Segurança Pública
Governo do Estado promove mais 333 servidores penitenciários e convoca 80 aprovados em concurso

O governo do Estado publicou a promoção de 333 servidores penitenciários em edição extra do Diário Oficial do Estado (DOE) da terça-feira, 7. São 228 agentes penitenciários, 18 agentes penitenciários administrativos e 87 técnicos superiores penitenciários que avançaram nas carreiras pelos critérios de antiguidade e merecimento.
O impacto financeiro é de mais de R$ 12 milhões por ano. Além disso, o DOE traz a nomeação de 80 aprovados em concurso público para ingressarem na Polícia Penal.
O secretário de Sistemas Penal e Socioeducativo, Luiz Henrique Viana, reforça a importância desta ação e o compromisso do governo estadual em promover melhorias para os servidores.
“Nosso objetivo é tornar a Polícia Penal gaúcha cada vez mais qualificada, e a valorização dos servidores penitenciários faz parte dessa estratégia. Além disso, os chamamentos de novos servidores também são uma importante ação do Estado para fortalecer a instituição”, afirma Viana.
A última promoção na Polícia Penal havia ocorrido no dia 17 de dezembro, quando 163 servidores foram contemplados. Ao todo, nos últimos trinta dias, o governo garantiu a promoção de 496 servidores penitenciários dos três cargos, o que representa um impacto de R$ 18 milhões anuais.
Para o superintendente da Polícia Penal, Mateus Schwartz, a promoção significa o reconhecimento do trabalho dos servidores penitenciários e garante, além da valorização financeira, o avanço importante na carreira de cada um.
“A garantia de duas promoções, uma em dezembro e outra agora em janeiro, demonstra a sensibilidade do governo do Estado em assegurar o devido reconhecimento aos servidores e, com isso, possibilitar a abertura de vagas nas classes iniciais, o que permitirá, no futuro, o chamamento de novos servidores para a Polícia Penal”, finalizou.
Novos servidores
A edição extra trouxe a nomeação de 80 novos servidores penitenciários, aprovados no concurso de 2022. São 17 agentes penitenciários, cinco agentes penitenciários administrativos e 58 técnicos superiores penitenciários.
Esse chamamento é fruto de desistências de outros candidatos em nomeações anteriores. Após as próximas etapas de entregas de documentações, eles tomarão posse e passarão por Curso de Formação Profissional antes de atuarem no sistema prisional gaúcho.
Segurança Pública
Polícia Civil prende 102 foragidos em operação no RS; Canoas está entre as cidades monitoradas

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul prendeu 102 foragidos de homicídio durante a Operação Cerco Fechado, realizada entre 24 de novembro e 11 de dezembro. A força-tarefa, coordenada pelo Departamento Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), atuou de forma sigilosa nas maiores cidades do estado, com foco exclusivo na captura de criminosos de alta periculosidade.
Durante os 20 dias de ações, equipes do DHPP e das Delegacias Especializadas em Homicídios realizaram buscas simultâneas em Porto Alegre, cidades da Região Metropolitana, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Esteio, Alvorada, Gravataí e Canoas e também no Interior, com operações em Pelotas, Viamão, Santa Maria, Passo Fundo e Caxias do Sul.
A média de prisões impressiona: quase cinco capturas por dia, equivalente a uma prisão a cada cinco horas. Segundo a Polícia Civil, o caráter sigiloso da operação e o uso de inteligência policial foram essenciais para localizar suspeitos envolvidos em crimes de extrema violência.
O Diretor do DHPP, delegado Mario Souza, destacou que o resultado expressivo alcançado em curto prazo demonstra
“a capacidade operacional e o comprometimento das equipes de investigação em todas as regiões do Estado, reafirmando o foco da Polícia Civil na proteção à vida e na responsabilização de autores de homicídios”.
A corporação reforça que informações da comunidade são fundamentais para localizar foragidos. Denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo número 0800 642 0121.
Segurança Pública
Guarda Municipal de Canoas participa de capacitação em ambientação com aeronaves policiais

A Guarda Municipal de Canoas (GMC) participou, na última sexta-feira, 5, da 1ª Turma de Ambientação em Aeronave Policial, realizada no hangar da Polícia Civil, em Porto Alegre. A capacitação reuniu 15 operadores da corporação e foi ministrada pelo Departamento de Aviação da Polícia Civil do Rio Grande do Sul, em uma ação conjunta voltada ao fortalecimento da integração entre as forças de segurança.
O treinamento teve como foco a qualificação técnica dos agentes e a padronização de procedimentos essenciais relacionados à atuação junto a aeronaves policiais. Entre os conteúdos abordados estiveram noções de segurança para pousos de emergência, aproximação adequada de helicópteros, isolamento de áreas, além de procedimentos básicos de resgate e transporte de feridos, fundamentais em situações de emergência e grandes operações.
Durante a instrução, operadores aerotáticos do Departamento de Aviação, sob coordenação do responsável pelo núcleo de instruções, comissário Dionel Gabana de Souza, também promoveram uma atividade prática de rapel, realizada em ambiente seguro e controlado, permitindo aos guardas municipais o contato direto com técnicas utilizadas em operações aéreas especiais.
A capacitação contou ainda com a presença do diretor do Departamento de Aviação, delegado Carlos Iglesias Junior, da escrivã Camila Meggiolaro dos Santos, primeira mulher piloto de helicóptero das forças de segurança do Rio Grande do Sul, além de outros operadores que apresentaram equipamentos, rotinas operacionais e procedimentos específicos da aviação policial.
Para o supervisor da Guarda canoense, Luciano Ferraz Ribeiro, a qualificação reflete diretamente a experiência recente vivida pelo município, durante as enchentes de maio do ano passado.
“Após os eventos climáticos extremos enfrentados pela cidade em 2024, ficou evidente a importância estratégica do Departamento de Aviação nas ações de resposta e salvamento. Preparar a Guarda Municipal para atuar de forma integrada com essas equipes é investir em eficiência, segurança e preservação de vidas”, destaca.
Já o inspetor regional Ulysses Guilherme Oliveira Bennech destaca o caráter técnico e preventivo da instrução.
“Saber isolar corretamente uma área de pouso e evitar aproximações equivocadas de um helicóptero não é apenas uma questão operacional, é uma medida de segurança vital para os operadores e para a população. Esse tipo de conhecimento faz diferença em ocorrências reais”, opina.
Segurança Pública
Brigada Militar forma 870 alunos em nova etapa do Proerd em Canoas

A Brigada Militar realizou, na manhã de sexta-feira, 28, a cerimônia de formatura de mais 870 alunos do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) em Canoas. A atividade, referente ao segundo semestre de 2025, envolveu 32 turmas de quintos anos de 17 escolas públicas e privadas. O evento ocorreu na Igreja Lagoinha e contou com a presença de autoridades municipais, representantes da corporação, familiares e estudantes. A Banda da Brigada Militar e o mascote do programa, o Leão Daren, participaram da solenidade.
Segundo o comandante do 15º BPM, tenente-coronel Clóvis Ivan Alves, a soma das duas turmas formadas ao longo do ano alcança cerca de 1,8 mil estudantes. Todos receberam certificados, enquanto os autores das melhores redações em cada turma ganharam medalhas e um leão de pelúcia. Também houve o sorteio de três bicicletas, doadas por patrocinadores.
“O Proerd é importante por conscientizar os participantes sobre o que significam as drogas, a violência e o bullying. Significa plantar uma sementinha no coração destas crianças para que elas possam ter a opção de dizer não a tudo isto”, comenta o coronel.
Presente no evento, a secretária municipal de Educação, Beth Colombo, diz se emocionar a cada nova formatura que participa.
“Não vou cansar de apoiar o Proerd e buscar o apoio do poder municipal para desenvolvermos o programa em um número cada vez maior de escolas na nossa cidade”, conta.
Professora da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Rondônia, Carolina Sperber Rosa afirma ter percebido resultado também em sala de aula com os estudantes que participaram do programa.
“Vi alunos mais reflexivos, pensando mais nas ações, se organizando mais entre eles, tendo um trabalho mais coletivo”, conta.
Segundo ela, as lições do programa foram desenvolvidas junto da disciplina de Ensino Religioso.
“Trabalhamos questões de bullying, postura e escolhas que as crianças precisam fazer, colocando para eles que dentro da nossa vida a gente faz escolhas e que as nossas escolhas vão ter saldos positivos ou negativos”, destaca.
A estudante da EMEF Rondônia, Alexandra Xavier, 11, afirma ter gostado de participar do programa.
“Gostei muito de tudo o que aprendi. Aprendi a ser responsável, a levar uma vida mais saudável. Pretendo levar este ensinamento para a minha vida e passar para outras pessoas, para os meus pais, meus primos”, comenta.
Ao todo, a cada semestre são 10 lições, passadas em aulas semanais, realizadas dentro da grade curricular. Nas aulas, os policiais militares abordam com os pequenos assuntos relacionados a drogas lícitas, como álcool e tabaco e também diferentes formas de violência, como o bullying. A iniciativa, desenvolvida no RS desde 1998, é realizada com crianças com idades entre 10 e 12 anos e baseada em um programa americano chamado D.A.R.E (Drug Abuse Resistance Education).

Clima1 semana atrásCiclone deve atingir o Rio Grande do Sul nas próximas horas, alerta a Defesa Civil

Segurança Pública4 dias atrásPolícia Civil prende 102 foragidos em operação no RS; Canoas está entre as cidades monitoradas

Geral3 dias atrásEspetáculo leva celebração musical para comemorar o Natal com alegria e interação, em Canoas
Serviços1 semana atrásFurto de cabos de energia afeta o abastecimento de água em quatro bairros de Canoas

Fazenda5 dias atrásIPVA 2026 começa a ser pago em 16 de dezembro com descontos de até 25%

Meio Ambiente1 semana atrásSérie “Cidades Resilientes” mostra como país precisa se preparar para viver em um clima que já mudou

Segurança Pública1 semana atrásGuarda Municipal de Canoas participa de capacitação em ambientação com aeronaves policiais

Segurança1 semana atrásCanoas abre inscrições até quarta-feira,10, para doação de coletes refletivos a motoboys e motofretistas



























































