Clima
Rio Grande do Sul é destaque no Anuário Estadual de Mudanças Climáticas apresentado em Brasília

O Rio Grande do Sul obteve destaque no Anuário Estadual de Mudanças Climáticas, por adotar boas práticas na sua matriz elétrica, segundo documento elaborado pelo Centro Brasil do Clima (CBC) em parceria com o Instituto Clima e Sociedade (iCS), lançado na quinta-feira, 30, em Brasília.
A secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), Marjorie Kauffmann, representou o governador Eduardo Leite no evento, realizado no B Hotel Brasília.
Composta por dados, tabelas e indicadores, a publicação tem como objetivo promover o debate público sobre as políticas climáticas praticadas pelos estados, qualificar as pautas de governos e sociedade civil, fomentar o diálogo construtivo e ampliar a transparência de informações setoriais, inspirando metas climáticas mais ambiciosas às vésperas da COP30, que acontece em Belém (PA), em novembro deste ano.
O documento aponta boas práticas e incentiva uma competição positiva entre os estados brasileiros. O Rio Grande do Sul se destacou por possuir matriz elétrica formada por 83% de fontes renováveis, sendo pioneiro no seu desenvolvimento. A título de comparação, em 2024, as fontes renováveis representavam apenas 49,1% da matriz brasileira, enquanto a média mundial não chega a 15%. Outro destaque gaúcho foi a implementação do Plano de Transição Energética Justa.
Marjorie Kauffmann ressaltou a importância dos estados no processo de mudança climática. Disse que o anuário disponibiliza e centraliza informações que até então estavam espalhadas em muitas fontes, tornando as políticas públicas mais eficientes.
A titular da Sema disse que o documento reforça a existência de boas políticas em todo o país e que elas vêm apresentando bons resultados, como as experiências de sucesso gaúchas.
Segundo Marjorie, “os destaques ao Rio Grande do Sul mostram que não somos um case da tragédia e sim um case de reconstrução, de reconstrução resiliente”.
O Estado também é citado como destaque por conta da participação em acordos internacionais, como o Regions Adapt (COP 21), Coalizão Under 2°, Race to Zero e Race to Resilience, e pelo lançamento, em 2022, do ProClima 2050, com roteiros para descarbonização e normativa climática que assegurem a transversalidade das ações.
Também foi mencionado pelo Programa Estadual de Revitalização de Bacias Hidrográficas, de 2020, voltado à segurança hídrica, e pelo Roadmap Climático, lançado em 2024 e que já conta com a adesão de 220 municípios gaúchos. O Plano Rio Grande, implementado após as enchentes de maio do ano passado, com ações emergenciais, de reconstrução e resiliência climática, foi elogiado no Anuário.
A coordenadora da Assessoria do Clima da Sema, Daniela Mueller De Lara, acompanhou Marjorie Kauffmann no evento. Também estiveram presentes a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, o presidente da COP30, embaixador André Correia do Lago, o presidente do IBAMA, Rodrigo Agostinho, e o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande.
Clima
Defesa Civil alerta alerta para chuva e raios na tarde desta sexta-feira, 22

A Defesa Civil emitiu um alertapara para chuva e raios em parte dos Vales, da Costa Doce e do Litoral Norte, e Região Metropolitana na tarde desta sexta-feira, 22. O aviso destaca “Risco ALTO” de alagamentos.
As orientações são para que as pessoas evitem locais de risco e em caso de emergência ligue 190/193.
Clima
CEEE Equatorial se mobiliza diante do alerta de ciclone extratropical no RS

