Conecte-se conosco

header-top







 

06/10/2026
 

Geral

Jairo Jorge e secretário de Segurança de Canoas se reúnem com governador em exercício para tratar de assassinato na Pecan

Redação

Publicado

em

Jairo Jorge e secretário de Segurança de Canoas se reúnem com governador em exercício para tratar de assassinato na Pecan

O prefeito de Canoas, Jairo Jorge, e o secretário municipal de Segurança Pública, Álex Brandão, participaram de uma reunião no Palácio Piratini, a convite do governador em Exercício, Gabriel Souza.

O encontro aconteceu logo após a coletiva de imprensa do Governo do Estado sobre o assassinato a tiros de um preso, no sábado, 23, no interior do Complexo Prisional de Canoas (Pecan).

“Uma das questões que trouxemos é a recuperação da ideia original de um presídio modelo, que não admitiria de maneira nenhuma presos de alta periculosidade, especialmente aqueles envolvidos com o narcotráfico. Eu recebi dele a garantia de que isso irá acontecer, até o fim de dezembro, com aqueles presos em situação transitória em razão das obras que estão sendo feitas no Presídio de Alta Segurança (PASC). Eles sairão da Penitenciária de Canoas e voltarão para a PASC”, disse Jairo Jorge.

Comitê de Gestão Estratégica

Outra pauta discutida foi a reativação de práticas concretas por meio do Comitê de Gestão Estratégica, uma parceria de ações estratégicas entre a Prefeitura de Canoas e o Governo de Estado.

“O comitê foi criado e idealizado quando o Complexo Prisional de Canoas foi pensado ainda no governo Yeda Crusius. O Município quer que o Comitê entre em funcionamento, o que já estava previsto para dar segurança a essas ações estratégicas. E hoje tivemos a palavra que colocaremos em prática a quatro mãos para acompanhar, fiscalizar e deliberar sobre as ações”, acrescenta.

O prefeito reforçou ainda que o complexo prisional é o único do Rio Grande do Sul com bloqueador de celular.

Encontro no MP

Os representantes da Prefeitura de Canoas participarão de outra reunião, na tarde desta terça-feira, 26, na sede do Ministério Público (MP), em Porto Alegre. No encontro, serão traçadas ações em parceria com setores da Administração Municipal.

Policial

Condenado por estupro de vulnerável em Canoas é preso no Litoral Norte

Avatar

Publicado

em

Condenado por estupro de vulnerável em Canoas é preso no Litoral Norte

Um homem condenado a 11 anos de reclusão por estupro de vulnerável foi localizado e preso pela Polícia Civil nesta terça-feira, 6, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. A prisão foi realizada pela Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) de Canoas, coordenada pelo delegado Maurício Barison.

O homem foi localizado na praia de Arroio Teixeira, em Capão da Canoa, após diligências realizadas pela equipe policial para identificar o paradeiro do condenado e cumprir a ordem judicial.

O crime ocorreu em junho de 2021, no bairro Guajuviras, em Canoas. Conforme a investigação, o acusado se aproveitou do estado de inconsciência da vítima, decorrente da ingestão de bebida alcoólica e do sono, para praticar atos sexuais sem o seu consentimento.

Após a expedição do mandado de prisão, os policiais da DPCA Canoas realizaram diligências e monitoramento até localizar o condenado no Litoral Norte. A ordem judicial foi cumprida e o homem ficou à disposição da Justiça.

A DPCA Canoas reforçou o compromisso da Polícia Civil no combate aos crimes contra a dignidade sexual e na responsabilização dos autores desses delitos.

Continuar a ler

Meio Ambiente

Nova Santa Rita inicia Semana da Água com ações de conscientização e palestras

Avatar

Publicado

em

Crédito: Fábio Nascimento/PMNSR

A Prefeitura de Nova Santa Rita, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, iniciou na segunda-feira, 5, a programação da Semana Municipal da Água. Neste ano, a iniciativa tem como tema “Água, cuidado e futuro” e busca ampliar a conscientização sobre a preservação dos recursos hídricos e o uso responsável da água.

A primeira atividade ocorreu na Escola Municipal de Ensino Fundamental Miguel Couto, a partir das 13h30, em parceria com a Corsan, por meio do projeto Saúde Nota 10. Os estudantes participaram de atividades de informação e conscientização sobre a importância da água, além de receber orientações sobre os cuidados necessários para preservar esse recurso essencial.

A programação segue ao longo da semana com diferentes ações de educação ambiental, incluindo palestras voltadas à conscientização sobre a preservação dos recursos hídricos, o consumo responsável e os cuidados com o meio ambiente. A iniciativa busca envolver estudantes e a comunidade nas discussões sobre a importância da água e estimular atitudes responsáveis.

Educação ambiental nas escolas

Para o prefeito Rodrigo Battistella, trabalhar a conscientização ambiental no ambiente escolar é uma forma de contribuir para a formação de uma nova geração mais comprometida com a preservação.

“A educação ambiental começa desde cedo. Quando conseguimos levar esse conhecimento para as crianças, estamos ajudando a construir uma consciência que vai acompanhar essas gerações ao longo da vida. Cuidar da água é uma responsabilidade de todos e também um compromisso com o futuro do nosso município”, afirmou.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Douglas Varerea, também destacou a importância da programação e da parceria com a Corsan para ampliar o alcance das ações.

“A Semana Municipal da Água é um momento importante para reforçarmos a necessidade de preservar e utilizar esse recurso de forma responsável. Começar a programação com as crianças é muito significativo, porque elas também são multiplicadoras dessas informações dentro de suas famílias e comunidades”, ressaltou.

Palestras e conscientização ao longo da semana

A atividade realizada na EMEF Miguel Couto marcou o início da programação. Ao longo da semana, serão realizadas palestras e outras ações com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre a importância da água, incentivar o consumo consciente e reforçar a necessidade de preservar os recursos naturais.

A programação também pretende levar a discussão para além das salas de aula, estimulando os estudantes a compartilharem os conhecimentos adquiridos com suas famílias e comunidades.

Com o tema “Água, cuidado e futuro”, a Semana Municipal da Água reforça a importância de atitudes responsáveis no presente para garantir a preservação dos recursos hídricos e a qualidade de vida das próximas gerações.

Continuar a ler

Policial

RS chega a 59 feminicídios em 2026 após morte de jovem de 24 anos na Restinga

Avatar

Publicado

em

RS chega a 59 feminicídios em 2026 após morte de jovem de 24 anos na Restinga

O Rio Grande do Sul chegou a 59 feminicídios registrados em 2026 após a morte de uma mulher de 24 anos, na Zona Sul de Porto Alegre, nesta segunda-feira, 5. O companheiro da vítima, de 29 anos, foi preso em flagrante e é investigado pelo crime.

A mulher foi encontrada sem vida dentro de uma residência na Rua Coronel Dastro Dutra, no condomínio Winter Park, no bairro Restinga. Ela apresentava ferimentos provocados por golpes de faca.

Segundo informações preliminares, o casal teria discutido antes do crime. A dinâmica da ocorrência e as circunstâncias que levaram à morte ainda são investigadas pela Polícia Civil.

O suspeito foi preso em flagrante e encaminhado para os procedimentos policiais. O caso é investigado como feminicídio.

A vítima tinha dois filhos pequenos, que não estavam na residência no momento do crime. Ela trabalhava com serviços de beleza, incluindo aplicação de cílios e design de sobrancelhas, e tinha planos de abrir o próprio estúdio.

Dois feminicídios no fim de semana

Antes do caso registrado em Porto Alegre, o Rio Grande do Sul havia chegado a 58 feminicídios em 2026 após duas mortes ocorridas durante o fim de semana.

Em Alegrete, uma mulher de 20 anos foi morta a tiros na manhã de domingo (4), no bairro Assunção. A vítima foi identificada como Ana Cristina Pinheiro Milano do Canto.

A irmã dela, de 29 anos, também foi atingida pelos disparos e precisou ser socorrida. Segundo as informações divulgadas sobre o caso, ela estava fora de risco.

O suspeito, de 23 anos, seria ex-companheiro da vítima. Ele fugiu após o crime, mas foi localizado pela Brigada Militar cerca de quatro horas depois, escondido no terreno de uma residência abandonada. A arma que teria sido utilizada no ataque também foi apreendida.

Mulher é morta a golpes de canivete em Barra do Guarita

Também no domingo, uma mulher venezuelana, de 36 anos, foi morta a golpes de canivete em Barra do Guarita, no Noroeste do Rio Grande do Sul.

De acordo com a investigação, a vítima e o suspeito, de 32 anos e também venezuelano, eram namorados. Os dois teriam iniciado uma discussão dentro da residência onde moravam.

Durante o desentendimento, a mulher deixou a casa e correu para a rua em busca de ajuda. O companheiro teria ido atrás dela e a alcançado nas proximidades do imóvel, onde teria desferido os golpes.

A mulher morreu no local. Após o ataque, o suspeito passou a se ferir e foi imobilizado pela Brigada Militar. Ele foi preso em flagrante e encaminhado para atendimento médico.

Os casos seguem sendo investigados pelas autoridades, que apuram as circunstâncias e a dinâmica de cada crime.

 

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques

Merdekawin hokitoto