Educação
Imersão de Equipes Diretivas de Canoas teve abertura nesta terça-feira, 3

Com o tema O Poder da Escola Pública, a II Imersão de Equipes Diretivas de Canoas teve início na manhã desta terça-feira, 4. O primeiro dia de programação reuniu cerca de 300 participantes; entre diretores, vice-diretores, supervisores e orientadores, no auditório SESC Canoas. A secretaria de Educação de Canoas, Beth Colombo, durante as boas-vindas aos participantes, destacou os desafios que serão encontrados neste ano letivo.
“Não vamos jamais poder passar uma régua e esquecer o que vivemos. As nossas escolas do lado Oeste, a água resolveu castigar. As escolas do lado Leste, a vida fez com que abrigassem os desabrigados. As escolas sofreram, os prédios, as estruturas, de um lado e de outro. E estamos nos encarregando de transformar esse sofrimento em alegria no momento em que vocês retornarem e verem que muitas coisas já foram refeitas. E outras, pelo tempo, ainda terão que passar por melhorias por alguns dias. E se a vida nos reservou esse desafio, sejamos fortes, alegres e saudáveis para que nós possamos dar a eles aquilo que cada um de nós têm de melhor em si”, disse emocionada.
Beth ainda reforçou o compromisso da SME em estar junto com os profissionais em cargos diretivos.
“Com certeza, nossos alunos chegarão a partir do dia 12 na esperança de dias melhores. Nós vamos trabalhar chegando aos resultados, as avaliações que tanto se espera, conseguindo cumprir os 25% para não ser penalizados e assim por diante. Mas vamos, por favor, distribuir muito amor, muita celeridade naquilo que nós temos de melhor, que é cuidar das vidas que vão chegar nas nossas escolas. Contem conosco”, finaliza.
Participaram equipes diretivas das Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) e Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) da rede municipal de ensino.
O prefeito Airton Souza também não escondeu a emoção durante sua fala e ainda fez anúncios para as equipes diretivas.
“Estou transbordando de emoção, depois de tudo que nós vivemos no ano passado aqui em Canoas, eu acredito que vocês vão encontrar muitas crianças chegando, que ainda não têm casa, e vocês vão ter que ser aquele ombro amigo, aquele pai e aquela mãe, nesse recomeço. Se vocês querem construir, realmente, uma cidade maravilhosa, eu conto com vocês”, disse.
Ainda durante a atividade, o prefeito Airton também anunciou mudanças na composição da estrutura da SME, com a educadora Gisele Bervig Martins assumindo como secretária adjunta pedagógica, em substituição a Carmen Marin, que assumirá outro cargo na Secretaria Municipal de Cidadania, Mulher e Família.
Além disso, Airton ainda confirmou que todas as escolas passarão a ter vice-diretor, atualmente, as unidades de ensino com menos de 500 alunos não possuem, e todas as EMEIs terão especialistas (supervisor e orientador).
A programação da manhã desta terça contou ainda com relato de experiência de sucesso de uma escola de Novo Hamburgo e a palestra da educadora Ana Sofiati, de Viamão. A ministrante é graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e doutoranda em Educação pela mesma instituição. Já no período da tarde, a atividade trouxe relatos referentes ao tema Administrativo e Financeiro, vindos de escolas da rede.
A Imersão das Equipes Diretivas segue na quarta-feira, 5, com atividades voltadas aos gestores das EMEFs e na quinta-feira, 6, para as equipes diretivas das EMEIs. Toda a programação preparada pela Secretaria Municipal de Educação (SME) busca organizar o ano letivo e planejar as demandas de modo conjunto com diretores, vice-diretores, supervisores e orientadores.
O grupo retornou às atividades na segunda-feira, 3. Ainda segundo o calendário oficial para o ano letivo de 2025, os alunos de Educação Infantil e de Ensino Fundamental voltam às aulas no próximo dia 12 de fevereiro. Antes disso, os professores retornam na próxima segunda-feira, 10, quando acontecem atividades de acolhimento e formação nas próprias escolas.
Confira o restante da programação
05/02/25: EMEFs
Manhã: Mesa redonda 1: Qual é o meu compromisso com a qualidade da educação de Canoas? E Clima Institucional e vínculos. Após, relatos de escolas da nossa rede.
Tarde: Mesa redonda 2: Novas resoluções do Conselho Municipal da Educação, Plano de Gestão, Plano de Formação e Avaliação Institucional. Após, relatos de escolas da nossa rede.
06/02/25: EMEIs
Manhã: Mesa redonda 1: Qual é o meu compromisso com a qualidade da educação de Canoas? E Clima Institucional e vínculos. Após, relatos de escolas da nossa rede.
Tarde: Mesa redonda 2: Novas resoluções do Conselho Municipal da Educação, Plano de Gestão, Plano de Formação e Avaliação Institucional. Após, relatos de escolas da nossa rede.
Educação
Canoas lança chamamento público para gestão de monitores e supervisores de inclusão na educação municipal

A Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria Municipal da Educação (SME), publicou o Edital nº 281/2025, que trata do chamamento público para celebração de parceria com uma organização da sociedade civil (OSC), sem fins lucrativos, com experiência comprovada na gestão de profissionais da educação.
O objetivo, segundo a administração municipal, é selecionar uma instituição responsável pela contratação e gerenciamento de monitores de inclusão, supervisores e equipe de apoio, que atuarão no atendimento das demandas da educação inclusiva nas escolas da rede municipal.
Ao todo, o plano prevê a contratação de 526 profissionais, sendo 500 monitores de inclusão, 20 monitores volantes, 1 coordenador de projeto, 1 assistente de coordenação e 4 auxiliares administrativos. Esses profissionais prestarão suporte direto aos estudantes público-alvo da educação especial, garantindo o acesso, a permanência e a aprendizagem de forma inclusiva, segura e acolhedora.
A OSC selecionada também será responsável pela capacitação dos profissionais, fornecimento de uniformes e equipamentos de proteção individual, além da prestação de contas e acompanhamento técnico-pedagógico das equipes. O valor total anual previsto para execução do serviço é de R$ 35.957.113,56, com repasses condicionados ao cumprimento de metas e resultados.
As OSCs interessadas devem enviar a documentação exigida no edital entre terça-feira, 21, e 30 de novembro, exclusivamente pelo e-mail licitacaosme@canoas.rs.gov.br
O chamamento público tem como foco fortalecer as políticas de inclusão da rede municipal e assegurar atendimento especializado de qualidade às crianças e estudantes da educação infantil e do ensino fundamental em todas as EMEIs e EMEFs de Canoas.
Educação
Canoas homenageia professores com o 1º Prêmio Professor Destaque

A valorização da prática pedagógica foi o foco da 1ª Edição do Prêmio Professor Destaque, realizada nesta sexta-feira 17, no Sesc Canoas. O evento celebrou o trabalho de educadores da rede municipal que se destacaram por experiências inovadoras em sala de aula, reafirmando o compromisso com uma educação pública de qualidade.
Destinado a professores da carreira do magistério em atuação nas escolas municipais, o concurso teve como objetivo reconhecer práticas educacionais relevantes, estimular a troca de experiências e reforçar o papel essencial do professor no desenvolvimento dos estudantes. Ao todo, 118 educadores se inscreveram, e 15 foram selecionados para serem homenageados na cerimônia.
Em nome dos professores premiados, Andreia Teixeira, da EMEF Professora Nancy Pansera, destacou o significado do reconhecimento.
“Receber esse prêmio é acreditar que a educação é a base de tudo”, afirmou.
Na ocasião secretária de Educação, Beth Colombo, ressaltou a importância da valorização docente.
“Esse prêmio foi idealizado em novembro de 2024 e hoje celebramos sua primeira edição com muito orgulho. Agradeço aos 118 professores inscritos. Vivemos tempos difíceis, mas agradecemos por vocês não desistirem da educação”, declarou.
Durante a cerimônia, o prefeito Airton Souza destacou o papel fundamental dos educadores na reconstrução da cidade.
“Nós, canoenses, temos sido desafiados todos os dias. O papel do professor nesse processo é essencial. Em sala de aula, nossos educadores ensinam, orientam e ajudam a construir uma cidade melhor”, afirmou.