A CEEE Equatorial informou que ativou seu plano de contingência diante do alerta de ciclone extratropical previsto para os próximos dias. A medida coloca em prontidão às 13 bases operacionais da área de concessão e garante a mobilização de toda a estrutura necessária e equipes para enfrentar o evento e atender a população com a máxima brevidade possível.
De acordo com a MetSul, o fenômeno terá início na madrugada desta terça-feira, 19, com risco elevado de temporais acompanhados de chuva forte, vendavais e possibilidade de queda de granizo, associados a rajadas de vento na área de concessão da CEEE Equatorial. Os ventos podem atingir 90 km/h e chegar até 100km/h em pontos da faixa litorânea e da Lagoa dos Patos.
Na sexta-feira, 22, retorna o alto risco de instabilidade. Os ventos, combinados ao solo já encharcado pelas chuvas recentes, aumentam o risco de quedas de árvores, destelhamentos, danos estruturais e interrupções no fornecimento de energia elétrica.
A CEEE Equatorial reforça à população a importância de manter distância de fios e cabos rompidos e de comunicar qualquer ocorrência por meio dos canais oficiais de atendimento:
- WhatsApp Clara: (51) 3382-5500
- Site: www.equatorialenergia.com.br
- Central de Atendimento: 0800 721 2333
- App Equatorial Energia – disponível nas lojas Android e iOS
Clima
Massa de ar polar derruba temperaturas e traz risco de geada no RS a partir desta sexta-feira

O avanço de uma massa de ar frio de origem polar provocará queda acentuada nas temperaturas em todo o Rio Grande do Sul a partir desta sexta-feira, 8. A previsão indica que o fenômeno seguirá influenciando o clima até a próxima quarta-feira, 13, com possibilidade de geadas e até mínimas negativas em algumas regiões.
Na sexta, as temperaturas mínimas devem variar entre 4°C e 13°C, enquanto as máximas sobem pouco, ficando entre 6°C e 14°C. Durante a noite, os termômetros voltam a cair, podendo marcar entre -1°C e 6°C em áreas da Metade Norte e Campanha, e entre 7°C e 10°C nas demais regiões.
O sábado, 9, deve ser ainda mais frio, com mínimas entre -2°C e 10°C e ocorrência de geada no Oeste gaúcho. Há também chance de precipitação invernal nos pontos mais altos da Serra Gaúcha, especialmente no final da madrugada e pela manhã, devido à combinação de chuva e baixas temperaturas. As máximas devem ficar entre 4°C e 15°C.
No domingo, 10, a previsão aponta mínimas de -1°C a 11°C e geada em grande parte do Estado, com exceção da faixa Leste e da Serra. As máximas variam entre 10°C e 16°C.
A segunda-feira, 11, terá amanhecer gelado, com mínimas entre -3°C e 10°C e geada generalizada, exceto na faixa Leste e na Serra, onde o nevoeiro deve predominar. À tarde, as máximas ficam entre 12°C e 18°C.
Na terça-feira, 12, as mínimas variam de 0°C a 11°C, com geadas localizadas, e as máximas sobem um pouco, marcando entre 17°C e 22°C. A tendência é de aquecimento na quarta-feira, 13, quando as mínimas devem ficar entre 2°C e 13°C e as máximas alcançarem de 18°C a 25°C.
- Cultura6 dias atrás
31ª Semana Farroupilha inicia programação no Parque Eduardo Gomes a partir desta sexta; confira programação
- Justiça1 semana atrás
2ª Turma do STF forma maioria a favor de Airton Souza em recurso contra condenação de improbidade administrativa
- Eventos1 semana atrás
Semana Farroupilha terá programação especial no Parque Eduardo Gomes
- Cultura6 dias atrás
Conheça a programação do 3º Festival de Cinema de Canoas
- Habitação6 dias atrás
Caixa divulga lista de cem canoenses contemplados no programa Compra Assistida
- Oportunidade1 semana atrás
Inscrições para concurso do BRDE com salário inicial de R$ 10,1 mil para nível superior terminam quinta-feira, 11
- Eventos6 dias atrás
40ª Feira do Livro de Canoas homenageia Érico Veríssimo e terá presença de Tiago Lacerda
- Geral7 dias atrás
Bazar Amigos da Casa abre vagas de voluntariado intergeracional