Educação
Estudante de Canoas vai para a Colômbia por ter sido a primeira colocada em edital nacional

A estudante do curso superior de Tecnologia em Logística do IFRS Ana Luísa Pereira Lucas foi a primeira colocada no Edital 10 – Programa Cidadão Global – Conif, referente ao processo para seleção de estudantes para receber bolsas de mobilidade acadêmica internacional do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).
O edital seleciona estudantes da Rede Federal para atividades de Iniciação Científica na Colômbia. A estudante ganhou uma bolsa para participar do projeto “Planes de vida y estrategias urbanas de inclusión. Diálogos desde el Urbanismo Social, el Buen Vivir y las comunidades indígenas Inga y Emberá en contextos de ciudad. (Medellín 2004-2023)”.
“Esse edital do CONIF era uma vaga para cada região do Brasil, região sul referente aos três estados e eu fiquei com a vaga do sul, então assim, bem feliz com essa oportunidade, ansiosa, ainda meio sem acreditar, mas bem feliz e ansiosa. O meu projeto é sobre a inclusão da comunidade indígena no contexto urbano da cidade. A comunidade indígena, a maioria veio refugiado por conta das guerrilhas que tem na Colômbia, então saindo dos territórios estão excluídas, o projeto tem cono objetivos incluír”, explica Ana Luísa.
Aqui no Brasil, a estudante terá como orientadora a professora do Campus Canoas do IFRS Lisiane Palma que trabalha com as temáticas de Desenvolvimento Sustentável e Cidadania Global. O projeto tem a duração de 90 dias e a previsão da viagem é de abril a junho de 2025.
“Ficamos muito felizes com a aprovação da Ana Luísa para participar deste programa de mobilidade acadêmica internacional. Isso é reflexo da sua dedicação, pois ela é uma excelente aluna. A participação em atividades de Iniciação Científica na Colômbia contribuirá com a sua formação, proporcionando diversos aprendizados que serão compartilhados com outros estudantes do IFRS no retorno da viagem. Esperamos que seja um incentivo para nossos estudantes que poderão participar de editais futuros. Além disso, poderá abrir portas para iniciativas de cooperação interinstitucional”, destaca a professora Lisiane Celia Palma, orientadora do projeto.
Já Ana Luísa explica que:
“Eu escolhi a professora Lisiane como orientadora justamente pela temática que ela leva na aula dela de desenvolvimento socioambiental, sobre os 17 objetivos de desenvolvimento da ONU e sobre sustentabilidade, que casa muito com o tema do projeto. E eu vou estar no meio dessas comunidades, lá na Colômbica, então eu acho que eu tenho muito que aprender lá para trazer para cá”.
Sobre o programa
O Programa Cidadão Global – Conif oportuniza a discentes de cursos do ensino técnico (integrados, concomitantes, subsequentes, regime de alternância e PROEJA) e superior (graduação tecnológica, licenciaturas e bacharelados) de Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, vinculadas ao Conif, devidamente selecionados por meio de critérios elencados no presente Edital, a realização de atividades de iniciação científica, de desenvolvimento tecnológico ou de inovação em instituições parceiras na Colômbia, por um período de até 90 dias.
O Conif será responsável pela emissão dos bilhetes de viagem desde o estado de origem dos estudantes, bem como pelo seguro viagem. Os candidatos que forem contemplados com as bolsas deste Edital receberão, cada um, um auxílio financeiro do Conif no valor de R$20 mil.
A bolsa deverá ser utilizada para custos de moradia, transporte, alimentação, passaporte, dentre outros. O auxílio financeiro não tem a finalidade de cobrir todas as despesas decorrentes da realização do intercâmbio, devendo o intercambista estar preparado para cobrir quaisquer despesas que ultrapassarem o valor da bolsa. Não haverá nenhum aditivo de auxílio financeiro por parte do Conif além do valor estipulado no Edital.
Educação
Concurso Público da Educação tem inscrições abertas em Canoas

Estão abertas as inscrições para o Concurso Público n.º 240/2025, destinado ao preenchimento de cargos efetivos no Quadro de Profissionais da Educação Básica Municipal de Canoas. O processo, realizado sob regime estatutário, é organizado pela Objetiva Concursos e conta com a fiscalização da Comissão Executiva de Concursos Públicos (CECP) do Município.
As oportunidades são para candidatos com escolaridade de Ensino Médio e Ensino Superior. As inscrições podem ser feitas até o dia 8 de outubro, pelo site https://www.objetivas.com.br/
A prova objetiva está prevista para o dia 2 de novembro. O edital completo está disponível neste link: https://www.canoas.rs.gov.br/
Educação
Lista atualizada de classificados do 4º sorteio para a etapa creche de Canoas é divulgada

