Conecte-se conosco

header-top

 






 

15/10/2024
 

Saúde

Setembro Vermelho traz a importância de cuidarmos das doenças cardiovasculares

Redação

Publicado

em

Setembro Vermelho traz a importância de cuidarmos das doenças cardiovasculares

As doenças cardiovasculares são a maior causa de mortes no Brasil e no mundo. O Setembro Vermelho é uma campanha criada pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), para alertar sobre a necessidade de preveni-las e tratá-las.

O cardiologista do Hospital Divina, da Rede de Saúde da Divina Providência, Cristian Rafael Sloczinski, alerta a população sobre a importância da realização de uma avaliação cardiológica de rotina, até mesmo em pacientes assintomáticos. “E esse cuidado com um cardiologista é fundamental para a sua saúde. E envolve oito princípios”, explica o médico.

Oito princípios para a prevenção de doenças cardiovasculares:

  • controle da pressão arterial;
  • controle do colesterol;
  • controle do açúcar, ou seja, do diabetes ou do pré-diabetes;
  • controle do tabagismo;
  • controle do consumo de álcool;
  • controle do sedentarismo com a prática de, pelo menos, 150 minutos de atividade física na semana;
  • controle do peso, manter um peso adequado;
  • realização de exames cardiológicos periódicos, como o eletrocardiograma de repouso, teste ergométrico (teste da esteira) e o ecocardiograma transtorácico, claro que individualizados para cada caso.

Para Cristian é muito importante a realização de uma avaliação com o cardiologista.

“Existem, hoje, diversos exames e ferramentas diagnósticas, que permitem a detecção precoce de doenças até mesmo em pacientes sem sintomas. E assim, conseguimos realizar um tratamento adequado e precoce. Atualmente, a cardiologia evoluiu muito e nós conseguimos oferecer um tratamento muito avançado, diferente do passado”, justifica o profissional.

No Brasil, as doenças cardiovasculares representam cerca de 30% dos óbitos anuais. No mundo, são responsáveis por 32% de todos os óbitos. Elas correspondem a mais que o dobro de mortes de todos os tipos de câncer juntos.

Sintomas

As doenças cardiovasculares podem apresentar diversos sintomas, dependendo da condição específica, e nem sempre se manifestam logo no início. Confira alguns deles:

  • dor no peito;
  • dor em outros locais, como braços, ombro esquerdo, mandíbula ou costas;
  • falta de ar;
  • tontura e desmaios;
  • dormência na face, braços ou pernas, especialmente em um lado do corpo;
  • cansaço;
  • dificuldade para enxergar;
  • dificuldade para andar.

Outras manifestações incluem: náuseas e vômitos, palidez, batimentos cardíacos mais rápidos ou lentos, pontas dos dedos azuladas. As doenças cardiovasculares podem ter causas genéticas ou estar relacionadas a hábitos que favorecem o seu surgimento.

Saúde

Dia Mundial da Alimentação terá oficina de educação alimentar e distribuição de mudas e hortaliças na Estação La Salle/Canoas

Redação

Publicado

em

Dia Mundial da Alimentação terá oficina de educação alimentar e distribuição de mudas e hortaliças na Estação La SalleCanoas

Para marcar o Dia Mundial da Alimentação, celebrado quarta-feira, 16, a Prefeitura de Canoas, por meio do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional (Consean), promove oficinas de educação alimentar e distribuição de mudas e hortaliças. A atividade ocorrerá na Estação La Salle / Canoas será em frente à loja da Economia Solidária, das 9h às 14h.

Além de fiscalizar as ações de segurança alimentar do município, o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional tem o papel de promover atividades para divulgar o direito humano à alimentação adequada.

Sobre a data

O Dia Mundial da alimentação é celebrado anualmente e foi instituído pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). O objetivo da dessa data é chamar atenção para a importância de uma alimentação adequada e sustentável

Continuar a ler

Saúde

Hospitais Divina e Independência receberam recertificação de excelência da ONA

Redação

Publicado

em

Hospitais Divina e Independência receberam recertificação de excelência da ONA

A acreditação Nível 3 é concedida pela ONA às organizações que atendem aos padrões e requisitos de segurança do paciente, gestão integrada e excelência em gestão.

Os hospitais Divina e Independência, da Rede de Saúde da Divina Providência, alcançaram o nível máximo de Excelência de Acreditação da Organização Nacional de Acreditação (ONA), a ONA Nível 3. A oficialização da recertificação foi na quinta-feira, 10.

Critérios de segurança

Na análise, são avaliados critérios de segurança, gestão integrada dos processos e excelência em gestão, demonstrando os ciclos de melhorias e maturidade institucional.

Com foco na segurança do paciente e melhoria contínua dos processos, as instituições passaram por uma avaliação detalhada, pelo Grupo IBES, por meio de sua equipe de avaliadores habilitada pela ONA.

Os profissionais buscaram evidências de conformidade com os padrões do Manual Brasileiro de Acreditação nas diversas áreas, incluindo a gestão organizacional, a qualidade e a segurança na assistência prestada.

De acordo com o superintendente Técnico da ONA, Péricles Cruz, a certificação de uma organização de saúde por meio da acreditação é um reconhecimento de que a instituição atende aos rigorosos padrões que a metodologia exige. Em mais de 20 anos de atuação, a ONA já certificou várias Organizações de saúde.

Desde 2021, o HD e o HI possuem o nível máximo na avaliação da ONA. O Nível 1 tem como foco padrões e requisitos que envolvem segurança, o Nível 2 é dedicado aos processos e à gestão integrada, e o Nível 3 atesta a excelência em gestão.

Continuar a ler

Saúde

Expedição Novos Sorrisos estende temporada em Canoas e busca voluntários

Redação

Publicado

em

Expedição Novos Sorrisos estende temporada em Canoas e busca voluntários

A Expedição Novos Sorrisos, programa social que oferece atendimento de saúde bucal à população, retorna a Canoas a partir de 15 de outubro, com uma nova fase voltada ao atendimento da população que já buscou uma oportunidade no início da ação.

Equipada com dois consultórios odontológicos, a unidade móvel estará aberta novamente na Praça Cônego Lotário Steffens, onde permanecerá até o final do mês.

Sobre a ação

A ação, que já atendeu 277 pacientes e teve 412 procedimentos realizados desde sua chegada à cidade em agosto, teve grande adesão, e todas as vagas de atendimento foram preenchidas.

“O voluntariado é o coração do nosso programa. Desde o início das nossas atividades no Rio Grande do Sul, contamos com a colaboração de 6 dentistas locais que doaram seu tempo, ampliando nossa rede de solidariedade. Agora, queremos dar continuidade a esse movimento, com mais profissionais engajados”, afirma Raphaela Borba, diretora de Responsabilidade Social da Neodent, empresa responsável pela ação.

A iniciativa oferece uma oportunidade de fazer a diferença na vida das pessoas, especialmente após as enchentes que atingiram duramente a região. Para participar como voluntário, basta acessar o site, consultar os requisitos legais para o trabalho voluntário e preencher o formulário de inscrição.

O programa já percorreu diversas cidades brasileiras, levando atendimento a quem mais precisa e reforçando a importância dos cuidados com a saúde bucal.

“Com o sucesso dos atendimentos e a alta demanda, nosso objetivo é continuar contribuindo com a democratização do acesso, agora com foco maior no envolvimento de mais voluntários da comunidade local”, conclui Raphaela.

Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm