Educação
Imersão de Equipes Diretivas de Canoas teve abertura nesta terça-feira, 3

Com o tema O Poder da Escola Pública, a II Imersão de Equipes Diretivas de Canoas teve início na manhã desta terça-feira, 4. O primeiro dia de programação reuniu cerca de 300 participantes; entre diretores, vice-diretores, supervisores e orientadores, no auditório SESC Canoas. A secretaria de Educação de Canoas, Beth Colombo, durante as boas-vindas aos participantes, destacou os desafios que serão encontrados neste ano letivo.
“Não vamos jamais poder passar uma régua e esquecer o que vivemos. As nossas escolas do lado Oeste, a água resolveu castigar. As escolas do lado Leste, a vida fez com que abrigassem os desabrigados. As escolas sofreram, os prédios, as estruturas, de um lado e de outro. E estamos nos encarregando de transformar esse sofrimento em alegria no momento em que vocês retornarem e verem que muitas coisas já foram refeitas. E outras, pelo tempo, ainda terão que passar por melhorias por alguns dias. E se a vida nos reservou esse desafio, sejamos fortes, alegres e saudáveis para que nós possamos dar a eles aquilo que cada um de nós têm de melhor em si”, disse emocionada.
Beth ainda reforçou o compromisso da SME em estar junto com os profissionais em cargos diretivos.
“Com certeza, nossos alunos chegarão a partir do dia 12 na esperança de dias melhores. Nós vamos trabalhar chegando aos resultados, as avaliações que tanto se espera, conseguindo cumprir os 25% para não ser penalizados e assim por diante. Mas vamos, por favor, distribuir muito amor, muita celeridade naquilo que nós temos de melhor, que é cuidar das vidas que vão chegar nas nossas escolas. Contem conosco”, finaliza.
Participaram equipes diretivas das Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) e Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) da rede municipal de ensino.
O prefeito Airton Souza também não escondeu a emoção durante sua fala e ainda fez anúncios para as equipes diretivas.
“Estou transbordando de emoção, depois de tudo que nós vivemos no ano passado aqui em Canoas, eu acredito que vocês vão encontrar muitas crianças chegando, que ainda não têm casa, e vocês vão ter que ser aquele ombro amigo, aquele pai e aquela mãe, nesse recomeço. Se vocês querem construir, realmente, uma cidade maravilhosa, eu conto com vocês”, disse.
Ainda durante a atividade, o prefeito Airton também anunciou mudanças na composição da estrutura da SME, com a educadora Gisele Bervig Martins assumindo como secretária adjunta pedagógica, em substituição a Carmen Marin, que assumirá outro cargo na Secretaria Municipal de Cidadania, Mulher e Família.
Além disso, Airton ainda confirmou que todas as escolas passarão a ter vice-diretor, atualmente, as unidades de ensino com menos de 500 alunos não possuem, e todas as EMEIs terão especialistas (supervisor e orientador).
A programação da manhã desta terça contou ainda com relato de experiência de sucesso de uma escola de Novo Hamburgo e a palestra da educadora Ana Sofiati, de Viamão. A ministrante é graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e doutoranda em Educação pela mesma instituição. Já no período da tarde, a atividade trouxe relatos referentes ao tema Administrativo e Financeiro, vindos de escolas da rede.
A Imersão das Equipes Diretivas segue na quarta-feira, 5, com atividades voltadas aos gestores das EMEFs e na quinta-feira, 6, para as equipes diretivas das EMEIs. Toda a programação preparada pela Secretaria Municipal de Educação (SME) busca organizar o ano letivo e planejar as demandas de modo conjunto com diretores, vice-diretores, supervisores e orientadores.
O grupo retornou às atividades na segunda-feira, 3. Ainda segundo o calendário oficial para o ano letivo de 2025, os alunos de Educação Infantil e de Ensino Fundamental voltam às aulas no próximo dia 12 de fevereiro. Antes disso, os professores retornam na próxima segunda-feira, 10, quando acontecem atividades de acolhimento e formação nas próprias escolas.
Confira o restante da programação
05/02/25: EMEFs
Manhã: Mesa redonda 1: Qual é o meu compromisso com a qualidade da educação de Canoas? E Clima Institucional e vínculos. Após, relatos de escolas da nossa rede.
Tarde: Mesa redonda 2: Novas resoluções do Conselho Municipal da Educação, Plano de Gestão, Plano de Formação e Avaliação Institucional. Após, relatos de escolas da nossa rede.
06/02/25: EMEIs
Manhã: Mesa redonda 1: Qual é o meu compromisso com a qualidade da educação de Canoas? E Clima Institucional e vínculos. Após, relatos de escolas da nossa rede.
Tarde: Mesa redonda 2: Novas resoluções do Conselho Municipal da Educação, Plano de Gestão, Plano de Formação e Avaliação Institucional. Após, relatos de escolas da nossa rede.
Educação
Canoas assina ordem de início de serviços para reforma da EMEI Ledevino Piccinini, no bairro Fátima

A Prefeitura de Canoas assinou, na quinta-feira, 23, a Ordem de Início de Serviços (OIS) para a reforma da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Ledevino Piccinini, no bairro Fátima. A unidade foi uma das mais atingidas pela enchente de 2024 e está sem condições de funcionamento desde então. A previsão é de que a obra seja concluída em janeiro de 2027.
Inaugurada em 2016, a escola permaneceu submersa por cerca de 20 dias durante a enchente, com aproximadamente 2,5 metros de água. Segundo a prefeitura, a estrutura sofreu danos nos painéis modulares, revestimentos, forros, portas, playground e nos sistemas elétrico e hidráulico.
Ainda conforme o município, um laudo técnico classificou o prédio como de alto risco, tornando a edificação inabitável.
A reforma será realizada com investimento de R$ 2,09 milhões em recursos próprios do município. Os primeiros serviços incluem vistoria e testes das redes de infraestrutura, limpeza da área, retirada de materiais danificados e elaboração dos projetos executivos.
O prefeito Airton Souza afirmou que a assinatura da ordem de início representa o cumprimento de um compromisso com a comunidade.
“A assinatura desta ordem de início de serviços representa um compromisso cumprido com a educação e com as famílias de Canoas. Estamos devolvendo à comunidade uma escola que foi duramente atingida pela enchente, garantindo mais vagas na Educação Infantil e oferecendo um espaço seguro, moderno e preparado para acolher nossas crianças”, disse.
Após a conclusão da obra, a EMEI terá capacidade para atender até 224 crianças nos turnos da manhã e da tarde, além de 112 alunos em período integral, conforme a prefeitura.
A secretária municipal de Educação, Beth Colombo, destacou a importância da recuperação da unidade para ampliar a oferta de vagas na região.
“Para nós é um resgate, um resgate de vagas, com certeza, porque nós passaremos a atender 224 alunos nessa escola, mas também o resgate pós-enchente. A escola foi brutalmente atingida pela enchente de 2024. Por isso hoje é um dia muito feliz, estamos resgatando uma escola de Educação Infantil nesta localidade, onde temos poucas escolas para atender essa demanda”, comentou.
A secretária municipal de Projetos e Captação de Recursos, Daniela Fontoura, afirmou que o projeto foi desenvolvido ao longo dos últimos meses para viabilizar a recuperação da escola.
“É um dia muito importante para nós, que trabalhamos neste projeto. Em seis meses, entregaremos uma nova escola para atender mais de 200 crianças. Uma escola que foi fortemente atingida pela enchente e que homenageia uma pessoa que foi muito especial para a nossa cidade, que foi o deputado Ledevino Piccinini”, destacou.
Educação
Uniforme escolar passa a ser obrigatório nas escolas estaduais a partir de 2026

O uso do uniforme escolar fornecido pela Secretaria da Educação (Seduc) será obrigatório para todos os estudantes da Rede Estadual de Ensino a partir do ano letivo de 2026. A medida foi estabelecida por decreto publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) na quinta-feira, 16.
Com a nova regra, alunos que comparecerem às escolas estaduais sem o uniforme poderão ser questionados pelas equipes diretivas. Nesses casos, a família ou o responsável legal deverá apresentar uma justificativa para a ausência da vestimenta.
A obrigatoriedade também se aplica a atividades externas, como visitas oficiais, participação em eventos e viagens organizadas pelas instituições de ensino.
O decreto prevê que, em situações nas quais o estudante não possa utilizar o uniforme por algum motivo, poderão ser usadas roupas adequadas ao ambiente escolar e compatíveis com as atividades realizadas. Durante as aulas de educação física, por exemplo, as peças devem permitir a prática dos exercícios. Caso não seja possível utilizar a bermuda ou a calça do conjunto oficial, será permitido o uso de vestimentas semelhantes, desde que estejam de acordo com as normas da escola.
Casos de exceção
A norma estabelece algumas situações em que o uso do uniforme poderá ser dispensado ou adaptado. Entre elas estão:
estudantes que necessitem de adequações por motivos religiosos;
alunos com condições de neurodiversidade, como o autismo, quando houver hipersensibilidade aos materiais do uniforme e comprovação médica;
integrantes de povos tradicionais que utilizem vestimentas culturais específicas, mediante registro formal;
cursos técnicos que exijam equipamentos de proteção individual ou roupas específicas para atividades práticas;
alunos dos cursos Normal (aproveitamento de estudos) ou Subsequente;
estudantes de unidades da socioeducação, do sistema prisional ou das Escolas Tiradentes, que possuem trajes próprios;
instituições de ensino que ainda não tenham recebido os uniformes.
Solicitações de dispensa, substituição ou adaptação deverão ser encaminhadas formalmente à escola. O decreto também determina que alterações individuais que descaracterizem o padrão do uniforme não serão permitidas.
Alterações no uniforme
A comunidade escolar poderá solicitar a inclusão do nome da escola no uniforme, desde que siga critérios que serão definidos posteriormente pela Seduc. A mudança não poderá ser custeada com recursos públicos e a escola não poderá exigir que os estudantes adquiram a versão personalizada.
A distribuição dos uniformes continuará sendo gratuita e será realizada no início de cada ano letivo, diretamente nas instituições de ensino onde os alunos estão matriculados.
Educação
Inscrições para o Fies do segundo semestre de 2026 seguem abertas até 17 de julho

As inscrições para o processo seletivo do segundo semestre de 2026 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) começaram nesta terça-feira, 14, e seguem abertas até as 23h59 de 17 de julho, no horário de Brasília. O cadastro é gratuito e deve ser feito exclusivamente pela internet, por meio do Portal Acesso Único ao Ensino Superior.Portal Acesso Único ao Ensino Superior.
Segundo o Ministério da Educação (MEC), estão disponíveis 75,5 mil vagas para o segundo semestre deste ano. Ao todo, o Fies oferta mais de 112 mil vagas em 2026, incluindo oportunidades que não foram preenchidas em seleções anteriores.
Conforme o Edital nº 52/2026Edital nº 52/2026, podem participar os candidatos que realizaram qualquer edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, obtiveram média igual ou superior a 450 pontos nas cinco provas, não zeraram a redação e não participaram do exame na condição de treineiro. Para contratar o financiamento, também é necessário comprovar renda bruta familiar mensal de até três salários mínimos por pessoa.
Classificação
A classificação dos candidatos será realizada em ordem decrescente das notas obtidas no Enem, considerando o tipo de vaga, o grupo de preferência e a modalidade de concorrência. A seleção seguirá a seguinte ordem de prioridade:
candidatos que não tenham concluído o ensino superior e não tenham sido beneficiados anteriormente pelo Fies;
candidatos que não tenham concluído o ensino superior, já tenham sido beneficiados pelo Fies e tenham quitado o financiamento;
candidatos que já tenham concluído o ensino superior e não tenham sido beneficiados anteriormente pelo Fies;
candidatos que já tenham concluído o ensino superior, tenham sido beneficiados pelo Fies e tenham quitado o financiamento.
Resultado e lista de espera
O resultado da chamada única será divulgado em 30 de julho. Os candidatos pré-selecionados deverão complementar a inscrição entre 31 de julho e 4 de agosto.
Quem não for convocado na chamada única será automaticamente incluído na lista de espera para o preenchimento das vagas remanescentes. As convocações dessa etapa ocorrerão entre 7 de agosto e 24 de setembro.
O processo seletivo também prevê a reserva de 50% das vagas para o Fies Social, destinada a estudantes com renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa e inscrição ativa no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Nessa modalidade, o financiamento pode chegar a 100% do valor das mensalidades, desde que os candidatos atendam aos critérios previstos no edital.
Os estudantes pré-selecionados pelo Fies Social com renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa ficam dispensados da comprovação de renda junto à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), mas deverão comparecer para a validação das demais informações. Caso sejam identificadas divergências na renda declarada, poderá ser solicitada documentação complementar.
Os candidatos inscritos nas vagas destinadas às pessoas com deficiência, tanto no Fies quanto no Fies Social, deverão apresentar laudo médico com a identificação da deficiência e o respectivo código da Classificação Internacional de Doenças (CID), conforme previsto no edital.
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do Ministério da Educação destinado ao financiamento de cursos de graduação em instituições privadas de ensino superior participantes. O programa é voltado a estudantes que atendem aos critérios estabelecidos em edital e busca ampliar o acesso ao ensino superior por meio do financiamento das mensalidades.

Animais1 semana atrásCâmara de Canoas aprova reajuste de R$ 350 para R$ 450 no Auxílio Protetor

Canoas1 dia atrásLivraria Pandorga celebra 5 anos com sarau e participação de escritores de Canoas

Geral1 semana atrásConsulta Popular 2026 abre votação para definir demandas que entrarão no orçamento estadual do próximo ano

Defesa Civil1 semana atrásDefesa Civil de Canoas apresenta na Câmara panorama das condições climáticas

Trânsito4 dias atrásChuvas deixam 18 rodovias estaduais com bloqueios totais ou parciais no Rio Grande do Sul

Previsão do tempo4 dias atrásGuaíba volta a subir e deve chegar à cota de alerta entre sexta e sábado

Policial1 semana atrásHomem de 34 anos é preso por estupro de vulnerável contra a própria filha em Canoas

Curso1 semana atrásCanoas abre inscrições para curso gratuito de NR11 do programa RS Qualificação Recomeçar nesta segunda-feira























































