Educação
Divulgada lista de classificados e suplentes para a Etapa Creche em Canoas

Foi publicada no Diário Oficial do Município, na terça-feira, 10, a relação com as crianças classificadas e os suplentes para a Etapa Creche, conforme previsto no Edital 400/2024.
De acordo com o edital, os classificados que ainda estão aguardando convocação referente ao Edital 400/2023, que classificou as crianças para o ano letivo de 2024, serão considerados de forma prioritária para compor a lista de 2025.
Matrícula
Os responsáveis pelas crianças convocadas para matrícula devem ficar atentos à publicação que acontecerá a partir de quinta-feira, 12, com a indicação da escola para qual a criança foi designada. As famílias que tiverem a escola designada na publicação deste mês deverão comparecer diretamente nesta escola até o dia 20 de dezembro para fazer a matrícula.
As famílias dos suplentes devem acompanhar os próximos chamamentos pelo site da Prefeitura de Canoas. Os chamamentos para matrículas ocorrerão conforme a disponibilidade de vagas nas escolas municipais e credenciadas e quadrante informado no cadastro da criança.
A lista dos convocados ficará disponível para consulta na Central de Vagas do Município e nas escolas de Educação Infantil da rede municipal.
A Secretaria de Educação alerta que cabe ao responsável acompanhar os chamamentos que são divulgados por meio do Diário Oficial de Canoas e na Unidade de Matrículas/SME.
Educação
MEC anuncia inscrição automática no Enem para alunos da rede pública a partir de 2026

O Ministério da Educação (MEC) anunciou que, a partir de 2026, estudantes do 3º ano do ensino médio da rede pública terão inscrição automática no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A medida foi oficializada nesta semana por meio de portaria publicada na segunda-feira, 18, e integra um conjunto de mudanças voltadas à ampliação do acesso ao exame.
De acordo com o governo federal, a inscrição será feita com base em dados enviados pelas redes estaduais e municipais de ensino. No entanto, os estudantes ainda precisarão confirmar a participação na prova por meio da Página do Participante, onde também deverão escolher a língua estrangeira da avaliação e, quando necessário, solicitar atendimento especializado e recursos de acessibilidade.
Segundo o Ministério da Educação, o objetivo da mudança é reduzir barreiras burocráticas e ampliar a participação dos concluintes da rede pública no exame. A meta é atingir pelo menos 70% de adesão dos estudantes elegíveis já neste ano.
O Exame Nacional do Ensino Médio, além de ser a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, também será incorporado ao Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), reforçando seu papel como instrumento de diagnóstico da educação.
Educação
Veja como consultar o resultado da isenção da taxa do Enem 2026 divulgado pelo Inep

Os estudantes que solicitaram a isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2026 já podem consultar o resultado do pedido. A divulgação foi feita na quarta-feira, 13, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.
A consulta deve ser realizada pela Página do Participante, utilizando login da conta Gov.br. O sistema também informa o resultado das justificativas de ausência para candidatos que faltaram ao Enem 2025 e pretendem participar gratuitamente da próxima edição.
Os participantes que tiveram a gratuidade aprovada ainda precisam aguardar a abertura oficial das inscrições para confirmar a participação no exame.
Já os estudantes que tiveram o pedido negado poderão apresentar recurso entre os dias 13 e 19 de maio, diretamente no portal do Inep. O resultado final dos recursos está previsto para ser divulgado em 25 de maio.
A isenção da taxa é destinada a estudantes matriculados no 3º ano do Ensino Médio da rede pública, candidatos que cursaram todo o Ensino Médio em escola pública ou como bolsistas integrais em instituições privadas, além de inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Educação
Professores da rede municipal de Canoas mantêm greve após rejeitarem nova proposta

Os professores da rede municipal de Canoas decidiram manter a greve durante assembleia realizada na segunda-feira, 11, na sede social da ASMC.
A categoria rejeitou a nova proposta apresentada pela Prefeitura e, neste momento, o comando de greve discute os próximos passos do movimento.

Concursos1 semana atrásConcurso da Polícia Penal do RS abre 213 vagas com provas previstas para agosto de 2026

Habitação1 semana atrásPrefeitura de Canoas entrega 70 matrículas de regularização fundiária nesta quarta-feira, 13

Economia1 semana atrásPIS/Pasep 2026 começa a ser pago para nascidos em maio e junho nesta sexta-feira, 15
Assistência Social1 semana atrásCanoas promove sessão gratuita com exibição do último capítulo de “Três Graças” nesta sexta-feira

Oportunidade7 dias atrásRS Qualificação Recomeçar divulga datas e locais de cursos gratuitos em Canoas

Policial1 semana atrásHomem é preso em São Leopoldo por armazenamento de material de abuso sexual infantojuvenil

Emprego1 semana atrásCaravana de Empregos será realizada nesta quarta-feira, 13, no Restaurante Popular no bairro Estância Velha

Comunidade1 semana atrásPrefeitura e Assistência na Tua Casa leva serviços públicos ao bairro Guajuviras neste sábado


























































