Geral
Defesa Civil de Canoas prepara instalação de novo sistema de medição de cheias
O secretário municipal da Defesa Civil e Resiliência Climática, Herbert Poersch (DJ Cabeção), e o CEO da empresa TideSat, Douglas Bueno Leipelt, efetuaram na tarde de quinta-feira, 9, uma vistoria técnica em diferentes pontos da Praia do Paquetá, no bairro Mato Grande, para preparar a instalação de um novo sistema de monitoramento do nível da água no local, banhado pelos rios Jacuí e dos Sinos.
O novo equipamento fará a medição do nível da água de hora em hora por meio da técnica de refletometria por GPS e será instalado nos próximos dias.
Como funciona
O sensor mede o sinal GPS de satélites e também o mesmo sinal refletido na água, determinando o nível a partir da diferença entre os dois sinais.
Com isso, o equipamento não precisará ser instalado diretamente dentro do rio: ele será posicionado no alto de um poste próximo à margem, ficando seguro em caso de cheias. Os dados serão enviados diretamente para a Defesa Civil, que poderá fazer o monitoramento à distância.
De acordo com o secretário, a instalação do equipamento faz parte do contrato que a prefeitura já tem firmado com a MetSul Meteorologia, empresa que fornece previsões climáticas para o município.
“Paquetá é um dos símbolos da nossa cidade e também um dos símbolos do que aconteceu no ano passado. Este novo sistema é uma ferramenta importante para o nosso trabalho, antes alguém tinha que vir aqui verificar pessoalmente o nível da água e agora a gente vai poder ver online.”
Poersch destaca ainda que há planos do município de ampliar o sistema para efetuar uma medição mais precisa em diferentes pontos dos rios. Segundo Douglas Leipelt, os trabalhos para a instalação deste primeiro equipamento devem começar a ocorrer já a partir da semana que vem.
“Em torno de 20 dias vamos entregar o sistema operacional para a prefeitura”, adiantou o CEO da TideSat.
Geral
Prefeitura anuncia reposição salarial de 4,83% a servidores públicos em parcela única ainda em janeiro
Os servidores públicos municipais de Canoas receberão 4,83% de reposição integral da inflação via Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) a partir de 1º de janeiro. O anúncio foi feito na manhã desta quarta-feira, 15, pelo prefeito Airton Souza.
“Nossa gestão tem um compromisso firmado com a valorização dos nossos colaboradores, que são quem faz Canoas funcionar. Começamos este processo por quem trabalha na administração direta, garantindo que, ao contrário do que ocorreu no passado, a reposição não seja parcelada”, disse o prefeito.
“A reposição de inflação é uma obrigação nossa para manter o poder de compra dos nossos servidores” complementou o prefeito Airton Souza, ressaltando a decisão de conceder a reposição integralmente a partir do primeiro mês do ano em benefício dos funcionários do município.
O secretário da Fazenda, João Portella, destacou o esforço da administração municipal em garantir a reposição integral mesmo com as dificuldades financeiras.
“É uma questão de justiça com os servidores municipais”, declarou Portella.
IPCA
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) é o índice oficial da inflação no Brasil e mede a variação de preços de produtos e serviços ao longo do ano. Entre janeiro e dezembro de 2024, a inflação acumulada foi de 4,83%.
Comunidade
Restaurante Popular de Canoas passa a funcionar aos sábados e feriados
O Restaurante Popular de Canoas, que serve cerca de 230 refeições por dia de segunda a sexta-feira, agora também irá atender aos sábados. Essa é a primeira vez que o serviço irá funcionar desta forma no município, que também atenderá nos feriados.
A novidade teve início neste dia 11/01, e atraiu mais de 250 pessoas no horário do almoço. “Para muitos esta é a única refeição do dia. Com o restaurante funcionando até sexta-feira, eles só voltarão a se alimentar bem na segunda”, reflete o secretário de Assistência Social de Canoas, Márcio Freitas.
Segundo o secretário, a comida quentinha, saborosa e reforçada atraiu canoenses até do outro lado da cidade, que ainda contarão com outras mudanças.
“A partir desta segunda-feira, 13, o restaurante vai distribuir fichas para que as pessoas fiquem melhor acomodadas enquanto esperam, protegidas do calor e do frio. Em breve também teremos um espaço para higiene, com pia e o que mais for necessário.”
“O pessoal estava com medo, dizendo que ia fechar em janeiro. E, pelo contrário, estamos vendo modificações para ficar cada vez melhor. A distribuição de fichas vai terminar com a fila e nos livrar do sol, que não é fácil”, conta o seu Nelson de Campos Carvalho, mais conhecido como “Nazareno”, que almoça no restaurante desde quando funcionava em outro endereço.
Geral
Operação Verão Total registra 225 salvamentos e mais de 121,6 mil ações de prevenção em 16 dias
Em 16 dias da Operação Verão Total 2024/2025 do governo do Estado, já foram registrados 225 salvamentos e mais de 121,6 mil ações de prevenção. Os dados estão no balanço do Corpo de Bombeiros Militar Rio Grande do Sul (CBMRS), divulgado na quarta-feira, 8. Durante toda operação na temporada passada, ocorreram 783 salvamentos e mais de 375,9 mil atividades preventivas.
“O foco é agir antes que o afogamento aconteça, alcançando, diretamente, as pessoas que possam estar em situação de risco”, afirma o comandante-geral do CBMRS, Coronel Eduardo Estêvam Camargo Rodrigues. A Operação Verão Total 2024/2025 foi aberta oficialmente no dia 21 de dezembro, em evento com a presença do governador em exercício Gabriel Souza.
Início do veraneio
Com a chegada da temporada de veraneio ocorre um grande deslocamento de gaúchos e de turistas, inclusive de países vizinhos, para o litoral e águas internas do Estado. Por isso, seja entre o mar de guarda-sóis na beira das praias ou nas calmas águas de balneários, as guaritas vermelhas, ocupadas pelos guarda-vidas civis e militares do CBMRS, são símbolo de segurança e cuidado para adultos e crianças.
A presença dos profissionais é fundamental para a tranquilidade nas águas, sublinhada por um resultado exemplar: nas áreas monitoradas pelos guarda-vidas, nenhuma morte por afogamento foi registrada nos últimos cinco anos.
Desde 2022, foram investidos mais de R$ 67,8 milhões na área de segurança aquática, incluindo a aquisição de embarcações, quadriciclos, binóculos e equipamentos de proteção individual.
“Investimos em tecnologia que proporciona rapidez e eficiência nas ações de resposta, mas, acima de tudo, buscamos fortalecer a aproximação com a comunidade. Durante o período de veraneio, por exemplo, reforçamos a importância de práticas como tomar banho em locais próximos às guaritas de guarda-vidas, manter atenção máxima com as crianças e com outras pessoas que, porventura, não tenham uma percepção clara dos riscos. Com atitudes simples e responsáveis, todos podem contribuir para um período mais seguro nas águas”, ressalta o comandante-geral do CBMRS.
A partir das guaritas, os olhos atentos dos profissionais civis e militares observam o banho dos gaúchos, focando em ações preventivas, como a sinalização por bandeiras e orientações aos frequentadores das praias e águas abrigadas. Ao mesmo tempo, o balizamento das áreas de banho também melhora a interação do guarda-vidas com o banhista, proporcionando um comportamento mais seguro e ao alcance visual dos profissionais.
Na faixa de areia e dentro da água, os quadriciclos e motos-aquáticas garantem monitoramento em extensões ainda maiores, bem como dão mais agilidade nos salvamentos. Além disso, desde 2023 o CBMRS conta com um helicóptero exclusivo para as atividades da corporação.
Chamado de Resgate 01, o equipamento avaliado em R$ 21,7 milhões, adquirido com recursos do governo do Estado, realiza patrulhas pelo litoral e proporciona uma resposta mais ágil em salvamentos mais complexos.
A prevenção não ocorre apenas na beira da praia. Através das mídias sociais (@cbmrsoficial), o Corpo de Bombeiros Militar também promove a divulgação de conteúdos didáticos e informativos, destacando medidas essenciais para prevenir acidentes e garantir um verão seguro.
Aliando capacitação técnica, atividades preventivas e de conscientização, com materiais e equipamentos modernos, o CBMRS promove um descanso cada vez mais seguro aos banhistas no Rio Grande do Sul.
- Canoas1 semana atrás
Rodrigo Busato assume como Prefeito em Exercício de Canoas
- Emprego1 semana atrás
Canoas oferece 270 vagas de emprego em diversos setores
- Emprego1 semana atrás
São Leopoldo recebe feirão de empregos dias 9 e 10 para 180 vagas de atacado em Novo Hamburgo
- Política1 semana atrás
DJ Cabeção é nomeado para a Secretaria Municipal da Defesa Civil e Resiliência Climática de Canoas
- Cultura1 semana atrás
26º Porto Verão Alegre reúne 16 atrações, de quinta a domingo, em sua primeira semana de programação
- Cultura1 semana atrás
Inscrições para o Programa Microcrédito Cultural em Canoas encerram no domingo, 12
- Cultura1 semana atrás
Projetos do Sesc Canoas atenderam mais de 5 mil estudantes em 2024
- Educação1 semana atrás
Novo período de matrículas para a Rede Estadual segue até 19 de janeiro