Cultura
2º Festival de Cinema de Canoas terá lançamento oficial com divulgação de lista de selecionados

O 2º Festival de Cinema de Canoas (FECIC) será lançado oficialmente na quarta-feira, 16, em um evento para convidados no Parque dos Rosa, em Canoas.
A equipe de organização, liderada pelos cineastas Alexandre Derlam e Tutti Gregianin, estará acompanhada de realizadores profissionais, estudantes, representantes de escolas, entre outros agentes culturais da área do cinema.
O diretor do longa Além de Nós, Rogério Rodrigues, é uma das presenças já confirmadas. No lançamento oficial, serão apresentados todos os detalhes do FECIC e a lista de 35 filmes selecionados para as mostras competitivas.
Comissão de Avaliação
Foram cerca de 20 dias de trabalho da Comissão de Avaliação, formada pelo jornalista e crítico de cinema Jorge Ghiorzi (Porto Alegre/RS), pelo realizador audiovisual Alexandre Estevanato (São José do Rio Preto/SP) e pelo youtuber, podcaster e colunista do jornal O Timoneiro, Dion Cosentin (Canoas/RS).
Ao todo, 35 selecionados para as três categorias: 11 na Estudantil, nove na Municipal e 17 na Estadual. Dois selecionados da categoria Municipal foram classificados também para a Estadual, o que leva ao total de 35 curtas-metragens nas mostras competitivas de 2024.
“Estamos fazendo um grande esforço em dois sentidos: um deles é consolidar o FECIC como uma referência em cinema na Região Metropolitana, e o outro é fomentar de maneira muito forte a arte cinematográfica entre os estudantes. Já estamos muito felizes com o resultado até aqui”, celebra Gregianin. Alexandre Derlam ressalta a adesão na categoria Estudantil.
“Temos 11 filmes selecionados, de cinco escolas diferentes. É uma participação muito rica, com criações de qualidade, trabalhadas em escolas de vários perfis. Queremos incentivar muito a participação dos estudantes e despertar cada vez mais o interesse deles pelo cinema. E, claro, contar também com filmes de realizadores profissionais, gerando um ambiente de criatividade e renovação.”
O FECIC ocorrerá de 15 a 17 de novembro, com entrada franca, no SESC Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340 – Centro). A participação dos concorrentes também é gratuita. O Festival estava inicialmente programado para junho, mas teve sua data adiada em razão da tragédia climática.
“Além de ser uma iniciativa de grande importância cultural, o FECIC chega também como um alento à cidade e à região, duramente atingidas pela maior enchente já registrada no Rio Grande do Sul”, destaca Derlam.
O 2º Festival de Cinema de Canoas é uma realização da Prosa Filmes, Secretaria Municipal da Cultura de Canoas e Ministério da Cultura, financiado com recursos federais da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022).
Conta com apoio do SESC Canoas e parceria especial da Locall – Cinema e Televisão, além de gestão cultural e produção executiva da Imago Produtora. Mais informações em festivaldecinemadecanoas.com.br.
Cultura
Semana Farroupilha de Esteio chega aos últimos dias com shows e atrações no Assis Brasil

A Semana Farroupilha de Esteio segue com programação nesta sexta-feira (25) e sábado (26), último dia do evento, no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil (PEEAB).
Nesta sexta-feira, estão previstos o Concurso de Cucas, às 19h, seguido pelos shows de Cardeal Missioneiro, às 20h, e do Projeto Taureando, às 21h30. Às 23h, ocorre o baile com Eco do Minuano & Bonitinho.
No sábado, a programação começa às 10h, com o Concurso de Bodoque. Às 12h, será realizado o Concurso de Comida Campeira. A Missa Crioula está marcada para as 17h, seguida pela entrega das premiações, às 17h30.
À noite, haverá apresentações de Pedro Ernesto Denardin, às 20h, e Os Fagundes, às 21h30. O último baile do evento será com Tchê Garotos, às 23h.
A entrada é mediante a doação de um quilo de alimento não perecível. O acesso ao PEEAB ocorre pelo Portão 7, na Avenida Celina Kroeff. O estacionamento é gratuito.
Cultura
Sandro Luiz se apresenta em Canoas em show beneficente para a Associação Luz de Aruanda

O cantor Sandro Luiz se apresenta em Canoas no dia 11 de outubro, no Clube Tradição, com o espetáculo “Um Passeio pela Madrugada – Exus & Pombagiras”. O evento terá caráter beneficente e será realizado em apoio à Associação Universalista Luz de Aruanda, instituição que desenvolve ações sociais no município.
Os portões serão abertos às 17h, com apresentação do DJ Mini Pietro. O show de Sandro Luiz está previsto para as 20h.
A Associação Luz de Aruanda realiza ações de assistência a pessoas em situação de vulnerabilidade, incluindo arrecadação e distribuição de alimentos e apoio a projetos voltados
a crianças, jovens, mulheres e idosos. Segundo a organização, as iniciativas alcançam direta e indiretamente mais de 5 mil pessoas.
O público que participar do evento também poderá contribuir com 1 quilo de alimento, que será destinado às ações sociais da instituição.
Música e cultura afro-brasileira
Sandro Luiz é conhecido por trabalhos ligados à música de temática espiritual e às tradições de matriz africana. Em Canoas, o espetáculo terá como tema Exus e Pombagiras e reunirá músicas de sua trajetória. A iniciativa busca associar a apresentação artística à arrecadação de recursos e alimentos para a manutenção das atividades sociais da associação.
Os ingressos estão disponíveis pela Sympla, na Associação Universalista Luz de Aruanda e com a organização do evento.
Cultura
Rodeio reúne competidores em dois dias de disputas na Semana Farroupilha de Nova Santa Rita

A programação da Semana Farroupilha de Nova Santa Rita terá, nos dias 18 e 19 de setembro, um rodeio no Parque de Eventos Olmiro Brandão. O evento será realizado em parceria com a Associação de Entidades Tradicionalistas (AET) de Nova Santa Rita e contará com disputas em diferentes modalidades de laço.
Na sexta-feira, 18, as atividades começam às 16h, com as modalidades Laço Patrão e Capataz e Laço Individual.
No sábado, 19, a programação inicia às 8h, com disputas nas categorias Laço Senhor, Veterano e Vaqueano; Laço Guri; Laço Piá e Prendinha; Laço Pai e Filho e Pai e Filha; Laço Pai e Piá e Pai e Prendinha; Laço Prenda; Laço Trio; Força A; Força B; e Taça Cidade.
Segundo o prefeito Rodrigo Battistella, o rodeio integra as atividades voltadas à preservação das tradições gaúchas no município.
“A Semana Farroupilha é um momento importante para celebrarmos a nossa cultura e as nossas tradições. O rodeio reúne famílias, participantes e a comunidade em torno de uma atividade que faz parte da identidade do nosso Estado.”
O secretário municipal de Cultura e Turismo, Vagner Silva, destaca a participação da AET na organização do evento.
“Preparamos uma programação que valoriza diferentes aspectos da nossa cultura gaúcha, e o rodeio é uma parte importante dessa celebração. A parceria com a AET Nova Santa Rita fortalece o evento e permite que a comunidade acompanhe de perto as competições e as diferentes modalidades de laço.”
O rodeio faz parte da programação da Semana Farroupilha de Nova Santa Rita, com atividades relacionadas à cultura e às tradições do Rio Grande do Sul.

Eleições 20263 dias atrásConfira os locais de votação que mudaram e os que retornam aos endereços de origem

Habitação1 semana atrásCanoas amplia regularização de imóveis com programa permanente

Clima6 dias atrásCiclone extratropical traz risco de temporais e ventos de até 100 km/h no RS

Educação5 dias atrásGoverno do RS antecipa pagamento do 13º salário dos servidores estaduais
Defesa Civil4 dias atrásGuaíba e Jacuí seguem subindo e água avança sobre ruas de Eldorado do Sul e das Ilhas de Porto Alegre

Clima5 dias atrásTemporal deixa mais de 54 mil pessoas afetadas e danifica 8 mil casas no RS
Defesa Civil5 dias atrásDefesa Civil alerta para elevação do Guaíba nesta quarta-feira; aviso segue até domingo, 4
Transporte5 dias atrásEleições 2026: transporte intermunicipal será gratuito nos dois turnos; confira como vai funcionar





















