A Prefeitura de Canoas publicou no Diário Oficial do Município (DOM), nesta sexta-feira, 19, a relação atualizada das crianças contempladas no 4º sorteio das vagas para a etapa creche, realizado no dia 9 de setembro. Conforme a Secretaria Municipal de Educação (SME), a classificação não garante a vaga, pois as convocações para matrícula ocorrerão conforme disponibilidade de vagas nas escolas municipais e escolas credenciadas.
De acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados nº 13.709/2018 (LGPD), os nomes das crianças serão publicados apenas com as suas iniciais. Os responsáveis pelas crianças classificadas devem acompanhar os chamamentos para matrícula através do Diário Oficial do Município e site da Prefeitura. Os convocados através do chamamento serão comunicados pelo e-mail ou WhatsApp cadastrado no ato da inscrição.
A nova lista de classificados é composta pelos remanescentes do 3º sorteio, os quais ainda não foram convocados para a matrícula e acrescida pelas crianças sorteadas neste mês de setembro.
Dúvidas podem ser encaminhadas através do e-mail: sorteiocentraldevagas@gmail.com. Confira aqui o edital com a lista: https://sistemas.canoas.rs.gov.br/domc/api/publication-file/131204
Educação
Guarda Municipal de Canoas realiza palestras sobre bullying nas escolas

A Guarda Municipal de Canoas (GMC) está promovendo palestras educativas nas escolas municipais com o objetivo de conscientizar alunos e educadores sobre bullying. Durante os encontros, estão abordando as diversas formas de manifestação e as consequências danosas dessa prática de intimidação.
A palestra destaca que, nos dias atuais, o bullying tem gerado um aumento significativo de traumas e na procura por atendimento psicológico, especialmente entre crianças e adolescentes. Além disso, foram mencionados casos graves ocorridos em outras regiões, onde situações de bullying culminaram em atos extremos, incluindo invasões escolares.
A ação faz parte de um esforço preventivo para promover um ambiente escolar mais seguro e acolhedor, além de incentivar o respeito mútuo e o diálogo entre os estudantes.
Para o secretário de Segurança Pública de Canoas, Alberto Rocha, o primeiro passo para garantir uma sociedade segura é quebrar a evasão escolar. A pasta tem programas específicos que visam ao atendimento a jovens em situação de risco.
Ele explica que os Centros de Acesso a Direitos (CADs) fazem a busca ativa, em conjunto com a secretaria de Educação, dos jovens que estão em risco de evasão escolar e dão apoio em medidas socioeducativas. “Com ações desse tipo, o índice de inibição dos casos de entrada no crime dos jovens é de 90%”, avalia.
Eder Martini, inspetor da Guarda Municipal, explica que a ronda escolar é uma forma de estarem próximos da comunidade das escolas.
“Nós fazemos a ronda escolar que é solicitada, quando tem ameaça de brigas na saída. A gente faz a ronda ordinária do dia a dia, em torno das escolas. Ficamos o dia inteiro fazendo ronda em volta delas. Entramos e conversamos com os alunos. Quando tem reunião sobre algum tipo de violência, nós atendemos. Então é uma ronda mais qualificada dentro das escolas”, explica.
Martini esclarece que a GMC age em casos de mediação de conflito dentro e fora da escola, em ocorrências de tráfico e outras. São três equipes, com dois guardas cada uma, mais o chefe da ronda escolar, no total são sete pessoas que trabalham só com as escolas.
Denúncias, ou agendamento de palestras podem ser feitas ligando para o número *153*, ou pelo whats do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC): 99301-4751.
- Geral1 semana atrás
Maior veículo solar do mundo faz parada em Canoas e inspira debate sobre sustentabilidade
- Comunidade1 semana atrás
Aluguel Social de Canoas é prorrogado por mais 12 meses no valor de R$ 1.000,00 por mês
- Cultura6 dias atrás
Começa o 3º Festival de Cinema de Canoas; programação gratuita vai até domingo, 28
- Educação6 dias atrás
Concurso Público da Educação tem inscrições abertas em Canoas
- Esporte1 semana atrás
Saiba como assistir a Sandro Dias descer de skate na maior rampa do mundo, montada no Caff
- Política1 semana atrás
Canoas terá monitoramento em tempo real em áreas com risco de alagamentos
- Saúde6 dias atrás
Hospital Nossa Senhora das Graças perde título de filantropia e acende alerta sobre impacto fiscal em Canoas
- Trânsito1 semana atrás
Bloqueio na pista principal da BR-116, sobre o viaduto da Metrovel