Conecte-se conosco

header-top







 

16/10/2025
 

Educação

Alunos da EMEI Pé de Moleque são agentes por um dia e conscientizam motoristas

Redação

Publicado

em

Alunos da EMEI Pé de Moleque são agentes por um dia e conscientizam motoristas

Alunos da Escola Municipal de Educação Infantil Pé de Moleque participaram de uma ação de educação no trânsito, dentro do Projeto Ruas de Brincar, uma iniciativa da UniRitter com a Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade de Canoas.

Na manhã desta quarta-feira, 9, as crianças foram conduzidas pelas mãos das professoras até a Rua Gildo de Freitas, onde cumpriram a tarefa de serem pequenos agentes durante um dia. Ao lado dos fiscais de trânsito, observavam todos os detalhes da abordagem e, inclusive, entregaram desenhos feitos por eles.

Alunos da EMEI Pé de Moleque são agentes por um dia e conscientizam motoristas

Divulgação

“Essas ações contribuem para a construção de uma cidade mais segura, acessível e acolhedora para todos. A participação ativa da comunidade é essencial para garantir que as intervenções urbanas realmente atendam às demandas locais, promovendo um ambiente mais saudável e inclusivo”, disse a engenheira de Tráfego da SMTM, Marcelle Ribeiro.

Sobre o projeto

O Projeto Ruas de Brincar é uma iniciativa da extensão universitária do Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo da UniRitter, em parceria com a Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade (SMTM) da Prefeitura de Canoas, Global Designing Cities Initiative e a Urban95.

As ações de educação no trânsito englobam os esforços da Política Municipal pela Primeira Infância, instituída pela Lei Municipal 6691/2023.

Educação

Estudante da Ulbra representará o Brasil em Congresso Internacional de Neurologia nos EUA

Redação

Publicado

em

A estudante de Medicina da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), Anna Carolina Silveira, foi selecionada para apresentar seu trabalho, que tem como coautora a também estudante da Ulbra Júlia Oriques Bersch, no Congresso Internacional de Neurologia e Neurociência, em novembro, na Flórida (EUA). Ela será a única brasileira e também a única estudante de Medicina entre os palestrantes do evento.

O estudo foi desenvolvido sob orientação do neurologista e professor da Ulbra William Alves Martins e teve origem no acompanhamento de um caso raro atendido no Centro de Especialidades da Universidade, em Canoas. Durante o estágio curricular em Pediatria, Anna Carolina acompanhou uma criança diagnosticada com a síndrome do cromossomo 14 em anel, condição genética descrita pela primeira vez em 1971 e com pouco mais de 80 registros relatados mundialmente até hoje.

O trabalho foi desenvolvido em parceria pelas estudantes Anna e Júlia. As duas realizaram um amplo levantamento na literatura científica, analisando os 13 artigos existentes até o momento sobre o assunto, que serviram de base para a pesquisa. Júlia ficou encarregada da leitura e do resumo desses estudos, compondo a fundamentação teórica, enquanto Anna assumiu a redação e o relato do caso, tornando-se a autora principal e responsável por apresentar o trabalho no congresso.

Síndrome do cromossomo 14 em anel

 De acordo com publicações científicas internacionais, a síndrome pode causar epilepsia de difícil controle, deficiência intelectual, traços de autismo, alterações imunológicas e infecções de repetição. Outros sintomas descritos são atraso no desenvolvimento, hipotonia e problemas oculares.

Por sua raridade, cada novo relato clínico é considerado valioso, pois contribui para ampliar o conhecimento médico e orientar futuros diagnósticos e tratamentos.“Durante meu estágio curricular obrigatório em Pediatria, acompanhei o caso de uma criança com essa condição rara. Esse envolvimento me motivou a aprofundar o tema e desenvolver um trabalho científico em forma de relato de caso associado a revisão de literatura. Cada descrição clínica contribui para acrescentar uma nova peça no quebra-cabeça da doença”, contou Anna Carolina.

Relevância internacional

Para o professor e neurologista William Alves Martins, orientador da pesquisa, a participação da estudante representa muito mais do que uma conquista pessoal. “No caso da síndrome do cromossomo 14 em anel, compartilhar observações clínicas, como a epilepsia grave, e genéticas não apenas amplia a compreensão global sobre esse distúrbio, mas também instiga novas perguntas: há padrões que possam orientar diagnóstico precoce ou manejo terapêutico? A cirurgia da epilepsia pode ser uma opção?”, relatou.

Ele ainda destaca que “quando estudantes mergulham em pesquisas clínicas, exercitam sua curiosidade como motor da aprendizagem e também uma postura investigativa crítica, essencial ao bom médico e cientista. Para a ciência, esse olhar fresco e curioso dos estudantes é muitíssimo valioso, pois ideias inovadoras muitas vezes surgem da inquietação de quem ainda não está preso a paradigmas e dogmas.”

A conquista também leva a Universidade, junto da estudante, para um um cenário de relevância internacional. De acordo com o professor, “é o reflexo de uma cultura acadêmica que valoriza a curiosidade investigativa como alicerce do ensino e da ciência. Para a Ulbra, é a confirmação de que estimular o olhar questionador dos estudantes gera frutos que alcançam o cenário global.”

Congressos internacionais de neurologia reúnem especialistas de todo o mundo para compartilhar descobertas recentes, debater diagnósticos complexos e discutir terapias inovadoras. Mais informações sobre o congresso estão no link: https://neurologyconference2025.com

Trajetória acadêmica

 Anna Carolina Santos da Silveira é estudante no penúltimo ano do curso de Medicina na Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), em Canoas (RS). Tem forte interesse em Neurologia e dedicação à pesquisa científica. Já contribuiu com mais de 120 publicações em congressos, periódicos e capítulos de livros, tanto no Brasil quanto no exterior.

Além disso, atua em grupos de pesquisa e desenvolve projetos relacionados à Neurologia e áreas correlatas.

Continuar a ler

Educação

EMEF Jacob Longoni celebra Semana da Criança com o Dia do Brega nesta quinta

Redação

Publicado

em

EMEF Jacob Longoni celebra Semana da Criança com o Dia do Brega nesta quinta

Nesta quarta-feira, 15, a EMEF Jacob Longoni realizou o Dia do Brega, em comemoração à Semana da Criança. Durante o recreio no turno da manhã, os alunos puderam dançar, ouvir música e participar de atividades integrativas entre professores e alunos.

O objetivo da ação era que todos fossem à escola com roupas coloridas, diferentes e criativas que normalmente não usariam no dia a dia.

Uma das alunas, Sofia Teixeira Soares, de 11 anos e estudante do sexto ano, inovou com uma peruca: “eu escolhi sozinha a minha roupa, peguei várias peças diferentes e escolhi também uma peruca e óculos de sol para ficar diferente”.

Já a aluna do terceiro ano, Giovana Cavalheiro, de nove anos explicou: “Eu vim com essa meia de quando eu tinha três anos, que tá até furada no dedão, mas ainda serve e é bem colorida”.

Continuar a ler

Educação

Governo do RS anuncia uniformes escolares para professores da rede estadual em 2026

Redação

Publicado

em

Em comemoração ao Dia do Professor, o governo do estado anunciou a distribuição de uniformes escolares para os professores da Rede Estadual no ano letivo de 2026, com investimento de R$ 6 milhões. É a primeira vez que o Estado oferece uniformes aos docentes, atendendo a um pedido das equipes escolares após a entrega dos uniformes aos estudantes. Além disso, o governo já havia aprovado o pagamento do 14º salário por metas alcançadas. Serão beneficiados professores, orientadores, supervisores, vice-diretores e diretores das escolas estaduais.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques