Conecte-se conosco

header-top







 

22/02/2026
 

Educação

Imersão de Equipes Diretivas de Canoas teve abertura nesta terça-feira, 3

Redação

Publicado

em

Imersão de Equipes Diretivas de Canoas teve abertura nesta terça-feira, 3

Com o tema O Poder da Escola Pública, a II Imersão de Equipes Diretivas de Canoas teve início na manhã desta terça-feira, 4. O primeiro dia de programação reuniu cerca de 300 participantes; entre diretores, vice-diretores, supervisores e orientadores, no auditório SESC Canoas. A secretaria de Educação de Canoas, Beth Colombo, durante as boas-vindas aos participantes, destacou os desafios que serão encontrados neste ano letivo.

“Não vamos jamais poder passar uma régua e esquecer o que vivemos. As nossas escolas do lado Oeste, a água resolveu castigar. As escolas do lado Leste, a vida fez com que abrigassem os desabrigados. As escolas sofreram, os prédios, as estruturas, de um lado e de outro. E estamos nos encarregando de transformar esse sofrimento em alegria no momento em que vocês retornarem e verem que muitas coisas já foram refeitas. E outras, pelo tempo, ainda terão que passar por melhorias por alguns dias. E se a vida nos reservou esse desafio, sejamos fortes, alegres e saudáveis para que nós possamos dar a eles aquilo que cada um de nós têm de melhor em si”, disse emocionada.

Beth ainda reforçou o compromisso da SME em estar junto com os profissionais em cargos diretivos.

“Com certeza, nossos alunos chegarão a partir do dia 12 na esperança de dias melhores. Nós vamos trabalhar chegando aos resultados, as avaliações que tanto se espera, conseguindo cumprir os 25% para não ser penalizados e assim por diante. Mas vamos, por favor, distribuir muito amor, muita celeridade naquilo que nós temos de melhor, que é cuidar das vidas que vão chegar nas nossas escolas. Contem conosco”, finaliza.

Participaram equipes diretivas das Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) e Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) da rede municipal de ensino.

O prefeito Airton Souza também não escondeu a emoção durante sua fala e ainda fez anúncios para as equipes diretivas.

“Estou transbordando de emoção, depois de tudo que nós vivemos no ano passado aqui em Canoas, eu acredito que vocês vão encontrar muitas crianças chegando, que ainda não têm casa, e vocês vão ter que ser aquele ombro amigo, aquele pai e aquela mãe, nesse recomeço. Se vocês querem construir, realmente, uma cidade maravilhosa, eu conto com vocês”, disse.

Ainda durante a atividade, o prefeito Airton também anunciou mudanças na composição da estrutura da SME, com a educadora Gisele Bervig Martins assumindo como secretária adjunta pedagógica, em substituição a Carmen Marin, que assumirá outro cargo na Secretaria Municipal de Cidadania, Mulher e Família.

Além disso, Airton ainda confirmou que todas as escolas passarão a ter vice-diretor, atualmente, as unidades de ensino com menos de 500 alunos não possuem, e todas as EMEIs terão especialistas (supervisor e orientador).

A programação da manhã desta terça contou ainda com relato de experiência de sucesso de uma escola de Novo Hamburgo e a palestra da educadora Ana Sofiati, de Viamão. A ministrante é graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e doutoranda em Educação pela mesma instituição. Já no período da tarde, a atividade trouxe relatos referentes ao tema Administrativo e Financeiro, vindos de escolas da rede.

A Imersão das Equipes Diretivas segue na quarta-feira, 5, com atividades voltadas aos gestores das EMEFs e na quinta-feira, 6, para as equipes diretivas das EMEIs. Toda a programação preparada pela Secretaria Municipal de Educação (SME) busca organizar o ano letivo e planejar as demandas de modo conjunto com diretores, vice-diretores, supervisores e orientadores.

O grupo retornou às atividades na segunda-feira, 3. Ainda segundo o calendário oficial para o ano letivo de 2025, os alunos de Educação Infantil e de Ensino Fundamental voltam às aulas no próximo dia 12 de fevereiro. Antes disso, os professores retornam na próxima segunda-feira, 10, quando acontecem atividades de acolhimento e formação nas próprias escolas.

Confira o restante da programação

05/02/25: EMEFs
Manhã: Mesa redonda 1: Qual é o meu compromisso com a qualidade da educação de Canoas? E Clima Institucional e vínculos. Após, relatos de escolas da nossa rede.
Tarde: Mesa redonda 2: Novas resoluções do Conselho Municipal da Educação, Plano de Gestão, Plano de Formação e Avaliação Institucional. Após, relatos de escolas da nossa rede.

06/02/25: EMEIs
Manhã: Mesa redonda 1: Qual é o meu compromisso com a qualidade da educação de Canoas? E Clima Institucional e vínculos. Após, relatos de escolas da nossa rede.
Tarde: Mesa redonda 2: Novas resoluções do Conselho Municipal da Educação, Plano de Gestão, Plano de Formação e Avaliação Institucional. Após, relatos de escolas da nossa rede.

Educação

Volta às aulas inicia na rede municipal de Canoas nesta sexta-feira, 20

Redação

Publicado

em

Foto: Bruno Ourique/ PMC

O ano letivo de 2026 começou nesta sexta-feira, 20, nas 82 escolas da Rede Municipal de Ensino de Canoas. A volta às aulas movimentou as 44 Escolas Municipais de Ensino Fundamental e as 38 Escolas Municipais de Educação Infantil do município. Ao todo, a rede atende cerca de 30 mil estudantes, sendo aproximadamente 25 mil no Ensino Fundamental e 5 mil na Educação Infantil, além de contar com cerca de 2,2 mil profissionais entre professores, técnicos e equipes de apoio.

Na EMEF Guajuviras, no bairro Guajuviras, a movimentação começou cedo. Antes mesmo das 8 horas, horário de abertura dos portões, pais e alunos já aguardavam na frente da escola. A auxiliar de desenvolvimento infantil Dyennifer Delgado da Rosa, 32 anos, acompanhava os filhos Thales, de 9 anos, que inicia o 4º ano, e Nicolly, de 10, aluna do 5º ano.

“Ele estava tão ansioso pela volta às aulas que queria até ter dormido de uniforme”, conta, ao falar sobre a empolgação do filho.

Dyennifer também destacou a confiança na instituição.

“A expectativa é de muito aprendizado. Até hoje só tive elogios na escola, meus filhos sempre foram tranquilos, sempre gostaram de estudar, e a escola também dá bastante auxílio, as professoras são maravilhosas”, afirma. Já Nicolly disse que esperava rever os colegas e descobrir quem seria a nova professora. “Eu estava ansiosa para voltar para a escola, saber quem era minha professora. Eu queria muito pegar a professora Deise, ela é muito legal”, relata.

De acordo com o diretor da EMEF Guajuviras, Alex Totti Soares, a unidade atende cerca de mil estudantes do 1º ao 9º ano, além da Educação de Jovens e Adultos, com turmas nos turnos da manhã e da tarde.

“Nos últimos dias organizamos os espaços da escola, as salas de aula, realizamos limpeza, higienização e preparamos uma recepção com um lanche especial para os alunos, com muito carinho, com muita alegria. A ideia é fazer um ano letivo muito bom, com responsabilidade, oferecendo passeios, atividades nas salas de aula e externas e trazendo muita alegria para os alunos, porque estudar também é alegria”, diz.

A secretária municipal de Educação, Beth Colombo, ressaltou o significado do retorno às atividades.

“É tempo de reencontros, de novos aprendizados e renovação. Que o ano letivo seja marcado pelo compromisso com a Educação pela construção de um futuro ainda melhor para nossos alunos”, destaca.

Continuar a ler

Educação

Canoas inicia distribuição de kits escolares para mais de 30 mil alunos da rede municipal

Redação

Publicado

em

A Prefeitura de Canoas começou na quarta-feira, 18, a distribuição dos kits de material escolar destinados aos estudantes das escolas municipais de Ensino Fundamental. A entrega para as instituições de Ensino Fundamental (EMEFs) seguirá até terça-feira, 24, enquanto as unidades de Educação Infantil (EMEIs) receberão os materiais entre segunda-feira, 23, e quarta-feira, 25.

Ao todo, mais de 30 mil alunos da rede municipal serão beneficiados com os kits. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, o investimento na aquisição dos materiais foi de R$ 3.086.359,09.

O prefeito Airton Souza ressaltou a importância da iniciativa.

“Investir na educação é investir no futuro da nossa cidade. A entrega gratuita dos kits garante igualdade, dignidade e oportunidades para que todos os alunos da rede municipal iniciem o ano letivo preparados para aprender. Sabemos que muitas famílias enfrentam dificuldades para adquirir materiais no começo do ano, e é papel do poder público assegurar que nenhuma criança fique para trás”, afirmou.

O vice-prefeito Rodrigo Busato também comentou sobre a ação.

“O começo do ano letivo representa um desafio no orçamento familiar. Por isso, a distribuição dos kits escolares reforça nosso compromisso com a igualdade e com cada aluno da rede, garantindo que todos tenham as mesmas condições para estudar”, disse.

A secretária de Educação, Beth Colombo, destacou que a entrega dos materiais é uma política pública fundamental.

“Fornecer o material escolar contribui para a equidade e a permanência dos estudantes na escola, além de apoiar a qualidade do ensino e os resultados de aprendizagem esperados”, afirmou.

O ano letivo de 2026 na rede municipal de Canoas começa nesta sexta-feira, 20, e envolverá 44 escolas de Ensino Fundamental e 38 escolas de Educação Infantil. Atualmente, as EMEFs atendem cerca de 25 mil alunos, enquanto as EMEIs recebem aproximadamente 5 mil crianças. A rede conta com 2,2 mil profissionais de educação, incluindo professores, técnicos e colaboradores de apoio.

KIT 01 (EMEI – Berçário)

01 agenda

KIT 02 (EMEI – Maternal I e II)

01 agenda
01 apontador
01 avental
01 caixa de giz de cera 12 cores
01 caixa de lápis de cor
01 tubo de cola líquida 90g
01 massa de modelar 12 cores
01 pacote de 100 folhas tamanho A3
02 pacotes de 100 folhas tamanho A4
01 pasta plástica
01 pincel nº 10
01 tesoura escolar
02 tintas guache 250g cada

KIT 03 (EMEI – Jardim I e II)

01 agenda
01 apontador
01 avental plástico
01 caixa de caneta hidrográfica 12 cores
01 caixa de giz de cera 12 cores
01 caixa de lápis de cor
01 tubo de cola líquida 90g
02 lápis pretos nº 2
01 massa de modelar 12 cores
01 pacote de 100 folhas tamanho A3
02 pacotes de 100 folhas tamanho A4
01 pasta plástica
01 pincel nº 10
01 tesoura escolar
02 tintas guache 250g cada

KIT 04 (EMEF – Séries Iniciais)

01 apontador
01 agenda
02 borrachas
02 cadernos universitários brochura 96 fls
02 cadernos universitários espiral 96 fls
01 caixa de giz de cera 12 cores
01 caixa de lápis de cor
01 tubo de cola líquida 90g
01 estojo PVC
04 lápis pretos nº 2
01 pasta plástica
01 régua 30 cm
01 tesoura escolar

KIT 05 (EMEF – Séries Finais)

01 apontador
02 borrachas
02 cadernos universitários espiral 200 fls
02 cadernos universitários espiral 96 fls
01 caixa de lápis de cor
04 canetas azuis
02 canetas pretas
01 tubo de cola líquida 90g
01 estojo PVC
04 lápis pretos nº 2
01 régua 30 cm
01 tesoura escolar

Continuar a ler

Educação

Canoas assina Ordem de Início de Serviço para nova escola infantil no bairro Mathias Velho

Redação

Publicado

em

Foto: Bruno Ourique

A Prefeitura de Canoas deu início à assinatura da Ordem de Início de Serviço (OIS) para a construção da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Mathias Velho na quinta-feira, 18. A cerimônia ocorreu no terreno da futura unidade, na Rua Candelária, e contou com a presença do vice-prefeito Rodrigo Busato, das secretárias de Educação, Beth Colombo, e de Projetos e Captação de Recursos, Daniela Fontoura.

O vice-prefeito Rodrigo Busato destacou:

“A escola é onde tudo começa. E esta nova escola, que atenderá também alunos em turno integral, possibilitará para aquela mãe solteira, para aqueles pais ou responsáveis que têm que trabalhar e não têm onde deixar seus filhos muito mais que a educação para essas crianças, vai permitir que a família se desenvolva. Por isso, a nossa alegria em estarmos hoje aqui, anunciando a construção de mais uma escola na nossa cidade.”

A secretária de Educação, Beth Colombo, afirmou:

“Nós temos muita necessidade de vagas na Educação Infantil nesta região. Compramos vagas inclusive em escolas particulares aqui e mesmo assim nós temos demanda especialmente de Berçário e Maternal.”

Já a secretária de Projetos e Captação de Recursos, Daniela Fontoura, comentou:

“A construção de mais uma escola é muito importante para esse bairro, que foi tão afetado na enchente. É muito importante para o nosso governo cuidar das nossas crianças com mais qualidade e atender a uma demanda tão alta que é a da Educação Infantil.”

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques