Saúde
Setembro Vermelho traz a importância de cuidarmos das doenças cardiovasculares

As doenças cardiovasculares são a maior causa de mortes no Brasil e no mundo. O Setembro Vermelho é uma campanha criada pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), para alertar sobre a necessidade de preveni-las e tratá-las.
O cardiologista do Hospital Divina, da Rede de Saúde da Divina Providência, Cristian Rafael Sloczinski, alerta a população sobre a importância da realização de uma avaliação cardiológica de rotina, até mesmo em pacientes assintomáticos. “E esse cuidado com um cardiologista é fundamental para a sua saúde. E envolve oito princípios”, explica o médico.
Oito princípios para a prevenção de doenças cardiovasculares:
- controle da pressão arterial;
- controle do colesterol;
- controle do açúcar, ou seja, do diabetes ou do pré-diabetes;
- controle do tabagismo;
- controle do consumo de álcool;
- controle do sedentarismo com a prática de, pelo menos, 150 minutos de atividade física na semana;
- controle do peso, manter um peso adequado;
- realização de exames cardiológicos periódicos, como o eletrocardiograma de repouso, teste ergométrico (teste da esteira) e o ecocardiograma transtorácico, claro que individualizados para cada caso.
Para Cristian é muito importante a realização de uma avaliação com o cardiologista.
“Existem, hoje, diversos exames e ferramentas diagnósticas, que permitem a detecção precoce de doenças até mesmo em pacientes sem sintomas. E assim, conseguimos realizar um tratamento adequado e precoce. Atualmente, a cardiologia evoluiu muito e nós conseguimos oferecer um tratamento muito avançado, diferente do passado”, justifica o profissional.
No Brasil, as doenças cardiovasculares representam cerca de 30% dos óbitos anuais. No mundo, são responsáveis por 32% de todos os óbitos. Elas correspondem a mais que o dobro de mortes de todos os tipos de câncer juntos.
Sintomas
As doenças cardiovasculares podem apresentar diversos sintomas, dependendo da condição específica, e nem sempre se manifestam logo no início. Confira alguns deles:
- dor no peito;
- dor em outros locais, como braços, ombro esquerdo, mandíbula ou costas;
- falta de ar;
- tontura e desmaios;
- dormência na face, braços ou pernas, especialmente em um lado do corpo;
- cansaço;
- dificuldade para enxergar;
- dificuldade para andar.
Outras manifestações incluem: náuseas e vômitos, palidez, batimentos cardíacos mais rápidos ou lentos, pontas dos dedos azuladas. As doenças cardiovasculares podem ter causas genéticas ou estar relacionadas a hábitos que favorecem o seu surgimento.
Saúde
Após protesto, Prefeitura e Sindisaúde criam comissão de acompanhamento da Saúde em Canoas

A Prefeitura de Canoas informou que o prefeito Airton Souza conversou com todos os manifestantes que protestaram em frente ao Paço Municipal na manhã desta quarta-feira, 12, e recebeu uma comitiva de 20 representantes dos trabalhadores para ouvi-los e apresentar a eles as medidas que a administração municipal está tomando.

Profissionais de saúde protestam por atrasos no salário
Em nota, a Prefeitura reitera que efetuou a transferência integral para as empresas gestoras, de todos os valores referentes à folha de pagamento dos trabalhadores dos três hospitais que atuam no município na data correta, 7 de março.
Ainda, que a administração municipal está averiguando o motivo destes valores não terem sido repassados pela empresa gestora aos funcionários do Hospital de Pronto-Socorro.
Pedido do Sindisaúde
Segundo a gestão municipal, na reunião foi acolhido o principal pedido do Sindisaúde: a criação de uma comissão, formada por funcionários representantes dos hospitais Nossa Senhora das Graças, Pronto-Socorro e Universitário, Centro de Atendimento Psicossocial (Caps) e Serviço Municipal de Atendimento de Urgência (Samu), para fazer o acompanhamento regular das questões da Saúde junto à Prefeitura.
Os nomes dos integrantes da comissão serão indicados pelos próprios funcionários, em articulação com o Sindisaúde/RS. Após a confirmação, pelo sindicato, dos nomes indicados para comporem o grupo, a administração municipal publicará o decreto criando a comissão.
Saúde
Em reforma, Hospital de Pronto Socorro de Canoas recebe doação de materiais hospitalares

