Conecte-se conosco

header-top







 

06/02/2026
 

Esporte

Vôlei feminino estreia em Paris com vitória sobre o Quênia

Redação

Publicado

em

A estreia da seleção feminina de vôlei na Olimpíada de Paris foi contra o Quênia, considerado o time mais fraco do torneio. O Brasil fez valer a superioridade e não teve problemas para chegar à primeira vitória na competição nesta segunda-feira, 29.

No primeiro set, após um início equilibrado, o Brasil se distanciou no placar, com muitos erros das quenianas. A vitória na parcial veio por 25 a 14.

No segundo set, o Quênia começou melhor, mas logo as brasileiras retomaram a dianteira no marcador, contando com pontos de bloqueio e aproveitamento nos contra-ataques. Após 19 minutos, o Brasil fechou a segunda parcial em 25 a 13.

O terceiro set seguiu o roteiro. Na reta final do jogo, o técnico José Roberto Guimarães aproveitou para dar rodagem a outras jogadoras do elenco. A central Diana emendou uma sequência de três bloqueios. A ponteira Júlia Bergmann, mais uma que veio do banco, fechou em 25 a 12, o jogo em 3 sets a 0, depois de apenas 1 hora e 4 minutos de partida.

Os números de bloqueio ajudam a entender a superioridade brasileira em quadra: foram 16 contra apenas 3 das adversárias. A central Carol foi a principal bloqueadora em quadra, com 5 acertos, e marcou 13 pontos no total. Ela empatou com a oposta Rosamaria no posto de maior pontuadora da partida.

O Brasil lidera o grupo B, à frente da Polônia nos critérios de desempate. O próximo jogo da seleção brasileira será na quinta-feira, 1º de agosto, contra o Japão, às 8 horas da manhã, no horário de Brasília.

No domingo, dia 4 de agosto, fecha a participação na primeira fase contra Polônia, às 16 horas.

No torneio olímpico de vôlei, as 12 seleções estão divididas em três grupos de quatro países. Avançam à fase de quartas de final os dois mais bem colocados de cada chave, além dos dois melhores terceiros colocados.

Esporte

Praça da Juventude Nelson Mandela inicia aulas gratuitas de boxe para jovens de 13 a 18 anos

Redação

Publicado

em

Foto: Julia Krauspenhar

A Praça da Juventude Nelson Mandela, localizada na Rua Maria Faustino Corrêa, 618, recebeu na terça-feira, 27, a primeira aula de boxe olímpico de 2026. A atividade reuniu jovens de 13 a 18 anos e marcou o início das turmas do ano.

As aulas são organizadas por faixa etária. Crianças de 9 a 12 anos treinam às terças e quintas, das 10h às 11h. Já os adolescentes de 13 a 18 anos participam das atividades de segunda a quinta, das 9h às 12h e das 14h às 15h.

A iniciativa faz parte do Projeto Verão, da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, que oferece atividades esportivas gratuitas em diferentes pontos da cidade. A programação segue até o começo de março e inclui musculação, boxe olímpico, judô paradesporto, jogos adaptados e esportes coletivos, com foco em saúde e inclusão.

As inscrições para novas turmas começam na primeira semana de março. Os interessados devem ir diretamente ao local das aulas com um documento de identidade. As vagas são gratuitas e dependem da disponibilidade de cada modalidade.

O professor de boxe, José Walter Corrêa de Lima, destacou o impacto do esporte na vida dos alunos.

“O esporte foi muito importante para mim, e acredito que pode transformar a vida desses jovens também”, disse.

Entre os participantes está Pedro Guedes, de 15 anos. Ele pratica boxe há um ano e treina na praça há quatro meses.

“Fiquei sabendo das aulas por um amigo da escola. Eu já treinava, mas era pago e não consegui continuar. Aqui tive a chance de seguir”, contou.

Projeto Verão nos bairros

Estação Cidadania, Avenida Rio Grande do Sul, 3320, Mathias Velho
Ginástica Rítmica escolar, terças e quintas, das 9h às 10h
Ginástica Rítmica equipe, terças e quintas, das 10h às 14h

Parque Municipal Getúlio Vargas, Capão do Corvo, Avenida Dr. Sezefredo Azambuja Vieira, 700, Marechal Rondon
Ginástica localizada, terças e quintas, das 8h30 às 9h30
Treinamento funcional, terças e quintas, das 9h45 às 10h45

Parque Esportivo Eduardo Gomes, Avenida Guilherme Schell, 3600, Fátima
Treinamento funcional, segundas e quartas, das 8h às 8h45
Esportes coletivos, segundas e quartas, das 9h às 10h
Jogos adaptados, terças e quintas, das 8h às 9h15

