Empresas & Negócios
Fórum das Entidades ganha personalidade jurídica para ampliar trabalho de duas décadas

Nesta segunda-feira, 12, foi realizado o Fórum das Entidades, que atua há mais de duas décadas em Canoas. O encontro reuniu as principais entidades empresariais da cidade, que ganhou representação jurídica.
Durante o encontro foi constituída oficialmente constituída uma associação, sem fins lucrativos, formada por empresas, entidades de classe, instituições de ensino e demais instituições com papel social.
Foram eleitos:
Presidente: Maria Isabel Bodini (OAB)
Vice-presidente: Éverton Netto (CDL)
1º tesoureiro: Shirley Panizzi (Cics)
2º tesoureiro: Jerri Bertoni (Consepro)
1º secretário: Maria Regina Ronchetti (ABO)
2º secretário: Paulo Nader (Somedica)
Conselheiros:
1º – Denério Neumann (Sindilojas)
2º – Mário Viezzer (Sindigeneros)
3º – Heliomar Rosa (Seaca)
Conselheiros Suplentes:
1º – Thomas Heimann (Ulbra)
2º – Renaldo Souza (La Salle)
3º – Viviane lottici (Associ)
Principais objetivos:
– Estímulo da consciência da sociedade para as potencialidades do município;
– Luta pelo fortalecimento da atividade empresarial;
– Estímulo ao empreendedorismo;
– Defesa da economia de mercado, sob os marcos da livre iniciativa e da liberdade econômica.
“Agora nosso Forum está oficializado. Estamos formalizando um trabalho que existe há mais de duas décadas. O objetivo é seguirmos firmes no encaminhamento de propostas sugestões e críticas construtivas ao poder público, representando, sempre, os interesses da classe empresarial e da sociedade civil como um todo”, disse a presidente eleita Maria Isabel.
Entidades que fazem parte:
- CICS
- CDL
- CONSEPRO
- CREA
- SEACA
- SINDIGENEROS
- SIMECAN
- SINDICATO DOS CONTABILISTAS
- SINDILOJAS
- SOMEDICA
- ACCS
- ASSOCI
- ABO
- OAB
- UNIVERSIDADE LA SALLE
- ULBRA
Empresas & Negócios
Reunião do Fórum das Entidades discute revisão do Plano Diretor, novas adesões e demandas institucionais

Uma reunião realizada no dia 6 de abril, em Canoas, reuniu representantes de entidades locais para discutir demandas institucionais, planejamento urbano e a ampliação da participação de organizações no debate público do município.
O encontro ocorreu das 12h às 14h, na sede do CREA, localizada na Avenida Victor Barreto, e contou com diferentes pautas voltadas ao desenvolvimento da cidade e à articulação entre entidades.
Entre os destaques da reunião esteve a participação do deputado Delegado Zucco, que realizou visita ao Fórum a pedido próprio. Durante o encontro, ele se colocou à disposição das entidades para auxiliar na condução de demandas de interesse do município no âmbito de sua atuação parlamentar. Outro ponto abordado foi a apresentação da secretária de Desenvolvimento Urbano, Joceane Gaspareto, que tratou do início dos estudos para a revisão do Plano Diretor. Segundo discutido, o processo pode trazer impactos em diferentes áreas, como a Lei da Liberdade Econômica, o Código de Obras e a legislação tributária. Também foi sinalizada a possibilidade de participação das entidades do Fórum na construção e elaboração de propostas relacionadas ao tema.
A reunião incluiu ainda a apreciação e votação de pedidos de ingresso de novos associados, entre eles a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e o Banco de Alimentos, que estavam aptos para análise. Por fim, foram tratados assuntos gerais de interesse das entidades participantes, reforçando o caráter do encontro como espaço de articulação e encaminhamento de pautas locais.
Empresas & Negócios
BNI lança grupo em Canoas no dia 12 de novembro
Empresas & Negócios
Ativação imersiva da Coca-Cola FEMSA Brasil leva o público para dentro do ciclo das garrafas retornáveis

A utilização de garrafas retornáveis é um modelo que fomenta a economia circular, proporcionando mais sustentabilidade na cadeia de consumo, porém o ciclo desse tipo de embalagem ainda gera dúvidas no público. A partir disso, a Coca-Cola FEMSA Brasil, maior fabricante do Sistema Coca-Cola no país, idealizou a ação itinerante “Da fábrica para a sua mesa!”, um circuito com foco em educação ambiental, composto por jogos e espaços interativos para explicar todo o curso desses produtos. No último final de semana, a ação foi realizada na Praça México, Zona Norte de Porto Alegre.
Na ativação, o público conferiu toda a jornada das garrafas retornáveis, que além do benefício ambiental, proporcionam economia financeira aos consumidores. Iniciando pela retirada dos recipientes em uma simulação real de estabelecimento, o circuito segue por um game com o carregamento dos caminhões e o retorno às unidades operacionais, seguindo com as etapas de inspeção, higienização e envase do produto, e finalizando na nova disponibilização dos refrigerantes nos pontos de venda. A próxima ação será realizada em São Paulo, nos dias 12 e 13 de outubro.
Os retornáveis fazem parte da estratégia da Coca-Cola FEMSA Brasil na frente de Economia Circular, que também envolve gestão de resíduos e utilização de resina reciclada, entre outras atuações.
“A economia circular é um pilar fundamental para a Coca-Cola FEMSA Brasil. Por isso, para além das nossas próprias práticas, sempre buscamos as melhores formas de disseminar o tema. Unindo ações lúdicas à educação ambiental, essa ativação contribui na conscientização sobre sustentabilidade e aproxima o público de um importante modelo de consumo”, afirma Fabiana Taislam, Head de Comunicação Externa e ESG da companhia.

Concursos6 dias atrásConcurso da Polícia Penal do RS abre 213 vagas com provas previstas para agosto de 2026

Economia4 dias atrásPIS/Pasep 2026 começa a ser pago para nascidos em maio e junho nesta sexta-feira, 15
Assistência Social4 dias atrásCanoas promove sessão gratuita com exibição do último capítulo de “Três Graças” nesta sexta-feira

Habitação6 dias atrásPrefeitura de Canoas entrega 70 matrículas de regularização fundiária nesta quarta-feira, 13

Educação1 semana atrásPatrícia Alba (MDB) se coloca à disposição para intermediar diálogo entre Prefeitura de Canoas e professores

Educação7 dias atrásProfessores da rede municipal de Canoas mantêm greve após rejeitarem nova proposta
Feminicídio1 semana atrásRS registra o 33º caso de feminicídio em 2026 após jovem de 22 anos ser morta em Porto Alegre

Policial5 dias atrásHomem é preso em São Leopoldo por armazenamento de material de abuso sexual infantojuvenil
























































