Cultura
Colóquio de Cultura traz nomes como Elisama Santos, Isabel Ferrari e outros pensadores de várias partes do País

O Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340) recebe, de 9 a 12 de dezembro, o Colóquio de Cultura “De onde você está, que futuro você vê?”, com palestras, espetáculo de dança, debates online e performances.
Temas como território, corporalidades, envelhecimento, preservação ambiental, inclusão e convivência entre diferentes serão tratados por meio de ações presenciais e online.
Pensadores de várias partes do País foram convidados a responder à pergunta: De onde você está, que futuro você vê?, convocando múltiplas vozes para auxiliarem a vislumbrar perspectivas do futuro que podemos (re)construir após os eventos climáticos que atingiram o Rio Grande do Sul em maio deste ano.
“Canoas foi um local fortemente afetado. Então, notou-se a urgência de reunir artistas, agentes culturais, pensadores e pensadoras para nos ajudarem a compreender como distintos territórios, sujeitos e saberes têm vislumbrado os novos dias que nos esperam”, afirma Isabela Silveira, Analista de Cultura do Sesc Canoas.
“Este colóquio celebra a potência da cultura como campo essencial para conectarmos passado e presente na produção de novos significados de futuro”, completa.
Presenças ilustres
Um dos destaques da programação é a escritora Elisama Santos, referência nacional em parentalidade, saúde mental, comunicação não violenta e educação emocional. Apresentadora do GNT e autora dos best sellers “Educação não violenta” (2019), “Por que gritamos?” (2020) e “Conversas corajosas” (2021), a baiana vem a Canoas pela primeira vez e discutirá sobre diálogo, afetos e futuro.
A jornalista gaúcha Isabel Ferrari também participará do evento com uma palestra gratuita sobre inclusão amorosa, abordando o tema da maternidade atípica, que ela vem trabalhando desde o nascimento do filho Pedro, diagnosticado com autismo não verbal.
Ação online
Na ação online, que acontece na quarta-feira, 11, agentes culturais de todo o País realizarão performances e discussões sobre o tema do futuro, das 9h às 19h30. Os encontros contarão com a facilitação gráfica de Pablito Aguiar, ilustrador gaúcho conhecido por contar visualmente histórias de personagens reais.
A jornalista Eliane Brum, premiada por uma série de livros-reportagem, encerrará o bate-papo. A programação completa pode ser conferida a seguir. As informações sobre os ingressos estão disponíveis abaixo. Mais informações podem ser obtidas pelo Whatsapp (51) 3456-2013.
Programação completa
09/12 (segunda-feira)
- Palestra “Inclusão Amorosa”, com Isabel Ferrari (RS)
- Horário: 19h30
- Local: Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340)
- Ingressos: Gratuitos, com retirada 30 minutos antes do início na bilheteria do Teatro
No bate-papo, Isabel abordará suas temáticas de seu trabalho e vivência, que perpassam a transversalidade entre educação e cultura, para pensar na construção de futuros mais inclusivos.
Depois de conhecer de perto as dificuldades, os desafios e perceber o que é preciso para criar um ambiente amoroso e acolhedor para todos, Isabel resolveu contar sua história.
Há 4 anos virou palestrante e resolveu dividir suas experiências como mãe atípica, e falar de diversidade e pluralidade para todos. Uma oportunidade para o público pensar em soluções e sonhar com um mundo mais empático, humano e sensível.
10/12 (terça-feira)
- Espetáculo de dança “Novos Velhos Corpos 50+”, de Suzi Weber (RS)
- Horário: 15h
- Local: Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340)
- Ingressos: A partir de R$20, adquiridos pelo site https://ecommerce.sesc-rs.com.
br/espetaculosculturais ou em qualquer Unidade do Sesc/RS
“Novos Velhos Corpos 50+ Sustentar e Abraçar” é uma proposta de coreografia manifesto que mistura a dança com música ao vivo, teatro e imagens de vídeo.
Tem por tema a longevidade e celebra a dança e a vida, buscando desafiar preconceitos e estereótipos sobre o envelhecimento, propondo relações entre corpos idosos que se movem com prazer, sensualidade, humor e leveza.
Os artistas profissionais que compõem o elenco dançam sobre suas forças e fragilidades, simbolizadas nas relações entre aproximações, afastamentos e jogos de novos velhos corpos.
11/12 (quarta-feira)
- Colóquio de Cultura “De onde você está, que futuro você vê?”, com agentes culturais
- Local: Online – no canal do Sesc RS no Youtube
- Inscrição: Pelo formulário https://forms.gle/
yEwjkRq9JV338VmCA
Pessoas de várias partes do País estarão reunidas para responder a essa pergunta-convite, convocando múltiplas vozes para vislumbrar perspectivas do futuro que podemos (re)construir após os eventos climáticos que atingiram o Rio Grande do Sul em maio deste ano.
- 9h – Com falas de cerca de 15 minutos, estão confirmados pensadores de Norte a Sul do País. Entre eles, o pesquisador Leandro de Paula (RJ) para falar sobre religiosidade; o dançarino e pesquisador Edu O. (BA) para falar sobre dança e deficiência; Mãe Irene (RS), matriarca do Samba de Canoas; e Luciano Wieser (RS), fundador do Grupo De Pernas pro Ar.
- 12h – Performance TOMORA, de Silvana Rodrigues (RS), com uma performance-almoço compartilhada com os ouvintes.
- 14h – Em novo bloco de falas de cerca de 15 minutos, estão confirmados: Artur de Mari (RS), jovem cantor e ativista dos direitos das pessoas com deficiência; Cléber Ferreira (AM), artista da cena e presidente da Federação de Teatro do Amazonas; Hisan Silva (BA), estilista e criador da marca de moda Dendezeiro; Rui Moreira (RJ), dançarino e pesquisador de dança; Anna Beatriz e José Venâncio (CE), representantes da Fundação Casa Grande, gerida por crianças e adolescentes do sertão do Cariri.
- 18h30 – Performance de Agnes Cardoso (RS), criando uma poesia a partir das falas dos convidados.
- 19h – Fala final de Eliane Brum (AM), escritora, jornalista e documentarista, idealizadora, fundadora e diretora de redação da Sumaúma – jornalismo do centro do mundo.
12/12 (quinta-feira)
“Conversas corajosas – construindo um futuro de diálogos afetivos e efetivos”, com Elisama Santos (SP/BA)
- Horário: 19h30
- Local: Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340)
- Ingressos: A partir de R$40, adquiridos pelo site www.sesc-rs.com.br/
espetaculosculturais/ ou em qualquer Unidade do Sesc/RS
Pela primeira vez em Canoas, Elisama Santos falará sobre futuro, incluindo a necessidade de diálogo com quem amamos e com a gente mesmo para construir caminhos de diálogos francos e efetivos.
Autora dos best-sellers “Educação não violenta” (2019), “Por que gritamos?” (2020) e “Conversas corajosas” (2021), publicados pela Paz e Terra, ela é reconhecida como uma referência no tema e por acreditar na empatia e na compaixão como poderosas ferramentas de transformação social.
Em seu programa, SAC das Emoções (GNT), responde as dúvidas de pais e educadores de maneira simples, leve e direta e compartilha nas redes sociais suas reflexões sobre maternidade, relacionamentos amorosos, pluralidade e poder do diálogo.
Cultura
Hangar Cultural recebe exposição Territórios Criativos – Intervenções Artísticas Urbanas

Frases ouvidas às margens da BR-116, em Canoas, vão ganhar novos sentidos ao serem transformadas em cartazes expostos. Essa é a proposta do artista visual Fabiano Gummo na exposição que será apresentada na Galeria a Céu Aberto, no Hangar Cultural, localizado na estrada do Nazário 3150, no bairro Guajuviras, em Canoas.
A exposição Territórios Criativos- Intervenções Artísticas Urbanas faz parte do conceito de expositivo e busca se tornar um ambiente cultural de escuta e pertencimento da comunidade do Guajuviras.
A abertura da exposição será no dia 7 de março, às 14h, com período para visitas até 8 de abril. O ponto de partida da exposição é o documentário Um Filme de BR, de 2025, dirigido por Wender Zanon. No filme, o diretor e sua equipe percorrem um trecho da BR-116 em Canoas, entre o Centro e o bairro Igara, coletando relatos de pessoas que vivem ou trabalham no entorno da rodovia, como moradores, motoboys, grafiteiros e comerciantes.
As entrevistas revelam histórias de trabalho, sobrevivência, fé, violência, memória e pertencimento, compondo um retrato sensível da vida que se desenvolve ao longo da rodovia. A partir desse material, Fabiano Gummo realizou um processo de “mineração” das falas do documentário, selecionando e condensando trechos que carregam forte potência poética. Essas frases, retiradas da narrativa contínua do filme, foram reorganizadas como enunciados independentes e transformadas em 38 cartazes.
Sem imagens ou explicações adicionais, o texto assume o protagonismo, convidando o público a uma leitura direta e reflexiva.
Cultura
Canoense Dudu Cardoso lança single “Paralisei” e faz show gratuito no Capão do Corvo neste domingo, 22

Neste domingo, 22, o cantor, guitarrista, compositor e produtor Dudu Cardoso sobe ao palco do Anfiteatro do Parque Getúlio Vargas, em Canoas, para celebrar uma nova fase da carreira. O show acontece a partir das 17h e marca o lançamento do álbum MPBlack.
Antes disso, o artista apresenta ao público o single “Paralisei”, que chega às plataformas digitais no dia 16 de janeiro de 2026. A música antecipa o disco, previsto para ser lançado em 6 de fevereiro.
O álbum reúne cinco faixas autorais que mergulham na black music, com influências de samba rock, funk, soul, groove e R&B. “Paralisei” fala sobre o impacto de uma paixão à primeira vista. A canção começou com uma proposta mais romântica e ganhou nova identidade com arranjos inspirados em nomes como Os Garotin, João Gomes e Jota Pê.
A produção é assinada por Dudu Cardoso em parceria com Athos Ribeiro, conhecido como Mano Athos. O trabalho destaca grooves marcantes de baixo, bateria e guitarras, com forte referência ao funk e à música preta brasileira.
Além da faixa de estreia, o MPBlack traz as canções “Estar com Você”, “Ela Partiu”, com participação de Eduardo Alves, “Chegou o Dia”, com Afrobi e Anderson Moreira, e “O Sol e a Lua”, com DJ Abu e Lenny Barcelos.
O projeto foi contemplado pelo Edital PNAB 2024, com realização da Prefeitura Municipal de Canoas e produção da Cofilms.
O link para pré-save de “Paralisei” já está disponível nas plataformas digitais. Informações e entrevistas podem ser solicitadas pelo e-mail cofilmspro@gmail.com ou pelo WhatsApp (51) 98576-5602.
Cultura
Semana do Cinema começa nesta quinta-feira, 5, em Canoas com ingressos a R$ 10 e R$ 12

A 1ª Semana do Cinema de 2026 começa nesta quinta-feira, 5, e segue até o dia 11 de fevereiro, oferecendo ingressos promocionais em Canoas. Até as 17h, as entradas custam R$ 10, e após esse horário passam para R$ 12.
A campanha é válida para salas tradicionais em 2D e 3D e também traz descontos nos combos de pipoca. Ficam de fora da promoção as salas VIP, IMAX, pré-estreias e sessões especiais.
Na cidade, a Semana do Cinema acontece no Cinemark do Canoas Shopping e no UCI do ParkShopping Canoas. Para garantir o valor promocional, a recomendação é comprar os ingressos com antecedência pelos sites ou aplicativos do Cinemark, UCI ou Ingresso.com.

Defesa Civil5 dias atrásDefesa Civil promove drive-thru de arrecadação para vítimas das chuvas em Ubá (MG)
Oportunidade6 dias atrásCaixa Econômica Federal abre inscrições para estágio 2026 nos níveis médio e superior com bolsas de até R$ 1.800

Geral6 dias atrásGovernador do Estado oficializa troca de comando do Corpo de Bombeiros no RS

Transporte1 semana atrásPrefeito de Canoas anuncia Passe Livre definitivo nos coletivos municipais

Sem categoria2 dias atrásBrasil cria Parque Nacional Marinho do Albardão: uma vitória que levou décadas

Esporte1 semana atrásSecretaria de Esporte e Lazer abre inscrição para seleção do programa Talentos do Esporte nesta terça-feira, 3
Política6 dias atrásCachoeirinha e Viamão terão novas eleições para prefeito e vice em 12 de abril de 2026; entenda

Política3 dias atrásDeputada Federal Franciane Bayer destina R$ 2 milhões em emendas para instituições de Canoas























































