Clima
Chuvas fortes alagam e causam estragos no Estado; alerta segue nesta segunda-feira

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e a Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiram, no domingo, 16, alertas quanto ao risco de chuvas intensas atingirem boa parte do território gaúcho até esta segunda-feira, 17, podendo causar transtornos em diferentes regiões do estado.
Segundo o Inmet, as chuvas foram fortes, entre 30 milímetros (mm) e 60 mm por hora, e teve queda de granizo e ventos entre 60 quilômetros (km) e 100 km/h, com corte de energia elétrica, queda de árvores, alagamentos e estragos.
“Em função de elevados acumulados previstos, com chuvas de altas intensidades (elevado volume em pouco tempo), é indicada a condição de alerta em praticamente todas as bacias hidrográficas do estado”, comunicou o órgão estadual, que também já emitiu, hoje, alertas para chuvas e ventos fortes, com a possibilidade de queda de granizo, em Eldorado do Sul, Guaíba, Porto Alegre, Viamão, Alvorada, Canoas, Cachoeirinha, Gravataí, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Sapiranga, Taquari, Charqueadas, Arroio dos Ratos e Montenegro.
Orientações
Os órgãos públicos recomendam que, caso sejam surpreendidas por condições adversas de tempo, com perigo iminente, as pessoas devem buscar abrigo imediatamente. Se estiverem em casa, o recomendável é fechar bem portas e janelas. E durante os temporais, retirar os fios de eletroeletrônicos das tomadas, além de abrigar animais e mantê-los em segurança.
Também é importante conhecer os planos de contingência municipais para saber como proceder em caso de risco ou desastre. Os planos podem ser obtidos com os órgãos de proteção municipais.
Clima
Previsão de uma massa de ar quente e seco sobre boa parte do estado entre os dias 22 e 26 de fevereiro

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul e a Sala de Situação orientam que, entre os dias 22 e 26 de fevereiro, há previsão de uma massa de ar quente e seco sobre boa parte do estado.
No sábado, 22, a atuação de uma massa de ar quente e seco mantém o tempo estável em grande parte do Rio Grande do Sul, com sol entre poucas nuvens. As temperaturas estarão em elevação, com mínimas entre 17 e 24°C, e máximas que devem alcançar valores entre 35 e 39°C nas regiões Oeste, Missões, Noroeste, Norte, Campanha, Centro, parte do Sul, parte da Costa Doce, Vales e RMPOA.
No domingo, 23, as condições de tempo estável predominam em todo o Estado, com sol e poucas nuvens. As temperaturas elevadas persistem, com mínimas entre 17 e 24°C, e máximas variando de 33 a 40°C.
Durante a segunda-feira, 24, o tempo segue aberto, com elevação ainda mais acentuada das temperaturas, que deverão registrar mínimas entre 18 e 23°C. Já as máximas atingem valores em torno de 36 e 42°C em boa parte do Rio Grande do Sul. A umidade relativa do ar ficará baixa nas horas mais quentes do dia, em torno de 30%.
A terça-feira, 25, inicia com temperaturas bem elevadas em boa parte do território gaúcho, com mínimas que ficarão entre 22 e 26°C. As temperaturas máximas devem subir bastante, alcançando valores entre 37 e 41°C no Oeste, Missões, Noroeste, Norte, Campanha, Centro, parte do Sul, parte da Costa Doce, Vales e RMPOA, causando sensação de calor intenso. A umidade relativa do ar segue baixa, em torno de 30%.
Na quarta-feira, 26, as altas temperaturas seguem atuando. Pela manhã, as mínimas variam entre 21 e 28°C. À tarde, as máximas ficam entre 38 e 40°C. A baixa umidade relativa do ar pode atingir níveis de atenção abaixo dos 30%.
Cuidados durante altas temperaturas:
Proteja grupos vulneráveis: cuide de crianças, idosos e animais, mantendo-os em locais frescos e ventilados. Mantenha-se hidratado: beba água regularmente, mesmo sem sede, para evitar desidratação. Evite exposição direta ao sol: procure sombra, especialmente entre 10h e 16h.
Clima
Defesa Civil de Canoas e secretarias discutem ações emergenciais diante dos temporais; alerta vai até quinta