Centro de Esporte e Lazer São José, Rua João Leivas de Carvalho, 541, São José
Ioga, segundas e quartas, das 8h às 9h
Ioga, segundas e quartas, das 9h30 às 10h30
Alongamento, terças e quintas, das 14h às 15h
Mix de atividades, terças e quintas, das 15h às 16h

Continuar a ler

Esporte

Canoense vai cruzar o Nordeste em busca do título do Rally Cerapió 2026

Redação

Publicado

em

Faltam poucos dias para a largada do 39º Rally Cerapió, um dos maiores eventos de rally de regularidade e enduro do Brasil. A competição será realizada entre os dias 25 e 30 de janeiro, em um trajeto de cerca de 1 mil km que liga Aracati, no litoral do Ceará, a Teresina, capital do Piauí. O percurso passa por mais de 30 municípios, com paradas em Canindé e Sobral, no Ceará, e Piracuruca e Piripiri, no Piauí.

Entre os competidores confirmados está o canoense Eduardo Veneroso, que disputará a categoria Moto Elite. Para ele, a participação no Rally Cerapió representa um marco na carreira.

“É muito gratificante participar de um evento tão grandioso como o Cerapió. A disputa é muito acirrada, com resultados definidos nos mínimos detalhes e grandes nomes da modalidade presentes. Concluir a prova e passar pelo pórtico de chegada já é uma grande conquista”, afirmou o piloto.

O 39º Cerapió abre oficialmente a temporada dos campeonatos Brasileiro de Rally de Regularidade e Brasileiro de Enduro, com chancela da Confederação Brasileira de Automobilismo e da Confederação Brasileira de Motociclismo.

De acordo com Erlich Cordão, CEO da Radical Produções, empresa responsável pela realização do evento, o Cerapió vai além da competição esportiva. O rally percorre regiões do sertão nordestino, apresentando novas localidades, paisagens, cultura e gastronomia. Segundo a organização, o trajeto é elaborado anualmente com foco na valorização do turismo regional. Ao longo dos seis dias de prova, a estimativa é de que o evento movimente cerca de R$ 8 milhões nas cidades por onde passa.

O Ministério do Turismo apoia o Rally Cerapió pelo quarto ano consecutivo. A pasta destaca que o evento contribui para fomentar o turismo, estimular a economia local e ampliar a visibilidade de destinos fora dos grandes centros urbanos, além de promover o envolvimento das comunidades locais e práticas alinhadas à sustentabilidade.

A programação inclui credenciamento, briefings e largadas promocionais em Aracati, além das etapas previstas nas cidades de Canindé, Sobral, Piracuruca, Piripiri e a chegada final em Teresina, onde também ocorre a cerimônia de premiação no dia 30 de janeiro.

O 39º Rally Cerapió conta com patrocínio máster do Consórcio Honda e do Ministério do Turismo, além do apoio de empresas privadas, governos estaduais e prefeituras das cidades participantes. A supervisão é das federações estaduais de automobilismo e motociclismo, com organização da ABR e realização da Radical Produções.

Continuar a ler

Esporte

Clube Cultural Canoense anuncia investimentos em infraestrutura e novidades para a temporada 2026

Redação

Publicado

em

O Clube Cultural Canoense inicia a temporada 2026 com investimentos em infraestrutura voltados à segurança e ao desempenho dos atletas. A principal novidade é a instalação de um novo piso modular de alta performance, material que passa a ser utilizado pela primeira vez no município.

De acordo com a direção da entidade, o piso conta com tecnologia antiderrapante e sistema de amortecimento composto por 30 bolhas de ar em cada peça, o que possibilita a absorção de aproximadamente 80% a 90% do impacto durante a prática esportiva. A medida tem como objetivo reduzir o risco de lesões causadas por impactos repetitivos.

O investimento foi viabilizado por meio de doação destinada ao Clube e incluiu, além da aquisição do material, a contratação de mão de obra especializada para a preparação e nivelamento da base onde o piso será instalado.

O valor aplicado na compra do piso foi de R$ 114 mil, somado aos custos técnicos para adequação do solo. Conforme o cronograma divulgado, a pintura final da quadra ocorreu na sexta-feira, 9, enquanto a abertura oficial da temporada ocorre no dia 12 de janeiro.

Além das melhorias estruturais, o Clube Cultural Canoense também anunciou o fortalecimento da parceria com o Futebol de Mesa. A modalidade passa a integrar de forma mais intensa o calendário esportivo da entidade em 2026. Atletas já utilizam o espaço e devem representar o clube em competições municipais, estaduais e nacionais, com expectativa de participação em torneios internacionais ainda neste ano.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques