Conecte-se conosco

header-top


 






 

21/11/2024
 

Eleições 2024

Executiva do MDB de Canoas decidirá se Mossini será ou não candidato a prefeito

Redação

Publicado

em

O Movimento Democrático Brasileiro (MDB) fez a convenção do partido em Canoas no dia 26 de julho, às 21 horas, na sede da sigla na cidade.

Na ocasião, foi confirmada uma nominata de 23 candidatos e candidatas a vereador para as eleições municipais de 2024.

O pleito ocorre no dia 6 de outubro em todo o país e elegerá prefeitos e vereadores em todos os 5.565 municípios brasileiros.

Entretanto, o máximo de candidatos por nominata em Canoas é de 22 por partido. O nome extra foi adicionado porque os filiados ao MDB deram poderes à Comissão Executiva do partido na cidade para fazer ou não coligações com outros partidos, ou então lançar candidatura própria.

Caso tenha candidatura própria, Cezar Mossini será o candidato a prefeito. Caso contrário, o vereador concorrerá à reeleição para um quarto mandato na Câmara de Vereadores, e a comissão retirará um dos outros nomes já aprovados para a disputa.

Nominata de candidatos a vereador do MDB

  • Anselmo Ferreira Rodrigues
  • Antonio Tossim Gomes
  • Ari Campos
  • Cezar Paulo Mossini
  • Geraldo Hayet Machado
  • José Carlos Claudino (Canhoto)
  • João Carlos de Souza Neto
  • José Fernando Gaforelli
  • Jorge Luiz Rech Lopes
  • Lucimar Rodrigues
  • Marco Giovani dos Santos Cavalheiro
  • Marcos Rogério dos Anjos
  • Paulo Ricardo da Silva Oliva
  • Paulo dos Santos Moreira
  • Quéfren de Souza Marques
  • Thiago Ribeiro Caetano
  • Ana Cristina da Silva
  • Daiane Fraga Savian Silva
  • Josélia do Carmo Borowsky
  • Maria de Lurdes de Assis
  • Maria Elisabete da Silva
  • Patricia Lemes Bueno
  • Shayane Assis dos Santos

Eleições 2024

Divulgados os nomes dos primeiros Secretários do governo eleito de Canoas

Redação

Publicado

em

Divulgados os nomes dos primeiros Secretários do governo eleito de Canoas

Nesta terça-feira, 19, o prefeito eleito de Canoas, Airton Souza e o vice-prefeito, Rodrigo Busato, divulgaram os dois primeiros nomes que integrarão o futuro governo municipal a partir de janeiro.

Rossano Gonçalves assumirá como Secretário de Governo, e Major Alberto Rocha como Secretário de Segurança.

“Muito me orgulha chegar neste momento de anunciar os dois primeiros nomes que vão fazer estar ao meu lado. Este é o início de uma nova era em Canoas. A era das boas notícias!”, celebra Airton Souza.

Rodrigo Busato, vice prefeito, também comemorou o momento.

“Eu estou muito feliz e orgulhoso deste momento, em teu nome Airton. Faz a gente ver que lá atrás fizemos a escolha certa de apoiar este projeto, aquele que acreditamos ser o melhor para Canoas. Quando temos a missão que nós temos, com o tamanho desse desafio que é reconstruir Canoas, ter pessoas com essa experiência ao nosso lado é fundamental.”

Rossano, que hoje é o responsável pelo Governo de Transição, agradeceu pela confiança.

“Minha vida foi feita de desafios, e eu vim para cá para construir uma proposta e um projeto, e agora vem o mais importante: colaborar com muita lealdade para seguir construindo este projeto que a população escolheu. Trabalharemos para trazer soluções para o nosso prefeito e para a cidade de Canoas”, afirma.

Major Alberto Rocha retorna ao cargo e projeta os primeiros passos.

“Quando estive à frente da secretária em Canoas, realizamos 343 operações integradas entre as forças de segurança municipal, estadual e federal. Este é um dos primeiros movimentos que queremos fazer, que o nosso prefeito já sinalizou a vontade. Além disso, temos o compromisso de construir uma nova sede para a Brigada Militar no bairro Mathias Velho”, projeta o Major Alberto Rocha.

Airton já deu uma primeiro missão para o novo secretário de Segurança.

“Precisamos encontrar formas de incentivar e valorizar os policiais que atuam no município”, destacou o prefeito.

O Presidente estadual do Partido Liberal, o Deputado Federal Giovani Cherini, esteve presente no momento.

“Me honra muito estar nessa mesa onde a grande esperança de Canoas começa a tomar corpo. É uma fase importante e todos tem participação nisso. Uma prefeitura como Canoas precisa de experiência e paciência, e isso o Airton e o Rodrigo tem muita”, completa.

Sobre Major Alberto Rocha

Retorna ao cargo de Secretário de Segurança de Canoas, onde esteve à frente da pasta entre os anos de 2018 e 2020. Formado em Ciências Jurídicas e Sociais pela ULBRA, Rocha é atual Secretário de Segurança de Esteio, onde está desde 2021.

Entre as várias atividades na área da segurança que Rocha carrega em seu currículo de mais de 40 anos, está a passagem pelo Palácio Piratini, entre 2008 e 2010, onde foi Chefe da Divisão de Inteligência da Casa Militar do Rio Grande do Sul, no Gabinete da Governadora.

Sobre Rossano Dotto Gonçalves

É natural de São Gabriel, onde foi cinco vezes prefeito. Como gestor municipal, foi pioneiro na adoção do Piso Nacional do Magistério e modernização pedagógica, elevando São Gabriel ao maior IDEB do Centro-Oeste gaúcho.

Criou o Pronto Atendimento 24 Horas, unidades de saúde e moradias populares, além de apoiar o setor industrial e o agronegócio. Presidente de importantes associações regionais, atualmente é vice-presidente do Partido Liberal no Rio Grande do Sul, tendo recentemente coordenado as campanhas vitoriosas para as prefeituras de São Gabriel e Canoas.

Continuar a ler

Eleições 2024

Airton Souza se manifesta sobre decisão do STJ que mantém condenação

Redação

Publicado

em

Airton Souza (PL) é eleito Prefeito de Canoas

A segunda turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou, nesta terça-feira, 12, os embargos de declaração que Airton Souza (PL), prefeito eleito de Canoas, apresentou para tentar derrubar as sentenças de condenação por improbidade administrativas que foram dadas em 1ª e 2ª instâncias.
Momentos depois da decisão, diante da repercussão e dúvidas em relação a sua posse em 1º de janeiro de 2025, o prefeito eleito emitiu nota onde diz que o processo ainda não transitou em julgado (não chegou ao seu fim) e que não altera o resultado da eleição. Airton diz, ainda, que está tranquilo e que os trabalhos de transição de governo seguem. Veja a nota na íntegra abaixo:

“1. A decisão desta terça-feira (12) em nada altera o resultado da eleição e da vontade soberana dos canoenses. Minha candidatura foi homologada pela Justiça Eleitoral porque sou ficha limpa — e continuo sendo.

2. O processo ainda não transitou em julgado, ou seja, ainda não terminou e a minha defesa ingressará com os recursos cabíveis para que a verdade prevaleça. Jamais agi de má-fé, prova disso que o próprio Tribunal de Justiça frisou o fato de não haver dolo na ação, muito menos enriquecimento ilícito. Por esse motivo, confio que mais cedo ou mais tarde a Justiça será feita.

3. Tenho a tranquilidade em dizer que a vontade majoritária dos canoenses será respeitada. Conquistamos uma vitória legítima, tanto em 1º, quanto em 2º turno. Os trabalhos do grupo de transição estão ocorrendo e, a partir de janeiro, iniciaremos as transformações que nossa cidade tanto precisa.

Atenciosamente,
Airton Souza, vereador e prefeito eleito de Canoas”

Continuar a ler

Eleições 2024

Reunião com equipes de transição definiu prazo de dez dias para que atual gestão responda pedidos da futura

Redação

Publicado

em

Reunião com equipes de transição definiu prazo de dez dias para que atual gestão responda pedidos da futura

Nesta segunda-feira, 4, aconteceu, no Paço Municipal, a primeira reunião para transição da Administração Municipal. O encontro contou com a participação dos representantes da atual administração – Aristeu Ismailow, Daniele Ilha e Jéssica Estraich – e da futura gestão.

10 dias para gestão atual responder pedidos

Presente no início da reunião, o prefeito Jairo Jorge pontuou melhorias definidas para o período de transição.

“Desta vez, definimos um prazo de 10 dias para que a atual gestão responda os pedidos de informação da futura gestão. Desta forma, garantimos que todas as informações serão passadas em tempo hábil”, explicou o prefeito.

De acordo com o coordenador da Comissão de Transição, Rossano Gonçalves, a primeira reunião foi tranquila.

“Este primeiro momento foi de solicitações de informações e recebemos a garantia de que elas nos serão dadas. É a partir do que recebermos que vamos coordenar a criação dos novos grupos de trabalho”, explica.  “Até lá, vamos trabalhar internamente, organizar e dialogar também com o prefeito eleito, Airton Souza, e com o vice, Rodrigo Busato. Quando tivermos tudo em mãos, se dará o próximo passo”, afirma. “Estamos muito otimistas), completa.

Ao final da reunião, foi definido como se dará a continuidade do processo de transição, conforme explicou Aristeu Ismailow.

“A partir do dia de hoje, oficialmente, nós demos início à transição governamental entre a gestão atual, que termina seus trabalhos em 31 de dezembro de 2024, e a nova gestão, cujas atividades começam a partir de 1° de janeiro de 2025. A partir de agora, os próximos passos serão tratados todos por e-mail e, se houver alguma necessidade mais urgente de uma reunião presencial, vai ser marcado entre as equipes”, concluiu Ismailow.

Continuar a ler
publicidade
Graduação Lasalle

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm