Conecte-se conosco

header-top







 

07/03/2026
 

Esporte

Festival de Esporte e Lazer de Canoas acontece no domingo, 8, no Parque Getúlio Vargas

Redação

Publicado

em

Peneiras do Programa Talentos do Esporte de Canoas seguem até sábado, 15

No próximo domingo, 8, o Parque Municipal Getúlio Vargas será palco do Festival de Esporte e Lazer de Canoas 2024 (Fesla).

Promovido pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL), o evento marca o encerramento das atividades esportivas e de lazer do ano e celebra os 44 anos de um dos principais espaços de convivência e recreação da cidade.

Com início às 9 horas e entrada gratuita, o Fesla oferece uma programação diversificada para todas as idades. Modalidades esportivas como futebol de campo, câmbio, bocha e skate são algumas das atrações, além de apresentações culturais, como teatro, dança e música, que prometem animar o público ao longo do dia.

O festival reunirá alunos, famílias, usuários das unidades esportivas de Canoas e o público em geral. Durante o evento, diversos serviços também estarão disponíveis para a comunidade.

“O Fesla é um grande evento de integração entre esporte, meio ambiente, cultura e diversos parceiros. Nosso objetivo é valorizar a prática esportiva e proporcionar um dia repleto de lazer no parque”, afirma a secretária da SMEL, Letícia Boll Vargas.

Confira a programação

Manhã
9h às 12h:
– SKATE Solidário Canoas – Pista de Skate
– Encontro de Amigos da Bicicleta Antiga – Ao lado da quadra 2
– Conexão Saúde – PICS – Área verde atrás da Sala de Ginástica
– 9h15: Aulão de Ritmos – Palco
– 9h30:
– Jogos Recreativos Adaptados – Quadra 2
– Torneio de Futebol – Campo 11
– Torneio de Bocha Trios – Cancha de Bocha
– Torneio de Câmbio – Quadra 1
– 10h às 11h: Jogo de Kickingball – Campo 7
– 10h: Roda de Capoeira Angola – Espaço Zen
– 11h:
– Passeio de Bicicletas Antigas – Ao lado da quadra 2
– Peça Cumadres – Palco

Tarde
– 13h30: Caça ao Tesouro – Super Heróis
– 14h:
– Vivência Paradesporto – Quadra 2
– Bailinho – Sala de Ginástica
– 14h30 às 15h15: Apresentações de Ballet e Dança – Palco
– 15h:
– Apresentação de BMX Flatland – Quadra 2
– Batalha de Rimas – Pista de Skate
– 15h30: Chegada do Papai Noel de BikeCo
– 16h: Entrega de Premiações – Palco
– 16h15: Colegiado Hip Hop – Pista de Skate

Serviços Disponíveis:

● SMSP de Canoas – CAD – Centro de Acessos a Direitos, PROCON, NAS –
Núcleo de Apoio ao Superendividado – serviços e orientações
● SMAS de Canoas – VAN CADUNICO – Atualização e realização de cadastro
único e informações sobre os benefícios SOS PIX e Volta por Cima – entrada
Parque
● SMMA Canoas – Doação de Mudas
● CUFA – 21 Dias de Ativismo – Brigada Militar – Patrulha Maria da Penha,
Polícia Civil, Ministério Público – ônibus, Corpo de Bombeiros
● Van itinerante do Projeto Esporte e Lazer em Movimento – RS – recreação
● UNIRITTER – Estande com serviços e orientações em saúde:
● 9h às 11h – Quick Massagem
● 9h às 16h – Projeto de Extensão Educasaúde – orientações gerais de saúde,
aferição de sinais vitais
● 13h às 15h – Quick Massagem
● 9h às 12h – Nutrição: Diagnóstico nutricional com (IMC e estatura)
● 14h às 16h – Odontologia: Orientações de Saúde Bucal
● 13h30 às 16h – Oficina de Tai Chi e de Yoga e Aula de Funcional
● UNILASALLE – Estande com serviços e orientações em saúde
● Ervateira Erva Macedo – distribuição de erva mate na cuia e água quente
● Ração Monello – distribuição de ração
● Brechó do Lions Clube Canoas Santa Rita
● Brechó Pró Cão
● Grêmio Foot – Ball Porto Alegrense – Participação do Departamento de Ex-Atletas
● SC Internacional – Relacionamento Social do Clube

Esporte

Secretaria de Esporte e Lazer segue com avaliações do Programa Talentos do Esporte em Canoas

Redação

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer continua na próxima semana com as seleções de jovens atletas por meio do Programa Talentos do Esporte, em Canoas. As avaliações esportivas começaram na terça-feira, 3, e seguem ao longo do mês, contemplando diferentes faixas etárias.

As atividades acontecem no Centro Esportivo São José, no Centro Olímpico Municipal e no CEL Estação Cidadania. Estão previstas avaliações nas modalidades de basquete, ginástica artística e rítmica, judô, atletismo, hockey 5’s, voleibol e handebol.

Para participar, não é necessário realizar inscrição antecipada. Os interessados devem comparecer diretamente ao local indicado, na data e horário programados para cada modalidade.

Confira o calendário:

9 de março
Ginástica Artística Feminina – nascidas entre 2013 e 2020, às 9h30
Local: CEL Estação Cidadania, Avenida Rio Grande do Sul, 3320, bairro Mathias Velho

10 de março
Voleibol Masculino Adulto – nascidos a partir de 2007, às 19h
Local: Centro Olímpico Municipal, Avenida Araguaia, 1151, bairro Igara

11 de março
Handebol Masculino Mirim e Infantil – nascidos entre 2010 e 2014, às 16h
Local: Centro Olímpico Municipal, Avenida Araguaia, 1151, bairro Igara

Handebol Feminino
Nascidas em 2013, 2014 e 2015, às 14h
Nascidas em 2010, 2011 e 2012, às 15h
Nascidas a partir de 2009, às 19h
Local: Centro Olímpico Municipal, Avenida Araguaia, 1151, bairro Igara

12 de março
Handebol Masculino Adulto – nascidos a partir de 2007, às 21h
Local: Centro Olímpico Municipal, Avenida Araguaia, 1151, bairro Igara

13 de março
Judô Masculino e Feminino – nascidos entre 2016 e 2019, às 9h
Local: CEL Estação Cidadania, Avenida Rio Grande do Sul, 3320, bairro Mathias Velho.

Continuar a ler

Esporte

Centro de Esporte em Canoas recebe seletiva de ginástica rítmica e atletismo do Programa Talentos do Esporte

Redação

Publicado

em

O Centro de Esportes e Lazer Estação Cidadania, em Canoas, sediou nesta quinta-feira, 5, uma seletiva de ginástica rítmica e atletismo voltada a crianças e adolescentes inscritos no Programa Talentos do Esporte. A atividade integra o calendário de avaliações esportivas programadas para o mês de março.

A iniciativa é organizada pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e reuniu participantes com idades entre 6 e 16 anos. O objetivo é ampliar o acesso ao esporte nos bairros da cidade, incentivando o desenvolvimento físico, motor e cognitivo dos jovens, além de estimular hábitos saudáveis por meio da prática esportiva.

Durante as atividades, os participantes da ginástica rítmica realizaram exercícios que envolvem criatividade, expressão corporal e movimentos com aparelhos como fitas e argolas. Já no atletismo, os jovens passaram por atividades físicas e corridas na pista, com o uso de cones e balizas para orientação dos treinos.

Durante a seletiva, o professor de atletismo Yuri Fajardo relatou a importância do esporte para o desenvolvimento da formação das crianças como cidadãos.

“Esse projeto nos deu várias oportunidades de levar alguns alunos para o campeonato brasileiro, então atletismo, além de ser fundamental para saúde, também é uma ótima chance para quem quer ser atleta profissional”, afirmou.

Juliane dos Santos, coordenadora do Centro de Esporte e Lazer, ressaltou a inserção de crianças e adolescentes no esporte.

“Nós promovemos aqui seletivas para várias modalidades do esporte e isso é muito bom para o bairro com maior população de Canoas. Vamos continuar as peneiras nos próximos dias em outros ginásios, dando mais chance das crianças se desenvolverem tanto no físico como no mental, e quem sabe não saia daqui um campeão olímpico”, relatou.

“A gente usa o esporte para tirar um pouco as crianças das telas, na ginástica rítmica a gente tenta mostrar para as meninas um pouco de raciocínio lógico com os movimentos em sincronia que elas têm que fazer, e se por acaso não deu certo nós professores mostramos o quanto é importante essa parte mental, afinal são pequenas e ainda têm muito a se desenvolver no esporte”, mencionou a professora de ginástica rítmica Katiele Machado.

Paulo Miguel da Silva, de 58 anos, porteiro e morador do bairro Mathias Velho, acompanhou a filha durante a seletiva de ginástica rítmica e disse estar realizando um sonho ao vê-la participar da atividade.

“Eu vi no site da Prefeitura que aconteceria esta seletiva e não pensei duas vezes em levar minha filha e meu filho. Ele está no atletismo e ela na ginástica, e ela especialmente sempre quis esse esporte por ser fã das atletas que disputam Olimpíadas. Estou muito feliz por ela, achei uma ótima iniciativa essa peneira”, disse.

Continuar a ler

Esporte

Seletiva de basquete do Programa Talentos do Esporte reúne jovens atletas em Canoas

Redação

Publicado

em

O Centro Esportivo São José recebeu, na terça-feira, 4, uma seletiva de basquete do Programa Talentos do Esporte. A atividade marcou o início do calendário da modalidade em 2026 e reuniu adolescentes da categoria Sub-16 interessados em conquistar uma vaga nas equipes que representam o município em competições.

A avaliação foi organizada pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e integra a programação do Talentos do Esporte, que durante o mês de março promove seletivas em diferentes modalidades. A proposta é identificar novos talentos e incentivar a prática esportiva entre crianças e adolescentes da cidade.

Entre os participantes estava o estudante Luís Cassiano, de 15 anos, que falou sobre a relação com o projeto.

“Desde pequeno sou apaixonado pelo basquete e sempre pensei em mudar a história da minha família por meio do esporte. O Talentos do Esporte me acolheu desde sempre. O projeto me moldou por dentro, melhorei meu mental, meu físico e priorizei coisas que nunca imaginei. É um dos muitos motivos que me fazem estar aqui hoje”, afirmou.

Outro participante foi Maicon Dias, também de 15 anos, que contou como soube da seletiva.

“Comecei a jogar com 13 anos e me apaixonei. Quero realizar meu sonho de ser jogador de basquete. Fiquei sabendo da peneira por um post no Instagram que amigos me enviaram. Espero ter a oportunidade de jogar campeonatos, conhecer outras pessoas e evoluir na minha carreira”, disse.

De acordo com o professor da Fundação La Salle, Juliano Oliveira, a atividade tem um papel importante na formação dos jovens.

“Estamos abrindo o ano do basquete com bastante expectativa. Chegou muita gente. Oferecer esporte para os jovens é de grande valia. Vamos ocupar esses meninos pelo menos duas vezes por semana, com treinos e competições. O foco do esporte é fundamental, não só para eles, mas para toda a comunidade”, ressaltou.

As seletivas do Programa Talentos do Esporte seguem ao longo de março em Canoas. A programação inclui modalidades como ginástica, atletismo, judô, vôlei, handebol e hockey 5’s, com atividades em diferentes centros esportivos da cidade. Para participar, não é necessário realizar inscrição antecipada. Os interessados devem comparecer ao local na data e horário previstos para cada modalidade.

Confira a programação das próximas seletivas:
5 de março
Ginástica Rítmica – Nascidas entre 2014 e 2020 às 9h30 e às 14h30
Local: CEL Estação Cidadania – Avenida Rio Grande do Sul, 3320, bairro Mathias Velho

Atletismo – Masculino e Feminino – de 10 a 18 anos às 9h e às 14h
Local: CEL Estação Cidadania – Avenida Rio Grande do Sul, 3320, bairro Mathias Velho

Hockey 5’s Masculino – Sub 15 e Sub 18 das 18h30 às 20h
Local: Centro Olímpico Municipal – Avenida Araguaia, 1151, bairro Igara

6 de março

Basquete Masculino – Adulto às 21h
Local: Centro Olímpico Municipal – Avenida Araguaia, 1151, bairro Igara

9 de março
Ginástica Artística Feminina – Nascidas entre 2013 e 2020 às 9h30min
Local: CEL Estação Cidadania – Avenida Rio Grande do Sul, 3320, bairro Mathias Velho

10 de março
Voleibol Masculino – Adulto – Nascidos a partir de 2007 às 19h
Local: Centro Olímpico Municipal – Avenida Araguaia, 1151, bairro Igara

11 de março
Handebol Masculino – Mirim/Infantil – Nascidos entre 2010 e 2014 às 16h
Local: Centro Olímpico Municipal – Avenida Araguaia, 1151, bairro Igara

Handebol Feminino
Nascidas em 2013/2014/2015 às 14h
Nascidas em 2010/2011/2012 às 15h
Nascidas em 2009/2008/2007 em diante às 19h
Local: Centro Olímpico Municipal – Avenida Araguaia, 1151, bairro Igara

12 de março
Handebol Masculino – Adulto – Nascidos em 2007 em diante às 21h
Local: Centro Olímpico Municipal – Avenida Araguaia, 1151, bairro Igara

13 de março
Judô – Masculino e Feminino – Nascidos entre 2016 e 2019 às 9h
Local: CEL Estação Cidadania – Avenida Rio Grande do Sul, 3320, bairro Mathias Velho

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques