Clima
Rio Grande do Sul é destaque no Anuário Estadual de Mudanças Climáticas apresentado em Brasília

O Rio Grande do Sul obteve destaque no Anuário Estadual de Mudanças Climáticas, por adotar boas práticas na sua matriz elétrica, segundo documento elaborado pelo Centro Brasil do Clima (CBC) em parceria com o Instituto Clima e Sociedade (iCS), lançado na quinta-feira, 30, em Brasília.
A secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), Marjorie Kauffmann, representou o governador Eduardo Leite no evento, realizado no B Hotel Brasília.
Composta por dados, tabelas e indicadores, a publicação tem como objetivo promover o debate público sobre as políticas climáticas praticadas pelos estados, qualificar as pautas de governos e sociedade civil, fomentar o diálogo construtivo e ampliar a transparência de informações setoriais, inspirando metas climáticas mais ambiciosas às vésperas da COP30, que acontece em Belém (PA), em novembro deste ano.
O documento aponta boas práticas e incentiva uma competição positiva entre os estados brasileiros. O Rio Grande do Sul se destacou por possuir matriz elétrica formada por 83% de fontes renováveis, sendo pioneiro no seu desenvolvimento. A título de comparação, em 2024, as fontes renováveis representavam apenas 49,1% da matriz brasileira, enquanto a média mundial não chega a 15%. Outro destaque gaúcho foi a implementação do Plano de Transição Energética Justa.
Marjorie Kauffmann ressaltou a importância dos estados no processo de mudança climática. Disse que o anuário disponibiliza e centraliza informações que até então estavam espalhadas em muitas fontes, tornando as políticas públicas mais eficientes.
A titular da Sema disse que o documento reforça a existência de boas políticas em todo o país e que elas vêm apresentando bons resultados, como as experiências de sucesso gaúchas.
Segundo Marjorie, “os destaques ao Rio Grande do Sul mostram que não somos um case da tragédia e sim um case de reconstrução, de reconstrução resiliente”.
O Estado também é citado como destaque por conta da participação em acordos internacionais, como o Regions Adapt (COP 21), Coalizão Under 2°, Race to Zero e Race to Resilience, e pelo lançamento, em 2022, do ProClima 2050, com roteiros para descarbonização e normativa climática que assegurem a transversalidade das ações.
Também foi mencionado pelo Programa Estadual de Revitalização de Bacias Hidrográficas, de 2020, voltado à segurança hídrica, e pelo Roadmap Climático, lançado em 2024 e que já conta com a adesão de 220 municípios gaúchos. O Plano Rio Grande, implementado após as enchentes de maio do ano passado, com ações emergenciais, de reconstrução e resiliência climática, foi elogiado no Anuário.
A coordenadora da Assessoria do Clima da Sema, Daniela Mueller De Lara, acompanhou Marjorie Kauffmann no evento. Também estiveram presentes a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, o presidente da COP30, embaixador André Correia do Lago, o presidente do IBAMA, Rodrigo Agostinho, e o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande.
Clima
Inmet emite alerta vermelho de calor para o Sul do Brasil até 6 de fevereiro
Clima
Defesa Civil emite alerta para chuva intensa, vento forte e granizo na Região Metropolitana e Costa Doce

A Defesa Civil emitiu um alerta para instabilidades climáticas que atuam na região da Costa Doce e na Região Metropolitana de Porto Alegre. A previsão indica chuva intensa, rajadas de vento e possibilidade de queda de granizo.
De acordo com o órgão, o risco é considerado alto para alagamentos e destelhamentos. O aviso é válido até as 14h desta quinta-feira, 29.
A orientação é para que a população evite áreas de risco e redobre os cuidados durante o período de instabilidade. Em caso de emergência, os telefones 190 e 193 devem ser acionados.
A Defesa Civil também reforça a importância de buscar informações junto ao órgão municipal e conhecer os Planos de Contingência de cada cidade, que indicam os principais riscos e como agir em situações de desastre.
Clima
Defesa Civil emite novo alerta para ciclone extratropical com atuação no interior do RS

O Centro de Monitoramento da Defesa Civil Estadual emitiu um aviso meteorológico alertando para o aprofundamento de uma área de baixa pressão que deve dar origem a um ciclone extratropical no Uruguai, com reflexos diretos no Rio Grande do Sul. O fenômeno deve favorecer a ocorrência de tempestades entre sexta-feira, 9, e sábado, 10.
De acordo com a Defesa Civil, na sexta-feira, 9, especialmente durante a tarde, há previsão de temporais severos em praticamente todo o Estado. As instabilidades podem provocar chuva forte em curto período de tempo, rajadas de vento intensas e queda de granizo de forma isolada. O risco é maior nas regiões Centro e Oeste, onde os acumulados de chuva podem ultrapassar 100 milímetros em até 6 horas e os ventos podem superar 90 km/h. Os volumes diários de precipitação devem variar entre 15 e 60 milímetros, com pontos que podem alcançar até 120 milímetros.
No sábado, 10, a previsão indica a ocorrência de temporais isolados em quase todo o Rio Grande do Sul, com exceção do Extremo Oeste. A chuva pode ser localmente intensa, acompanhada de rajadas de vento fortes. Os acumulados previstos ficam entre 15 e 60 milímetros por dia, podendo chegar a 90 milímetros em áreas pontuais.
Para o domingo, 12, a tendência é de que os temporais isolados se concentrem apenas nas regiões Norte e Nordeste do Estado. Nas demais áreas, a previsão é de chuva fraca a moderada, com tempo mais estável no Oeste. Os acumulados devem permanecer abaixo de 50 milímetros ao longo do dia.
A Defesa Civil orienta a população a acompanhar os avisos oficiais e adotar medidas de prevenção diante do risco de eventos meteorológicos severos.

Fazenda1 semana atrásÚltimos dias: prazo final para parcelar com desconto IPVA 2026 se encerra na próxima sexta-feira, 30

Religião5 dias atrásCelebrações religiosas marcam o dia 2 de fevereiro em Porto Alegre e Canoas; confira programação

Segurança1 semana atrásHomem é preso após invadir residência no bairro Mathias Velho, em Canoas

Serviços5 dias atrásConfira quais serviços funcionarão no feriado de Nossa Senhora dos Navegantes em Canoas

Educação1 semana atrásCanoas inicia PPP para obras e manutenção em escolas de educação infantil

Cultura1 semana atrásNova Santa Rita assina contrato para aquisição de van cultural MovCEU

Meio Ambiente5 dias atrásGuarda Municipal flagra descarte irregular de lixo em área de preservação no bairro Mato Grande, em Canoas

FRAUDE DE R$ 80 MILHÕES1 semana atrásMegaoperação: MP, Polícia Civil e Receita cumprem 198 ordens judiciais em Canoas e mais 11 cidades































































