Clima
Rio Grande do Sul é destaque no Anuário Estadual de Mudanças Climáticas apresentado em Brasília

O Rio Grande do Sul obteve destaque no Anuário Estadual de Mudanças Climáticas, por adotar boas práticas na sua matriz elétrica, segundo documento elaborado pelo Centro Brasil do Clima (CBC) em parceria com o Instituto Clima e Sociedade (iCS), lançado na quinta-feira, 30, em Brasília.
A secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), Marjorie Kauffmann, representou o governador Eduardo Leite no evento, realizado no B Hotel Brasília.
Composta por dados, tabelas e indicadores, a publicação tem como objetivo promover o debate público sobre as políticas climáticas praticadas pelos estados, qualificar as pautas de governos e sociedade civil, fomentar o diálogo construtivo e ampliar a transparência de informações setoriais, inspirando metas climáticas mais ambiciosas às vésperas da COP30, que acontece em Belém (PA), em novembro deste ano.
O documento aponta boas práticas e incentiva uma competição positiva entre os estados brasileiros. O Rio Grande do Sul se destacou por possuir matriz elétrica formada por 83% de fontes renováveis, sendo pioneiro no seu desenvolvimento. A título de comparação, em 2024, as fontes renováveis representavam apenas 49,1% da matriz brasileira, enquanto a média mundial não chega a 15%. Outro destaque gaúcho foi a implementação do Plano de Transição Energética Justa.
Marjorie Kauffmann ressaltou a importância dos estados no processo de mudança climática. Disse que o anuário disponibiliza e centraliza informações que até então estavam espalhadas em muitas fontes, tornando as políticas públicas mais eficientes.
A titular da Sema disse que o documento reforça a existência de boas políticas em todo o país e que elas vêm apresentando bons resultados, como as experiências de sucesso gaúchas.
Segundo Marjorie, “os destaques ao Rio Grande do Sul mostram que não somos um case da tragédia e sim um case de reconstrução, de reconstrução resiliente”.
O Estado também é citado como destaque por conta da participação em acordos internacionais, como o Regions Adapt (COP 21), Coalizão Under 2°, Race to Zero e Race to Resilience, e pelo lançamento, em 2022, do ProClima 2050, com roteiros para descarbonização e normativa climática que assegurem a transversalidade das ações.
Também foi mencionado pelo Programa Estadual de Revitalização de Bacias Hidrográficas, de 2020, voltado à segurança hídrica, e pelo Roadmap Climático, lançado em 2024 e que já conta com a adesão de 220 municípios gaúchos. O Plano Rio Grande, implementado após as enchentes de maio do ano passado, com ações emergenciais, de reconstrução e resiliência climática, foi elogiado no Anuário.
A coordenadora da Assessoria do Clima da Sema, Daniela Mueller De Lara, acompanhou Marjorie Kauffmann no evento. Também estiveram presentes a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, o presidente da COP30, embaixador André Correia do Lago, o presidente do IBAMA, Rodrigo Agostinho, e o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande.
Clima
Frio mais intenso do ano deve atingir o Rio Grande do Sul com temperaturas próximas de 3°C

Uma frente fria deve provocar chuva em parte da Região Sul entre esta sexta-feira, 19, e o sábado, 20, antes da chegada de uma massa de ar mais frio que fará as temperaturas despencarem, especialmente no Rio Grande do Sul e em áreas serranas da região.
Nesta sexta-feira, as instabilidades começam pelo oeste da Região Sul, com ocorrência de pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Ao longo do dia, a chuva avança para outras áreas, atingindo o oeste, centro e sul do Paraná, o oeste e sul de Santa Catarina e também o nordeste do Rio Grande do Sul.
Durante a noite, as precipitações continuam avançando sobre o norte e o nordeste gaúcho, além de áreas catarinenses e paranaenses. Ao mesmo tempo, o tempo começa a firmar na faixa de fronteira com o Uruguai e no extremo oeste do Rio Grande do Sul.
No sábado, 20, a chuva perde força e fica concentrada principalmente no norte e leste do Paraná. No centro e sul paranaense ainda há possibilidade de chuva isolada. Nas demais áreas da Região Sul, o tempo volta a ficar estável, com variação de nuvens.
No Rio Grande do Sul, a Campanha poderá registrar formação de geada durante o amanhecer de sábado. As menores temperaturas são esperadas justamente na faixa de fronteira com o Uruguai e nas áreas serranas entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina, onde os termômetros podem marcar cerca de 3°C.
No centro e norte gaúcho e no oeste catarinense, as temperaturas mínimas devem variar entre 8°C e 12°C. Já nas demais áreas da Região Sul, os valores ficam entre 12°C e 16°C.
As temperaturas máximas mais elevadas devem ocorrer no norte do Paraná, com marcas entre 24°C e 26°C nesta sexta-feira. Em contraste, nas áreas serranas do Sul do país, as máximas não devem ultrapassar os 10°C. No restante do Rio Grande do Sul e no oeste de Santa Catarina, os termômetros devem permanecer abaixo dos 16°C ao longo do período.
Clima
Governo do Estado lança portal com informações sobre prevenção a eventos climáticos extremos

O governo do Rio Grande do Sul lançou na quarta-feira, 17, o portal Prepara RS – El Niño, plataforma que reúne informações, dados e ferramentas relacionadas à prevenção e ao monitoramento de eventos climáticos extremos.
O anúncio foi realizado durante o lançamento do Programa Estadual de Preparação para Eventos Extremos (Prepara RS – El Niño). A proposta da plataforma é concentrar informações de interesse público voltadas tanto para gestores quanto para a população.
Entre os recursos disponíveis estão o Clima RS, que reúne dados sobre condições meteorológicas, níveis dos rios e alertas de risco; o radar meteorológico da Defesa Civil, com imagens atmosféricas atualizadas em tempo real; o sistema de monitoramento hidrometeorológico, que disponibiliza informações de 129 estações; e o Simagro RS, destinado ao acompanhamento de dados meteorológicos e agroclimáticos.
Durante o evento de lançamento, o secretário estadual de Comunicação, Caio Tomazeli, explicou como a plataforma será utilizada.
“O portal será um espaço permanente para divulgar informações sobre a preparação do Estado para o El Niño, com atualizações sobre prognósticos climáticos e as ações em andamento. Além disso, teremos coletivas mensais de atualização e uma articulação contínua entre as equipes de comunicação estaduais e municipais. Nosso objetivo é garantir informação qualificada e atuação coordenada junto à imprensa, aos gestores públicos e à população”, afirmou.
O portal também disponibiliza acesso ao Mapa Único do Plano Rio Grande, que reúne informações sobre áreas atingidas por eventos climáticos registrados em abril e maio de 2024 e em junho de 2025. A plataforma ainda integra a Plataforma de Voluntariado da Defesa Civil, informações sobre manchas de inundação e os Planos de Contingência de Proteção e Defesa Civil dos municípios gaúchos.
Além disso, o site conta com seções de avisos, alertas, orientações de prevenção e notícias relacionadas ao fenômeno El Niño.
Clima
Governo do RS lança programa de preparação para possíveis impactos do El Niño 2026/2027

O governo do Rio Grande do Sul realiza, nesta quarta-feira, 17, o lançamento do Programa Estadual de Preparação para Eventos Extremos, denominado Prepara RS. A iniciativa prevê ações voltadas ao enfrentamento dos possíveis impactos associados ao fenômeno El Niño 2026/2027.
A cerimônia ocorrerá às 9h30, no Palácio Piratini, localizado na Praça Marechal Deodoro, s/nº, em Porto Alegre, durante o primeiro encontro regionalizado do programa, que reunirá representantes de 73 municípios da Região Metropolitana. Na ocasião, será assinado o decreto que regulamenta o programa e define as ações previstas.
Durante o evento, também serão entregues documentos de análise preliminar de suscetibilidades a 25 municípios considerados prioritários da região. Os relatórios reúnem informações meteorológicas, hidrológicas, geológicas, sociais e históricas, com o objetivo de identificar áreas e situações de maior vulnerabilidade.
Outro anúncio previsto é o lançamento da Plataforma de Voluntários da Defesa Civil do Rio Grande do Sul. O sistema será destinado ao cadastramento e à gestão de voluntários que atuam em situações de emergência e desastres.
A atividade contará com a presença do governador Eduardo Leite, além de prefeitos e secretários estaduais. O evento é aberto à cobertura da imprensa.

Canoas 87 anos5 dias atrásProgramação dos 87 anos de Canoas inicia com atrações culturais e show gratuito no Parque Getúlio Vargas

Defesa Civil7 dias atrásDefesa Civil de Canoas participa de programa estadual de preparação para eventos extremos

Clima6 dias atrásFrio mais intenso do ano deve atingir o Rio Grande do Sul com temperaturas próximas de 3°C

Clima6 dias atrásGoverno do Estado lança portal com informações sobre prevenção a eventos climáticos extremos

Mobilidade5 dias atrásPrefeitura de Canoas apresenta novo estacionamento rotativo com mais vagas e pagamento digital

Clima1 semana atrásGoverno do RS lança programa de preparação para possíveis impactos do El Niño 2026/2027

Trânsito2 dias atrásPedágios da freeway, BR-101 e BR-386 terão reajuste de 20% a partir de sexta-feira no RS

Comunidade5 dias atrásCPI da Corsan divulga vídeo de possível irregularidade ambiental; empresa diz que está apurando caso

























































