Conecte-se conosco

header-top







 

26/03/2026
 

Cultura

2º Festival de Cinema de Canoas terá lançamento oficial com divulgação de lista de selecionados

Redação

Publicado

em

2º Festival de Cinema de Canoas terá lançamento oficial com divulgação de lista de selecionados

O 2º Festival de Cinema de Canoas (FECIC) será lançado oficialmente na quarta-feira, 16, em um evento para convidados no Parque dos Rosa, em Canoas.

A equipe de organização, liderada pelos cineastas Alexandre Derlam e Tutti Gregianin, estará acompanhada de realizadores profissionais, estudantes, representantes de escolas, entre outros agentes culturais da área do cinema.

O diretor do longa Além de Nós, Rogério Rodrigues, é uma das presenças já confirmadas. No lançamento oficial, serão apresentados todos os detalhes do FECIC e a lista de 35 filmes selecionados para as mostras competitivas.

Comissão de Avaliação

Foram cerca de 20 dias de trabalho da Comissão de Avaliação, formada pelo jornalista e crítico de cinema Jorge Ghiorzi (Porto Alegre/RS), pelo realizador audiovisual Alexandre Estevanato (São José do Rio Preto/SP) e pelo youtuber, podcaster e colunista do jornal O Timoneiro, Dion Cosentin (Canoas/RS).

Ao todo, 35 selecionados para as três categorias: 11 na Estudantil, nove na Municipal e 17 na Estadual. Dois selecionados da categoria Municipal foram classificados também para a Estadual, o que leva ao total de 35 curtas-metragens nas mostras competitivas de 2024.

“Estamos fazendo um grande esforço em dois sentidos: um deles é consolidar o FECIC como uma referência em cinema na Região Metropolitana, e o outro é fomentar de maneira muito forte a arte cinematográfica entre os estudantes. Já estamos muito felizes com o resultado até aqui”, celebra Gregianin. Alexandre Derlam ressalta a adesão na categoria Estudantil.

“Temos 11 filmes selecionados, de cinco escolas diferentes. É uma participação muito rica, com criações de qualidade, trabalhadas em escolas de vários perfis. Queremos incentivar muito a participação dos estudantes e despertar cada vez mais o interesse deles pelo cinema. E, claro, contar também com filmes de realizadores profissionais, gerando um ambiente de criatividade e renovação.”

O FECIC ocorrerá de 15 a 17 de novembro, com entrada franca, no SESC Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340 – Centro). A participação dos concorrentes também é gratuita. O Festival estava inicialmente programado para junho, mas teve sua data adiada em razão da tragédia climática.

“Além de ser uma iniciativa de grande importância cultural, o FECIC chega também como um alento à cidade e à região, duramente atingidas pela maior enchente já registrada no Rio Grande do Sul”, destaca Derlam.

O 2º Festival de Cinema de Canoas é uma realização da Prosa Filmes, Secretaria Municipal da Cultura de Canoas e Ministério da Cultura, financiado com recursos federais da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022).

Conta com apoio do SESC Canoas e parceria especial da Locall – Cinema e Televisão, além de gestão cultural e produção executiva da Imago Produtora. Mais informações em festivaldecinemadecanoas.com.br.

Cultura

Vitor Kley, Cachorro Grande e Ultramen comandam o St. Patrick’s Day em Canoas

Redação

Publicado

em

Vitor Kley

Neste sábado e domingo, dias 21 e 22, o ParkShopping Canoas promove a 2ª edição do Festival St. Patrick’s Day, com dois dias de música ao vivo, gastronomia e entrada gratuita. Promovido em parceria com o Capim Burguer, o evento acontece das 14h às 22h, no Multiplan Hall, em área interna do shopping, com acesso sujeito à lotação do espaço.

Entre os destaques da programação estão o cantor e compositor Vitor Kley, fenômeno do pop nacional conhecido por sucessos como “O Sol” e “Morena”, e a banda Cachorro Grande, referência do rock brasileiro dos anos 2000. Também sobem ao palco a Ultramen, com sua mistura de rock, rap e reggae, além de Carlinhos Carneiro, Dudu Cardoso, Kupinshas e os DJs Cabral e Roger.

Inspirado na tradicional celebração irlandesa do dia 17 de março, o St. Patrick’s Day se popularizou no Brasil nos últimos anos e passou a integrar o calendário cultural de grandes cidades, reunindo público em torno da música, do chope e do clima festivo marcado pela cor verde.

Programação:

Sábado (21/03)

14h – DJ Cabral

16h – Dudu Cardoso

19h – Carlinhos Carneiro

21h – Vitor Kley

 

Domingo (22/03)

14h – DJ Roger

16h – Kupinshas

18h – Ultramen

20h – Cachorro Grande

banda Cachorro Grande

banda Cachorro Grande

banda Ultramen

banda Ultramen

Continuar a ler

Cultura

Feira da Vivi de economia solidária feminina tem nova edição no sábado, 21, em Porto Alegre

Redação

Publicado

em

A Feira da Vivi realiza mais uma edição no próximo sábado, 21, das 10h às 18h, na Praça do Tambor, localizada na Rua dos Andradas, no Centro de Porto Alegre. Promovido pelo SindBancários, o evento integra a programação do Mês da Mulher.

A iniciativa busca incentivar a autonomia feminina por meio da economia solidária, reunindo exposição e comercialização de produtos artesanais produzidos por mulheres. Entre os itens disponíveis estarão peças em crochê, pinturas, cosméticos naturais, roupas e acessórios feitos à mão.

Além da feira, a programação contará com atividades culturais e de integração, como roda de conversa, apresentações de slam e dança. O evento também terá shows musicais com Roberta Moura, Trio Mandê e Preta Guedes, além de discotecagem com DJ convidada.

A estrutura inclui ainda venda de alimentos, bebidas e espaço voltado ao público infantil, com atividades para crianças. A entrada é gratuita.

Confira a programação:

10h – Abertura
11h – Roda de conversa
12h – Banco Vermelho
14h30 – Show com Roberta Moura e Trio Mandê
16h – Slam e Dança
17h – Show com Preta Guedes
10h às 18h – Exposição e venda de artigos da Economia Solidária

Homenagem e legado de Vivi

A Feira da Vivi é realizada anualmente desde 2023 e homenageia a ex-diretora Virginia Farias, a Vivi, que faleceu em decorrência da covid-19. Mais do que uma atividade cultural, o evento é um tributo ao seu legado de luta e compromisso com as mulheres.

Ao fortalecer redes, incentivar a geração de renda e criar espaços de escuta e expressão, o SindBancários mantém viva a memória de Vivi e reafirma que a organização coletiva é o caminho para transformar realidades.
Ao promover atividades como essa, o Sindicato também reafirma que cultura e economia não são neutras: são territórios de disputa. E as mulheres precisam estar no centro dessas construções.

Valorizar a produção das mulheres é fortalecer a luta por igualdade, dignidade e justiça social. Apoiar a economia solidária feminina é um ato político. Participe!

Acompanhe as atualizações da Feira da Vivi em www.instagram.com/feiradavivi.

Continuar a ler

Cultura

Esquenta Carnaval 2026 percorre bairros de Canoas e se prepara para desfile do dia 28 de março

Redação

Publicado

em

Vinícius Thormann/PMC

As ruas de Canoas receberam, na tarde deste sábado, 14, o primeiro Esquenta Carnaval 2026. A programação serviu como preparação para o desfile participativo marcado para o dia 28 de março, no Parque Eduardo Gomes. 

Por volta das 17h, um trio elétrico saiu da quadra da Escola de Samba Unidos do Guajuviras e percorreu diferentes bairros da cidade. O cortejo contou com integrantes da bateria da escola e também da Aquarela do Samba, passando ainda pelos bairros Mathias Velho e Niterói. 

Durante a atividade, representantes do evento destacaram a retomada das ações relacionadas ao Carnaval no município. 

“Juntos, unidos, sem soltar a mão de ninguém, vamos chegar no nosso objetivo que é colocar o Carnaval de Canoas no lugar que ele nunca deveria ter saído”, destaca o secretário-adjunto de Cultura, Jéferson Xavier, o Chico. 

Coordenador do Carnaval 2026 e presidente da Escola de Samba Unidos do Guajuviras, Márcio Rodrigues explicou que o esquenta teve como proposta apresentar ao público um pouco do que as escolas devem levar para o desfile. 

“Passamos por muitas dificuldades no nosso Município, mas agora estamos retomando com o Carnaval não competitivo, o nosso Carnaval da reconstrução. Hoje estamos aqui para fazer uma belíssima participação das nossas escolas na divulgação da nossa cultura popular e do nosso Carnaval”, diz. 

A primeira vice Miss Trans Diversidade RS, Luka Keller, também participou da programação e ressaltou o significado social do evento. 

“A gente sabe que o Carnaval é celebração, é festa, mas aqui em Canoas vai muito além disso. A gente fala sobre políticas públicas, sobre o combate à transfobia, ao feminicídio, ao racismo e à intolerância religiosa”, destaca. 

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques