Educação
Imersão de Equipes Diretivas de Canoas teve abertura nesta terça-feira, 3

Com o tema O Poder da Escola Pública, a II Imersão de Equipes Diretivas de Canoas teve início na manhã desta terça-feira, 4. O primeiro dia de programação reuniu cerca de 300 participantes; entre diretores, vice-diretores, supervisores e orientadores, no auditório SESC Canoas. A secretaria de Educação de Canoas, Beth Colombo, durante as boas-vindas aos participantes, destacou os desafios que serão encontrados neste ano letivo.
“Não vamos jamais poder passar uma régua e esquecer o que vivemos. As nossas escolas do lado Oeste, a água resolveu castigar. As escolas do lado Leste, a vida fez com que abrigassem os desabrigados. As escolas sofreram, os prédios, as estruturas, de um lado e de outro. E estamos nos encarregando de transformar esse sofrimento em alegria no momento em que vocês retornarem e verem que muitas coisas já foram refeitas. E outras, pelo tempo, ainda terão que passar por melhorias por alguns dias. E se a vida nos reservou esse desafio, sejamos fortes, alegres e saudáveis para que nós possamos dar a eles aquilo que cada um de nós têm de melhor em si”, disse emocionada.
Beth ainda reforçou o compromisso da SME em estar junto com os profissionais em cargos diretivos.
“Com certeza, nossos alunos chegarão a partir do dia 12 na esperança de dias melhores. Nós vamos trabalhar chegando aos resultados, as avaliações que tanto se espera, conseguindo cumprir os 25% para não ser penalizados e assim por diante. Mas vamos, por favor, distribuir muito amor, muita celeridade naquilo que nós temos de melhor, que é cuidar das vidas que vão chegar nas nossas escolas. Contem conosco”, finaliza.
Participaram equipes diretivas das Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) e Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) da rede municipal de ensino.
O prefeito Airton Souza também não escondeu a emoção durante sua fala e ainda fez anúncios para as equipes diretivas.
“Estou transbordando de emoção, depois de tudo que nós vivemos no ano passado aqui em Canoas, eu acredito que vocês vão encontrar muitas crianças chegando, que ainda não têm casa, e vocês vão ter que ser aquele ombro amigo, aquele pai e aquela mãe, nesse recomeço. Se vocês querem construir, realmente, uma cidade maravilhosa, eu conto com vocês”, disse.
Ainda durante a atividade, o prefeito Airton também anunciou mudanças na composição da estrutura da SME, com a educadora Gisele Bervig Martins assumindo como secretária adjunta pedagógica, em substituição a Carmen Marin, que assumirá outro cargo na Secretaria Municipal de Cidadania, Mulher e Família.
Além disso, Airton ainda confirmou que todas as escolas passarão a ter vice-diretor, atualmente, as unidades de ensino com menos de 500 alunos não possuem, e todas as EMEIs terão especialistas (supervisor e orientador).
A programação da manhã desta terça contou ainda com relato de experiência de sucesso de uma escola de Novo Hamburgo e a palestra da educadora Ana Sofiati, de Viamão. A ministrante é graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e doutoranda em Educação pela mesma instituição. Já no período da tarde, a atividade trouxe relatos referentes ao tema Administrativo e Financeiro, vindos de escolas da rede.
A Imersão das Equipes Diretivas segue na quarta-feira, 5, com atividades voltadas aos gestores das EMEFs e na quinta-feira, 6, para as equipes diretivas das EMEIs. Toda a programação preparada pela Secretaria Municipal de Educação (SME) busca organizar o ano letivo e planejar as demandas de modo conjunto com diretores, vice-diretores, supervisores e orientadores.
O grupo retornou às atividades na segunda-feira, 3. Ainda segundo o calendário oficial para o ano letivo de 2025, os alunos de Educação Infantil e de Ensino Fundamental voltam às aulas no próximo dia 12 de fevereiro. Antes disso, os professores retornam na próxima segunda-feira, 10, quando acontecem atividades de acolhimento e formação nas próprias escolas.
Confira o restante da programação
05/02/25: EMEFs
Manhã: Mesa redonda 1: Qual é o meu compromisso com a qualidade da educação de Canoas? E Clima Institucional e vínculos. Após, relatos de escolas da nossa rede.
Tarde: Mesa redonda 2: Novas resoluções do Conselho Municipal da Educação, Plano de Gestão, Plano de Formação e Avaliação Institucional. Após, relatos de escolas da nossa rede.
06/02/25: EMEIs
Manhã: Mesa redonda 1: Qual é o meu compromisso com a qualidade da educação de Canoas? E Clima Institucional e vínculos. Após, relatos de escolas da nossa rede.
Tarde: Mesa redonda 2: Novas resoluções do Conselho Municipal da Educação, Plano de Gestão, Plano de Formação e Avaliação Institucional. Após, relatos de escolas da nossa rede.
Educação
Abertura do ano letivo em Canoas reúne mais de 2 mil profissionais da rede municipal

Prefeitura de Canoas realizou, nesta quarta-feira, 25, a cerimônia oficial de abertura do ano letivo da Rede Municipal de Ensino. O encontro reuniu mais de 2 mil pessoas e marcou o início das atividades escolares com o tema “É tempo de humanizar para educar: diálogos que fortalecem a escola”. A proposta central foi reforçar o acolhimento, a empatia e o cuidado como bases do processo de ensino e aprendizagem.
A programação contou com a presença de professores, equipes diretivas, servidores e autoridades do município. Durante o evento, foram realizadas palestras voltadas à valorização da educação humanizada, ao fortalecimento dos vínculos dentro das escolas e à construção de um ambiente mais seguro e inclusivo para os alunos. Participaram como palestrantes o professor Saulo Chielle e o influenciador e exemplo de superação Thiago Linck.
Outro destaque foi o lançamento da campanha Combata Monstros, desenvolvida em parceria pelas secretarias municipais de Comunicação e de Educação. A iniciativa amplia as ações de prevenção e combate ao abuso sexual de crianças na cidade. A campanha busca conscientizar a comunidade, orientar educadores e famílias e fortalecer a rede de proteção, reforçando o papel das escolas como espaços de informação e acolhimento.
Cumprindo agenda em Brasília, o prefeito Airton Souza participou por meio de mensagem em vídeo.
“A educação é a nossa principal bandeira. Queremos que nossos profissionais tenham cada dia mais orgulho de trabalhar na nossa cidade. Por isso, buscamos a valorização dos nossos professores, das nossas escolas. Quero que todos vocês façam um bom ano letivo, contem com a gente. Com todo mundo trabalhando de mãos dadas nós faremos a nossa cidade ser grande de verdade”, destaca.
O vice-prefeito Rodrigo Busato também esteve presente no ato e desejou um ano produtivo à comunidade escolar.
“Quero desejar que seja um 2026 abençoado para todos nós. Os desafios são tão grandes quanto a nossa vontade. Depois de tudo o que a nossa cidade passou, sabemos como é importante tratar deste tema da saúde mental, do cuidado, especialmente com nossos profissionais da Educação e nossos estudantes. Quando a gente visita as escolas, mesmo nos maiores desafios, a gente vê todo o trabalho desenvolvido pelas equipes, o capricho e a paixão com que cada um de vocês fala sobre o que faz”, destaca.
A secretária municipal de Educação, Beth Colombo, reforçou a relevância do tema escolhido para marcar o início do calendário escolar.
“Queremos a partir daqui iniciar uma jornada dentro da Secretaria de Educação, dentro da nossa rede de ensino, de um ensino humanizado. Humanizar tem a ver com todas as dores que nossas equipes, nossos professores, nossa comunidade passou durante a enchente. O retorno em 2025 e hoje, que estamos retomando com as escolas preparadas, com material escolar e uniforme chegando na rede. Queremos dizer aos nossos professores a importância que eles têm na nossa rede. Vamos humanizar, vamos nos aproximar. O que incomoda lá dentro da escola incomoda também a nós e queremos estar juntos. E é por isso que hoje reunimos todos aqui para este grande evento”, diz.
Educação
Prefeitura de Nova Santa Rita começa a distribuir kits escolares para toda a rede municipal

A Prefeitura de Nova Santa Rita começou a entregar os kits escolares aos estudantes da rede municipal, seguindo o cronograma definido por cada escola. A ação atende alunos da Pré-Escola, do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com materiais adequados a cada etapa da educação básica.
O prefeito Rodrigo Battistella comentou sobre a iniciativa:
“Estamos trabalhando para oferecer uma educação cada vez mais qualificada. A entrega dos kits representa organização, planejamento e respeito com nossos estudantes e suas famílias. Investir em educação é investir diretamente no futuro de Nova Santa Rita.”
A secretária municipal de Educação, Margarete Ferretti, também destacou a importância da ação:
“Cada item foi pensado com atenção, respeitando as necessidades pedagógicas de cada etapa. Nosso compromisso é garantir que os estudantes tenham condições adequadas para desenvolver suas atividades e que as famílias se sintam apoiadas no início do ano letivo.”
Os kits estão organizados da seguinte forma:
Pré-Escola (Pré 1 e Pré 2):
Agenda, apontador, cola, borracha, caderno de desenho, lápis de cor, lápis preto, massinha de modelar, pastinha, tinta guache, giz de cera, pincel, mochila e estojo.
Ensino Fundamental 1 (1º ao 5º ano):
Apontador, borracha, caderno, caderno de desenho, canetinha, cola, lápis de cor, lápis preto, pastinha, tesoura e giz de cera.
Ensino Fundamental 2 e EJA (6º ano em diante):
Régua, apontador, borracha, caderno, cola, canetas azul, preta e vermelha, pastinha, tesoura, lápis de cor e lápis preto.

Crédito: Divulgação/PMNSR
A prefeitura reforça que a entrega dos kits busca garantir que todos os alunos tenham os materiais necessários para acompanhar as atividades escolares durante o ano letivo.
Educação
Universidade La Salle inicia 2026 com plano de expansão e fortalecimento do EAD

A Universidade La Salle inicia o ano letivo de 2026 com foco na expansão sustentável e no fortalecimento da Educação a Distância (EAD). Ricardo Deibler Zambrano Júnior assume direção da modalidade, com a proposta de ampliar a atuação em todo o país de forma planejada, aliando crescimento e qualidade acadêmica.
Com mais de 20 anos de experiência na gestão educacional, o novo diretor já atuou em instituições de diferentes regiões, coordenando projetos de expansão universitária, credenciamento de polos e ampliação de portfólio acadêmico. Natural de Laguna, em Santa Catarina, é mestre em Gestão do Conhecimento nas Organizações e formado em Administração e Marketing, além de possuir especializações em planejamento e gestão estratégica.
Atualmente, as modalidades EAD e semipresencial da universidade somam mais de 10 mil estudantes distribuídos em cerca de 70 polos ativos no Brasil. Para 2026, o plano de gestão prevê a ampliação qualificada da rede, o aprimoramento de processos internos, a implementação de indicadores de desempenho e o fortalecimento da conformidade regulatória junto ao Ministério da Educação. Também está prevista a expansão do portfólio digital de cursos de graduação e pós graduação, alinhados às demandas do mercado de trabalho, além da atualização das metodologias pedagógicas.
“Minha missão na Unilasalle é integrar excelência educacional e tecnologia à filosofia lassalista, garantindo que o ensino digital seja uma ferramenta poderosa de transformação social e desenvolvimento sustentável, assegurando resultados econômicos e sociais para a Rede”, afirma Ricardo Deibler Zambrano Júnior.

Saúde1 semana atrásComitiva do Ministério da Saúde visita Hospital Universitário de Canoas, nesta sexta-feira, 20

Serviços5 dias atrásTudo Fácil inaugura nova unidade no Canoas Shopping nesta sexta-feira, 27

Emprego1 semana atrásPROCON-RS abre seleção para estagiários do Ensino Médio e Superior com inscrições até 2 de março

Esporte6 dias atrásCorre Canoas realiza 1º treinão do Circuito Park em Movimento em 8 de março

Canoas3 dias atrásCorsan promove reunião com moradores do bairro Nossa Senhora das Graças para esclarecer implantação da rede de esgoto

Policial3 dias atrásEx-prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo é preso em operação da Polícia Federal por suspeita de desvio de recursos das enchentes

Mobilidade6 dias atrásMotorista sem CNH é preso após avançar sinal vermelho e causar acidente em Canoas

Educação3 dias atrásAbertura do ano letivo em Canoas reúne mais de 2 mil profissionais da rede municipal






















































