Conecte-se conosco

header-top


 






 

15/02/2025
 

Geral

ATENÇÃO: Secretaria de Educação de Canoas alerta para anúncio de falso curso de inglês

Redação

Publicado

em

ATENÇÃO Secretaria de Educação de Canoas alerta para anúncio de falso curso de inglês

A Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), informou na tarde desta terça-feira, 21,  que o Município não possui nenhuma espécie de convênio, nem mesmo sequer algum vínculo, com suposto curso de inglês americano com oferta de 180 bolsas de estudo no município.

A nota diz que “Em anúncio de procedência duvidosa veiculado na internet, inclusive com uso indevido do brasão da cidade de Canoas e imagem do prédio da Prefeitura, está sendo oferecida a oportunidade dúbia de concorrer as vagas da atividade suspeita”.

O texto ainda destaca que “As características da publicação indicam que se trata de um golpe para enganar a população. A SME não reconhece tal curso e recomenda que não sejam fornecidos dados pessoais no preenchimento de formulário de participação em processo seletivo ou mesmo efetuado algum tipo de pagamento. Além disso, o uso dos símbolos oficiais da Prefeitura nas publicações da atividade não está autorizado e medidas cabíveis devem ser adotadas”.

Dúvidas

Em caso de dúvidas sobre qualificações e atividades da Educação, entre em contato com a SME pelo telefone: (51) 3425 7701. Denuncie a oferta de cursos e práticas suspeitas às autoridades competentes.

Geral

Prefeitura alerta para golpes a empresários canoenses via emails

Redação

Publicado

em

Prefeitura alerta para golpes a empresários canoenses via emails

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI) alerta que golpistas continuam enviando e-mails falsos para ​empresários alegando irregularidades no alvará de funcionamento, a partir de uma suposta denúncia anônima recebida pelo Departamento de Licenciamento Urbano e Obras. A mensagem fraudulenta faz menção a um setor inexistente e sem responsabilidade de fiscalização, assim como usa de modo criminoso o nome da Prefeitura de Canoas, que por sua vez, não envia esse tipo de instrução por correio eletrônico.

O texto dos estelionatários informa ainda que “de acordo com a legislação vigente, todas as empresas precisam estar em conformidade com as normas de licenciamento e o alvará de funcionamento devidamente atualizado. O prazo para regularização é até o dia 9/03. A não regularização poderá resultar em sanções, incluindo multas e o fechamento temporário da empresa até que a situação seja normalizada”.

O acesso a um link não oficial pode resultar em vírus no computador para tomar informações pessoais para cometer fraudes ou mesmo geração de guias com cobranças indevidas. Ainda segundo a SMDEI, a Prefeitura não faz esse tipo de contato e os e-mails oficiais possuem a extensão @canoas.rs.gov.br.

Além disso, as fiscalizações da SMDEI são presenciais e com a identificação e matrícula do responsável. Dúvidas e informações podem ser obtidas junto ao Escritório do Empreendedor (Dr. Barcelos, 969, Centro), ou através do telefone (51) 3425 7604.

Continuar a ler

Policial

Preso suspeito de atear fogo no Centro Humanitário de Acolhimento em Canoas

Redação

Publicado

em

Preso suspeito de atear fogo no Centro Humanitário de Acolhimento em Canoas

Foi preso, na tarde da terça-feira, 11, o homem suspeito de atear fogo em lonas da entrada do Centro Humanitário de Acolhimento (CHA) Esperança, no bairro Igara, em Canoas.

De acordo com informações da polícia, o homem tem 51 anos e teria sido expulso do lugar por não respeitar regras de convivência no Centro, e, por isso, teria se revoltado e iniciado o incêndio. Ninguém ficou ferido.

Cidade provisória

O CHA, também chamado de cidade provisória foi criado pelo Governo do Estado para abrigar de forma temporária as famílias que foram atingidas na enchente de maio.

Continuar a ler

Geral

Vanderlei Marcos assume Defesa Civil de Canoas e detalha planos para atuação do órgão

Redação

Publicado

em

Vanderlei Marcos assume Defesa Civil de Canoas e detalha planos para atuação do órgão

O novo secretário municipal de Defesa Civil e Resiliência Climática de Canoas, Vanderlei Marcos, assumiu a pasta na segunda-feira, 10, e começou os trabalhos com uma reunião com a equipe. Na pauta, a atuação da Defesa Civil no município, os planos de Marcos para o órgão e o panorama da preparação da cidade para o enfrentamento de emergências.

De acordo com a atual gestão, entre os planos mais imediatos de Marcos para a Defesa Civil está a formatação de uma resolução, a ser enviada para a Câmara de Vereadores, que dê segurança jurídica e permita ao Município enviar e receber ajuda das cidades vizinhas em caso de emergências e calamidades.

O secretário também quer a criação de uma Comissão Permanente de Atuação em Emergências, envolvendo todos os órgãos do Município. A ideia é que cada secretaria municipal aponte dois servidores, um comissionado e outro do quadro permanente, para fazerem parte da comissão.

“É para que todo o governo de Canoas esteja integrado conosco em caso de calamidades ou emergências”, explica Marcos. “Todas as secretarias vão saber qual é o seu papel em caso de uma situação de emergência.”

O plano de contingência do município para o enfrentamento de emergências também passará por revisão já a partir dessa semana, relata o secretário, que também pretende buscar junto aos governos estadual e federal mais recursos para a Defesa Civil de Canoas, em especial para a prevenção e mitigação de desastres.

Sobre Vanderlei

Até a semana passada, Marcos era diretor da Defesa Civil do município de Cachoeirinha. Também foi diretor-geral do hospital de campanha do município no período da pandemia de Covid-19, diretor de Captação de Recursos e subchefe administrativo da Casa Civil do governo do Estado. O secretário tem formação voltada à Defesa Civil e ao gerenciamento de crises, situações emergenciais e de calamidade e três anos de experiência gerindo a Defesa Civil de Cachoeirinha.

Continuar a ler
publicidade
Graduação Lasalle

Destaques