A Prefeitura de Canoas realizou uma reunião de integração no final da tarde de terça-feira, 11, para discutir a forma de ação da administração municipal em casos de emergências e calamidades.
O encontro faz parte de uma série de ações que estão sendo realizadas desde o início da gestão para organizar a resposta integrada dos órgãos do município, e também teve a apresentação do secretário municipal de Defesa Civil e Resiliência Climática, Vanderlei Marcos, para os titulares de outras pastas e subprefeituras.
No encontro, o secretário também relatou sobre o alerta preventivo emitido pela Defesa Civil sobre a possibilidade de chuva forte e rajadas de vento previsto para ocorrer da noite de terça-feira até a noite de quinta-feira, 13.
O prefeito em exercício Rodrigo Busato presidiu a reunião e destacou que o encontro faz parte de uma ação contínua de integração da administração municipal para a organização da resposta a emergências e que o tema é uma das prioridades desta gestão desde o primeiro dia de governo.
“É preciso que cada um entenda o seu papel, que protocolos serão adotados, que ações vamos tomar em caso de necessidade”, declarou Busato. “Precisamos estar preparados, motivados e alinhados.”
Vanderlei Marcos apresentou na reunião seus planos para a Defesa Civil do município, enfatizando a necessidade de atuação conjunta dos órgãos do município em casos de emergência. O secretário relatou as formas de contato com a Defesa Civil, recebeu informações de outras secretarias sobre a estrutura disponível e solicitou o apoio dos subprefeitos da cidade para manter a Defesa Civil informada sobre pontos de atenção em eventos climáticos.
“Precisamos recuperar a tranquilidade da população”, disse Marcos na reunião. “Sabemos que as pessoas ficam assustadas quando o tempo fecha, ou quando há um alerta. Cabe a nós estarmos preparados.”
Defesa Civil emite alerta preventivo para chuva e ventos fortes
A Secretaria Municipal da Defesa Civil e Resiliência Climática de Canoas alerta preventivamente para a possibilidade de vendaval com rajadas de 60km/h a 80km/h, chuva intensa de 30mm a 60mm, descargas elétricas e queda granizo, podendo ocasionar alagamentos pontuais na cidade.
O alerta é válido das 18 horas de terça-feira, 11, até as 23 horas de quinta-feira, 13. A Defesa Civil do município orienta para que a população contate os telefones 190, 193, 153 ou (51) 98255-0805 em caso de emergências.
Clima
Previsão da condição meteorológica no Estado para os dias 11 a 13 de fevereiro tem alerta de temporal

Os acumulados poderão variar entre 100 e 150 mm na Campanha, Sul, Centro, Oeste e Serra. Nas demais regiões, os acumulados devem ser inferiores a 80 mm.
A partir da tarde de terça-feira, 11, a aproximação de uma frente fria contribui para o retorno das instabilidades no Estado, especialmente nas regiões da Campanha, Sul, Centro-Leste, Região Metropolitana de Porto Alegre, Vales, Serra e todo o Litoral, com potencial para temporais isolados.
A chuva deve ser moderada a forte, acompanhada de raios, eventual queda de granizo e rajadas de vento entre 50 e 80 km/h, podendo superar os 80 km/h em áreas de maior instabilidade. Os acumulados de precipitação ficarão entre 20 e 50 mm/dia, podendo pontualmente atingir 70 mm/dia nas regiões do Sul, Campanha e Serra Gaúcha.
Na quarta-feira, 12, a frente fria segue avançando sobre o Estado durante a madrugada e manhã, trazendo chuva moderada a forte, descargas elétricas, temporais isolados com eventual queda de granizo e rajadas de vento acima de 80 km/h na metade Sul gaúcha. No decorrer do dia, as instabilidades se espalham para as demais áreas do Estado, com chuvas irregulares e mal distribuídas. Os acumulados de precipitação ficarão entre 20 e 50 mm/dia, podendo atingir pontualmente os 90 mm/dia em áreas da Serra e Campanha.
Na quinta-feira, 13, a frente fria associada a uma área de baixa pressão mantém o tempo instável, favorecendo chuvas moderadas a fortes, descargas elétricas, temporais isolados com eventual queda de granizo e rajadas de vento entre 50 e 80 km/h de forma generalizada no Estado. Os acumulados de precipitação variam entre 20 e 50 mm/dia, podendo atingir pontualmente os 90 mm/dia na Serra, Centro, Vales, Oeste e Missões. No extremo Sul gaúcho, não há previsão de chuva, mas o mar permanece agitado.
A tendência é que, na sexta-feira, 14, a frente fria se afaste do Estado, permitindo que uma área de alta pressão contribua para o retorno do tempo estável em boa parte do Rio Grande do Sul. Na faixa Norte, ainda haverá condições para chuviscos e maior nebulosidade, enquanto nas demais regiões o sol deve aparecer entre poucas nuvens.
A Defesa Civil orienta
Feche bem janelas e portas, desligue os aparelhos elétricos, feche o registro de água e gás, se estiver em local seguro, permaneça até a diminuição dos ventos, não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de segurança, não se abrigue sob árvores ou estruturas metálicas, e evite atravessar alagamentos a pé ou de carro. Abrigue animais domésticos e mantenha-os em segurança.
Consulte a Defesa Civil local para informações sobre Planos de Contingência e saiba como agir em caso de desastre no seu município. Emergência ligue 190 ou 193.
- Saúde1 semana atrás
Mutirão de atendimentos de dermatologia e oftalmologia acontece 22 e 23 de fevereiro em Canoas
- Comunidade1 semana atrás
Operação Cidade Limpa já coletou 15 mil toneladas de entulhos em Canoas
- Política1 semana atrás
Vitor Farias toma posse como vereador em Canoas no lugar deixado por Alexandre Gonçalves
- Emprego1 semana atrás
Feirão de empregos em dose dupla em Canoas e Novo Hamburgo na quarta-feira, 12
- Política1 semana atrás
Em Brasília, Airton Souza se reúne com secretários para tratar de políticas habitacionais a afetados na enchente em Canoas
- Cultura1 semana atrás
Canoas recebe atividades voltadas à qualificação de dubladores
- Política1 semana atrás
Câmara vota denúncia e abre de Comissão Processante para investigar vereador Giovanni Rocha
- Economia1 semana atrás
Estado divulga calendário de pagamentos do Devolve ICMS em 2025