Conecte-se conosco

header-top

enchentes rio grande do sul






 

07/09/2024
 

Clima

Semana será de tempo seco em Canoas

Redação

Publicado

em

Canoas terá tempo firme e temperaturas próximas de 30°C

O início da segunda quinzena de julho trará mudanças climáticas em Canoas. Segundo o Escritório de Resiliência Climática e Defesa Civil (Eclima), a semana será marcada por tempo seco, com sol predominante e temperaturas em elevação. A única exceção é segunda-feira, 15, quando há uma chance remota de pancadas esparsas.

Previsão para segunda-feira

Segunda-feira, 15: Muitas nuvens ao longo do dia e chance de pancadas esparsas a qualquer momento. Temperatura mínima de 13°C e máxima de 16°C.

Previsão para terça-feira

Terça-feira, 16: Sol entre nuvens e aumento da temperatura à tarde. Vento predominante de Norte e Leste. Mínima de 12°C e máxima de 21°C.

Previsão para quarta-feira

Quarta-feira, 17: Tempo seco, sol e poucas nuvens. Vento de Norte gera abafamento à tarde após um amanhecer frio. Mínima de 10°C e máxima de 18°C.

Previsão para quinta-feira

Quinta-feira, 18: Tempo firme com sol e aquecimento gradativo. Mínima de 11°C e máxima de 21°C.

Previsão para sexta-feira

Sexta-feira, 19: Tempo seco com sol e nuvens. Temperatura amena à tarde. Mínima de 11°C e máxima de 21°C.

Clima

Confira a previsão do tempo para esta semana em Canoas

Redação

Publicado

em

Confira a previsão do tempo para esta semana em Canoas

O frio ainda segue presente ao longo dos próximos dias em Canoas. De acordo com o Escritório de Resiliência Climática e Defesa Civil (Eclima), embora haja a presença de muitas nuvens, intercalando períodos de sol e nublado, nesta segunda-feira, 12, não há chance de pancadas de chuva assim como ao longo da semana.

Na terça-feira, 13, o amanhecer será com temperaturas baixas e mínima na casa dos 6ºC. A quarta-feira, 14, começará fria e o que chama a atenção é a ampla variação térmica – mínima de 7ºC e máxima atingindo 20ºC, à tarde.  Na sexta-feira, 16, as marcas sobem um pouco mais e alcançam a faixa dos 23ºC.

Previsão para os próximos dias:

Terça-feira, 13: o dia começa frio, com o aumento de nuvens no decorrer do dia. Não há chance de chuva. Mínima de 6°C e máxima de 14°C.

Quarta-feira, 14: a manhã começa com sol e sem nuvens no céu, o que será a tendência também durante a tarde. Dia de grande variação térmica com aquecimento gradual. Mínima de 7°C e máxima de 20°C.

Quinta-feira, 15: dia com sol e poucas nuvens no céu, assim como a noite. Novamente haverá grande variação térmica em Canoas. Sem possibilidade de chuva. Mínima de 9°C e máxima de 22°C.

Sexta-feira, 16: sol com algumas nuvens durante o dia. Não chove. Mínima de 11°C e máxima de 23°C.

Continuar a ler

Clima

‘Defesa Civil Alerta’ utilizará celular para emitir alerta com aviso sonoro em riscos de desastres

Redação

Publicado

em

'Defesa Civil Alerta' utilizará celular para emitir alerta com aviso sonoro em riscos de desastres

Com eventos climáticos cada vez mais intensos e frequentes, o Governo Federal lançou, nesta quarta-feira, 7, o projeto-piloto do novo sistema de alertas da Defesa Civil Nacional, o Defesa Civil Alerta, no Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad).

O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, o ministro da Secretaria Extraordinária da Presidência da República de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, e representantes do Ministério das Comunicações e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) estiveram presentes e concederam coletiva de imprensa sobre o funcionamento do sistema em 11 municípios brasileiros selecionados para os primeiros testes.

Foram definidos, previamente, os municípios de Roca Sales (RS), Muçum (RS), Blumenau (SC), Gaspar (SC), Morretes (PR), União da Vitória (PR), São Sebastião (SP), Cachoeiro do Itapemirim (ES), Indianópolis (MG), Petrópolis (RJ) e Angra dos Reis (RJ).

