillo, da turma de Pintor Industrial, fazer o curso representa uma possibilidade de conquistar um emprego formal e conseguir auxiliar financeiramente a família, hoje fisicamente distante.
Ixandra tem 29 anos e veio da Venezuela para o Rio Grande do Sul em 2024 em busca de melhores condições de vida. Desde então, tem atuado como diarista. “Para conseguir um bom trabalho, preciso ter o curso, e quando eu puder, pretendo ajudar a minha mãe e a minha avó, que ficaram na Venezuela”, conta.
A coordenadora do programa no IFRS, Leila Schwarz, avalia que o clima de acolhimento e alegria no primeiro dia de aula demonstrou às turmas o envolvimento da equipe para uma jornada de qualificação realmente significativa, “num espaço para aprender e ensinar, construir conhecimentos e buscar novas oportunidades no mundo do trabalho”.
“O Programa Autonomia e Renda representa a todos os envolvidos uma possibilidade de transformação social através da educação”, aponta.
As turmas fizeram ainda um roteiro para conhecer os diferentes espaços do campus, incluindo a biblioteca, cantina e laboratórios. A manhã terminou nas salas de aula, onde os colegas se conheceram melhor, esclareceram dúvidas sobre o formato das aulas e os conteúdos que irão aprender.
Sobre o Programa
O Programa Autonomia e Renda Petrobras tem como principal objetivo qualificar pessoas que residem nas áreas de abrangência das operações da Petrobras, oferecendo cursos gratuitos e ampliando as chances de ingresso no mercado de trabalho.
Lançado em junho de 2024, é uma parceria entre a Petrobras, os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), a Fundação de Apoio ao IFSul (FaifSul) e a Firjan/Senai/Sesi SENAI SESI. O IFRS é um dos parceiros desde as primeiras iniciativas.
No ano passado, realizou uma turma de Auxiliar de Serviços em Porto Alegre e uma de Pintor Industrial em Alvorada. Neste ano, ocorrem essas três turmas no Campus Canoas.
Para saber mais e acompanhar as novidades, acesse o site autonomiaerenda.com.br e as redes sociais @IFRSCanoas.
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