Geral
Vereador Ramiro Rosário participa de reunião almoço com diretoria da CICS Canoas

Nesta terça-feira, 18, o vereador de Porto Alegre, Ramiro Rosário (Novo), participou da reunião-almoço da Câmara de Indústria e Comércio e Serviços de Canoas (CICS). O parlamentar foi convidado pela diretoria-executiva da entidade para compartilhar sua experiência sobre Segurança Pública. A atividade aconteceu na sede da instituição, em Canoas.
Líder da bancada do Novo, em Porto Alegre, Ramiro Rosário defende o sistema de parcerias público-privadas para fortalecer as forças de segurança no Rio Grande do Sul.
“Defendemos as parcerias público-privadas para qualificar a estrutura das forças de segurança e que cada empreendedor possa modificar a arquitetura de seus empreendimentos para coibir o furto de fios e outros metais, e para que os moradores de rua não prejudiquem a circulação de clientes na entrada dos comércios”, enfatiza.
Para a presidente da CICS Canoas, Shirlei Panizzi, Segurança Pública é assunto fundamental para atrair mais empresas para a cidade.
“Quando se discute segurança pública se discude a possibilidade de progresso da cidade porque ninguém vai vestir numa cidade que não tem a segurança. Então, quando se dá a oportunidade de discutir isso dentro de uma entidade empresarial, primeiro mostra que nós realmente valorizamos e acreditamos nisso. E segundo que quando tem desenvolvimento econômico, tem desenvolvimento social”, opina.
Para o vereador do Novo em Canoas, Rodrigo D’Avilla, a segurança pública em toda Região Metropolitana necessita de investimentos para coibir a criminalidade de forma eficiente.
“Temos participado ativamente aplicando os princípios da liberdade econômica na administração pública, e tudo se resume a custo, então a segurança pública precisa de investimento”, revela. Nós temos aí o PSEG, que é um programa estadual que, do meu entendimento, merece alguns ajustes na legislação estadual.
Após a participação na reunião-almoço, Ramiro Rosário foi convidado para participar do Podcast da CICS.
Sobre Ramiro Rosário
Ramiro Rosário é um político brasileiro, atualmente exercendo o cargo de vereador em Porto Alegre pelo partido NOVO. Nascido em 25 de abril de 1986, em Porto Alegre, Ramiro tem 38 anos, é casado com Aline e pai de Lavínia. Formou-se em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e é membro da Comunidade Evangélica Luterana Cristo.
Iniciou sua trajetória política em 2009, ao ingressar no Movimento Franco Montoro, um grupo democrata-cristão dentro do PSDB. Entre 2014 e 2016, destacou-se como um dos principais organizadores das manifestações pelo impeachment da então presidente Dilma Rousseff, em defesa da Operação Lava Jato e contra a corrupção no governo federal. Em 2016, foi eleito vereador de Porto Alegre aos 29 anos.
Em 2017, assumiu a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos de Porto Alegre, onde permaneceu até 2020. Durante sua gestão, implementou a primeira Parceria Público-Privada (PPP) da história de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul, visando a modernização da iluminação pública para tecnologia LED. Além disso, combateu a corrupção em órgãos como o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) e o Departamento de Esgotos Pluviais (DEP), regularizou serviços de capina e poda de árvores e modernizou ações de prevenção a alagamentos.
Reeleito vereador em 2020, Ramiro é autor do Pacote Contra Corrupção de Porto Alegre, reconhecido como um dos mais modernos entre os municípios brasileiros. Também criou o Programa Quitação Legal, que permite a devedores da prefeitura quitar suas dívidas por meio da prestação de serviços, entrega de bens ou realização de obras públicas. Em 2023, destacou-se ao propor a primeira lei redigida por inteligência artificial no mundo, utilizando o ChatGPT, que isenta moradores do pagamento por substituição de hidrômetros em caso de furto.
Em abril de 2024, Ramiro Rosário foi agraciado com o Prêmio Paulo Vellinho pela Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA), na categoria Destaque Político, em reconhecimento aos serviços prestados na Secretaria de Serviços Urbanos e como vereador da capital gaúcha. A premiação visa reconhecer empresas e personalidades que se destacaram em suas áreas de atuação e contribuíram para o desenvolvimento de Porto Alegre.
Nas eleições municipais de 2024, Ramiro foi reeleito vereador de Porto Alegre pelo partido NOVO, continuando seu trabalho em prol da cidade e de seus cidadãos.
Ramiro Rosário é conhecido por sua postura firme contra a corrupção, defesa das liberdades individuais e promoção de desestatizações e parcerias público-privadas. Seus princípios incluem a preservação de valores conservadores, economia de livre mercado, transparência na gestão pública e defesa da subsidiariedade.
Geral
Canoas promove campanha “Verão sem Violência” com ações de conscientização

A Secretaria Municipal da Mulher, Cidadania e Inclusão de Canoas realizará, nos meses de janeiro e fevereiro, a campanha “Verão sem Violência”, voltada à conscientização e ao enfrentamento da violência doméstica. A iniciativa prevê a divulgação de canais de denúncia e informações sobre os tipos de violência previstos na Lei Maria da Penha.
As ações estão programadas para os dias 14 e 26 de janeiro e 11 e 25 de fevereiro, sempre às 15h, no Calçadão, em frente à Estação Canoas da Trensurb, no Centro do município. No local, serão distribuídos materiais informativos ao público.
De acordo com a Secretaria, a campanha busca ampliar o acesso da população a informações sobre a violência contra meninas e mulheres, além de divulgar os serviços de acolhimento disponíveis em Canoas e orientar sobre como buscar apoio e realizar denúncias.
Geral
Começam a valer a partir de hoje as novas regras para a CNH no Rio Grande do Sul

Entram em vigor nesta segunda-feira, 5, as novas regras para quem deseja tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no Rio Grande do Sul. A partir de hoje, os candidatos já podem iniciar o processo de habilitação conforme as mudanças previstas na legislação federal, segundo informou o Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (DetranRS).
As alterações decorrem da Resolução nº 1.020/2025 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), da Medida Provisória nº 1.327/2025 e da Lei nº 15.153/2025, que promovem mudanças significativas no processo de formação de condutores em todo o país. Diante da ausência de um período oficial de transição, o DetranRS, em conjunto com a Procergs, adotou um modelo híbrido, que combina exigências da nova legislação com procedimentos do sistema anterior.
De acordo com a diretora-geral adjunta do DetranRS, Isabel Friski, as adequações estão sendo realizadas em regime de força-tarefa. Segundo ela, a determinação do governo estadual foi para acelerar a implementação das mudanças e garantir que o novo processo esteja disponível já no início do ano.
Como será o processo de habilitação
Na prática, o candidato poderá iniciar o processo pelo aplicativo Gov.br e dar início ao curso teórico, ou realizar o procedimento diretamente em um Centro de Formação de Condutores (CFC). De forma simultânea, será possível realizar a coleta biométrica e agendar os exames de aptidão física e mental.
Hoje também poderá ser agendada a prova teórica. No entanto, durante este período inicial, o exame seguirá o modelo antigo, já que ainda não há integração com o banco de questões da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
Após a aprovação no exame teórico, o candidato poderá marcar as aulas práticas. A nova legislação estabelece a exigência mínima de duas horas/aula obrigatórias. Quando se considerar apto, o aluno poderá agendar o exame prático no CFC.
O exame de direção veicular seguirá o modelo atualmente vigente até que a Senatran atualize o Manual Brasileiro de Exames de Direção Veicular. Já o exame toxicológico só será exigido após regulamentação específica do Contran, conforme autorização da Senatran.
O DetranRS informa ainda que já é possível abrir o serviço e realizar a coleta biométrica nos CFCs. Para as demais etapas, os candidatos podem optar por aguardar os ajustes no sistema ou seguir com o processo pelas regras antigas. A atuação de instrutores autônomos e o uso de veículo próprio seguem condicionados à regulamentação.
Principais mudanças na legislação
A Resolução nº 1.020/2025 do Contran prevê, entre as principais mudanças, a oferta de curso teórico gratuito e em formato digital, além da flexibilização das aulas práticas, com redução da carga horária obrigatória para duas aulas de direção. O início do processo poderá ser feito pelo site do Ministério dos Transportes ou pelo aplicativo CNH do Brasil, que substitui a Carteira Digital de Trânsito.
A Medida Provisória nº 1.327/2025 também prevê a possibilidade de renovação automática da CNH para condutores considerados bons motoristas.
Além disso, com a derrubada do veto presidencial pelo Senado, a Lei nº 15.153/2025 voltou a exigir o exame toxicológico na primeira habilitação também para condutores de carros e motocicletas.
Geral
Colisão entre caminhão e ônibus deixa seis mortos na BR-116, em Pelotas
Oportunidade3 dias atrásCâmara de Canoas abre inscrições para seleção de estagiários de nível médio, técnico e superior até 22 de janeiro

Geral1 semana atrásPrimeiro bebê de 2026 em Canoas nasce em casa e recebe atendimento no HU
Geral6 dias atrásComeçam a valer a partir de hoje as novas regras para a CNH no Rio Grande do Sul

Geral1 semana atrásColisão entre caminhão e ônibus deixa seis mortos na BR-116, em Pelotas

Educação4 dias atrásDivulgado o 1º chamamento de 2026 para matrícula na etapa creche, em Canoas

Política1 semana atrásCâmara de Cachoeirinha aprova impeachment do prefeito e do vice após sessão de 12 horas

Saúde1 semana atrásTrensurb renova parceria com o projeto Help para 2026

Educação6 dias atrásCanoas divulga lista de classificados do concurso para professores da rede municipal



























































