Transporte
Domingo de Enem terá linhas de ônibus diretos em Canoas; confira horários

O segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontece neste domingo, 10, novamente terá um esquema especial no transporte público coletivo em Canoas.
Conforme a Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade (SMTM), duas linhas diretas – Ulbra (05137) e Escola Carlos Chagas/Unirriter (05454) – serão colocadas em circulação para atender à demanda de candidatos.
Os itinerários compreendem das 10h às 12h40, no sentido Centro/Bairro, e das 15h40 às 19h10, na direção Bairro/Centro. Os horários desses ônibus da Sogal estão divididos em tabelas com frequência de 20 minutos.
Devido à vigência do estado de calamidade em Canoas, o passe livre no transporte coletivo ainda permanece em vigor. Dúvidas sobre os itinerários e horários das linhas da Sogal podem ser esclarecidas pelo telefone (51) 3472-6233 e no site (www.sogal.com.br).
Atrasos e outros assuntos devem ser comunicados à Diretoria de Transportes, pelo WhatsApp (51) 99365-9452 ou pelo telefone (51) 3425-7637.
Acompanhe os percursos das duas linhas:
Ulbra (05137)
Itinerário Centro x Ulbra: Terminal Golden Center, Avenida Victor Barreto, Rua Lomas Valentin, Avenida Getúlio Vargas, contorno livre, Avenida Getúlio Vargas, Rua Uruguai e Avenida Farroupilha.
Itinerário Ulbra x Centro: Avenida Farroupilha, Avenida Armando Fajardo, Avenida Getúlio Vargas, BR 386, Avenida Guilherme Schell, passagem de nível da Rua Pedro Weingartner, Avenida Victor Barreto e Terminal Golden Center.
Escola Carlos Chagas/Unirriter (05454)
Itinerário Carlos Chagas/ Unirriter: Terminal Golden Center, Avenida Victor Barreto, Avenida Getúlio Vargas, Avenida Inconfidência, Rua Humaitá, Rua Venâncio Aires, Rua Santa Cruz, Rua Tamoio, Rua Santos Dumont e Terminal Unirriter.
Itinerário Unirriter/ Carlos Chagas: Terminal Unirriter, Rua Santos Dumont, Rua Tamoio, Rua Santa Cruz, Avenida Getúlio Vargas, Avenida Inconfidência, Avenida Victor Barreto e Terminal Golden Center.
Transporte
Vereadores de Canoas aprovam lei para que ônibus tenham assentos cor de rosa para inibir assédio

Na noite da terça-feira, 11, a então empossada vereadora Naligia, do PSD, apresentou e entrou em pauta para aprovação o projeto Bancos Rosa nos ônibus de Canoas.
Com 18 votos a favor entre os 21 edis da casa legislativa (3 estavam ausentes), o projeto da vereadora cria a lei que obrigará a empresa responsável pelo transporte público de Canoas a implantar bancos cor de rosa em seus veículos.
De acordo com o texto aprovado, cada veículo deverá contar com dois a seis assentos exclusivos para mulheres, dependendo do tamanho do ônibus e da disposição dos demais assentos prioritários. Além disso, as empresas responsáveis pelo transporte deverão afixar informações nos veículos, destacando a exclusividade do uso dos bancos e divulgando o número 180, canal de denúncias, para casos de violência contra a mulher.
Segundo Naligia, a medida visa garantir mais proteção e segurança para as passageiras e conscientizar a população sobre a importância do enfrentamento contra o assédio e às violências sofridas no transporte público.
“Precisamos de ações assim no Estado e no Brasil para inibir a ação de abusadores, que protejam nossas meninas e mulheres no transporte público e que incentivem a população a denunciar”, reforça.
Esse é um dos primeiros projetos criados em todo o país quando se trata de segurança feminina e conforto para as mulheres no transporte público.
Vereadora Naligia
Naligia assumiu como vereadora nesta terça-feira, 11, na Câmara Municipal e tomou posse no lugar do vereador Daurinei Alt, que se afastou por motivos particulares. No pleito de 2024, ficou como primeira suplente de vereadora pelo PSD, fazendo 1.142 votos – foi a segunda mulher mais votada da coligação e a terceira mulher mais votada de Canoas.
Transporte
Após período de gratuidade nos ônibus, Prefeitura de Canoas prevê passagens no valor de R$ 2,75

A Prefeitura de Canoas, por meio do programa Vai de Boa, Canoas – prorrogou a gratuidade no transporte público coletivo urbano até o dia 31 de maio deste ano e, após essa data, de acordo com a gestão municipal, haverá a implementação de passagem no valor de R$ 2,75 nas linhas municipais.
O prazo vigente expirava agora no próximo dia 10 de março. O valor sugerido é o menor entre todas as tarifas aplicadas nas diferentes cidades da Região Metropolitana e uma das mais baixas do Estado.
Passe livre
O passe livre está em vigor desde o dia 7 de maio de 2024, data da retomada parcial do serviço dentro do período de estado de calamidade pública devido à enchente de maio do ano passado. Antes disso, o valor da passagem nas linhas municipais em Canoas no começo de 2024 era de R$ 4,80. A fim de chegar à tarifa indicada no projeto foi necessária uma revisão dos números por parte das secretarias da Fazenda e de Mobilidade Urbana.
De acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU), a tarifa técnica do serviço prestado pela empresa Sogal prevê a quantia de R$ 5,50 por passageiro. Em cima desse valor, a Prefeitura passará a subsidiar R$ 2,75, ao invés dos R$ 0,70 de cada passagem antes da gratuidade, enquanto os outros R$ 2,75 serão pagos pelo próprio usuário.
A projeção do complemento financeiro por parte do Poder Público dentro do custo anual ainda depende do quantitativo de passageiros que seguirão utilizando o serviço.
Política
Câmara de Canoas aprova prorrogação por três meses do subsídio tarifário do transporte público

A Câmara Municipal de Canoas aprovou, nesta quinta-feira, 6, o Projeto de Lei nº 7/2025, de autoria do Poder Executivo, que autoriza a concessão de subsídio tarifário para o transporte coletivo urbano. A medida tem como objetivo equilibrar, reduzir ou até isentar a tarifa pública cobrada dos usuários, garantindo a continuidade e a universalidade do serviço.
O projeto foi aprovado com uma emenda do vereador Emílio Neto (PT), determinando que o subsídio terá um prazo inicial de três meses, a partir da data em que a lei for publicada. Após esse período, a continuidade do benefício poderá ser reavaliada.
Segundo o prefeito Airton Souza, a iniciativa busca amenizar os impactos econômicos causados pelas enchentes e estimular o uso do transporte público, que enfrenta queda na demanda nos últimos anos. Entre os fatores que agravaram a situação do setor, estão o aumento do uso de transportes por aplicativo, o crescimento do tráfego de veículos particulares e as crises geradas pela pandemia e pelos recentes desastres naturais no município.
A lei permite que o Executivo defina, por meio de decreto, o percentual de isenção tarifária para os usuários. Caso a tarifa seja zerada, eventuais subsídios já pagos à concessionária serão suspensos. Se houver apenas redução parcial da passagem, o novo subsídio será calculado com base no número de passageiros beneficiados e no custo real do serviço.
O valor do repasse será definido mensalmente pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU), com base na quantidade de usuários subsidiados e na tarifa técnica apurada. A fiscalização e o acompanhamento da medida também ficarão sob responsabilidade da pasta. Para viabilizar o subsídio, o projeto autoriza a abertura de crédito adicional suplementar no orçamento municipal de 2025.
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