Educação
Estudante da Ulbra representará o Brasil em Congresso Internacional de Neurologia nos EUA

A estudante de Medicina da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), Anna Carolina Silveira, foi selecionada para apresentar seu trabalho, que tem como coautora a também estudante da Ulbra Júlia Oriques Bersch, no Congresso Internacional de Neurologia e Neurociência, em novembro, na Flórida (EUA). Ela será a única brasileira e também a única estudante de Medicina entre os palestrantes do evento.
O estudo foi desenvolvido sob orientação do neurologista e professor da Ulbra William Alves Martins e teve origem no acompanhamento de um caso raro atendido no Centro de Especialidades da Universidade, em Canoas. Durante o estágio curricular em Pediatria, Anna Carolina acompanhou uma criança diagnosticada com a síndrome do cromossomo 14 em anel, condição genética descrita pela primeira vez em 1971 e com pouco mais de 80 registros relatados mundialmente até hoje.
O trabalho foi desenvolvido em parceria pelas estudantes Anna e Júlia. As duas realizaram um amplo levantamento na literatura científica, analisando os 13 artigos existentes até o momento sobre o assunto, que serviram de base para a pesquisa. Júlia ficou encarregada da leitura e do resumo desses estudos, compondo a fundamentação teórica, enquanto Anna assumiu a redação e o relato do caso, tornando-se a autora principal e responsável por apresentar o trabalho no congresso.
Síndrome do cromossomo 14 em anel
De acordo com publicações científicas internacionais, a síndrome pode causar epilepsia de difícil controle, deficiência intelectual, traços de autismo, alterações imunológicas e infecções de repetição. Outros sintomas descritos são atraso no desenvolvimento, hipotonia e problemas oculares.
Por sua raridade, cada novo relato clínico é considerado valioso, pois contribui para ampliar o conhecimento médico e orientar futuros diagnósticos e tratamentos.“Durante meu estágio curricular obrigatório em Pediatria, acompanhei o caso de uma criança com essa condição rara. Esse envolvimento me motivou a aprofundar o tema e desenvolver um trabalho científico em forma de relato de caso associado a revisão de literatura. Cada descrição clínica contribui para acrescentar uma nova peça no quebra-cabeça da doença”, contou Anna Carolina.
Relevância internacional
Para o professor e neurologista William Alves Martins, orientador da pesquisa, a participação da estudante representa muito mais do que uma conquista pessoal. “No caso da síndrome do cromossomo 14 em anel, compartilhar observações clínicas, como a epilepsia grave, e genéticas não apenas amplia a compreensão global sobre esse distúrbio, mas também instiga novas perguntas: há padrões que possam orientar diagnóstico precoce ou manejo terapêutico? A cirurgia da epilepsia pode ser uma opção?”, relatou.
Ele ainda destaca que “quando estudantes mergulham em pesquisas clínicas, exercitam sua curiosidade como motor da aprendizagem e também uma postura investigativa crítica, essencial ao bom médico e cientista. Para a ciência, esse olhar fresco e curioso dos estudantes é muitíssimo valioso, pois ideias inovadoras muitas vezes surgem da inquietação de quem ainda não está preso a paradigmas e dogmas.”
A conquista também leva a Universidade, junto da estudante, para um um cenário de relevância internacional. De acordo com o professor, “é o reflexo de uma cultura acadêmica que valoriza a curiosidade investigativa como alicerce do ensino e da ciência. Para a Ulbra, é a confirmação de que estimular o olhar questionador dos estudantes gera frutos que alcançam o cenário global.”
Congressos internacionais de neurologia reúnem especialistas de todo o mundo para compartilhar descobertas recentes, debater diagnósticos complexos e discutir terapias inovadoras. Mais informações sobre o congresso estão no link: https://neurologyconference2025.com
Trajetória acadêmica
Anna Carolina Santos da Silveira é estudante no penúltimo ano do curso de Medicina na Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), em Canoas (RS). Tem forte interesse em Neurologia e dedicação à pesquisa científica. Já contribuiu com mais de 120 publicações em congressos, periódicos e capítulos de livros, tanto no Brasil quanto no exterior.
Além disso, atua em grupos de pesquisa e desenvolve projetos relacionados à Neurologia e áreas correlatas.
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