O Hospital de Pronto Socorro de Canoas (HPSC) recebeu uma doação de equipamentos da fabricante de equipamentos e cabos ópticos Furukawa para o esforço de reconstrução após os danos causados pelas enchentes de maio de 2024.
A empresa, reconhecida por seu compromisso social, garantiu à instituição 80 colchões hospitalares e três marca-passos, contribuindo para a retomada dos atendimentos com mais estrutura e qualidade.
A iniciativa reforça a importância do apoio do setor privado para garantir que o hospital volte a atender a população de Canoas e região com a segurança e eficiência necessárias.
“Estamos trabalhando para reconstruir o prédio do HPSC e colocá-lo novamente à disposição para o atendimento da comunidade, e o apoio da iniciativa privada é importantíssimo e muito bem-vindo”, afirma o prefeito Airton Souza. “Nós somos muito gratos por essa doação e a ajuda da Furukawa.”
O diretor administrativo do HPSC, Marcelo Elísio Oliveira, também agradeceu a empresa pela solidariedade: “cada doação recebida tem um impacto significativo na nossa missão de reconstruir o HPSC e garantir um atendimento digno e humanizado. A generosidade da Furukawa demonstra o quanto a solidariedade pode acelerar esse processo e beneficiar diretamente quem mais precisa. Seguimos trabalhando para reerguer o hospital e devolver à comunidade um serviço essencial à saúde pública.”
Parceria
A parceria entre o hospital e empresas comprometidas com a responsabilidade social é essencial para garantir que a saúde da população seja restabelecida com a estrutura necessária. A entrega oficial dos materiais acontece nos próximos dias, marcando mais um avanço na recuperação da instituição.
“A doação de equipamentos hospitalares após essa grande enchente vai além do simples ato de solidariedade. É um ato de responsabilidade social que beneficia a população e reforça o papel da companhia no comprometimento com a sociedade. Estamos muito felizes em poder contribuir nessa oportunidade”, acrescenta Mauro Ferreira do Nascimento, gerente geral de Gestão de Talentos da Furukawa.
Saúde
Hospital Universitário de Canoas inicia mutirão de cirurgias em plano para redução de filas

O Hospital Universitário (HU) de Canoas deu início na quinta-feira, 6, a um mutirão de cirurgias eletivas que atenderá, até o final do ano, mil pacientes que aguardam na fila pelos procedimentos. A ação integra o Plano Estadual de Redução das Filas (PERF), pelo Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE) – Componente Cirurgias, e faz parte de um conjunto de medidas viabilizadas pela administração municipal para reduzir a demanda reprimida na saúde do Município.
De acordo com a resolução n.º 022/25 da Comissão Intergestores Bipartite/RS (CIB/RS), publicada pela Secretaria Estadual da Saúde, o programa vai destinar R$ 2.367.304,25 em recursos federais para a realização dos procedimentos no HU.
Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, serão realizadas cem cirurgias já no mês de março, e a meta é realizar um total de 400 até junho e mil até dezembro.
Inicialmente, serão contemplados pacientes que precisam de cirurgias do aparelho digestivo, órgãos anexos e parede abdominal: colecistectomia, colecistectomia videolaparoscópica, hernioplastia epigástrica, hernioplastia incisional, hernioplastia inguinal/crural (unilateral) e hernioplastia umbilical.
A Secretaria Estadual da Saúde está realizando um levantamento para a inclusão de outras especialidades no PMAE e, em caso positivo, o HU atualizará a programação de cirurgias de acordo com a nova lista.
- Policial7 dias atrás
Juiz do trabalho de Canoas tem R$ 20 milhões de bens bloqueados por suspeita de fraude de leilões
- ENCHENTE RS7 dias atrás
Governo do RS prorroga estado de calamidade pública da enchente por mais 90 dias
- Esporte1 semana atrás
Abertas inscrições do Programa Movimenta Canoas e Escola de Esportes
- Cultura6 dias atrás
Documentário “Mulheres Visíveis Kaingang”: Um Olhar Necessário Sobre a Luta Indígena Feminina é lançado
- Saúde7 dias atrás
Em reforma, Hospital de Pronto Socorro de Canoas recebe doação de materiais hospitalares
- Geral1 semana atrás
Obra do dique do bairro Mato Grande está 14% concluída, diz Prefeitura
- Transporte6 dias atrás
Vereadores de Canoas aprovam lei para que ônibus tenham assentos cor de rosa para inibir assédio
- Comunidade7 dias atrás
Secretaria oferece apoio para confecção de currículo e emissão de Título de Eleitor a jovens canoenses