Saúde
Dr. Álvaro Fernandes assume como Diretor Técnico do Hospital Nossa Senhora das Graças

“Com essas duas diretorias técnicas e visualizando as duas instituições, é possível obter o sentido de uma gestão mais efetiva para os pacientes que precisam nesse momento, até fazermos essa transição de separar novamente os hospitais”, explicou Fernandes.
Saúde
Prefeitura e SAS Brasil promovem mutirão de saúde neste fim de semana em Canoas

A Prefeitura de Canoas e a SAS Brasil realizarão neste fim de semana um mutirão de atendimentos de saúde gratuitos no Canoas Shopping. A ação beneficiará pacientes que já aguardavam por atendimentos em dermatologia e oftalmopediatria, além da demanda espontânea para outras especialidades oferecidas no mutirão, acontecerá no sábado, 22, e domingo, 23, das 8 às 17 horas e é mais uma medida para a diminuição de filas na saúde.
O mutirão é uma parceria da Prefeitura de Canoas com a ONG SAS Brasil e terá distribuição de autotestes de HIV, preservativos e lubrificantes, testagem rápida de infecções sexualmente transmissíveis, auriculoterapia, Reiki, aromaterapia, musicoterapia, cadastro e atualização do CadÚnico, emissão de atestado de hipossuficiência e informações sobre programas sociais disponíveis para a população. A contadora de histórias Christiane Oliveira, mais conhecida como Professora Maluquinha, ainda fará duas intervenções no sábado, uma pela manhã e outra à tarde.
Para os atendimentos de dermatologia e oftalmopediatria, a expectativa, de acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, é atender 420 pacientes que já passaram por triagem e foram convidados a participar nas últimas semanas. Na área de dermatologia clínica e cirúrgica, serão realizados consultas, exames clínicos e cirurgias com foco na retirada de lesões suspeitas de câncer de pele.
Para oftalmopediatria está prevista a realização de exames de visão, consultas oftalmológicas e doação de óculos para crianças de 0 a 14 anos que já passaram por triagem no Programa Saúde nas Escolas. Também haverá atendimento psicológico para os pacientes destas especialidades e seus acompanhantes, além de vacinação.
Saúde
Médicos do Hospital Universitário de Canoas recebem pagamento de salários atrasados

A Prefeitura de Canoas, através da Secretaria Municipal da Saúde e da Secretaria Municipal da Fazenda, informa que nesta sexta-feira, 14, antes do final do prazo anunciado pelo prefeito Airton Souza, foram pagos os valores relativos a novembro aos médicos que atuam como pessoa jurídica nos hospitais da cidade.
“O valor do débito deixado pela administração anterior do Executivo em relação aos pagamentos de novembro destes profissionais, e que agora foi colocado em dia, era de R$ 3,28 milhões”, diz a nota.
Voto de confiança
Há cerca de uma semana, os médicos do Hospital Universitário (HU) de Canoas decidiram retomar o atendimento à população, depois de quatro dias de suspensão da admissão de novos pacientes e dos atendimentos eletivos. A definição se deu durante Assembleia Geral Extraordinária (AGE), realizada pelo Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) em formato virtual, na noite de terça-feira, 4.
Os profissionais resolveram dar um voto de confiança à prefeitura, depois de declarações do prefeito, Airton Souza, à imprensa. O chefe do executivo de Canoas prometeu em entrevista que os pagamentos atrasados de novembro serão feitos até o dia 15 de fevereiro e que a dívida relativa a dezembro será quitada até 15 de março.
Saúde
41 itens do Farmácia Popular serão oferecidos de graça a todos os brasileiros

Os 41 itens oferecidos pelo Farmácia Popular à população brasileira passam a ser distribuídos gratuitamente. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reforçou nesta sexta-feira, 14, em entrevista à Rádio Clube do Pará, a informação anunciada pela ministra Nísia Trindade (Saúde) durante encontro com novos prefeitos e prefeitas, em Brasília, na quinta-feira.
“Todos os remédios que a farmácia popular entrega para pessoas que têm o uso continuado, aqueles que a pessoa precisa ter, como remédio para pressão, para diabetes, que tem de tomar obrigatoriamente, serão distribuídos gratuitamente para todo o povo brasileiro”, afirmou o presidente.
Segundo estimativa do Ministério da Saúde, a medida vai beneficiar diretamente mais de 1 milhão de pessoas por ano, principalmente idosos, que antes pagavam coparticipação em alguns insumos. O anúncio se estende a toda a população brasileira.
Com a ampliação da lista, as fraldas geriátricas passam a ser fornecidas de graça ao público elegível, como pessoas com 60 anos ou mais. A Dapagliflozina, medicamento usado no tratamento da diabetes associada à doença cardiovascular, também será ofertada sem custos.
“Estamos acrescentando na gratuidade as fraldas geriátricas, ou seja, estamos falando também de envelhecimento da população. Eu sei a real importância dessa ação. Tivemos mais de 24 milhões de pessoas beneficiadas em 2024 e vamos aumentar ainda mais esse alcance”, explicou a ministra Nísia.
Itens
Asma
- brometo de ipratrópio 0,02mg
- brometo de ipratrópio 0,25mg
- dipropionato de beclometasona 200mcg
- dipropionato de beclometasona 250mcg
- dipropionato de beclometasona 50mcg
- sulfato de salbutamol 100mcg
- sulfato de salbutamol 5mg
Diabetes
- cloridrato de metformina 500mg
- cloridrato de metformina 500mg – ação prolongada
- cloridrato de metformina 850mg
- glibenclamida 5mg
- insulina humana regular 100ui/ml
- insulina humana 100ui/ml
Hipertensão
- atenolol 25mg
- besilato de anlodipino 5 mg
- captopril 25mg
- cloridrato de propranolol 40mg
- hidroclorotiazida 25mg
- losartana potássica 50mg
- maleato de enalapril 10mg
- espironolactona 25 mg
- furosemida 40 mg
- succinato de metoprolol 25 mg
Anticoncepção
- acetato de medroxiprogesterona 150mg
- etinilestradiol 0,03mg + levonorgestrel 0,15mg
- noretisterona 0,35mg
- valerato de estradiol 5mg + enantato de noretisterona 50mg
Osteoporose
- alendronato de sódio 70mg
Dislipidemia
- sinvastatina 10mg
- sinvastatina 20mg
- sinvastatina 40mg
Doença de Parkinson
- carbidopa 25mg + levodopa 250mg
- cloridrato de benserazida 25mg + levodopa 100mg
Glaucoma
- maleato de timolol 2,5mg
- maleato de timolol 5mg
Rinite
- budesonida 32mcg
- budesonida 50mcg
- dipropionato de beclometasona 50mcg/dose
Diabetes Mellitus + doença cardiovascular
- dapagliflozina 10 mg
Fralda geriátrica
Absorvente higiênico
Como credenciar
Para credenciar um estabelecimento ao Farmácia Popular, é necessário que ele esteja em um município com vaga aberta e reúna a documentação exigida. O processo inclui o preenchimento de formulários e a apresentação dos seguintes documentos autenticados ou com certificação digital:
- Comprovante de CNPJ com CNAE específico (4771701 e 4771702);
- Registro na junta comercial ou certificação digital;
- Licença sanitária estadual ou municipal;
- Autorização de funcionamento emitida pela Anvisa;
- Certidão de regularidade fiscal junto à Receita Federal;
- Certificado de regularidade técnica emitido pelo Conselho Regional de Farmácia;
- Documentação do representante legal e do farmacêutico responsável;
- Comprovante de conta bancária da empresa.
- Política1 semana atrás
Vitor Farias toma posse como vereador em Canoas no lugar deixado por Alexandre Gonçalves
- Cultura1 semana atrás
Canoas recebe atividades voltadas à qualificação de dubladores
- Política1 semana atrás
Em Brasília, Airton Souza se reúne com secretários para tratar de políticas habitacionais a afetados na enchente em Canoas
- Política1 semana atrás
Câmara vota denúncia e abre de Comissão Processante para investigar vereador Giovanni Rocha
- Política3 dias atrás
Deputada estadual Luciana Genro aciona MP-RS sobre obras do cinturão de diques em Canoas
- Clima1 semana atrás
Defesa Civil de Canoas e secretarias discutem ações emergenciais diante dos temporais; alerta vai até quinta
- Habitação1 semana atrás
Área que receberá habitações temporárias no Estância Velha começa a ser limpa
- Educação1 semana atrás
Governo reverte liminar que suspendia início do ano letivo e aulas na Rede Estadual começam na quinta-feira, 13