Tecnologia

A nova tecnologia, criada em parceria da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e das quatro grandes operadoras de telefonia, utiliza a rede de telefonia celular para emitir o alerta com aviso sonoro, suspendendo qualquer conteúdo em uso na tela do usuário.

O alerta também vai funcionar nos celulares em modo silencioso. Com o novo sistema, os residentes em áreas de risco vão receber as mensagens sem a necessidade de qualquer cadastro prévio.

Os alertas avisam sobre a iminência de desastres naturais ou causados por pessoas, estabelecidos na Classificação e Codificação Brasileira de Desastres (Cobrade) e o que os moradores das cidades devem fazer naquele momento. O conteúdo desses alertas é de responsabilidade dos órgãos estaduais de defesa civil.

Sobre o Defesa Civil Alerta

O Defesa Civil Alerta é um sistema que permite o envio de mensagens de texto para os celulares de pessoas em localidades com risco de desastres, como alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra, vendavais, chuvas de granizo, entre outros, sem necessidade de cadastro prévio.

A mensagem aparecerá sobreposta ao conteúdo que esteja sendo acessado no celular.

Receberão as notificações do Defesa Civil Alerta os celulares (smartphones) compatíveis com a tecnologia de Cell Broadcast que estejam com cobertura móvel 4G ou 5G no momento do envio da mensagem, e localizados em área de risco mapeada pela defesa civil. O sistema não atende celulares com 3G.

No geral, os celulares mais novos, lançados a partir de 2020, são os compatíveis com o Defesa Civil Alerta. Em termos técnicos, aparelhos definidos como CAT 4 ou superior pelo padrão 3GPP, que suportem tecnologias 4G ou 5G com os sistemas operacionais Android e iOS, conforme segue:

  • • Para o sistema operacional Android, os aparelhos lançados com Android R (Android 11) ou posterior, na versão completa; e os lançados a partir do Android 13, na versão mais simples (Android Go);
  • • No sistema iOS, os modelos a serem suportados pelo iOS17 ou versões posteriores.

Há dois tipos de alertas conforme sua severidade ou finalidade: extremo e severo. O primeiro é o nível máximo de alerta, caracterizado por ameaças extremas à vida ou à propriedade. Já o segundo indica a necessidade de medidas de proteção.

No caso do alerta extremo, a mensagem acionará um sinal sonoro no celular, semelhante a uma sirene, ainda que o aparelho esteja no modo silencioso, o que vai permitir maior eficiência do alerta nas situações de risco. No caso do alerta severo, o sinal sonoro será um “beep” similar ao do SMS e não irá soar no modo silencioso.

Não haverá cobrança para o recebimento de alertas de emergência sem fio. Dessa forma, qualquer contato recebido em nome de prestadora ou instituição solicitando o pagamento de valores pode ser uma tentativa de golpe.

Em caso de dúvida, o morador deverá entrar em contato com a empresa ou instituição sempre por meio dos canais oficiais de atendimento.

Continuar a ler

Clima

Defesa Civil e Eclima emitem alertas meteorológicos para início desta semana

Redação

Publicado

em

A chuva e os ventos podem ser intensos o suficiente para causar eventuais problemas.

Por isso, tanto o Escritório de Resiliência Climática e Defesa Civil (Eclima) de Canoas quanto a Defesa Civil estadual emitiram alertas a respeito do tempo fechado que já se forma sobre Porto Alegre e Região Metropolitana.

O Eclima afirmou que devem ocorrer pancadas fortes de chuva e temporais isolados. Está prevista a precipitação de 25 milímetros de água na cidade, especialmente ao final da manhã.

Para a Defesa Civil, o risco maior nos próximos dias não é com o volume de chuva, mas com o vento. O alerta do órgão fala em risco de vendavais na Região Metropolitana entre a segunda-feira, 5, e a terça, 6.

O documento ainda aponta que há a possibilidade de chuvas ainda maiores por volta de terça-feira, com volumes entre 40 e 60 milímetros em algumas regiões.

Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm