Trânsito
Campanha de verão do DetranRS usa analogia entre situações sociais e no trânsito

Se você não para uma partida de futebol pra abrir uma cerveja em pleno jogo, não usa o celular enquanto está tocando aquele sucesso com a banda, não passa na frente dos outros em uma fila, porque faria algo semelhante no trânsito? Com essa reflexão, o DetranRS quer estimular a consciência de que o trânsito é coletivo e ali nossas decisões afetam a todos.
A ideia parte do princípio que não é por desconhecimento que os motoristas descumprem as regras de trânsito. Mas mesmo sabendo quais são as atitudes imprudentes, boa parte dos motoristas continua agindo de forma imprudente e colocando em risco a vida de outras pessoas.
Por outro lado, ninguém faria essas mesmas coisas em outras situações da vida (como nos exemplos citados), pois seria um comportamento reprovado por todo o coletivo.
A partir dessa premissa, a campanha quer mostrar de forma leve e didática como toda atitude imprudente no trânsito acaba interferindo na vida de todas as pessoas que estão naquele espaço. As peças estarão no rádio, TV, mídia impressa e redes sociais a partir da semana do Natal e se estendem até 23 de fevereiro.
Cenário pós-enchentes
As enchentes de maio trouxeram muitas consequências, inclusive uma inesperada: o aumento da violência no trânsito. O DetranRS registrou, no período pós-enchente, tanto um aumento dos acidentes, como aumento na gravidade dos acidentes.
Não se sabe exatamente o que causou o fenômeno mas, junto com os esforços da reconstrução, é preciso também dar atenção ao problema. Com a campanha, a autarquia espera sensibilizar as pessoas (não só, mas sobretudo os motoristas) que cada atitude nossa no trânsito afeta o coletivo.
E somente pelo coletivo vamos conseguir reverter esse cenário. Vale para as enchentes, vale para os acidentes de trânsito.
Trânsito
Haverá bloqueio na rua lateral da BR-116 na próxima segunda-feira, 13

Na próxima segunda-feira 13, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) realizará alterações no trânsito na rua lateral do viaduto da Metrovel, na BR-116, devido a execução da obra de alargamento do viaduto.
Das 7h30 às 17h de segunda-feira 13, está previsto o bloqueio na rua lateral, no sentido capital-interior, entre a Rua Santa Maria e a Avenida Inconfidência. A Secretaria de Mobilidade Urbana (SMMU) realizará o desvio para as Ruas Santa Maria e Humaitá, ficando esta em sentido duplo, entre a Santa Maria e Inconfidência. Além disso, também haverá o bloqueio da alça de retorno livre no sentido capital-capital. A Fiscalização de Trânsito vai controlar o trânsito durante todo o período do desvio.
Também podem ocorrer bloqueios pontuais na pista principal da BR-116, no sentido capital-interior. A SMMU solicita aos motoristas e pedestres para redobrar a atenção ao transitar pelo local e respeitar a sinalização. Em caso de chuva, os serviços serão adiados.
Canoas
Acidentes causam bloqueios e congestionamentos na BR-448 e BR-116 em Canoas

Na manhã desta terça-feira 7, um caminhão tombou no km 13 da BR-448, em Canoas, após colidir com um veículo Paraty que tentou ultrapassá-lo. O caminhão ficou atravessado na pista sentido Interior-Capital, bloqueando totalmente a rodovia. Por volta das 8h, duas pistas da esquerda foram liberadas, mas a remoção total do caminhão só deve ocorrer à tarde. O motorista teve ferimentos leves e foi encaminhado ao Hospital de Pronto Socorro de Canoas.
Como alternativa, motoristas utilizaram a BR-116, que também registrou bloqueio após um acidente envolvendo um caminhão-tanque e um Palio, entre Esteio e Canoas. O Palio foi prensado contra a mureta durante uma tentativa de ultrapassagem. Duas pistas ficaram obstruídas, causando congestionamento. Ninguém se feriu. O caminhão foi retirado por volta das 8h15, mas o Palio bloqueou meia pista até a chegada do guincho. O tráfego foi totalmente liberado após as 9h.
Trânsito
Bloqueio na pista principal da BR-116, sobre o viaduto da Metrovel

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) realizará bloqueio total na pista principal da BR-116, sobre o viaduto da Metrovel, até a quinta-feira, 25, das 21 às 5 horas, no sentido capital-interior, com desvio para a rua lateral (av. Getúlio Vargas).
- Habitação21 horas atrás
Caixa divulga lista de 478 contemplados pelo programa Compra Assistida em Canoas
- Animais6 dias atrás
Aprovado por unanimidade projeto que cria o programa “TeleCio” em Canoas
- Sem categoria5 dias atrás
Canoas realiza Dia D de vacinação neste sábado,18 de outubro
- Educação5 dias atrás
Estudante da Ulbra representará o Brasil em Congresso Internacional de Neurologia nos EUA
- Gastronomia1 semana atrás
Inscrições abertas food trucks que irão participar da Corrida Outubro Rosa 2025
- Geral7 dias atrás
Após caso suspeito de intoxicação por metanol, fiscalização integrada apreende bebidas irregulares em Canoas
- Saúde6 dias atrás
Nova lei garante reconstrução mamária pelo SUS e Planos de Saúde
- Geral7 dias atrás
Exposição “Leveza em Tons de Rosa” celebra força e superação de mulheres canoenses